terça-feira, 16 de setembro de 2014

SANTOS CORNÉLIO E CIPRIANO TESTEMUNHAS DE CRISTO

Unidos pela fé e sangue, encontramos como exemplo de amizade e santidade estas testemunhas de Cristo, que foram martirizados no mesmo dia, porém, com diferença de cinco anos.
São Cornélio
Cornélio tinha sido eleito Papa em 251, após um grande período de ausência do pastor por causa da terrível perseguição de Décio. Sua eleição foi contestada por Novaciano, que acusava o Papa de ser muito indulgente para com os que haviam renegado a fé (lapsos) e separaram-se da Igreja.
Por causa dos êxitos obtidos com sua pregação, foi processado e exilado para o lugar hoje chamado Civitavecchici, onde Cornélio morreu. Foi sepultado nas catacumbas de Calisto.
São Cipriano
Uma das grandes figuras do século III, Cipriano, de família rica de Cartago, capital romana na África do Norte. Quando pagão era um ótimo advogado e mestre de retórica, até que provocado pela constância e serenidade dos mártires cristãos, converteu-se entre 35 e 40 anos de idade.
Por causa de sua radical conversão muitos ficaram espantados já que era bem popular. Com pouco tempo foi ordenado sacerdote e depois sagrado Bispo num período difícil da Igreja africana.
Duas perseguições contra os cristãos ocorreram: a de Décio e Valeriano. Estas perseguições marcaram o começo e o fim de seu episcopado, além de uma terrível peste que assolou o norte da África, semeando mortes. Problemas doutrinários, por outro lado, agitavam a Igreja daquela região.
Diante da perseguição do imperador Décio em 249, Cipriano escolheu esconder-se para continuar prestando serviços à Igreja. No ano 258, o santo Bispo foi denunciado, preso e processado. Existem as atas do seu processo de martírio que relatam suas últimas palavras do saber da sua sentença à morte: “Graças a Deus!”
Santos Cornélio e Cipriano, rogai por nós!
O ódio, a magoa, o rancor, pode nos tirar do céu! Tenha coragem de perdoar sempre, é mais barato do que viver a poder de remédio, é mais seguro em vista do céu! Sempre unidos! Boa noite!
CurtirCurtir ·  · 

RENÚNCIAS

Ai está o grande segredo da vitória, saber renunciar. Não esqueçamos que "apesar da condição divina, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de escravo, fazendo-se semelhante aos homens;E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz".(Fl 2,6-8). Pela renúncia conquistou a vitória definitiva para a humanidade.

É PRECISO AMAR A TODOS


“Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros”(1 João 4,11).
Neste dia, pare um momento,  faça um exame de consciência e pergunte-se: Como estou agindo com as pessoas com as quais eu convivo?
É preciso retornar e amar a todos em todas as circunstâncias e tempos. Da mesma forma, é preciso decisão para agir com amor e bondade com todas as pessoas que passam por você. Comece hoje a fazer isso com aqueles que são mais próximos de você: os membros da sua família.
“Pelo amor, o homem se torna um outro Cristo. É pelo amor que o homem se une a Deus” (Santa Catarina de Sena).
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

COMO LIDAR COM AS MUDANÇAS HORMONAIS DAS MULHERES ?

Lidar com uma mulher é uma tarefa difícil, somos uma montanha-russa de hormônios
Quem nunca sofreu com a famosa TPM (Tensão Pré-Menstrual)? Ela afeta tanto a quem a sente na pele quanto quem convive com alguém que parece ter se tornado uma “bomba relógio” naquela semana antes da menstruação. Muitos dizem que isso é mito, uma brilhante invenção das mulheres para ter desculpas ao se descontrolarem a cada mês. Mas quem realmente convive com alguém com TPM sabe que ela pode afetar toda a vida da mulher e lhe causar problemas graves nos relacionamentos.
Primeiro, vamos esclarecer algo: sim, TPM existe! Em sua forma grave, é catalogada como doença (transtorno disfórico pré-menstrual). Pode ser classificada em três grupos, de acordo com os sintomas principais: edema (enxaqueca, inchaço, dor nas mamas e nas pernas), ansiedade (estresse, nervosismo e insônia) e depressão (choro fácil, desânimo e insegurança). Mas algumas pacientes podem ter todos esses sintomas (como diríamos em Minas: “ô, dó!”). Em suas manifestações mais severas, é necessário um tratamento com diuréticos, ansiolíticos ou antidepressivos, de acordo com os sintomas que mais as incomodam.
É preciso também defender os homens. Existem muitas mulheres que se rendem a esses sentimentos e acabam piorando os sintomas em vez de combatê-los. Realmente existe a mudança hormonal, e as emoções ficam mais difíceis de ser controladas, mas é preciso esforço e planejamento para tornar esse momento menos traumatizante para os que estão ao redor. Eu usei a palavra “planejamento”, porque essa é a melhor forma de melhorar a TPM. Mesmo sendo um período tenso, você sabe quando ele virá (a maioria das mulheres, pelo menos, sabe). Então, boa parte do tratamento está em se preparar para essa semana. Não é um momento de grandes conversas, reuniões tensas ou decisões importantes (se possível, tente adiá-las um pouco).
De acordo com alguns estudos científicos, exercícios físicos e alimentação saudável são práticas eficazes para a melhora da TPM. Acompanhe seu ciclo menstrual com atenção, saiba em qual período do mês ele se encontra e interprete seus sentimentos baseada nisso. Vamos ver um exemplo disso: o marido diz para a esposa: “Amor, você poderia voltar a fazer academia”. Se ela estiver no início do ciclo menstrual, ela entenderá essa sugestão como: “Meu marido está pensando na minha saúde. Ele me ama e quer que eu tenha um tempo para me cuidar”. Mas se você estiver na TPM, ouvirá algo como: “Ele me acha gorda! Ele não me ama mais, não se sente mais atraído por mim!”, e poderá continuar naquele drama.
Se você for organizada e souber que está nesse período, antes de chorar e brigar com o marido, diga a si mesma: “Calma, estou na TPM. Não deve ser isso que ele quis dizer. Outro dia nós conversamos”. Da mesma forma, oriente seus familiares sobre o fato para que eles evitem conflitos, conversas difíceis e sejam mais compreensivos nesse período do mês.
Lidar com uma mulher é uma tarefa difícil. Somos uma montanha-russa de hormônios a cada ciclo menstrual (claro, se a pessoa não usa anticoncepcional). Nossos sentimentos, nosso corpo, nosso humor, tudo muda a cada fase. E foi Deus quem nos fez assim! Sei que isso enlouquece os homens, mas acredito que também seja isso que os encante. Somos interessantes, difíceis de ser interpretadas, às vezes até imprevisíveis. Em um dia, estamos carentes e grudentas; no outro, não queremos nem um toque. Já os homens são mais simples, mais constantes, quase sem variações hormonais ao longo da vida.
O bonito dessa história e dessa luta, para conseguirmos viver bem com as diferenças, é entender que somos complementares: o que falta em um será o completo no outro. E assim vamos nos conhecendo, aprendendo a minimizar as dificuldades e a valorizar o lado bom de cada um.
Homens, eu sei que somos difíceis, mas somos um presente de Deus para vocês. Sem direito de devolução!

Roberta Castro