sexta-feira, 17 de outubro de 2014

SANTO INÁCIO DE ANTÍOQUIA

Neste dia deparamos com a fé ardente, doação completa e amor singular ao Cristo do mártir Inácio, sucessor de São Pedro em Antioquia da Síria, que desde a infância conviveu com a primeira geração dos cristãos.
Como Bispo foi muito amado em Antioquia e no Oriente todo, pois sua santidade brilhava, tanto que o prenderam devido a sua liderança na religião cristã, durante o Império de Trajano, por volta do ano 107.
Chamado Teóforo – portador de Deus – Inácio, ao ser transportado para Roma, sabia que cristãos de influência na corte imperial poderiam impedi-lo de alcançar Cristo pelo martírio, por isso, dentre tantas cartas que enviara para as comunidades cristãs, a fim de edificar, escreveu em especial à Igreja Católica em Roma: “Eu vos suplico, não mostreis comigo uma caridade inoportuna. Permiti-me ser pasto das feras, pelas quais me será possível alcançar Deus, sou trigo de Deus e quero ser moído pelos dentes dos leões, a fim de ser apresentado como pão puro a Cristo. Escutai, antes, as feras, para que se convertam em meu sepulcro e não deixem rasto do meu corpo. Então serei verdadeiro discípulo de Cristo”.
Nesta mesma carta há uma preciosa afirmação sobre a presença de Cristo na Eucaristia: “Não encontro mais prazer no alimento corruptível nem nos gozos desta vida, o que desejo é o pão de Deus, este pão que é a carne de Cristo e, por bebida, quero seu sangue, que é o amor incorruptível”.
Santo Inácio escreveu sete cartas: Epístola a Policarpo de Esmirna, Epístola aos Efésios, Epístola aos Esmirniotas, Epístola aos Filadélfos, Epístola aos Magnésios, Epístola aos Romanos, Epístola aos Tralianos.
Santo Inácio foi, de fato, atirado às feras no Coliseu em Roma no ano 107, e hoje intercede para que comecemos a ter a têmpera dos mártires a fim de nos doarmos por amor.
Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós!


O PECADO

O pecado é como um fogo que nos consome por dentro, um fogo destruidor que suga todas as nossas energias. O pecado muitas vezes vai se apoderando de nossas vidas porque, muitas vezes, não enxergamos a maldade dos nossos atos. 

É preciso estar atendo, somente um coração vigilante e aberto a Deus consegue se livrar das armadilhas do pecado e viver livre de qualquer escravidão. 

Deus enviou seu Filho para nos retirar do pecado e nos dar o entendimento necessário para nos libertarmos do que não é bom, lemos isto em I João 5,20: “Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.

Quem sabe escolher com sabedoria vive uma vida feliz e longe do pecado. Não dispense a reflexão e a oração antes de suas escolhas, e não tenha medo de escolher pelo que não agradará a todos, mas, que será o melhor pra você. Troque o fogo do mal pelo fogo do bem: o Espírito Santo de Deus. Deixe que Deus Pai arda em seu coração como ardia no coração dos discípulos de Emaús, tenha certeza, Ele te conduzirá à serenidade da vida plena.

Senhor de bondade, nós cremos em vós,
mas aumentai a nossa fé.
Cuidai de nós e afastai-nos para
longe do pecado.
Nós cremos em ti e queremos conhecer-te e
amar-te cada vez mais.
Nós confiamos em ti e sabemos que só Tu
tens palavras de vida eterna.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

DEUS CERCOU-NOS DE ANJOS

Deus cercou-nos de anjos. Precisamos deles, de sua intercessão, eles lutam ao nosso lado. Em nosso trabalho, grupos e família, Deus colocou vários anjos para nos proteger. Mas, infelizmente, queremos lutar sozinhos e, assim como existem miríades de anjos, há de demônios espalhados pelos ares (cf. Efésios 2,2; 6, 12), por isso sozinhos não os conseguiremos vencer.
Por sermos do Senhor, nós nos tornamos alvos do inimigo de Deus, por isso necessitamos dos anjos. Este é o dia de nos unirmos a eles, buscando sua presença e ajuda. Você, seu filho, seu casamento, sua família, seu trabalho e seu apostolado precisam da intercessão e proteção desses seres celestes.
É uma verdadeira batalha que os anjos enfrentam para nos ajudar, porque o demônio sabe que pouco tempo lhe resta. É importante que tenhamos essa convicção de que Deus os [anjos] mandou para nos proteger. É uma batalha contra a qual sozinhos não podemos nada.
Obrigado, Senhor, porque os anjos estão conosco! Senhor, aumenta a nossa fé!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O AMOR É UMA BUSCA CONTÍNUA

A palavra “caridade” tem sua origem no latim “caris”, que significa “dom”. É muito importante que vejamos o que o apóstolo Paulo quer nos dizer sobre o amor: “A caridade é paciente” (I Cor 13,4a). Se você tem um marido alcoólatra ou um filho que está se envolvendo com drogas, mas mesmo assim não os rejeita nem os coloca para fora de casa, assuma isso como um ato de amor. “A caridade é bondosa. Não tem inveja” (I Cor 13,4b).
Muitas pessoas se aproximam de outras por interesse; estas, não estão amando, apenas sendo interesseiras. Se você ama dessa forma, saiba que isso não é amor, é interesse “revestido de açúcar” para mascarar suas intenções. A caridade verdadeira não é inconveniente. Se você ama, se é namorado ou noivo de alguém, não seja inconveniente, porque aquele que age assim não sente amor, apenas paixão e sensualidade. Mesmo entre marido e mulher, se você diz que ama seu(a) esposo(a), mas mente para ele(a) e é grosseiro, na verdade você não o (a) ama.
O amor verdadeiro é uma busca contínua. Ele fere, tira pedaços, mas transforma quem o pratica!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova