quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A MISERICÓRDIA É NOSSO ESCUDO CONTRA O MAL!

RECONSTRÓI A MINHA IGREJA

Meus irmãos, sempre lembro-me de São Francisco de Assis, quando o Senhor, mesmo do crucifixo, disse-lhe: “Francisco, reconstrua a minha Igreja que está se destruindo”.Francisco pensou que Deus queria que ele reconstruísse aquela capela de São Damião, que ainda hoje podemos visitar em Assis. Somente trazendo o povo para ajudar na reconstrução, vivendo lado a lado, rezando e pregando para este é que Francisco foi percebendo que a vontade do Senhor era a reconstrução da Igreja viva. Francisco não fez uma reforma, ele fez uma reconstrução.
Estamos em tempos de reconstrução, porque vemos quantas pessoas destruídas, arrasadas, sem esperança; destruídas pela bebida, pelas drogas, em uma vida prostituída. Muitos de nós olhamos para o estado da nossa sociedade, para o estado das pessoas e também dizemos que não há solução; mas para Deus nada é impossível! Aí está a nossa missão, por isso, o Senhor falou muito no início da Canção Nova e continua a nos falar.
No mundo há trevas que nos rodeia. Entre todos aqueles que o Senhor tem chamado, nós, Canção Nova, embora não sejamos o tudo, somos apenas uma obra do Senhor, mas nós somos chamados, como Francisco de Assis, a reconstruir as pessoas.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

SÃO FRANCISCO XAVIER,GRANDE SANTO MISSIONÁRIO

A Igreja que na sua essência é missionária, teve no século XV e XVI um grande impulso do Espírito Santo para evangelizar a América e o Oriente. No Oriente, São Francisco Xavier destacou-se com uma santidade que o levou a ousadia de fundar várias missões, a ponto de ser conhecido como “São Paulo do Oriente”. Francisco nasceu no castelo de Xavier, na Espanha, a 7 de abril de 1506, sofreu com a guerra, onde aprendeu a nobreza e a valentia; com dezoito anos foi para Paris estudar, tornando-se doutor e professor.
Vaidoso e ambicioso, buscava a glória de si até conhecer Inácio de Loyola, com quem fez amizade; e que sempre repetia ao novo amigo: “Francisco, que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?” Com o tempo, e intercessão de Inácio, o coração de Francisco foi cedendo ao amor de Jesus, até que entrou no verdadeiro processo de conversão; o resultado se vê no fato de ter se tornado cofundador da Companhia de Jesus. Já como Padre, e empenhado no caminho da santidade, São Francisco Xavier foi designado por Inácio a ir em missão para o Oriente. Na Índia, fez frutuoso trabalho de evangelização que abrangeu todas as classes e idades, ao avançar para o Japão, submeteu-se em aprender a língua e os seus costumes, a fim de anunciar um Cristo encarnado. Ambicionando a China para Cristo, pôs-se a caminho, mas em uma ilha frente a sua nova missão, veio a falecer por causa da forte febre e cansaço.
Esse grande santo missionário entrou no Céu com quarenta e seis anos, e percorreu grandes distâncias para anunciar o Evangelho, tanto assim que se colocássemos em uma linha suas viagens, daríamos três vezes a volta na Terra. São Francisco Xavier, com dez anos de apostolado, tornou-se merecidamente o Patrono Universal das Missões ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus.
São Francisco Xavier, rogai por nós!

SEIS PASSOS PARA MELHORAR O DIÁLOGO NO RELACIONAMENTO

Nunca pare no conceito de que “se ela fez isso, eu entendi que…”
A comunicação acontece não somente pela palavra falada ou escrita, mas também por meio de expressões faciais, gestos, significados e emoções. Assim, nem tudo o que uma pessoa diz pode ser “tudo” o que ela quis dizer. Às vezes, o que é óbvio para um pode não ser tão evidente para o outro. Outro exemplo é quando uma pessoa profere uma frase de descontentamento por algo que o namorado acabou de fazer, mas, na verdade, essa decepção é fruto não somente do fato imediato, mas de desapontamentos em momentos passados
Entretanto, mesmo com esses fatores, entre um casal, principalmente no convívio do dia a dia, é imprescindível que a comunicação se faça privilegiadamente pela palavra verbalizada. Todo casal precisa aprender a conversar, pois, na maioria das vezes, o diálogo é o ponto de partida para que a verdade de cada um, os sentimentos, as reações e decisões venham a fluir.
Permita-me, então, apresentar seis passos para melhorar o diálogo no relacionamento de namorados, noivos ou esposos.
1 – Assumir que precisamos melhorar a comunicação
Às vezes, o casal se fala, conversa, troca informações, mas “tanto nas horas de tensões, quanto e em coisas simples” percebem-se quase que completamente estranhos. Um fala; o outro escuta, mas não entende. Ela combina uma coisa com ele, mas depois ele diz que não foi o que entendeu do que combinaram. Em vez de irritar-se com quem você ama (o que nesse hora é o mais fácil de acontecer), assuma que sua pressa, sua ansiedade, sua preocupação com outras coisas, sua experiência em outros relacionamentos e até sua história de vida podem ter influenciado na maneira como você lidou com a informação e o acordo. Corrija a si mesmo primeiramente.
De igual modo, admita que compreendeu algo e pergunte de novo. Não entendeu da segunda vez, pergunte novamente. Repita até ter certeza que captou com clareza a mensagem.
Se o casal detectar essas falhas, o que poderá ajudar muito é o exercício de perguntarem um ao outro três coisas: Você me entendeu? Pode dizer o que compreendeu de tudo o que eu disse? Percebe o que representa para mim? Ao ouvir, jamais menospreze o outro nem lhe diga “isso é bobagem!”.
Nunca pare no conceito de que “se ela fez isso, eu entendi que…”, “se ele disse isso, significa que…” Se você está interpretando uma reação, vá lá e pergunte se é isso mesmo!
Tome cuidado também com recados trocados em mídias sociais, estes podem soar frios demais. Na dúvida, não queira interpretar a emoção da outra pessoa. Ligue ou deixe para esclarecer sua dúvida quando se encontrarem pessoalmente.
2 – Desligue a TV
Na verdade, não é só a TV. Reserve um tempo, todo os dias, para conversarem. Não dá para entrar a fundo no coração do outro se você estiver preocupado com o próximo compromisso. Quando estiverem dialogando, desfaça-se de distrações exteriores. Olhe nos olhos, pare um pouco. O mundo não vai acabar se você se desobrigar por uns minutos. “Cave” tempo, saia dez minutos mais cedo para estar com quem você ama, faça um esforço para separar um momento para vocês.
3 – Desfaça-se de conceitos fechados e de querer ter a razão
Comumente, vemos as pessoas dizerem coisas como: “Isso aqui eu entendo mais que você”, “Disso eu não abro mão”, “Tem que ser assim e pronto. Acabou!”, para assuntos que deveriam ser leves, como uma conversa sobre um time de futebol até as mais polêmicas como opinião sobre um partido político ou que podem ser as mais tensas como discernir quais são as prioridades do casal. Mas você já pensou que, talvez, aquilo que aprendeu e fez a vida inteira não serve para o outro e, quem sabe, realmente, ele tenha uma vivência, uma ideia, um conceito melhor, mais racional e funcional, mais satisfatório para ambos que o seu? Mas isso você só descobrirá se romper com o seu orgulho e não fechar as possibilidades. Mesmo aquilo que vem da “sabedoria milenar” de sua família pode ser aprimorado. O debate, a troca de ideias podem ser muito construtivos; e se seu conceito for melhor, este ganhará força na visão do outro. Mas tudo depende de sua aceitação em conversar.
Cuidado também com seu tom de voz. Nunca queira ganhar no grito.
E claro, se precisar entrar numa discussão, entre para resolver o que é melhor para vocês dois, e não para defender sua tese e querer sair com a razão. Vá sempre com o coração aberto.
4 – Ouça atentamente o outro e não o interrompa até que acabe de falar
Ele mal começou a falar e já queremos intervir, falar o que pensamos. Mas, no fim, vemos que o que ele disse não tinha nada a ver com o que achamos que iria falar. Você já passou por isso? Então, exercite o ato de deixar que o amado fale até o fim para depois dar sua opinião.
5 – Use de sinceridade, mas sempre com caridade
Existe um jeito amável até para se dar as piores notícias. Seja franco sempre! Se necessário, prepare seu discurso num papel. Quando for para corrigi-lo, ressalte também os pontos positivos da pessoa.
6 – Exercite o diálogo em tudo
Não espere ter uma crise ou discussão para terem de conversar. Aprenda a falar do seu dia, de seus sentimentos mais profundos e segredos. Também aprenda qual o melhor momento e o tempo do outro para resolver certas coisas.
Enfim, invista no diálogo, pois ele é o combustível do amor!

Sandro Arquejada

PECADO É TUDO O QUE NOS AFASTA DO AMOR DE DEUS

Parece que nos acostumamos com o pecado a ponto de programar nossa confissão antes mesmo de pecar. É preciso confessar os nossos pecados de maneira correta. Pecado é tudo o que nos afasta do amor de Deus. Deus está de braços abertos para nos receber, mas nosso pecado é uma muralha construída que nos separa de Deus. 

É preciso preparar nosso coração para o encontro com o Senhor. 

No Salmo 23, 3-4 lemos: “Quem será digno de subir ao monte do Senhor? Ou de permanecer no seu lugar santo? O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca as vaidades nem perjura para enganar seu próximo”.

Quem vai subir ao monte e participar do banquete é aquele que tem as mãos limpas e o coração puro. Alguém tem? Mesmo que não nos julguemos dignos todos temos a oportunidade de nos reconhecer pecadores e pedir perdão.

Por mais que o nosso pecado tenha nos derrubado, podemos levantar. Como disse Santo Agostinho: “Caio miseravelmente, e tu me levantas misericordiosamente.”

Dedique-se a alimentar-se da Palavra de Deus e praticar os seus ensinos. Assim descobrirá a alegria do arrependimento em contraste com a prisão e falta de paz que o pecado oferece. É preciso buscar uma verdadeira confissão que vem de um coração arrependido.

Meu Senhor,
aumentai a nossa fé e o nosso amor por ti
e pelo nosso próximo.
Que saibamos buscar a Tua justiça,
disseminando a paz e o amor entre nossos irmãos.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

PRECISAMOS DE ADORAÇÃO TANTO QUANTO DA RESPIRAÇÃO

Precisamos da adoração tanto quanto da respiração. Somos acostumados com a promessa de Jesus que diz: “Pedi e recebereis, buscai e acharei, batei a porta e abrir-se-vos-á”. Uma coisa está ligada à outra, se você pede, recebe; se busca, encontra, se bater a porta será aberta. A oração é como ginástica, quanto mais você a pratica, mais afiado você fica. Usei de propósito a palavra “praticar”, porque a oração é como um esporte, como a natação, o pilates… É preciso praticar.
Quando você está acostumado a orar, mas, num determinado momento, já não consegue, a oração não vem, não brota. Você pode estar diante do Senhor sem gozo, sem vontade, mas o seu coração, o seu espírito ora. É impressionante! Parece que essa oração, que exige esforço, é mais gostosa do que aquela oração do impulso.
Revestir-se da armadura de Deus quer dizer deixar que a oração penetre em nós, pois não é contra qualquer um que estamos lutando, mas contra o demônio. E quanto mais estiver próxima a vinda do Senhor, mais intensa será a luta. Nossa luta não é contra a política ou a economia, mas contra o inimigo. Por isso precisamos nos revestir da armadura de Deus, porque já estamos nos dias maus. Precisamos estar inabaláveis, por pior que esteja a luta. (Efésios 6, 10-18 )
Monsenhor Jonas Abib