sábado, 18 de outubro de 2014

‪#‎EspiritoSanto‬ pode transformar sua vida, neste instante, nesta hora, basta querer e pedir essa força renovadora invada sua alma. Ele tudo pode! Peça uma nova unção, um novo derramamento do Espírito sobre você, um novo ardor! 

SÃO LUCAS

Estamos em festa na liturgia da Igreja, pois lembramos a vida e o testemunho do evangelista São Lucas. Uma figura simpática do Cristianismo primitivo, homem de posição e qualidades, de formação literária e de profundo sentido artístico divino.
Nasceu em Antioquia da Síria, médico de profissão foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão. Colaborador no apostolado, o grande apóstolo dos gentios em diversos lugares externa a alta consideração que tinha por Lucas, como portador de zelo e fidelidade no coração. Ambos fazem várias viagens apostólicas, tornando-se um dos primeiros missionários do mundo greco-romano. Tornou-se excepcional para a vida da Igreja por ter sido dócil ao Espírito Santo, que o capacitou com o carisma da inspiração e da vivência comunitária, resultando no Evangelho segundo Lucas e na primeira história da Igreja, conhecida como Atos dos Apóstolos.
No Evangelho segundo Lucas, encontramos o Cristo, amor universal, que se revela a todos e chama Zaqueu, Maria Madalena, garante o Céu para o “bom” ladrão e conta as lindas parábolas do pai misericordioso e do bom samaritano. Nos Atos dos Apóstolos, que poderia também se chamar Atos do Espírito Santo, deparamos com a ascensão do Cristo, que promete o batismo no Espírito Santo, fato que se cumpre no dia de Pentecostes, e é inaugurada a Igreja, que desde então vem evangelizando com coragem, ousadia e amor incansável todos os povos.
Uma tradição – que recolheu no séc. XIV Nicéforo Calisto, inspirado numa frase de Teodoro, escritor do séc. VI – diz-nos que São Lucas foi pintor e fala-nos duma imagem de Nossa Senhora saída do seu pincel. Santo Agostinho, no séc. IV, diz-nos pela sua parte que não conhecemos o retrato de Maria; e Santo Ambrósio, com sentido espiritual, diz-nos que era figura de bondade. Este é o retrato que nos transmitiu São Lucas da Virgem Maria: o seu retrato moral, a bondade da sua alma. O Evangelho de boa parte das Missas de Maria Santíssima é tomado de São Lucas, porque foi ele quem mais longamente nos contou a sua vida e nos descobriu o seu Coração. Duas vezes esteve preso São Paulo em Roma e nos dois cativeiros teve consigo São Lucas, “médico queridíssimo”. Ajudava-o no seu apostolado, consolava-o nos seus trabalhos e atendia-o e curava-o com solicitude nos seus padecimentos corporais. No segundo cativeiro, do ano 67, pouco antes do martírio, escreve a Timóteo que“Lucas é o único companheiro” na sua prisão. Os outros tinham-no abandonado. O historiador São Jerônimo afirma que Lucas viveu a missão até a idade de 84 anos, terminando sua vida com o martírio. Por isso, no hino das Laudes rezamos: “Cantamos hoje, Lucas, teu martírio, teu sangue derramado por Jesus, os dois livros que trazes nos teus braços e o teu halo de luz”. É considerado o Padroeiro dos médicos, por também ele ter exercido esse ofício, conforme diz São Paulo aos Colossenses (4,14): “Saúda-vos Lucas, nosso querido médico”.
São Lucas, rogai por nós!

SEDE ALEGRE NA ESPERANÇA PACIENTE NA TRIBULAÇÃO

Sempre estamos a espera de algo: uma oportunidade de emprego, uma cura física ou psíquica, uma casa que ainda não temos, uma reconciliação que está difícil de acontecer, e assim por diante.
Assuma um compromisso concreto para a sua vida: “esperar com confiança e ação”. Percebo que, muitas vezes, a apatia toma conta das pessoas. 

E uma esperança frágil, sem garra e ânimo. Isso é resultado de desilusões e decepções de todas as espécies. É absolutamente compreensível, mas definitivamente abominável em nossa vida.
Como superar a atribulação em que vivemos? Lemos está resposta em Rm 12,12: “Sede alegre na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração”.

Reze todos os dias. Converse com Jesus. Ele está “sempre” ao seu lado. Sei que já ouviu isso muitas vezes e já deva ter experimentado a presença real de Cristo em sua vida, mas essa experiência deve ser constante. Nosso equilíbrio depende desse contato profundo com o Senhor.

O que não podemos é deixar que a depressão, a tristeza e a vontade de desistir de tudo tomem conta de nós. O plano divino prevalece sobre a humano, sempre! Temos a fonte, abundante, que nos abastece do que precisamos: alegria, força, garra e muita inspiração para sairmos dos problemas. BEBA desta fonte! Esse é o primeira exercício espiritual que proponho.

O segundo é mais importante que o primeiro: AGRADEÇA! Deus não é nosso servo, mas o nosso Senhor, que nos atende por amor e misericórdia.

Meu bom Deus, muito obrigado pela luz, pelo presente que nos deste, que é Jesus. Dai-nos a santa piedade em nosso relacionamento para convosco e para como o nosso próximo. Amém!

Padre Alberto Gambarini

LOUVEMOS AO SENHOR COM NOSSA VIDA

Cantai ao Senhor um cântico novo, porque Ele fez maravilhas” (Sl 97, 1).
Neste início de dia, deixemo-nos surpreender por Deus. A providência do Senhor é real em nossa vida, e mesmo com as nossas fraquezas Ele tem um olhar de misericórdia e manifesta o Seu amor por nós.
Louvemos a Deus por Suas maravilhas, e com atos concretos testemunhemos uma vida nova em Cristo.
“Esforçai-vos por ficar firmes na doutrina do Senhor e dos apóstolos, para que tudo quanto fizerdes tenha bom êxito na carne e no espírito, pela fé e pela caridade” (Santo Inácio de Antioquia).
Luzia Santiago