segunda-feira, 30 de junho de 2014


DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE

Combata a ansiedade com a confiança em Deus
Gosto de olhar fotos antigas e tentar me recordar a ocasião em que elas foram tiradas, pensar no que eu estava vivendo naquele momento e fazer um paralelo com o que mudou daquele dia até hoje. Outro dia, vi uma dessas fotos que me fez refletir uma questão: como eu me preocupava com coisas desnecessárias!
Era o batizado de uma sobrinha há uns quinze anos. Na foto, quase todos estavam alegres, descontraídos e voltados com ternura para aquele pequeno ser vestido de branco que acabara de se tornar cristão pelas águas do batismo. Eu, ao contrário, apareço na foto tão tensa que até minha testa estava franzida. Comecei a pensar se havia alguma razão para eu estar assim tão preocupada na ocasião, e percebi claramente que não. Recordo-me que foi me pedido apenas para ajudar a posicionar as pessoas na foto e pronto. Só isso.
Eu me preocupava demais com coisas extremamente desnecessárias, e a foto me fez recordar disso. Se você me perguntar se, hoje, eu continuo me preocupando com as coisas, a resposta será sim, com certeza! Mas em uma proporção muito menor, pois tenho aprendido a confiar mais em Deus, e, à medida que cresço na confiança, diminuo na preocupação. Na verdade, um das coisas mais difíceis na vida são as preocupações que temos. Seja com nossos filhos, nossos amigos, nosso cônjuge, nossos pais, nosso emprego e tantas outras coisas que fazem parte de nossa vida. Mas me diga: quem, até hoje, conseguiu resolver alguma coisa à custa de preocupação?
Bem sabemos que o fato de nos preocuparmos não resolve nada; na verdade, o que mais queremos, nesta vida, é deixar de nos preocupar, só não sabemos como fazer isso. Mesmo sabendo que, amanhã, talvez, já tenhamos nos esquecido de quais eram as preocupações de hoje, conscientes de que nossa vida pode deixar de existir a qualquer momento, achamos impossível fazer com que a nossa mente viva tranquila sem nos preocuparmos. Daí, vem a questão: afinal, será que existe algo que podemos fazer para nos preocuparmos menos e darmos um basta na ansiedade?
Lendo os escritos do padre Henri Nouwen, descobri que existe, sim, uma solução. Ele explica que se é verdade que não podemos mudar seja o que for pelo fato de nos preocuparmos com a situação, o remédio é treinarmos nosso coração e nossa mente no sentido de não perdermos tanto tempo e energia com ruminações de ansiedade. Ele também nos mostra o caminho e nos recorda as palavras de Jesus: “Procurai, antes de tudo, o Reino de Deus e sua justiça e tudo mais virá por acréscimo” (Mt 6,33).
Compreendi com isso que, quanto mais tenho me lançado na confiança em Deus e priorizado a ação do Reino d’Ele em minha vida, mais serenidade experimento mesmo, em meio às lutas, e a transmito também aos outros. Essa mudança está registrada claramente em minhas fotos, como pude perceber no álbum de família. Como é interessante olharmos para nossa história e percebermos o quanto Deus vai nos moldando pela força de Sua graça! Já parou para pensar sobre isso? Desejo que, no dia de hoje, o Senhor também o viste e fortaleça sua confiança n’Ele, concedendo-lhe mais serenidade e alegria no viver o dia de hoje como ele é: um grande presente de Deus.

Dijanira Silva



"Jamais de ouviu dizer no mundo que alguém tenha recorrido com confiança a esta Mãe Celeste, sem que não tenha sido prontamente atendido" (Dom Bosco

REVESTI-VOS DO AMOR DE CRISTO

Quando um artista vai pintar um retrato, ele vai tomando por base seu modelo, até conseguir colocar na tela a imagem que tem diante de si. É isso o que o Pai está fazendo em você, o que o Espírito Santo está pintando na tela de seu ser: a imagem de Deus.
Então, até você chegar à perfeição, o Espírito Santo ainda tem muito o que fazer.

"Visto que sois eleitos, santificados, amados por Deus, revesti-vos dos sentimentos de compaixão, benevolência, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros, e se alguém tiver algum motivo de queixa contra o outro, perdoai-vos mutuamente; assim como o Senhor vos perdoou, fazei o mesmo, também vós. E, acima de tudo, revesti-vos do amor: é o vínculo perfeito (Cl 3,12-14).

Você deixa de lado cólera, irritação, injúria, malvadez, palavras torpes, enganos, mentiras. Deixa tudo de lado...e se deixa transformar. Vai se revestindo então de misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência, tolerância, perdão. E, acima de tudo, você vai revestir-se de amor, porque o amor é o vínculo perfeito.

Quanto mais você se revestir de amor, mais perfeito será, mais à imagem de Deus. O amor é necessário; sem ele nunca haverá perfeição. Isto é vida de ressuscitado. Isto é vida em Cristo. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DEUS QUER QUE MERGULHEMOS NO ESPÍRITO SANTO


Existem certos pedidos que fazemos a Deus e Ele nos ouve como um pai que atende ao pedido do filho, com um sorriso, porque ele queria dar aquilo ao filho. É como se Deus afirmasse: “Que bom que você está pedindo isso. É o que Eu quero lhe dar”. 

Como é bom quando o filho nos pede algo que não apenas podemos lhe dar, mas algo que queremos dar a ele. É como diz o ditado: "Juntam-se a fome e a vontade de comer". Esse mesmo Deus, que mora dentro de nós desde quando ainda éramos pequenos e sem consciência, de quem recebemos a graça do sacramento do batismo e fomos mergulhados no Seu Espírito Santo. 
Esse mesmo Espírito, a partir do nosso batismo, permanece em nós fielmente. Ainda que tenhamos andado de um lado para o outro, bebendo, nos prostituindo, fumando, Ele não sai de nós, não nos abandona. Deus nos espera passarmos por uma experiência com Ele. E o que nos ampara, muitas vezes, é o amor da família, assim como foi comigo na minha história, o que me amparou foi o amor dos meus pais. 

“E do céu veio uma voz, dizendo: "Este é o meu Filho amado, que muito me agrada" (Mateus 3, 17). 

No batismo sacramental Deus disse: “Eu quero morar em você”, a partir de então o Altíssimo não voltou atrás, não saiu de nós, permaneceu conosco. Depois de um tempo passamos por outro tipo de mergulho: “Nós em Deus”, quando aconteceu esse batismo lindo, esse mergulho no Espírito Santo. “Eis o meu filho muito amado o qual merece toda minha afeição”; Você também é muito amado por Deus Pai, ainda que sua história o leve a duvidar disso, mas você é amado. 

Afeição vem da palavra "afeto", que é a capacidade de dar feição a alguém ou ter a feição de alguém. Pelo batismo no Espírito recebemos esse dom, e por pior que uma pessoa seja, por mais trabalho que ela nos dê, nós nos desdobramos e debruçamos nosso afeto sobre ela para amá-la. É o Espírito Santo quem nos dá essa capacidade. 

Cuidado, pois cristão significa "ungido", você pode ser católico só de censo, só de número e não ser ungido. Pode não ter a capacidade de amar o outro. O mundo banalizou a palavra "amor", porque o significado de amor para o mundo é sexo. Amor para o mundo é qualquer coisa, mas para Deus é dar a vida para alguém! 

Como é bom ver as pessoas de braços levantados para Deus, ver o pregador clamando a libertação e a cura dos fiéis, todos na busca de Deus. 

Deus está dando a você a capacidade de fazer diferente na sua casa, de levar para os seus o sorriso, o abraço para resgatar sua família. Meus pais resgataram-me pelo amor, pelo abraço, pelo sorriso. Eu andava drogado, bêbado, mas minha mãe todos os dias pedia para eu ler o Salmo 90 fui aprendendo de cor, tempo depois entrei drogado em um grupo de oração e tive minha experiência com Deus. 

Você recebe hoje com a capacidade de insistir com o seus, de amar, de fazer um favor para o outro sem esperar retorno. Exercendo o que você recebeu, quem sabe a pessoa que é o alvo da sua oração hoje, daqui um tempo esteja com você nos caminhos de Deus. 

É tempo de aprofundar na experiência com Deus, mergulhar mais fundo no batismo no Espírito.Mergulhe no Espírito. Permita que Deus ponha fogo em você. Não fique na periferia do Espírito Santo. 

Deus quer dar o que você está pedindo: “O derramamento do Espírito Santo”. Deus quer dar você mais uma vez a capacidade de afeiçoar-se, ele quer inspirar você no que dizer a quem você ama. 

O Senhor está com você, ele não saiu do barco, clame o Espírito Santo, escancare-se para Ele!
Dunga

E QUEM PODE VENCER O MUNDO?

Na tribulação invoquei o Senhor; ouviu-me o Senhor e me livrou. Comigo está o Senhor, nada temo; que mal me poderia ainda fazer um homem? Comigo está o Senhor, meu amparo; verei logo a ruína dos meus inimigos. Mais vale procurar refúgio no Senhor do que confiar no homem. Mais vale procurar refúgio no Senhor do que confiar nos grandes da terra. Ainda que me cercassem todas as nações pagãs, eu as esmagaria em nome do Senhor. Ainda que me assediassem de todos os lados, eu as esmagaria em nome do Senhor. Ainda que me envolvessem como um enxame de abelhas, como um braseiro de espinhos, eu as esmagaria em nome do Senhor. Forçaram-me violentamente para eu cair, mas o Senhor veio em meu auxílio. O Senhor é minha força, minha coragem; ele é meu Salvador. Brados de alegria e de vitória ressoam nas tendas dos justos: a destra do Senhor fez prodígios, levantou-me a destra do Senhor; fez maravilhas a destra do Senhor.” Salmo 117,5. 

Diga para você mesmo: “O Senhor está comigo, por isso não tenho medo! Que mal alguém podem me fazer, se o todo poderoso está comigo?
Quem nos separará do amor de Cristo?” Romanos 8, 37. Ninguém pode nos separar do amor de Deus. Criamos justificativas para que as situações nos afastem do amor de Deus, mas nada pode nos afastar do amor do Senhor. 

“Amar a Deus é obedecer os seus mandamentos, todo filho de Deus pode vencer o mundo. Com a nossa fé alcançamos a vitória sobre o mundo. E quem pode vencer o mundo? Aquele que crê no Filho de Deus.” 

Você não vai vencer, você já é um vitorioso.Podemos declarar que temos a força em nome de Jesus. Em Jesus somos ressuscitados. No dia em que acreditarmos que na Igreja Católica temos o médico dos médicos tomaremos menos remédios, porque em Jesus temos vida e vida em abundância. 

Precisamos aprender a não nos definirmos pelo negativo, somos Filhos de Deus. O diabo não tem acesso aos nossos pensamentos, por isso precisamos vigiar o que falamos sobre nós mesmos. 

Você é vitorioso em nome de Jesus, talvez haja uma briga na sua cabeça, você diz: “Nada para mim dá certo!” Isso é uma mentira, renuncie em nome de Jesus essa mentira. Você precisa parar com seu negativismo, parar de lançar maldições contra você mesmo e sua família, porque você é e pode ser uma bênção para você e para os outros. 

Quem é o vitorioso? Quem é o vencedor? Só quem está em Cristo Jesus. Estes vão sempre para frente, nunca para trás, avançamos, não retrocedemos. O vitorioso se apóia na fé, vive dela. Aconteça o que acontecer ele levanta a bandeira da vitória na fé. Precisamos dar crédito a Palavra de Deus que tem efeito em nós. 

Somos guerreiros porque estamos apoiados na fé. 

Glória a Deus!

Padre Edimilson Lopes 
Padre da Comunidade Canção Nova

VIGIAI CATÓLICO , VIGIAI


O horóscopo é uma das muitas faces do ocultismo para nos afastar de Deus. Querer colocar em coisas a nossa fé que deveria estar focada unicamente em Cristo é idéia do maligno. Trata-se de algo que provoca a Deus, como ocorreu com Manassés em Judá no seu reinado: “Entregou-se à magia, à astrologia, à necromancia e à adivinhação. Multiplicou as ações que ofendem o Senhor, provocando assim a sua ira” (2Rs 21,6)
Preste bem atenção: o horóscopo diário, que infelizmente é encontrado nas páginas dos jornais de maior circulação, diz aquilo que a pessoa quer escutar. Nunca diz a verdade, por que a verdade é Cristo, e a verdade dá trabalho. Não é fácil ser fiel a Jesus, em função das tentações que se apresentam. Seguir “os astros” é mais fácil, porém com conseqüências bem desagradáveis.
Nosso destino não está escrito nas estrelas, mas nas mãos de Deus que, como Pai, ensina-nos o caminho correto que é Cristo através do seu Espírito Santo, e nos dá a liberdade que só mesmo um Pai de Amor pode dar, colocando em nossa mente o livre arbítrio para decidirmos se queremos este destino ou não.
“Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações.” (Deuteronômio 18, 10-12)