domingo, 24 de agosto de 2014


NA MISSA PAI NOSSO NÃO TEM AMÉM



O amém, na Santa Missa, não é dito assim que termina o Pai-Nosso porque suas petições continuam em sequência. O pedido final do Pai-Nosso, "mas livrai-nos do mal", se estende numa ardente súplica pela libertação do mal e pela paz:

"Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: “Eu vos deixo em paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo".

Neste momento toda a Igreja proclama: AMÉM!

A MISERICÓRDIA DIVINA E A MISEICÓRDIA HUMANA

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’. É suave a palavra ‘misericórdia’, meus irmãos. E se a palavra assim é, o que não será a realidade?
Apesar de todos a desejarem, não agem de modo a merecer recebê-la; o que é não é bom. De fato, todos querem receber a misericórdia, mas poucos querem dá-la.
Ó homem, com que coragem queres pedir aquilo que finges dar! Deve, portanto, conceder misericórdia aqui na terra quem espera recebê-la no céu. Por isto, irmãos caríssimos, já que todos queremos misericórdia, tenhamo-la por padroeira neste mundo, para que nos liberte no futuro. Há no céu uma misericórdia a que se chega pelas misericórdias terrenas. A Sagrada Escritura assim diz: Senhor, no céu, tua misericórdia.
Qual é a misericórdia humana? Aquela, é claro, que te faz olhar para as misérias dos pobres. E a misericórdia celeste? Certamente a que concede o perdão dos pecados” (São Cesário de Arles, bispo).
Peçamos, hoje, ao Senhor, a graça de sermos misericordiosos, principalmente com os mais pobres e necessitados.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade Canção Nova
Deus quer te dar a paz, desarmar todas as guerras que você tem enfrentado, levar a paz para o seu trabalho, a sua família, os seus relacionamentos! Não tenha medo de dar os passos na vontade de Deus e perdoar sempre! Bom dia!

Deus quer te dar a paz, desarmar todas as guerras que você tem enfrentado, levar a paz para o seu trabalho, a sua família, os seus relacionamentos! Não tenha medo de dar os passos na vontade de Deus e perdoar sempre!
Padre Roger Luis
CurtirCurtir ·  · 

COMO FAZER DOS OBSTÁCULOS UMA OPORTUNIDADE ?

A grandeza de Deus é transformar o mal em um bem maior. Então, como fazer dos obstáculos uma oportunidade?
Sem dúvida, a virtude de uma pessoa madura e feliz é a capacidade que ela tem de superar os obstáculos. Isso simplesmente porque a vida é cheia deles, não só pelos desafios que existem, mas também por causa dos fracassos, dos desastres, das fatalidades e doenças que percorrem nossa vida. Grandes homens e mulheres da história tornaram-se notáveis após superar desastres na vida. Tantas vezes, é exatamente desses obstáculos que surgiram os grandes homens. Uma dificuldade, quando vivida sob as virtudes humanas, tem a força de fazer emergir o que existe de mais nobre em uma pessoa. O inverso também é verdadeiro. Se as dificuldades nos lançarem nos vícios e nos rancores, descobriremos as piores feras que existem em nós
Na ótica cristã, essa verdade tem um significado ainda maior. Deus vence o mal não o destruindo simplesmente, aniquilando sua existência. A grandeza do Senhor é transformar o mal em um bem maior. O ápice de Sua vitória é a cruz; nela o mal é derrotado. Mas como Deus faz isso? Esse “como” é que confunde os homens. São Paulo nos diz: “Escândalo para os judeus e loucura para os pagãos” (cf. 1Cor 1,23). Na cruz, todo ódio é respondido com amor infinito. A morte, que era o fim da vida, passa a ser o começo da eternidade. A cruz, que era sinal de horrores, agora é símbolo da salvação. O pecado que condenava, agora conhece a misericórdia, de tal forma que Santo Agostinho pôde dizer: “Bendito pecado que mereceu tamanha misericórdia!”.
Nós deveríamos aprender a viver essa dinâmica de salvação em nossas dificuldades. Aliás, a salvação não é somente para a eternidade, ela é graça que transforma todo mal em nossa vida em um bem maior. A salvação é agora! Temos de aprender essa dinâmica de Deus. Isso é sabedoria! Para viver assim não basta crer em Jesus, é preciso buscar Sua sabedoria. Acredito que é nesse sentido que exortava São Tiago sobre a fé sem obras, quando lemos em sua carta no capítulo 2,19: “Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios creem e tremem”. A obra da fé é nossa salvação vivida de forma real.
Qual é essa dinâmica da salvação em meio às dificuldades da vida?
Começa por crer e confiar em Deus. “Quem crê será salvo, mas quem não crê já está condenado”. Quem não crê e não confia em Jesus não pode receber Suas graças e tesouros.
É preciso uma conformação à Palavra de Deus, porque é por meio dela que aprendemos a sabedoria divina. Com ela aprendemos a olhar o mundo, a refletir sobre a vida e reagir diante dos acontecimentos segundo o coração do Pai.
Temos de agir concretamente e, diante de cada situação, encontrar a resposta correta. Essa resposta sempre passará pelo amor de Deus e pela obediência a Ele. Mas o que é amar e obedecer a Deus em cada situação? Em uma hora, pode significar mansidão e paciência; em outra, firmeza e ação. Essa resposta está na sabedoria que o Espírito Santo nos dá, especialmente na intimidade com a Palavra de Deus. Mas a resposta sempre será bondade e louvor a Ele. Onde existe a bondade do amor e o louvor da obediência ali está o Senhor. Uma pista para esse discernimento é perguntar para Deus: “Para que me serve essa dificuldade?”. Atenção, isso é diferente de perguntar o “porque”, no sentido de lamuriar os acontecimentos. No “para que” se busca o sentido de cada coisa.
Por fim é preciso viver tudo sob a virtude da esperança. “A paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada produz a esperança. E a esperança não engana” (Rm 5,4-5). Quem espera em Deus nunca será enganado. Esperar no Senhor é viver desejando que a vontade d’Ele governe todas as coisas. Espera em Deus quem ama a Sua vontade. Isso é diferente das expectativas que criamos, achando que Ele vai agir segundo nossas vontades. Quando vivemos sob a esperança divina, nos lançamos nos braços do Senhor na certeza que Ele tem para nós os melhores bens. “Coisas que os olhos não viram nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1Cor 2,9).
Termino essa reflexão com um verdadeiro poema de quem soube superar inúmeros obstáculos firmado no amor de Deus:
“Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? Realmente está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro. Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou” (Rm 8, 31. 35-37).
Pafre Roger Araújo