quarta-feira, 12 de novembro de 2014


SÃO JOSAFÁ ,PERCURSOR ECUMENICO

Hoje celebramos a memória do santo Bispo que derramou o seu sangue por amor do Supremo e Único Pastor das ovelhas, tornando-se precursor do ecumenismo. João Kuncevicz nasceu em Wladimir (Ucrânia), no ano de 1580, numa família de ortodoxos, ou seja, ligados à Igreja Bizantina e não à Igreja Romana.
Com a mudança de vida mudou também o nome para Josafá, pois era comerciante até que, tocado pelo Espírito do Senhor, abraçou a fé católica e entrou para a Ordem de São Basílio, na qual, como monge desde os 24 anos, tornou-se apóstolo da unidade e sacerdote do Senhor. Dotado de muitas virtudes e dons, foi superior de vários conventos, até tornar-se Arcebispo de Polotsk em 1618 e lutar pela formação do Clero, pela catequese do povo e pela evangelização de todos.
São Josafá, além de promover com o seu testemunho a caridade para com os pobres, desgastou-se por inteiro na promoção da unidade da Igreja Bizantina com a Romana; por isso conseguiu levar muitos a viverem unidos na Igreja de Cristo. Os que entravam em comunhão com a Igreja Romana, como Josafá, passaram a ser chamados de “uniatas”, ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e apóstolos, segundo os ortodoxos.
Aconteceu que numa viagem pastoral, Josafá, com 43 anos na época, foi atacado, maltratado e martirizado. Após ser assassinado, São Josafá foi preso a um cão morto e lançado num rio. Dessa forma, entrou no Céu, donde continua intercedendo pela unidade dos cristãos, tanto assim que os próprios assassinos mais tarde converteram-se à unidade desejada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
São Josafá, rogai por nós!

NÓS ESPERAMOS NO SENHOR

Se você soubesse que o Senhor viria hoje ou amanhã, como seria a sua vida? Como você procederia? Com certeza, seria um corre-corre, não é verdade? Você, com certeza, desejaria mudar de vida radicalmente! É assim que precisamos viver sempre. Mas por não agirmos assim, quantos de nós, por causa de nosso relaxamento, perdemos a vida eterna?
Não dá para improvisar. Na hora que Jesus vier, é com essa vida que seremos julgados, do jeito que estivermos. Seremos medidos de acordo com a vida que estivermos vivendo, e muitos gritarão e baterão à porta, mas o Senhor lhes responderá: “Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!” (Mt 25,12). Jesus nos convida a estarmos com Ele, mas se formos relaxados e vivermos uma vida “morna”, ficando na “coluna do meio”, quando Ele vier não nos reconhecerá. Portanto, vigiai e orai, como ensina a Palavra.
O mais importante é que quando Jesus vier, aqueles que morreram na Sua graça serão ressuscitados e viverão a vida eterna na Sua glória. E os que estiverem vivos nem precisarão morrer, pois num piscar de olhos serão arrebatados ao céu para viver como Jesus e Maria.
Monsenhor Jonas Abib

ALIMENTE SUA FÉ

É o que realmente precisamos fazer! Alimentar a nossa fé!
Como acontece isso!? Como alimentar a fé?
Pela oração de intimidade com Deus, pela leitura orante da Sagrada Escritura, pela intimidade com a Virgem Maria, pela adoração a Jesus na Eucaristia e principalmente pela experiência da Santa Missa!
Eu não quero mais permanecer no medo, Jesus, quero assumir aquilo que pelo menos 366 vezes o Senhor diz na Biblia: não tenhais medo!
Padre Roger Luis

O QUE É O MÉTODO BILLINGS

O Billings é um método científico e natural, eficaz para a Regulação da Fertilidade
Pediram que eu escrevesse um artigo para responder essa pergunta – o que é o método billings?. Enquanto pensava em você, que estaria lendo estas linhas neste momento, fui tentando, de uma forma clara e simples, dar esse conceito importante e que tanto bem fez à vida de homens e mulheres que passaram pela minha vida fazendo exatamente esta pergunta.
O Método de Ovulação Billings, assim chamado, é um método científico, portanto desenvolvido por homens da ciência: Dr. John Billings, Dra. Evelyn Billings, Dr. James Brown e Dr. Erick Odeblad. Cada um com sua colaboração em pesquisas puderam fazer com que esse método tivesse uma validação científica.
O desenvolvimento inicial do billings foi resultado de uma investigação clínica iniciada em Melbourne, na Austrália, em 1953, após uma completa avaliação dos métodos naturais e descoberta de que nenhum deles poderia competir em eficácia e aceitabilidade com a recentemente desenvolvida pílula anticoncepcional. O estudo foi coordenado pelo Dr. John Billings e a colaboração das investigações da Dra. Evelyn Billings.
A compreensão da utilização dos sintomas do fluxo vaginal para reconhecer a fertilidade, como é realizada do Método de Ovulação Billings,™ foi conseguida depois de mais de 30 anos de investigação intensa, com muito pouco apoio de entidades promotoras de fundos.
Primeiramente, as observações foram realizadas pelas mesmas mulheres enquanto se desenvolviam as regras e usavam-nas na prática. Depois, Erick Odeblad, na Suécia, realizou anos de investigação pioneira ao tipificar o muco cervical e determinar o significado de cada tipo no processo da fertilidade. E o estudo desenvolvido pelo James Brown sobre a relação entre as mudanças de muco, a atividade ovariana e a fertilidade que envolveu aproximadamente 750 mil análises hormonais, tanto para espaçar como para conseguir uma gravidez, inúmeras observações de ultrassom e o uso da monitorização pela dosagem hormonal de FSH, LH (HCG) e clomifeno na indução da ovulação.
Esse amplo estudo foi necessário, porque aproximadamente 90% dos ciclos ovarianos são ovulatórios e as outras variantes representam os 10% restantes. Para acelerar o estudo, concentrou-se a investigação nos momentos em que são mais comum as variações, principalmente a menarca, o estresse, a infertilidade após o parto, a amamentação e a aproximação da menopausa.
Uma característica importante dessas disciplinas dentro da investigação médica mostrou uma congruência notável. Não há contradição entre nenhum dos resultados obtidos em projetos individuais ou em colaboração.
É, portanto, um método científico e natural, eficaz para a Regulação da Fertilidade. Baseia-se no conhecimento da fisiologia reprodutiva, que permite individualizar os ritmos de fertilidade da mulher. A mulher aprende com um instrutor qualificado a entender e ler os sinais naturais do corpo e, assim, cuidar da sua saúde reprodutiva. Esses sinais refletem a sequência normal das mudanças hormonais do ciclo menstrual.
Qualquer mulher pode adquirir esse conhecimento, trata-se de um método simples, não tem contra-indicação, pode ser usado por mulheres que apresentem ciclos curtos, longos ou que estejam no período da amamentação, deixando a pílula, no tempo da pré-menopausa ou da menarca, nos períodos de estresse entre outros. O homem pode aprendê-lo junto com a própria mulher, assumindo com ela a responsabilidade perante a vida. Além disso, não interfere nas funções naturais do próprio corpo e não provocam danos à saúde.
O Billings requer uma boa motivação para o seu uso e uma constante e cotidiana observação da sensação vulvar e aparência do muco cervical para identificar os sinais e sintomas da fertilidade. Importante ressaltar que é indispensável o acompanhamento de um instrutor qualificado, o qual recebe um treinamento de 40 horas/aula, mais um estágio supervisionado de, no mínimo, seis meses, apresentando três estudos de caso para que seja reconhecido e qualificado para tal acompanhamento.
O Centro de Formação Famílias Novas, do posto médico Padre Pio, em Cachoeira Paulista (SP), conta, atualmente, com quatro instrutores qualificados e oferece o ensino do Método de Ovulação Billings para as pessoas interessadas em cuidar da saúde reprodutiva, conceber uma gravidez ou espaçá-la. Em três anos, já realizou 1.959 atendimentos, entre pessoas de faixa etária de 15 a 55 anos.
Gostaria de encerrar este artigo contando a você as histórias dessas pessoas que, como disse no início da nossa conversa, passaram pela minha vida querendo saber o que era o Método Billings™ e como foi muito bom para elas ter tido esse conhecimento.
Tatiane e Victor, um casal que queria engravidar, já estavam há dois anos na tentativa. Apresentavam o diagnóstico médico: trompas enoveladas com endometriose e necessidade cirúrgica. Iniciaram o acompanhamento, em setembro de 2013, com um instrutor qualificado do Método de Ovulação Billings™, e engravidaram no segundo ciclo de acompanhamento sem a necessidade de realizarem a cirurgia.
Luciane Ida, por meio do Método de Ovulação Billings™, percebeu que sua ovulação era acompanhada de um imenso mal-estar como náuseas e a barriga ficava cheia de gases. Foi ao ginecologista, os exames hormonais estavam sem alterações. Porém, no registro do seu ciclo menstrual, percebia que a ovulação era acompanhada de dores e agora pouco sangramento. Realizando uma USG [ultrassonografia] do abdome e um transvaginal foi constatado uma endometriose no ovário direito, do tamanho de uma laranja, ou seja, o ovário estava quase 20 vezes maior que o tamanho normal. Foi atendida em caráter de urgência pelo ginecologista, o qual lhe revelou que esse pequeno sangramento na ovulação revelava que seu ovário iria se romper a qualquer momento. Muitas vezes, esse rompimento pode levar a mulher à morte. Após duas semanas da descoberta, foi feita a cirurgia.
Fabiana Azambuja
Instrutora Qualificada do Método de Ovulação Billings™.

A GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo, pela sua graça, é o primeiro no despertar da nossa fé e na vida nova que consiste em conhecer o Pai e Aquele que Ele enviou: Jesus Cristo” (Catecismo da Igreja Católica, n. 684).
A cada manhã precisamos pedir o que é mais essencial: o Espírito Santo. É Ele quem nos conduz durante todo o nosso dia, nos faz homens e mulheres cheios da graça de Deus para que sejamos transformados e possamos contagiar aqueles que estão ao nosso lado.
Peçamos, hoje, a Jesus a graça de sermos cheios do Espírito de Deus, para assim sermos conduzidos  pela Sua graça. Como nos diz a Palavra: “Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito” (Gl 5,16).
Ó vinde, Espírito Criador, as nossa almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago