domingo, 6 de julho de 2014

SÓ DEUS TORNAR OS FARDOS DE NOSSA VIDA LEVES

Deixemos que o olhar misericordioso de Jesus amanse o nosso coração, traga paz à nossa alma e torne os fardos de nossa vida leves.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mateus 8, 28).
Neste domingo em que nós nos voltamos para ouvir a Palavra do Senhor, nós queremos olhar para o Coração de Jesus, nós queremos olhar para o jeito, para a maneira, para a mansidão d’Ele. A paz, que vem do Coração de Deus, é o repouso de que a nossa alma e o nosso coração tanto precisam.
Sabem, meus irmãos, cada um de nós tem fardos muito pesados para carregar na vida, temos as nossas responsabilidades, os nossos compromissos, aquilo que a vida exige de nós; o fardo de uma mãe, de um pai, de um trabalhador, o fardo de cuidarmos e de sermos responsáveis pelos outros. E, muitas vezes, não somos compreendidos e somos até mal interpretados e até o melhor dos nossos esforços não sai da melhor maneira. As coisas nem sempre dão muito certo para nós; quantas vezes lutamos, tentamos e experimentamos a derrota ou o fracasso.
Deixe-me dizer a você: o nosso fardo fica mais pesado quando nós damos mais peso a ele, isto é, quanto mais atenção damos àquilo que nos sobrecarrega. Permitamos que Deus torne leve e suave aquilo que parece insuportável ou pesado demais para nós. Deixemos que o olhar misericordioso de Jesus amanse o nosso coração, traga paz à nossa alma e àquilo que, para nós, parecia a coisa mais insuportável do mundo. Assim nós ganhamos força, nós ganhamos ousadia, nós ganhamos a coragem e a disposição de Deus para carregar os nossos fardos.
Não se trata de força física, mas sim da disposição do coração, da força interior da alma, se trata de nós revigorarmos o nosso interior, deixar que o nosso coração seja tomado por essa força maravilhosa e amorosa do nosso Deus, que nos torna pessoas novas e renovadas e, aí sim, nós podemos carregar o nosso fardo de cada dia.
Ao olharmos para a mansidão e a humildade do Coração do Senhor, nós queremos aprender essas duas receitas fundamentais para carregarmos a nossa vida no dia a dia. A mansidão de simplesmente não se revoltar por se revoltar não é aquela mansidão de tudo aceitar, mas é a mansidão de encarar as coisas não no espírito negativo, nem no veneno da murmuração, é a mansidão dos humildes que sabem o tempo certo, o momento certo e a hora certa de falar e de se manifestarem.
Padre Roger Araújo

VINDE A MIM ! CONVITE DE JESUS ATUAL

Vinde a mim”. Esse convite de Jesus, explica Francisco, se estende até os dias atuais, para chegar a muitos que estão oprimidos
Da redação, com Rádio Vaticano
"Vinde a mim"! Convite de Jesus é atual, explica o PapaNo Angelus deste domingo, 6, o Papa Francisco refletiu sobre o convite de Jesus no Evangelho de hoje: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28).
O Santo Padre recordou que esta mensagem de Jesus era essencialmente dirigida à todas as pessoas que Jesus encontrava diariamente pelas estradas da Galileia. “Tanta gente simples, pobres, doentes, pecadores, marginalizados… Essas pessoas procuraram sempre Jesus para ouvir Sua Palavra. Uma Palavra que dava esperança… e também para tocar até mesmo a orla do seu manto”, disse o Papa.
Mas, segundo o Pontífice, o próprio Jesus procurava essas pessoas, multidões cansadas que vagueavam cotidianamente como “ovelhas sem pastor”, para lhes anunciar o Reino de Deus e curar muitos no corpo e no espírito.
“Vinde a mim”. Esse convite de Jesus, explica Francisco, se estende até os dias atuais, para chegar a muitos que estão oprimidos sob o peso das condições de vida precárias, pelas situações existenciais difíceis e, às vezes, privadas de autênticos pontos de referência.
“À cada um desses filhos do Pai, que está nos Céus, Jesus diz: ‘Vinde a mim, todos vós’”, afirma o Papa, e explica que o Senhor promete dar-lhes refúgio, mas também faz um pedido que é, ao mesmo tempo, é como um mandamento: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração” .
De fato, destaca o Pontífice, depois de ter recebido o descanso e o conforto de Jesus, os cristãos são chamados, por sua vez, a tornarem-se também descanso e conforto para os irmãos, com mansidão e humildade, à imitação do Mestre.
“A mansidão e a humildade de coração, não só nos ajudam a tirar o peso do outro, mas não sobrecarregá-los com nossos preconceitos, julgamentos, nossas críticas ou a nossa indiferênça”, enfatizou.
O Papa Francisco concluiu o Angelus pedindo à intercessão da Virgem Maria, que acolhe todos os aflitos e desamparados, para que, através de uma fé testemunhada com a vida, os cristãos possam ser alívio aos que precisam de ajuda, carinho e esperança.
E, mais uma vez, o Santo Padre pediu aos presentes que continuem a rezar por ele.

SANTA GORETTI, VIRGEM E MARTIR

A Igreja, neste dia, celebra a virgem e mártir que encantou e continua enriquecendo os cristãos com seu testemunho de “sim” a Deus e “não” ao pecado. Nascida em Corinaldo, centro da Itália, era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus.
Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alexandre. Aconteceu que este jovem por várias vezes tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: “Não, não, Deus não quer; é pecado!”
Santa Maria Goretti, certa vez, estava em casa e em oração, por isso quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não. A resposta de Alexandre foram 14 facadas, enquanto da parte de Goretti, percebemos a santidade, na confidência à sua mãe: “Sim, o perdôo… Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa… Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna”.
O martírio desta adolescente, de apenas 12 anos, foi a causa da conversão do jovem assassino, que depois de sair da cadeia esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, e ao lado da mãe dela, que o perdoou também.
Santa Maria Goretti manteve-se pura e santa por causa do seu amor a Deus, por isso na glória reina com Cristo.
Santa Maria Goretti, rogai por nós!

É TEMPO DE VOLTAR PARA VOLTAR PARA CASA

Hoje, é tempo de voltarmos para a casa do Pai, e não podemos deixar isso para amanhã. Darei três motivos para voltarmos à casa de Deus.

Por que voltar para o Senhor? O primeiro motivo é porque, em nossa casa, podemos ser realmente quem somos, podemos ser livres; já em outros lugares, teremos de nos submeter a algumas condições. Então, a primeira resposta é: porque, na casa de Deus, podemos ser quem realmente somos!

O segundo motivo é: quando voltamos para a nossa casa, podemos estar com Deus. Então, o apelo d'Ele é que permaneçamos sempre em Sua presença.

O terceiro motivo é para termos acesso à festa do céu, que Ele nos promoveu. É uma luta contínua sermos quem somos para termos a oportunidade de estar com o Senhor e participarmos da Sua festa.

“Jesus continuou: Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: 'Pai, me dá a parte da herança que me cabe'. E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu, e partiu para um lugar distante. E aí esbanjou tudo numa vida desenfreada. Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome nessa região, e ele começou a passar necessidade. Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para a roça, cuidar dos porcos. O rapaz queria matar a fome com a lavagem que os porcos comiam, mas nem isso lhe davam. Então, caindo em si, disse: 'Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome...Vou me levantar, e vou encontrar meu pai, e dizer a ele: Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço que me chamem teu filho. Trata-me como um dos teus empregados'. Então se levantou, e foi ao encontro do pai. Quando ainda estava longe, o pai o avistou, e teve compaixão. saiu correndo, o abraçou, e o cobriu de beijos. Então o filho disse: 'Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço que me chamem teu filho'. Mas o pai disse aos empregados: 'Depressa, tragam a melhor túnica para vestir meu filho. E coloquem um anel no seu dedo e sandálias nos pés. Peguem o novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete. Porque este meu filho estava morto, e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado'. E começaram a festa” (Lucas 15, 11-24).

Nesse apelo de voltarmos para a casa, eu os ensinei três motivos, mas para os entendermos bem, vamos voltar às duas posturas da Palavra de Deus: a do filho que gastou tudo o que tinha e a do pai que esperava pela volta desse filho.

Podemos, muitas vezes, estar longe e agirmos como um filho pródigo, mas a postura que devemos tomar é de nos perguntarmos quem somos, de nos confrontarmos com a nossa própria consciência. Existem muitas pessoas passando "fome" de Deus, porque não sabem que são filhos d'Ele, não caíram em si ainda; procuram o amor em outras coisas que não são do Senhor.

A maior vigilância que podemos ter, constantemente, é responder para nós mesmos: Quem eu sou? Comece a se perguntar! Voltamos para a casa, porque, lá, podemos ser quem realmente somos, podemos ter Deus como Pai.

Às vezes, a nossa postura nos faz andar por caminhos nos quais nos sentimos sozinhos, abandonados. Voltemos para a casa, mas como filhos de Deus! Muitas vezes, é difícil voltarmos para Ele como filhos devido ao nosso comportamento com o nosso pai terrestre. 

O mundo permite que percamos a nossa identidade, porque achamos que temos de ser como as outras pessoas, como os nossos “ídolos”. Aquele filho da Palavra, não tinha sua própria identidade e fez de si um padrão. No entanto, sua postura fez com que voltasse para Deus, pois precisava saber que tinha suas próprias características. Deus se torna impotente diante da liberdade de Seus filhos. Queiramos estar com Ele antes do juízo final, pois, assim, teremos a oportunidade de estar mais próximos d'Ele.
Deus está ansioso pela nossa volta. Voltemos para junto d'Ele! Por que esse pai da Palavra esperou por seu filho? Porque ele o amava! O primeiro passo para nosso retorno à casa de Deus parte do nosso coração. Ele nos avista de longe, está ansioso por este momento, para que possamos dar o primeiro passo na direção d'Ele. Longe de Deus, encontramos muitos prazeres, mas um vazio muito grande. Essa vida não irá nos saciar, por isso precisamos facilitar o caminho para o Senhor.

Muitas vezes, achamos que Ele não ouve as nossas orações, mas será que não estamos orando como servos? Precisamos orar como filhos. Só permaneceremos com Deus se nos reconhecermos como filhos d'Ele. Não tenhamos medo estar com o Senhor, porque Ele é o único que nos dá tudo o que precisamos.

O céu é uma constante festa, e a vida na Terra é apenas o início dela! Para termos acesso a essa festa, precisamos ter a identidade de filhos do Senhor. Voltemos para aquilo que tem adiado a festa de Deus na nossa vida. Ele está à nossa espera e não pode mais deixá-Lo esperando.
Padre Anderson Marçal

SOMOS ESCOLHIDOS PARA CAMINHAR COM O SENHOR


“O caminho de Deus é perfeito, a palavra do Senhor é comprovada, ela é um escudo para todos que nele buscam refúgio” (Salmo 18,31).
Hoje, o Senhor nos chama a estar no caminho d’Ele. Mesmo com os desafios a enfrentar e as renúncias que precisamos fazer, temos um refúgio que é Jesus.
O céu é o lugar perfeito em que desejamos estar; por isso, é necessário perseverarmos na Palavra do Senhor, a bússola que nos mostra a direção a seguir.
Diante de todas as realidades que enfrentamos, não podemos nos esquecer de que somos escolhidos para ser santos e anunciar a salvação que vem de Deus. Em todas as nossas ações, precisamos ter atitudes de amor.
Peçamos ao Espírito Santo que nos ensine a andar nos caminhos do Senhor. Vem, Espírito Santo!
Jesus, eu confio em Vós! Salve Maria.

SEJA UNICAMENTE DO SENHOR

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração” (Deuteronômio 6, 4-6).

Onde você tem buscado a solução dos seus problemas? Em quem tem colocado a sua confiança? Está buscando em Jesus, Filho de Deus?

Muitas pessoas falam que estão em adoração, mas também falam de deuses, mas será este o verdadeiro Deus? Nós precisamos renunciar a esses deuses, porque, infelizmente, quem está agindo na sua vida não é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Talvez, no passado, você tenha buscado essas coisas, mas, hoje, o Senhor o está exortando: "Não vá! Renuncie a tudo isso que você buscou". 

Só em Deus encontramos a solução dos problemas para nós e para as pessoas que amamos. O Senhor é nosso único Deus!

Mesmo que você tenha andado errado, Deus ainda o ama e o quer de volta. Não porque Ele precisa de você, mas porque você precisa d’Ele. Seja unicamente de Deus!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova