sexta-feira, 25 de julho de 2014

SÃO TIAGO APÓSTOLO


Tiago Maior nasceu doze anos antes de Cristo na Galiléia e era filho de Zebedeu e Salomé, segundo as sagradas escrituras. Era, portanto, irmão de João Evangelista. É sempre citado como um dos três primeiros apóstolos, além de figurar entre os prediletos de Jesus, juntamente com Pedro e André. È chamado de "maior" por causa do apóstolo homônimo, Tiago filho de Alfeu, conhecido como "menor".
Nas várias passagens bíblicas, podemos perceber que Jesus possuía apóstolos escolhidos para testemunharem acontecimentos especiais na vida do Redentor. Um era Tiago, o Maior, que constatamos ao Seu lado na cura da sogra de Pedro, na ressurreição da filha de Jairo, na transfiguração do Senhor e na Sua agonia no Horto das Oliveiras.

Consta que, depois da ressurreição de Cristo, Tiago rumou para a Espanha, percorrendo-a de norte a sul, fazendo sua evangelização, sendo por isto declarado seu padroeiro. Mais tarde voltou a Jerusalém, onde converteu centenas de pessoas. Por causa de falso testemunho foi preso e acusado de levar o povo a ir contra as ordens do imperador. A pena para esse crime era a morte.

A sentença foi executada durante as festas pascais no ano 42. Assim, Tiago, o Maior, se tornou o primeiro dos apóstolos a derramar seu sangue pela fé em Jesus Cristo.

Reflexão: No século VIII, a Espanha lutava contra a invasão dos bárbaros muçulmanos. Diz a história que pela intercessão de São Tiago os muçulmanos foram derrotados. No local da vitória espanhola o rei Afonso II mandou construir uma igreja e um mosteiro, dedicados à Santiago, com isto a cidade de Iria passou a se chamar Santiago de Compostela, ou seja, do campo da estrela. Desde aquele tempo até hoje, o Santuário de Santiago de Compostela, é um dos mais procurados, pelos peregrinos do mundo inteiro, que fazem o trajeto à pé.
SÃO CRISTÓVÃO ILUMINE O CAMINHO DE TODOS QUE ESTÃO NAS RUAS E ESTRADAS!


Que façamos esse propósito nesta semana que se inicia: caminhar na obediência a Deus, buscando a sua santa vontade.

SEM LUTA NÃO PODERÁ HAVER VITÓRIA

Este mundo é um campo de batalha, por isso precisamos nos encher do Espírito Santo para enfrentá-lo.
Todos os que querem levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus serão perseguidos. Por essa razão, olhemos para Jesus, que suportou os tormentos da perseguição a ponto de dar a vida por amor a nós.
Quando estivermos ansiosos para resolver os problemas ou pensarmos que as nossas dores não têm solução, olhemos para a cruz e lá encontraremos o conforto.
“Entrega ao Senhor tua ansiedade e ele te dará apoio” (Sl 54,23).
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

COMO SUPERAR A DEPRESSÃO

Depressão é um sintoma do nosso tempo. Mas quais são os caminhos para superá-la?
Hoje, há uma forte tendência ao aparecimento da depressão. Muitos são os fatores que causam essa patologia. Em qualquer caso, faz-se necessária uma ajuda terapêutica. Em muitas situações, é preciso a ajuda de medicamentos. Depressão é um sintoma do nosso tempo. Pode ser que ela sempre tenha existido, mas recebia outros nomes e outros diagnósticos.
Não cabe aqui apresentarmos um relato clínico da depressão. Essa tarefa cabe a um profissional da área médica. Contudo, gostaria de conversar com você sobre essa doença a partir de uma perspectiva espiritual. É preciso que fique claro que não pretendo dizer ou afirmar que a causa do processo depressivo seja a área espiritual. Mas a espiritualidade pode colaborar no processo de tratamento depressivo.
Somos um todo. Sabemos que hoje o ser humano não é visto mais como um ser fragmentado.Tudo aquilo que vivenciamos produz em nosso ser uma resposta positiva ou negativa.Nesse totalitário que somos, a espiritualidade está inserida. E a maneira como a vivenciamos afeta todo o nosso ser e, consequentemente, nossa vida.
A fé dá sentido a nossa existência. Hoje, o ser humano tem sede de uma vivência espiritual profunda em sua vida. Na maioria dos casos, quando alguém diz que está com depressão e é questionado sobre a sua espiritualidade, essa pessoa diz: “Não tenho nenhuma vivência espiritual”; “Não participo de nenhuma Igreja”, “Faz muito tempo que não faço orações”; “Não tenho nenhum relacionamento com Deus”. Essas respostas são seguidas das seguintes afirmações: “Estou sentido um vazio em meu coração”; “Minha vida não tem sentido”; “Não consigo sentir Deus perto de mim”; “Ninguém gosta de mim”; “Queria morrer, porque não faria falta para ninguém”. Outras afirmações ainda estão presentes: “Não consigo me amar”; “Não deveria ter nascido”…
Não quero dizer que essas respostas e afirmações sejam a causa da depressão. A raiz pode estar em outros setores da vida, os quais podemos comentar em outra ocasião.
Esse “vazio interior”, alegado por um grande número de pessoas depressivas, pode ser desencadeado por inúmeros fatores. Do ponto de vista espiritual, o “vazio interior” pode ser ocasionado pela falta da presença de Deus. E quando me refiro à falta da presença do Senhor, não estou afirmando que Ele não esteja junto da pessoa. Deus está sempre conosco. Mas nós estamos sempre com Ele? Essa é uma grande questão espiritual que necessita de uma resposta clara e verdadeira de quem enfrenta um quadro depressivo.
A oração abre nossa alma para percebermos a presença divina em nossa vida. A participação na vida em comunidade nos coloca em contato com outras pessoas que se unem a nós para nos alimentarmos do Pão da Palavra e da Eucaristia. A Eucaristia, o próprio Cristo, nos devolve o sentido da vida. O relacionamento com Deus só é despertado em nós quando tomamos consciência de que somente Ele pode preencher o vazio que carregamos em nosso coração. Santo Agostinho já afirmava: “Fizeste-nos para ti e inquieto está nosso coração, enquanto não repousa em ti”.
Superar o processo depressivo depende em grande parte da pessoa que sofre essa patologia. No entanto, a espiritualidade é uma forte aliada nesse processo de superação. Afinal, no todo que somos, Cristo está presente.

Padre Flávio Sobreiro

JESUS NOS CONSAGROU PARA SERMOS SANTOS

Jeremias diz: "Antes de formar a semente no ventre materno eu já te conhecia. Antes de sair do vente da sua mãe eu te fiz profeta das nações".

Jesus nos consagrou para sermos santos para o céu, pois o nosso destino e o nosso lugar é o céu. Talvez você não venha a ser um profeta como Jeremias e Isaías, mas Deus quer falar por intermédio de você e pelas suas palavras levar o seu testemunho a outras pessoas. A sua vida precisa falar muito mais que suas palavras, mas estas também são necessárias, porque muitos precisam ouvi-las e ver seu testemunho de vida.

Deus quer que a sua vida seja uma visão para outras pessoas, de maneira que testemunhe a misericórdia e o amor do Senhor. Deus pediu a Jeremias que não tivesse medo, porque Ele o defenderia. Por isso, fez um gesto belíssimo ao tocar na boca do profeta para que ele pudesse levar a Palavra d'Ele aos demais. Portanto, devemos aceitar esse chamado e ser profetas com as nossas palavras e nossa vida.

Rezemos: "Coloque, Senhor, Sua mão em nossa boca e em nosso coração para que possamos anunciar Sua Palavra com a nossa vida"

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova