sábado, 6 de setembro de 2014


A quem você quer servir ?Eu escolho a ti Jesus,e eu proclamo que Tu és o Senhor da minha casa,o Senhor da minha familia,Tu és o Senhor da minha vida.Eu e minha casa serviremos ao Senhor.Sagrada Familia de Nazaré:Rogai por nós ! Jesus,Maria e José nossa familia vossa é.

DEZ PENSAMENTOS DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ


1 - "Queixar-se e desculpar-se é coisa muito natural. No entanto são os meios que o diabo emprega para aumentar o nosso orgulho. Corrigir-se, às vezes, incomoda, sobretudo quando é verdade”.
2 - "Como é belo pensar que foi Deus que nos criou, a ti e a mim. Pensar que foi Deus quem criou este pobre vagabundo, muito pobre, faminto, pedinte."
3 - "Para obter a paz do coração, procuremos de falar mais de Jesus e menos dos homens".
4 - "O nascimento de uma criança constitui a presença mais bela e também a mais maravilhosa do amor de Deus no mundo”.
5 - "O aborto é o maior destruidor da paz do mundo atual. Se uma mãe é capaz de eliminar o próprio filho, como se podem impedir os outros de se destruírem mutuamente?".
6 - "A alegria é uma das melhores defesas contra as tentações. Um coração alegre sabe como defender-se de toda a imundície e pompa do demônio. Uma pessoa cheia de alegria, prega sem pregar”.
7 - "A verdadeira santidade consiste em fazer a vontade de Deus com um sorriso".
8 - "Onde recebemos o dom da alegria de amar? Na Eucaristia".
9 - "Que as nossas casa sejam, verdadeiramente, oásis de amor e de união, para assim poderem contrastar com todo o ódio que há no mundo. O amor começa em casa".
10 - "É mais difícil saciar a fome de amor que a fome de pão".
Felipe Aquino

O QUE É PRECISO PARA SER FELIZ ?

A nossa vida não deve ser caracterizada por inquietações que geram ansiedades, mas sim pela fé que produz felicidade” (Charles H. Spurgeon).
Objetivo a ser alcançado em todos os tempos, a felicidade só agora começa a ser estudada pelas ciências sociais. As pessoas, no mundo ocidental, apesar da afluência econômica, não se tornaram mais felizes nos últimos 50 anos. Muitas ficam ricas, trabalham mais, vivem mais tempo e são mais saudáveis. Contudo, não estão mais satisfeitas. Hoje é possível medir esse grau de insatisfação, pois a psicologia econômica, disciplina só agora sistematizada, conseguiu resultados qualitativos muito interessantes, revelados recentemente no estudo de Richard Layard com o título “Happiness: has social science a clue?
Na sociedade em que estamos vivendo, terrivelmente alienada, superficial, digital, consumista e competitiva, é possível ter muito mais e não ser feliz. Por mais que consigamos, estamos sempre infelizes e insatisfeitos, porque as coisas terrenas não saciam os nossos desejos.
O filósofo e escritor latino Sêneca (4 a.C. – 65 d.C.) disse: “Se não estou satisfeito com o que tenho, mesmo se possuísse o mundo, ainda me sentiria na miséria!”
Só Deus realiza os mais profundos e insaciáveis desejos do ser humano. Afirma com categoria São Bernardo de Claraval (1090 –1153): “Deus fez de ti um ser de desejo, e o teu desejo é o próprio Deus”.
Há alguns anos, perguntou-se às pessoas na França, na Alemanha, na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos: “O que é preciso para ser feliz?”. Dentre os entrevistados, 89 por cento disseram que isso requer boa saúde; 79 por cento mencionaram a satisfação no casamento ou na vida em comum; 62 por cento salientaram as recompensas da paternidade e da maternidade; e 51 por cento citaram uma carreira bem-sucedida. Embora a sabedoria popular diga que o dinheiro não garante a felicidade, 47 por cento dos interrogados estavam convencidos de que ele a garante. O que os fatos revelam?
Primeiro, note o suposto vínculo que há entre o dinheiro e a felicidade. Uma pesquisa feita entre as cem pessoas mais ricas nos Estados Unidos mostrou que elas não eram mais felizes do que as outras em geral. Além disso, embora muitas delas quase tenham dobrado o seu patrimônio nas últimas três décadas, não são agora mais felizes do que antes, segundo os peritos em saúde mental. Na realidade, um relatório informou: “No mesmo período, os casos de depressão dispararam. O suicídio de adolescentes triplicou. O número de divórcios dobrou”.
Em cerca de 50 países diferentes, pesquisadores que estudaram a relação entre o dinheiro e a felicidade chegaram à conclusão de que não se pode comprar a felicidade.
Que relação importante com a felicidade têm fatores como boa saúde, casamento feliz e carreira bem-sucedida? Será que algumas pessoas vão ao extremo para conseguir a felicidade?
O filósofo Eric Hoffer chegou à conclusão de que sim ao afirmar que: “A procura da felicidade é um dos principais motivos da infelicidade”. Isso certamente é verdade quando procuramos a felicidade nos lugares errados. O lugar certo é o coração do ser humano. O caminho é Jesus Cristo, e a riqueza é a Palavra de Deus.
Disse Santo Agostinho de Hipona (354 – 430), teólogo, filósofo e doutor da Igreja: “A procura de Deus é a procura da felicidade, o encontro com Deus é a própria felicidade”. Para Deus, pois, é mister orientar todas as nossas ações e pensamentos. Conhecê-Lo, amá-Lo, servi-Lo e, assim, glorificá-Lo, eis o fim da nossa vida e da nossa verdadeira felicidade.
“Infeliz quem conhece todos essas coisas (terrenas) e não Vos conhece, ó meu Deus!” Feliz quem Vos conhece, embora ignore todo o resto. Quanto a quem Vos conhece e conhece também as coisas terrenas, não é mais feliz por conhecê-las, mas é unicamente o conhecimento que tem de Vós que o faz feliz”, afirma Santo Agostinho.
A fonte da verdadeira felicidade, aqui e na eternidade, é Jesus Cristo. Só Cristo preenche todo o espaço do coração com a paz e a alegria.

Padre Inácio José do Vale

QUAL É O REMÉDIO PARA DECEPÇÃO ?


A decepção nos cega e nos torna pessimistas. Foi o que aconteceu com aqueles dois discípulos de Emaús (cf. Lucas 24, 13-35) que acompanhavam Jesus. A condenação e a morte de Cristo os deixou de tal maneira decepcionados que ficaram cegos. Quando estavam a caminho de Emaús, Jesus Ressuscitado andava ao lado deles, mas eles não O reconheceram. A decepção causa a cegueira em nós.

Há pessoas que cultivam decepções até mesmo da época da infância. E com o passar do tempo, esse sentimento aumenta dentro de nós. Todos nós nos decepcionamos com pessoas e situações, isso não depende de nós e é algo inevitável, no entanto, devemos renunciar a esse sentimento. Quem disse que os sentimentos mandam em nós? Somos nós quem devemos dominá-los.

Imagine-se bebendo um copo de soda cáustica: ela vai acabar com sua boca, garganta e estômago. A decepção é assim. Não depende de nós ficarmos decepcionados, mas precisamos combatê-la. As doenças da alma e do coração são piores que as doenças do corpo!

Quantas pessoas carregam decepções de um colégio religioso, de pais, padres, de uma comunidade inteira! Talvez estejam até decepcionadas com Deus. Quanta gente acaba abandonando tudo por causa da decepção! Hoje, como os discípulos de Emaús, precisamos vencer as frustrações por meio de orações de renúncia.

Há pessoas que, ao se decepcionarem com instituições religiosas, transferiram esse sentimento para Deus. A partir disso, veio o esfriamento da vida de oração e acabaram abandonando tudo. Você não precisa negar que as pessoas o decepcionaram, mas deve renunciar a esse sentimento e não conservá-lo no coração. Se precisar pedir uma oração de cura interior, peça-a, porque você não pode viver decepcionado, não pode dormir com "cobras" na sua cama. 

Aqueles discípulos entraram num pessimismo tremendo com a morte de Jesus. Eles reconheceram quem era Jesus, sabiam que Ele ressuscitaria, mas, naquele momento, estavam desiludidos demais para enxergá-Lo. Então o Senhor lhes disse: "Como vocês são sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!" O Senhor Jesus lhes deu uma aula longa sobre as Sagradas Escrituras enquanto iam para Emaús. Ao partir o pão, eles finalmente reconheceram Jesus, até que Ele desapareceu.

O remédio para nossas frustrações é voltarmos para Jesus. Nós não O vimos como aqueles discípulos tiveram a graça de ver, mas Ele está ao nosso lado. Quando trabalhamos, seja no computador, seja lavando roupa ou cozinhando, Jesus está ali conosco. Está decepcionado? Converse com Jesus e renuncie a todas as decepções, porque Ele é o remédio.
Monsenhor Jonas Abib