segunda-feira, 10 de novembro de 2014


O PAI SABE TUDO DE NÓS


O Pai sabe tudo de nós, quando erramos e quando acertamos. Ele só quer que acreditemos em Seu amor misericordioso, que nos abraça e nos renova. Que você reflita a Luz verdadeira que restaura não somente a sua vida, mas a vida de todos aqueles que estiverem ao seu redor. Se aproprie da força que vem do Alto e deixe que o plano de Deus para a sua vida aconteça. O que de graça recebemos do Pai, de graça devemos oferecer ao irmão. Neste ciclo de amor, somos curados, salvos e libertos!
Padre Alberto Gambarini

A RECEITA PARA SERMOS FELIZES

Foi esta a única ordem que lhes dei: escutai minha voz, serei vosso Deus e vós sereis o meu povo; segui sempre a senda que vos indicar, a fim de que sejais felizes. Eles, porém, não escutaram, nem prestaram ouvidos, seguindo os maus conselhos de seus corações empedernidos; voltaram-me as costas em lugar de me apresentarem seus rosto”(Jeremias 7,23-24).
Quando Deus nos dá normas e nos faz correções, é para o nosso bem, porque, muitas vezes, fazemos aquilo que é proibido, mas não o que nos é mandado. Nós não ouvimos a voz de Deus por causa do nosso coração rebelde. Não é de uma condenação que o Senhor está falando, mas um alerta para que não sejamos assim!
“Segui sempre o caminho que indicais para que sejais felizes!”. Vamos colocar abaixo toda rebeldia. Nós pensamos que seguindo a nossa cabeça, fazendo do nosso jeito e com as nossas rédias seremos felizes, mas é mentira. Quantas “burradas” já fizemos, porque seguimos a nossa vontade. Enquanto Deus está nos dizendo: “Foi a única ordem que vos dei, afim de que sejais felizes”, há ainda aqueles que não O escutam nem Lhe dão ouvidos.
O que estou dizendo não são palavras minhas, mas do Senhor: “…voltaram as costas e não fizeram a minha vontade”. Essa palavra de Jeremias não é para aquele tempo, mas para nós que desejamos ser felizes. “Dir-lhes-ás então: Esta é a nação que não escuta a voz do Senhor, seu Deus, e não aceita suas advertências”. Eu tremo diante dessa Palavra, porque, infelizmente, constatamos que é assim. Se você varrer a frente da sua casa, ela ficará limpa; se você plantar flores, ela ficará florida. Se cada um, de todas as casas, varrer a frente da sua própria casa e plantar flores, a rua inteira ficará limpa e florida. Isso quer dizer que a mudança do coração começa de nós!
Talvez você pense: “Como posso mudar o meu coração e ser feliz?”. Ouvindo a Palavra de Deus. Muitos têm a graça de ouvir o Senhor por intermédio da Canção Nova, das Missas e de toda a programação dos meio de comunicação. É uma graça! Quantos, infelizmente, não têm esses meios!
A Palavra do Senhor também nos diz: “Oxalá ouvisses hoje a voz de Deus!”. Quando ouvimos a Palavra, ela penetra em nós. É como a graxa passada para grudar uma peça na outra. É isso que acontece em nós, o nosso coração empedrado vai ficando cada vez mais aberto.
A Canção Nova nasceu do livro ‘A Bíblia foi escrita para você’, onde eu ensino, de maneira prática, a ler a Bíblia. Toda a comunidade segue esse livro, pois nele eu ensino a ler um livro depois do outro, fazendo uma leitura prática para que ela penetre dentro de nós. Se você tem o livro ‘A Bíblia no meu dia a dia’ e o está guardado, retome a leitura! Precisamos da Palavra de Deus! Muitas situações na sua vida só serão transformadas se você começar a ler o que Jesus nos ensinou. O remédio começa por dentro. Comece a mudança a partir de você!
Deus faz maravilhas? Faz! Mas os problemas estão sempre ali, na porta da nossa casa; muitas vezes, nem é preciso abrir a porta para ele estar ao seu lado. Só pela Palavra de Deus essa situação vai mudar!
Reze comigo: “Senhor, eu quero ouvir a Tua Palavra e ter o meu coração mudado. Desejo encontrar a receita da felicidade que está na Palavra de Deus”.
“Oxalá ouvi hoje a voz de Deus, não fecheis o vosso coração”.
 Monsenhor Jonas Abib

O SIGNIFICADO DE CADA PARTE DA AVE-MARIA

Cada parte da oração da Ave-Maria tem um significado baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição
A Ave-Maria é uma das orações mais queridas do povo católico. É a mais antiga oração que conhecemos dirigida a Nossa Senhora, nossa Mãe, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja. Ela está na própria Bíblia, revelação de Deus.
Na Anunciação, o Anjo a saudou: “Ave, cheia de graça”. Maria foi a única que achou graça diante de Deus, porque foi a única “concebida sem o pecado original”. Nas aparições a Santa Catarina Labouré, na França, em 1830, ela pediu que fosse cunhada o que ficou sendo chamada de “Medalha milagrosa”. Em letras de ouro, Catarina viu escrita a bela frase: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”.
“O Senhor é convosco”, disse-lhe o Arcanjo Gabriel. Maria tem uma intimidade profunda com Deus. Diz o nosso Catecismo que “desde toda eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré na Galileia, ‘uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria’ (Lc 1,26-27)”. Ela é Filha do Pai, é a Mãe do Filho, e é a Esposa do Espírito Santo. Está em plena unidade com a Santíssima Trindade. Numa única mulher Deus tem Mãe, Filha e Esposa.
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42). Foi assim que Santa Isabel saudou a Virgem, “em alta voz” e “cheia do Espírito Santo”. E o menino João Batista estremeceu em seu seio. Isabel deixou claro por que Maria é “bendita entre todas as mulheres”: “Donde me vem a honra de vir a mim a Mãe do meu Senhor?” (v.43). E Isabel completa: “Bem-aventurada és tu que creste…” (v.44).
O bendito fruto do seu ventre é o próprio Deus, Filho de Deus, encarnado em seu seio virginal: Jesus. Ela é a Mãe de Deus. Quando o herege Nestório, patriarca de Constantinopla, quis negar essa verdade, o povo se revoltou, e o Concílio de Nicéia, em 431, confirmou a maternidade divina de Maria: (Theotókos). “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48), por isso a piedade da Igreja para com a Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão.
Depois de saudar a Virgem Maria, Mãe de Deus, com essas palavras que desceram do céu, a oração da Ave-Maria nos leva a implorar as graças do Senhor pela intercessão daquela a quem Deus nada pode negar.
“Santa Maria, Mãe de Deus”. O que não consegue a Mãe do Altíssimo? O que não pode conseguir, diante do trono da graça, aquela que é Sua Mãe, Esposa e Filha? O milagre das Bodas de Caná (João 2) diz tudo, mostra o grande poder intercessor da Mãe diante do Filho. Por isso, a Igreja sempre nos ensinou: “Peça à Mãe que o Filho atende!”. O bom filho nada nega à sua mãe, por isso São Bernardo de Claraval, doutor da Igreja, a chamava de “Onipotência suplicante”. Consegue tudo, por graça, o que Deus pode por natureza.
E nós pecadores lhe imploramos: “Rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte”. Consegue do Rei os grandes benefícios aqueles que estão perto d’Ele, aqueles que têm intimidade com Ele. Quem mais do que Maria tem intimidade com Deus? Quantas pessoas me pedem para mediar um pedido junto a monsenhor Jonas Abib, porque sabem que tenho intimidade com ele! O mesmo acontece com Deus. Esse é o poder da intercessão.
A Mãe Santíssima diante do seu Filho roga por nós sem cessar. Disse o Concílio Vaticano II que “assunta aos céus (…), por sua múltipla intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. (…) Por isso, a bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora, protetora e medianeira.” (n.969).
“A missão materna de Maria em favor dos homens de modo algum obscurece nem diminui a mediação única de Cristo; pelo contrário, até ostenta sua potência, pois todo o salutar influxo da bem-aventurada Virgem (…) deriva dos superabundantes méritos de Cristo, baseia-se em sua mediação, dela depende inteiramente e dela aufere toda a sua força.” (n.970)
A nossa Mãe roga por nós a cada momento, mesmo que não tenhamos consciência disso; especialmente protege aqueles que lhe são consagrados fervorosamente. De modo especial, defende-nos na hora da morte. Quantas almas a Virgem Maria salva na hora da morte! Especialmente aqueles que lhe são consagrados. São Bernardo dizia que não é possível que se perca um bom filho de Maria. Por isso, pedimos insistentemente que ela rogue por nós, sobretudo na hora decisiva de nossa morte. Quando rezamos o Santo Rosário, a ela oferecemos rosas espirituais que ela leva a Deus por nós. Ela não as retém para si, pois o rosário é a meditação de toda a vida de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Felipe Aquino

PAPA PEDE QUE FIÉIS TENHAM FÉ E SAIBAM PERDOAR SEMPRE

Na homilia de hoje, Santo Padre concentrou-se em três palavras-chaves: escândalo, perdão e fé.
Francisco pede que fiéis saibam perdoar sempre / Foto: L'Osservatore Romano
Francisco pede que fiéis saibam perdoar sempre / Foto: L’Osservatore Romano
O perdão esteve no centro da homilia do Papa Francisco, na homilia desta segunda-feira, 10, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou que cada cristão, qualquer que seja sua vocação, deve saber perdoar e nunca dar escândalo, porque este destrói a fé.
A homilia do Papa foi articulada a partir do Evangelho do dia, concentrando-se em três palavras-chaves: escândalo, perdão e fé. Escândalo, conforme explicou, é dizer e professar um estilo de vida – “sou cristão”– e depois viver como pagão. Isso é um escândalo, porque falta o testemunho, enquanto a fé confessada é vida vivida.
“Quando um cristão ou uma cristã, que vai à igreja, à paróquia, não vive assim, escandaliza os outros. Quantas vezes ouvimos: ‘Mas eu não vou à Igreja, porque é melhor ser honesto em casa e não ir como aqueles que vão e depois fazem isso, isso e isso…’ O escândalo destrói a fé! E por isso Jesus é tão forte: ‘Estejam atentos! Estejam atentos!’. Fará bem a nós repetir isso hoje: ‘Estejam atentos a vós mesmos!’. Todos nós somos capazes de escandalizar”.
Francisco também falou sobre a necessidade de saber perdoar sempre. Ele enfatizou as palavras do próprio Cristo, que nos convida ao perdão “sete vezes em um dia” se um pecador se arrepender e pedir o perdão a quem fez mal. O Santo Padre observou que Jesus exagera para fazer o homem entender a importância do perdão, porque um cristão que não é capaz de perdoar escandaliza, não é cristão.
“Devemos perdoar, para que sejamos perdoados. E isso está no Pai-Nosso, Jesus nos ensinou isso. Mas o perdão não se entende na lógica humana. Esta o leva a não perdoar, leva-o à vingança, ao ódio e à divisão. Quantas famílias divididas por não se perdoarem! Filhos distantes dos pais, marido e mulher distantes… É tão importante pensar nisso: se eu não perdoar, não terei perdão, não terei direito de ser perdoado, e não entendo o que significa o fato de o Senhor ter me perdoado. Esta é a segunda palavra: perdão”.
Entende-se, então, concluiu Francisco, por que os discípulos, ouvindo essas coisas, disseram ao Senhor: “Aumenta em nós a fé”. Sem ela, explicou Francisco, não se pode viver sem escandalizar e sempre perdoando.
“A luz da fé, aquela que recebemos, a fé de um Pai misericordioso, de um Filho que deu a vida por nós, de um Espírito que está dentro de nós e nos ajuda a crescer, da fé na Igreja, da fé no povo de Deus, batizado, santo. Isso é um dom, é um presente. Ninguém com os livros, indo a conferências, pode ter fé. Ela é um presente de Deus dado a você, e por isso os apóstolos pediram a Jesus: ‘Aumenta em nós a fé!’”.