domingo, 19 de outubro de 2014


REZEMOS COM SÃO BENTO

A vida de São Bento foi profundamente marcada pela radicalidade num rompimento definitivo com os prazeres do mundo, profundíssima espiritualidade, prodígios extraordinários e destemida batalha espiritual. Com o demônio, Bento teve que lutar muitas vezes o descreve como “figura de fogo, horrendíssima, a chispar lume pelos olhos contra ele”. Em seus ensinamentos sobre esta batalha contra o demônio, Bento enfatiza que o mais importante e urgente é que o homem reaja contra as tentações.
Para se ter idéia da grandiosidade da obra Beneditina basta saber que este berço gerou para a Igreja vinte e três papas, cinco mil bispos e cerca de três mil santos canonizados.
(trecho do livro São Bento – Um monge caminha conosco, de Ricardo Sá).
Rezemos, pedindo a Deus a libertação de todos os males:
A cruz sagrada seja a minha luz
Não seja o dragão o meu guia
Retira-te satanás, nunca me aconselhes coisas vãs
É mal o que tu ofereces
Bebe tu mesmo os teus venenos.
Versão original da oração
Crux Sacra sit mihi lux
Nom draco sit mihi dux
Vade retro satana, nunguam suade mihi vana
Sunt mala quae libas,
Ipse veneva bibas

É DEUS QUEM PROTEGE NOSSO ESPÍRITO

Quando estamos doentes nos sentimos pequenos, desprotegidos e assustados. Mas até mesmo na doença temos esperança quando buscamos a presença de Deus. 

É Deus quem fortalece nosso espírito, nos sustentando até mesmo nas piores enfermidades. Quando buscamos o Senhor e o temos ao nosso lado não seremos abalados. Deus promete nos munir de forças para suportar a doença. Em Jeremias 17,14 lemos: “Curai-me Senhor, e ficarei curado; salvai-me, e serei salvo, porque sois a minha glória”.

É na hora da enfermidade que temos a verdadeira convicção de que só Deus pode cuidar de nós e é a Ele quem devemos clamar, mesmo se tivermos todos os recursos da medicina à nossa disposição, a nossa maior esperança é Deus.

A a pior doença pode não ser a física e sim a espiritual. Quem não tem Deus sofre de uma enfermidade que abate muito mais do que qualquer outra coisa. Esta pessoa tem um espírito deprimido que derruba mais do que uma doença física.

Deus é nosso maior tesouro. Não existe outro bem maior ou comparável ao Senhor. Por isso é preciso buscar a Deus em todo tempo. Precisamos saber que Deus não nos guarda apenas na enfermidade, Ele está presente durante todo o curso de nossas vidas. Ele oferece Sua proteção para aqueles que nele confiam de todo coração e nele se refugiam.

Senhor afasta de nós a tristeza.
Dá-nos um semblante alegre e um coração compassivo.
Que possamos estar cada dia mais,
alicerçados em tua graça e poder.
Derrama o teu Espírito Santo para que estejamos
atentos a Vossa vontade.
Amém!

Padre Alberto Gambrini
A vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mais livrai-nos sempre de todos os perigos, óh Virgem gloriosa e bendita. Amém. Bom fim de tarde!

QUEM PRECISA MUDAR SOU EU

Temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno,” (Lucas 12, 5). Quando escolhemos a morte do corpo de forma consciente, sabemos é errado e Deus cobrará de nós. Quanto mais crescemos na consciência do que é certo, maior será a exigência de Deus em nossa vida.
No contexto social em que vivemos, quando expomos nosso corpo a tudo, corremos sérios ricos sobre nós mesmos, como por exemplo, o vírus HIV quem tem assolado a vida de tantas pessoas. Não precisamos ir longe para sabermos quantos vírus sociais estamos vivendo, como também o “vírus da preguiça”, que faz com que nos domine e deixemos de fazer muitas coisas. Eu confesso, que muitas vezes, deixei-me levar pela preguiça. E é bem verdade que nós sempre procuramos aquilo que é mais fácil.
Diante de todas as realidades que vivemos não conseguimos lidar com as regras. Temos dificuldade de colocarmos regras em nossa própria casa, principalmente vocês pais e mães que percebem que seus filhos tem optado pela morte física correndo atrás das drogas.
Vivemos num total descrédito do corpo em busca de uma falsa liberdade. Está cada vez mais difícil, um pai e uma mãe estabelecerem o valor de um limite em sua família. Os filhos não entendem o valor positivo de uma lei.
Quem aqui vivencia a falta de ordem no espaço que vive? O mundo tem ficado cada vez mais desagradável pelo não cumprimento da lei. Amados, a dignidade humana precisa da lei. Se não temos consciência exata da nossa dignidade, nós nunca teremos o zelo sobre nós mesmos. Não existe cristianismo sem disciplina.
Se você não particulariza a parte que lhe cabe neste mundo, você jamais poderá mudar aquilo que pode mudar. Não fragilize a experiência amorosa em sua casa, ou seja, a paternidade e a maternidade não se limitam a um exercício de biologia, mas se trata de exercer diariamente o vínculo pelo qual foi sonhado: a família.
Pais, vocês precisam cristianizar o relacionamento dos seus filhos. Deus está em meio a nós. Não permitamos que nada que não é cristão cresça em nossas casas de forma natural. Não permitamos que o mundo jogue más sementes no canteiro da nossa casa. Aquele que não trabalha o seu próprio coração não terá condições de lutar contra as suas mazelas.
Padre Fábio de Melo