sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O Deus eterno e Todo Poderoso quer mover-se na Sua vida! Creia, Ele é fiel e eterno! Aquilo que não nos edifica, tenhamos a coragem de eliminar da nossa vida!
Senhor, nos ilumina na nossa caminhada, ajuda-nos a amá-Lo e a optarmos por aquilo que é eterno! Nós somos capazes de fazer compromissos eternos pela vossa graça! Amém!
Padre Roager Luis

UMA MULHER VIRTUOSA É FEITA DE ESFORÇOS

Uma mulher virtuosa não anuncia seus atos bons nem faz propaganda de si mesma
Eis uma descoberta extremamente valorizada na Palavra de Deus e que me fez pensar muitas e muitas vezes: ser uma mulher virtuosa. É mesmo instigante ler a experiência de vitória de um homem quando encontra para si esse “troféu”, pois, segundo a Bíblia, a virtude parece mesmo uma raridade.
Mas o que realmente tem essa mulher? E quem ela é? O que ela carrega em si de tão especial para ser objeto de oração e interesse há tantos anos?
Ela é aquela mulher cheia de admiráveis virtudes e as põe em prática a serviço de Deus sem melindres nem expectativas de reconhecimento. Uma habilidade colocada a serviço com sinceridade de coração provoca um fortalecimento interior muito grande na mulher e faz com que, aos poucos, ela amadureça mais e mais, e perceba que sua fidelidade não pode nem deve ser movida por reconhecimentos externos. Sua maior virtude será provada e construída internamente, pois fidelidade real é quase sempre discreta e silenciosa. Uma mulher virtuosa não anuncia seus atos bons nem faz propaganda de si mesma. A segurança feminina, muitas vezes, é silenciosa ao extremo.
Toda pessoa é virtuosa, mas olhando especialmente para a mulher, ela tem uma característica ímpar e notável: é uma pessoa que se esforça muito. Sim, virtude é consequência de esforço e decisão humana. Devemos ter muito claro em nosso interior que há uma grande diferença entre as virtudes e os dons. Quando penso em um dom, preciso compreender que é uma dádiva, um presente recebido de Deus sem qualquer merecimento. Ele nos deu um dom por nos amar, por acreditar em nós, simplesmente por misericórdia pura e nada mais. Diferente da virtude, que precisa do nosso esforço e da nossa decisão diária para se desenvolver e crescer cada vez mais.
Uma mulher virtuosa faz o exercício diário de esforçar-se para dar o melhor de si sem reservas. É admirável observar uma mulher de esforços diários e constantes; ela sim é virtuosa, ainda que ninguém a perceba, pois a invisibilidade é o melhor perfume para uma mulher de virtudes.
Percebo que, às vezes, pedimos a Deus que nos livre dos esforços humanos femininos, que a vida nos seja mais “fácil”. No caminho de conquista das grandes virtudes para a nossa alma teimosa e desobediente, o esforço tem um papel imprescindível: disciplinar a alma! Ensiná-la a olhar sempre para o sentido final, em cada detalhe do caminho, sem perder de vista o grande sentido da vida: amar a Deus sobre todas as coisas! Rezamos tanto pedindo que o Senhor nos alivie os ombros, mas, no fim, percebemos que aguentar o que a vida nos propõe é o melhor exercício de virtude que podemos ter; e que vivendo o hoje, com tudo o que ele nos traz de bom e de ruim, seremos transformadas por Deus e cada vez mais cheias de virtudes. É bom sempre lembrar que quem vive seu caminho reclamando precisa começar de novo, pois, provavelmente, está fazendo tudo errado. O caminho de esforço, com um sentido nobre de amor, provoca gratidão e não murmuração. E agradecer é um exercício de virtude!
Se tudo concorre para o nosso bem, para uma mulher virtuosa toda permissão de Deus é uma possibilidade de melhora, de ajuste do centro de nossa vida; e o centro da vida de uma mulher virtuosa é Deus. No entanto, para muitas outras o centro de suas vidas é falar da vida dos outros, reclamar do marido, do trabalho, reclamar, reclamar e reclamar. Também a Bíblia nos ensina que não há nada mais desagradável do que ser obrigado a conviver com uma mulher que murmura e destila insatisfação.
Eis o nosso desafio: lutar para que sejamos mulheres admiráveis por nossas virtudes secretas. Que o centro da nossa vida seja mesmo o nosso amor a Deus. Amar é tomar uma decisão estável, madura e exigente, e isso implica esforço.
O mais bonito não é o que essa mulher conquista, mas quem ela vai se tornando ao longo de seu caminho. Que esse caminho das virtudes seja sem volta, que seja o caminhos dos esforços e do amor.

Ziza Fernandes

ORAÇÃO PELA PAZ NA FAMÍLIA


Amabilíssimo Jesus, os profetas vos anunciaram como Príncipe da Paz.
Os anjos igualmente anunciaram paz aos homens por ocasião do vosso nascimento.
Morrestes na cruz para consolidar a paz entre Deus e os homens. E o fruto mais precioso da vossa paixão foi aquela paz que transmitistes aos apóstolos no dia da ressurreição. Vós lhe ordenastes que levassem a paz a toda a casa onde entrassem.
Dai-nos também aquela paz que o mundo não nos pode dar. Concedei-nos, a todos nesta família, que guardemos a paz de uma boa consciência, para que a serenidade e o vosso amor reinem entre nós. Vossa providência divina colocou-nos em uma família e uniu-nos intimamente pelos laços sagrados do sangue e da graça. Que esta união verdadeiramente exista entre nós aqui na terra e continue no céu.
Dai a mim, especialmente, amor e carinho por todos os familiares. Guardai-nos de toda a ira e impaciência, da perigosa desconfiança e maledicência, de discussões e brigas.
Deus da paz e do amor, concedei-nos que passemos em verdadeira paz familiar os dias da nossa vida, a fim de que cheguemos um dia à completa e verdadeira paz em vossa presença eterna.
Amém.

SAIBA QUAL É A RAIZ DO PECADO

Quantas vezes, você foi resistente e se opôs à vontade de Deus? A raiz do pecado é a rebeldia e a desobediência, que foram implantadas em nós pelo veneno da serpente. Jesus sabia que, para tirar de nós o veneno da rebeldia era preciso obediência. E mesmo sendo o Filho de Deus, sem pecado, foi até o rio Jordão para obedecer ao Pai e mostrar a Sua Doutrina, criando inimizade com os poderosos do povo. Isso O levaria à morte de cruz, e Ele estava disposto e determinado a obedecer até as últimas consequências.
Há muitas pessoas, em nossas casas ou próximas de nós, que continuam na rebeldia, e só vão sair dela quando receberem, do Espírito Santo, a graça que nós recebemos. São Tomás de Aquino afirma que quem deu forças a Jesus para ir à cruz foi o Espírito Santo.
É assim que o Senhor quer que façamos. Como Ele, precisamos ser dóceis, obedientes e cheios do Espírito! Vamos pedir: “Vinde, Espírito Santo!”. No batismo, o Senhor nos dá a conversão, mas é preciso que nos purifiquemos.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova