quarta-feira, 13 de agosto de 2014


"Ó glorioso Deus Altíssimo, ilumina as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém."

QUEM NÃO PERDOA DESTRÓI PONTES PELAS QUAIS TERÁ DE PASSAR

Deus perdoa as nossas transgressões” (Sl 65,3)
Aquele que não é capaz de perdoar os outros destrói a ponte sobre a qual ele mesmo terá de passar”, escreveu Edward Herbert, célebre historiador britânico. Essas palavras destacam uma razão para ser perdoador: mais cedo ou mais tarde, podemos precisar que outros nos perdoem. (Mt 7,12). Mas há um motivo muito mais importante para ser perdoador, basta ler as palavras de São Paulo Apóstolo em Colossenses 3,13: “Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós”.
Visto que somos todos imperfeitos, às vezes podemos irritar ou ofender os outros, e eles talvez nos façam o mesmo (Rm 3,23). Então, como podemos manter a paz? Inspirado por Deus, São Paulo nos aconselha a ser tolerantes e perdoadores. Esse conselho é tão importante e sempre atual.
Vamos analisar as palavras de São Paulo. “Continuai a suportar-vos uns aos outros”. A palavra grega para “continuar a suportar” dá a ideia de ser tolerante e paciente. Uma obra de referência diz que os cristãos mostram essa qualidade por “estar dispostos a suportar aqueles cujas falhas ou traços de personalidade são irritantes”. A expressão “uns aos outros” indica que essa tolerância deve ser mútua. Ou seja, quando lembramos que também podemos irritar outros, não permitimos que suas características irritantes perturbem a paz entre nós. Mas e se outros pecarem contra nós?
Continuai a perdoar-vos uns aos outros liberalmente”. De acordo com vários especialistas, a palavra grega traduzida “perdoar liberalmente” não é a palavra que se costuma usar para traduzir perdão, mas tem um significado mais profundo, que enfatiza a natureza generosa do perdão. Outra fonte diz que essa palavra pode significar “conceder algo agradável, um favor, um benefício”. Somos generosos quando perdoamos de coração, mesmo quando há razão para queixa contra outro. Mas por que devemos estar dispostos a “conceder esse favor”? Pelo simples motivo de que logo, talvez, precisemos que o ofensor nos perdoe, retribuindo assim o favor.
Assim como Deus vos perdoou liberalmente, vós também o fazei.” Esse é o principal motivo para ser generoso em perdoar os outros: o próprio Deus nos perdoa liberalmente. (Mq 7,18). Pense por um instante sobre o perdão, favor-graça que Deus concede a pecadores arrependidos. Ao contrário de nós, Deus não peca. Mas ele, de bom grado, perdoa completamente pecadores arrependidos, mesmo sem precisar que eles retribuam o favor por perdoá-lo. De fato, o Senhor bom Deus é o exemplo mais caridoso de alguém que perdoa liberalmente.
Eu confio na misericórdia de Deus para sempre” (Sl 52,8). A misericórdia do nosso glorioso Pai Celestial nos atrai a ele e nos faz querer imitá-lo. (Ef 4,32. 5,1).
Um dos grandes mestres da espiritualidade cristã Charles de Foucauld afirmou: “Viver só para Deus. O amor é inseparável da imitação. Quem ama quer imitar: é o segredo da minha vida”.
Ele escreveu: “Perdoai-nos as nossas ofensas. Não podemos pedir perdão se não perdoamos também. O perdão, como a graça, não se pede somente para si, mas para todos os homens”. Foucauld acrescenta: “Essa deveria ser a finalidade de todas as nossas orações, de todas as nossas ações”

Padre Inácio José do Vale

PACIENCIA É PRECISO ESPERAR

Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá.” (Salmo 36)
Paciência não é saber esperar, mas suportar o sofrimento. A paciência tudo alcança, porque é capaz de nos manter firmes no sofrimento. Na hora da dor, depositamos a nossa fraqueza em Deus e seguimos em frente, louvando-O e agradecendo-Lhe.
Hoje, peçamos essa paciência!
Jesus, eu confio em vós
Luzia Santiago

JESUS ,O PÃO DA VIDA

Eu sou o Pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; aquele que crê em mim jamais terá sede" (João 6,35).

"Eu sou o Pão da vida". Pão da vida: alimento da vida. Toda vida precisa de um alimento. As flores precisam de alimento; se não o recebem, não crescem. Os animais também precisam de alimento, desde os pequenininhos, microscópicos, até os grandes. Você precisa de alimento. Pobre de você se não comesse, bebesse, respirasse. Todo ser vivo precisa de alimento. Também a vida eterna, que está em você, precisa de alimento. Esta é uma grande descoberta.

Graças a Deus, pelo batismo você recebe, em si mesmo, a vida divina. A vida de Deus está em você, só que ainda pequenininha, em embrião. É como uma criancinha concebida no ventre da mãe. Ela é ainda pequenininha e precisa de muito alimento, o qual recebe diretamente do sangue da mãe, para poder crescer, se desenvolver e um dia vir à luz. A vida divina está em você dessa maneira.

Você já foi concebido pelo Espírito Santo. Um dia será dado à luz. Então, você se encontrará com Deus face a face para vê-Lo como Ele é e para poder participar de Sua vida. Por enquanto, você está ainda em embrião, por isso você precisa de um alimento especial. Qual vai ser esse alimento para a vida de Deus que está em você? É o que Jesus vem lhe dizer: Ele veio para isso, o Pai O constituiu para isso. O Pai criou um alimento para você: Seu próprio Filho Jesus Cristo é o Pão da Vida Eterna, que está em você.

Quando se fala em "Pão da Vida Eterna", pensa-se logo na eternidade no céu. Muita gente esquece ou não sabe que essa vida, que Jesus chama de eterna, já está em nós. É vida eterna porque é a mesma vida que você vai viver depois, mas que já está em você, em formação. Está sendo gerada em você. Jesus é o alimento. Ele é o Pão dessa vida eterna que já está em você. 

O Espírito Santo quer levá-lo à intimidade com Jesus. Assim como acontece com o alimento, Ele quer que aconteça com Ele e você. Quando nos alimentamos, entramos numa união profunda com o alimento. Nós o comemos, o mastigamos, o digerimos e o assimilamos. Dessa forma nós e o alimento nos tornamos um. E porque formamos um com o alimento ele nos nutre. É assim que Jesus quer ser para você, é essa união que Ele quer com você.

Jesus quer ser um com você, com cada cristão, de tal maneira que Ele possa, então, assimilá-lo e você O assimilar também. Uma assimilação mútua. Você assimila Jesus e Jesus o assimila, formando um. Aquilo que Ele é passa para você O assimilar. Uma assimilação mútua. Você assimila Jesus, e Jesus o assimila, formando um. Aquilo que Ele é passa para você. O Filho de Deus que Ele é, Ele passa para você também. Dessa forma você é alimentado pelo Senhor. 

A Palavra de Deus é alimento. Mas por quê? Porque nela você se encontra com Aquele que é a Palavra. A Palavra existe não somente para que façamos com ela elucubrações mentais para sermos instruídos intelectualmente por ela. A Palavra é um meio para que nós entremos em relação íntima com Jesus, para sermos um com Ele, para termos intimidade com Ele e usufruir de Sua presença amorosa. O que acontece é uma "osmose". O que Jesus é passa para você e você também forma um com Ele. É dessa maneira que acontece com o filho e a filha de Deus que está em você, em gestação.

Porque Jesus queria que assim fosse, Ele deu um passo a mais: se fez comida, bebida, para que compreendêssemos melhor; e para que Ele fosse cada vez mais Pão da Vida Eterna, Ele foi ao extremo do amor e se fez verdadeira comida e verdadeira bebida e mandou que O comêssemos e O bebêssemos. Ele nos disse isso com toda a clareza:

Em verdade, em verdade, eu vos digo, se não comeres a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia (João 6, 53-54).

Na Eucaristia você se encontra com Jesus, que é Vida, Salvação, Alimento, Pão para a vida eterna. Ele lhe dá e lhe transmite Sua vida. Então cresce a vida que já está semeada e concebida em você. A comunhão é mais que um encontro com Jesus, Pão, alimento da Vida. Jesus é e será Pão da Vida Eterna. Você encontra de várias maneiras a pessoa de Jesus, mas um encontro especial, o mais importante se dá nesse maravilhoso sinal que Ele deixou: sendo a própria comida e bebida. 

"Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (João 6,56).

Veja que beleza! "Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele". Ele explicou: "E como o Pai, que é vivo, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim aquele que comer de mim viverá por mim" (João 6,57). Jesus e o Pai são um. Jesus vive pelo Pai. Ele lhe diz da mesma forma: "Quem come a minha carne viverá por mim, será um comigo".

(Artigo extraído do livro "O Pão da Palavra", de monsenhor Jonas Abib).
 

SABIA QUE VOCE TEM UM AMIGO FIEL AO SEU LADO ?

O nosso anjo da guarda nos faz companhia. Se fizesse só isso, já seria muito! Ter semelhante companheiro faz com que não nos sintamos sós durante o caminho da vida. Saber que temos junto de nós, continuamente, um personagem tão importante, que nos ama, que continua ao nosso lado, com o qual podemos conversar, já não é um grande benefício?

Nosso anjo não é apenas um defensor, é também um animador. Faz todo o possível para nos ajudar e põe à nossa disposição sua inteligência e sua ciência, sua previdência, seu poder, o crédito que desfruta diante de Deus, seu desejo é de empregar tudo isso em nosso favor. Ele está ao nosso lado, perto de nós, para nosso bem e a nosso serviço. É um verdadeiro servidor que o Pai nos enviou. Tanta dedicação inspira-nos total confiança. Nosso anjo quer apenas dar, sem nada receber.

Reze com seu anjo. Convide-o para um lindo caminho de amizade. Ele quer ser seu amigo, e saiba que os seus conselhos sempre serão corretos e certeiros.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova