segunda-feira, 11 de agosto de 2014


SANTA CLARA ,PATRONA DA TELEVISÃO

“Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!” Neste dia, celebramos a memória da jovem inteligente e bela que se tornou a ‘dama pobre’.
Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.
Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida.
Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente. Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina.
Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa de hoje é aclamada como a “Patrona da Televisão”.
Santa Clara, rogai por nós!

SEMENTES DE UMA NOVA GERAÇÃO

Para céus novos e uma terra nova é preciso uma "nova geração", e o Senhor está nos escolhendo, desde agora, como sementes dessa geração.

Quando plantamos algo, a planta que vai nascer será de acordo com a semente que foi plantada. Se plantarmos alface, nascerão cabeças de alface. Se semearmos feijão e milho, nascerão pés de feijão e milho.

Somos sementes de uma nova geração, e Deus quer nos colher para uma nova humanidade. Ele nos selecionou. É uma dura seleção, mas necessária. 

Para a seleção do Brasil, os atletas são escolhidos entre muitos e preparados duramente. Todo atleta precisa passar por um duro treinamento para estar pronto, para ter fôlego e conseguir chegar à final. O Senhor nos trata dessa forma, Ele é exigente conosco, porque fomos selecionados e escolhidos para sermos sementes de uma nova geração. 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DO CORAÇÃO DOS PAIS PARA O CORAÇÃO DOS FILHOS

“Amais-vos uns aos outros como Eu vos amei” (João 15,12). Essa realidade é nova, porque não consiste apenas em amar, mas num amor de mão dupla, que vai e vem. Marido e mulher, amando um aos outros, irmãos, vizinhos e colegas se amando. 

Jesus conhecia cada um dos apóstolos, por isso amava cada um de maneira diferente. Temos de amar uma pessoa como ela precisa ser amada. Amar igual é errado, porque cada um é diferente. O Mestre conhecia a diferença deles. Pedro, que era sanguíneo, era diferente de João, de Judas. Cada um era amado de forma diferente; às vezes, com correção, com a presença ou com uma palavra.

Os apóstolos viam como Jesus os amava, com Ele se fazia presente e tinha gestos de carinho. O Senhor tinha todo tempo para eles, dava-lhes toda Sua energia. Deus conhecia cada gênero e temperamento. Ele dava a cada um tratamento diferente. Jesus amava cada um como eles precisavam ser amados, conhecia cada um e tinha tratamentos diferentes para eles: de repreensão, de castigo ou uma palavra dura. Ele dizia: "Assim como Eu vos amei, amai os outros também".

Sei que há muitos pais que dão a vida por seus filhos, que suam a camisa e se gastam por amor a eles. São mães que se gastam, que cuidam dos filhos, que sabem dos gostos deles, têm um compromissos de cada um deles. Isso é amor! Mas coitados dessa mãe e desse pai! Eles fazem de tudo, mas não se fazem ser amados, não se fazem amáveis.

Quando a criança é pequena, a mãe faz todas as "teteias" para agradá-la. No fundo, o que ela faz é provocar o amor da criança. A mãe se faz amável, "puxa" o amor da criança. Olhe agora para suas crianças grandes. Lembre-se que elas precisam ser amadas e você precisa provocar nelas o amor. “Amais-vos uns aos outros”. 

Dom Bosco dizia: “Não basta que você ame os jovens, é preciso que eles se sintam amados”. Dom Bosco tinha a arte do "amai-vos uns aos outros". E como os jovens eram apaixonados por ele! Nossa Senhora Auxiliadora, que deu um coração educador ao santo também quer dá-lo aos pais. Não basta que eles sejam amados, é preciso que se sintam assim. Não compre seus filhos com objetos, mas peça a Deus a arte de amá-los e ensiná-los a amar. Todo filho gosta da presença dos pais, gosta de receber um bilhetinho, gosta da comida que eles fazem. Todo filho gosta que lhe passem a mão na cabeça, de serem ouvidos. 

Meu pai me comprou pelo amor. Hoje, eu sei amar os jovens da Canção Nova, porque aprendi isso com o meu pai da terra, o Senhor Sérgio, e com o meu pai Dom Bosco. E você pode ver o quanto os meus filhos da comunidade Canção Nova me amam! Você também pode amar dessa forma!
Peça a Deus a graça de amar, peça um coração educador. O Pai do céu, com toda Sua paternidade, vai inspirá-lo a amar concretamente. Ame com gestos e não com objetos.

Seus pais lhe deram a vida. O que você precisa agora é dar a vida eterna para eles. Deus coloca o amor d'Ele em você. Seus pais deram a vida a você e a seus irmãos. Por que você não pode também dar a vida por eles? Comece amando cada um deles!
Monsenhor Jonas Abib

LIBERTE-SE DO PECADO


Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas passaram; eis que uma realidade nova apareceu. (2 Cor 5,17)

Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura!

Quando dizemos "nova criatura", nossas palavras são pobres para expressar tudo o que aconteceu conosco. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo. Somos realmente novas criaturas!

É por isso que o Senhor quer que vivamos uma nova vida, deixando o velho para trás e olhando para frente, seguindo em frente, para rumos novos, como filhos de Deus.

São Paulo teve a grande graça de experimentar isso e escreveu sobre essa experiência. Ele não falava de teorias, mas sobre algo que estava vivendo. Por essa razão, expressou-se com vigor na Carta aos Romanos. Desde o início do capítulo 6, o apóstolo Paulo fala da salvação de Jesus, do que Ele nos fez e do que conquistou para nós. Quando chega ao versículo 11, diz:

"Assim também vocês considerem-se mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo" (Rm 6,11).

Cada palavra que está nesse versículo é preciosa. Este "considerai" não é uma consideração qualquer, mas sim um "se considere". Saiba quem você é e porque é assim, considere-se e viva dessa maneira.

Imagine o filho de um rei. Ninguém pode mudar a realidade desse príncipe, mas, infelizmente, ele não está levando isso em consideração, não está vivendo como "o filho do rei". Então, dizemos a ele:"Considere-se o filho de um rei. Por favor, viva como o filho de um soberano. Deixe de lado essa vida miserável que você vive. Você é filho de um rei, então, considere-se assim".

Que o pecado não reine mais no corpo mortal de vocês, submetendo-os às suas paixões (Rm 6,12). Considere-se morto para o pecado, porque o Senhor já o libertou e ponto final. Agora, você está vivo para Deus, em Cristo Jesus. Portanto, considere-se vivo n'Ele.
São Paulo continua na Carta aos Romanos:

Não ofereçam os membros como instrumento de injustiça para o pecado. Pelo contrário, ofereçam-se a Deus como pessoas vivas, que voltaram dos mortos; e ofereçam os membros como instrumento da justiça para Deus. Pois o pecado não os dominará nunca mais, porque vocês já não estão debaixo da Lei, mas sob a graça. (Rm 6,12-14).

Em geral, consideramos o pecado apenas como uma culpa que contraímos diante de Deus, como algo jurídico, e não como o que ele é realmente: uma doença.

O pecado é assim, ele existe, é uma rebelião contra Deus. Para que se manifeste, o mal precisa reinar em alguém.

A Palavra de Deus nos diz: não permita que o pecado entre em seu corpo mortal; ele está por aí, procurando alguém que possa subjugar. Não permita isso!

Quando você montar num cavalo, toma as rédeas dele e o leve para onde quiser. A Palavra do Senhor nos ensina: "Não permita mais que o pecado 'monte' em você e o faça obedecer às rédeas dele". 

Não faça mais isso! "Que o pecado não mais reine em vosso corpo mortal", que você não obedeça mais a seus impulsos nem ofereça seus membros como instrumentos do mal. Você já não está mais sob a lei do pecado. Não se coloque de novo sob o jugo da escravidão. 
Monsenhor Jonas Abib

NÃO TENHAM MEDO DA CONFISSÃO


Vale a pena entregar a vida para Deus. Esse não é um privilégio ou uma exclusividade de consagrados e missionários, mas é para todos nós que, um dia, entregamos a Ele nosso coração. Podemos, sim, nos dedicar a uma profissão, à nossa família, aos nossos estudos, mas ter sempre o nosso coração em Deus. Ao nos entregarmos a Ele, seremos recompensados

É PRECISO VIGIAR

Nós estamos muito mais perto da Vinda de Jesus do que a Igreja Primitiva. Já se passaram quase dois mil anos. Se os primeiros cristãos esperavam ardente e vivamente a volta do Senhor, que dirá nós? É preciso viver cada dia como se Jesus viesse hoje.

É assim que Ele quer se espere Sua Vinda gloriosa. É por isso que Ele diz: "se o o dono da casa soubesse em que momento da noite ia chegar o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a parede de sua casa".

O dono da casa fica vigiando a noite inteira. Por quê? Porque não sabe a que hora virá o ladrão. Então ele vigia a noite inteira. Ele não vem às dez, mas o dono fica vigiando. O ladrão não vem às onze, e ele continua a vigiar, nem às duas da manhã, no entanto, o dono da casa ainda vigia. Essa atitude é muito importante: quanto mais se encaminha no tempo, mais é preciso vigiar. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova