sexta-feira, 20 de junho de 2014

NÃO SE ACORRENTE AO DINHEIRO , VAIDADE E PODER

Francisco explicou que os verdadeiros tesouros, como o amor e serviço ao próximo, não podem ser roubados e dão liberdade ao coração
papa
Na Missa de hoje, Francisco pede que fiéis busquem tesouros do céu, como o amor e o serviço ao próximo / Foto: L’Osservatore Romano – Rádio Vaticano
Ter um coração livre do dinheiro, da vaidade e do poder, como pede Jesus. Esta foi a exortação do Papa Francisco na Missa celebrada nesta sexta-feira, 20, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou que as verdadeiras riquezas são as que iluminam o coração, como a adoração a Deus e o amor pelo próximo. Ele alertou sobre tesouros mundanos que sobrecarregam e acorrentam o coração.
“Não junteis tesouro aqui na terra”. Francisco desenvolveu sua homilia partindo do conselho dado por Jesus noEvangelho do dia. Trata-se de um conselho de prudência, disse o Papa, porque os tesouros da terra não são seguros: o dinheiro pode ser roubado, a Bolsa de Valores pode cair. Ele reconheceu que a riqueza serve para muita coisa boa, como para levar a família adiante, mas acumular tais riquezas como um tesouro pode roubar a alma.
O Santo Padre falou ainda do tesouro mundano da vaidade, sempre condenada por Jesus. “Pensemos no que diz aos doutores da lei, quando fazem jejum, quando dão esmola, quando rezam para se fazerem ver. A vaidade não serve”.
Um terceiro aspecto evidenciado pelo Pontífice foi o orgulho, o poder, fazendo referência à Primeira Leitura do dia que narra a queda da rainha Atalia. “O seu grande poder durou sete anos, depois foi morta. O poder acaba! Quantos grandes, orgulhosos, homens e mulheres de poder terminaram no anonimato, na miséria ou na prisão”.
A partir desses exemplos surgiu a exortação do Papa a não acumular dinheiro, vaidade, orgulho e poder, mas sim os tesouros no céu, como Deus pede. O que Jesus quer, explicou Francisco, é que o ser humano tenha o coração livre e não acorrentado a esses tesouros do mundo. E um coração livre surge somente a partir dos tesouros do céu, como o amor, a paciência, o serviço aos outros, a adoração a Deus. “Essas são as verdadeiras riquezas que não são roubadas. As outras riquezas sobrecarregam o coração, acorrentam-no, não lhe dão a liberdade!”.
Um coração escravo, segundo o Santo Padre, não é um coração luminoso; acumular os tesouros da terra não dá alegria e nem a liberdade. Em vez disso, um coração livre e luminoso faz ver o caminho que leva a Deus.
“Que o Senhor nos dê esta prudência espiritual para entender bem onde está o meu coração, a que tesouro está acorrentado o meu coração. E também nos dê a força de desacorrentá-lo, se estiver acorrentado, para que se torne livre, luminoso e nos dê esta bela felicidade de filhos de Deus: aquela verdadeira liberdade

SOMOS SERVOS DO SENHOR

“Todas as manhãs devem apresentar-se para cantar e louvores ao Senhor, e da mesma forma à tarde” (I Crônicas 23,30).
Somos servidores do Senhor, por isso, a cada dia, devemos louvá-Lo e agradecer-Lhe por todas as oportunidades que Ele nos oferece de ser e fazer o melhor em todas as nossas atividades.
Devemos cumprir todos os nossos compromissos com humildade e amor. Ao servirmos ao outro, façamos com simplicidade e alegria como operários do Senhor.
“Deus anda com os simples, vela-se aos humildes, dá inteligência aos pequenos, abre o sentido às almas puras e esconde sua graça aos curiosos e soberbos.” (frase extraída do livro “Imitação de Cristo”, do monge Tomás de Kempis, p.304)
Peçamos a Jesus a graça de sermos cheios do Espírito Santo para anunciarmos com simplicidade, alegria e amor.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

CORAÇÃO SAGRADO

Se você está cansado,
Sem lugar pra repousar...
Venha ao Coração Sagrado,
De Jesus, que aberto está.
Pode então entrar, até descansar
Seu Deus ali espera e quer amar!

Se você está cansado,
Sem lugar pra repousar...
Venha ao Coração Sagrado,
De Jesus, que aberto está.

Pode então entrar, até descansar
Seu Deus ali espera e quer amar!

O ESPÍRITO SANTO ,É PARÁCLITICO ,SOBRETUDO AMIGO ÍNTIMO

O Espírito não é simplesmente algo de Deus inanimado em nós, mas é a Pessoa de Deus, um amigo
São Paulo, ao se dirigir à comunidade dos colossenses, fala do amor com que o Espírito os animava (cf. Cl 1, 8b). O que chama à atenção é que Paulo não somente fala da animação do Espírito, mas do amor, da ternura com que o Ele os animava.
Saiba: Ele é uma pessoa
O Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, embora figure como força de Deus, vento animado – a palavra “espírito”, em hebraico “ruah”, traz a ideia de “vento” – é Pessoa de Deus, que fala, ouve, movimenta e, sobretudo, ama. Portanto, o Espírito não é simplesmente algo de Deus inanimado em nós, mas é Pessoa d’Ele que habita nossa intimidade. O Espírito Santo é Paráclito, Advogado, sobretudo amigo íntimo. São Paulo, profundamente íntimo do Espírito Santo, ao falar da animação do Espírito àquela comunidade, não a resume a um ato mecânico, impessoal, mas fala da ação amorosa de alguém que ama.
É interessante o profundo senso da pessoalidade do Espírito que tinham os apóstolos. No livro dos Atos dos Apóstolos, vemos relatada inúmeras vezes essa pessoalidade íntima do Espírito na Igreja. Em Atos 13,2, o Espírito é quem separa Barnabé e Paulo para uma missão específica; em Atos 13,4, esses mesmos missionários são enviados pelo Paráclito a Selêucia; em Atos 21, 11, o Espírito diz, por meio de Ágapo, os acontecimentos que viriam a Paulo em Jerusalém. Mas é impressionante o relato de Atos 16,6-8 em que o Espírito impede Paulo e Timóteo de anunciar a Palavra de Deus na província da Ásia e não permite que eles sigam de Mísia para Bitínia. A Igreja primitiva entendeu muito bem quem era Aquele que, um dia, o próprio Mestre, ao se despedir, enchendo de tristeza o coração dos apóstolos, colocara em Seu lugar (cf. Jo 16). Eles entenderam quem era Aquele outro amigo (cf Jo 14,16) que, de tão importante que seria para a Igreja, viria no lugar do Senhor.
Ele, o Consolador, é amigo fiel que habita em nós (cf. I Cor 3,16-19). Com Ele jamais estaremos sozinhos, pois Ele ficará eternamente conosco (cf Jo 14,16). Com Deus jamais estaremos desamparados, pois Ele permanecerá conosco, estará em nós e nos protegerá contra os adversários com palavras de sabedoria, à qual ninguém pode resistir ou contradizer. Por Ele conheceremos a verdade e teremos acesso ao Pai. N’Ele seremos fortes, pois Ele é a força do alto que nos reveste, pois somos poderosamente robustecidos pelo Espírito. Ele vem em auxílio à nossa fraqueza. Pelo Espírito, somos livres, pois onde Ele está aí há liberdade (cf. II Cor 3,17). Por Ele, o amor de Deus é derramado em nós, pois o Amor foi derramado em nosso coração pelo Espírito que nos foi dado (cf Rm 5,5). Enfim, por Ele nos tornamos filhos de Deus, pois todos os que são conduzidos pelo Paráclito são filhos do Senhor. O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus (Rm 8, 14.16).
Para quem deseja o amor
O Espírito Santo é a personificação do amor entre o Pai e o Filho, conforme o II Concílio Ecumênico da Igreja em Constantinopla I, em 381. Ele é o amor com que se amam o Pai e o Filho. Por isso, diz São Bernardo: “O que é o Espírito Santo, senão o beijo que trocam entre Si o Pai e o Filho?”. Ele é o amor entre o Pai e o Filho, portanto, entre Deus e Deus! Que coisa maravilhosa pensarmos que o amor entre Deus e Deus habita em nós! O que há de comparável com tal dádiva para nós? Se realmente entendermos isso, entenderemos tudo. A percepção clara do mistério, no qual o Amor personificado habita em nós faz e faz mudar tudo, e tudo o que desejamos é ser amados e amar. Se, do fundo do coração, entendêssemos que o próprio Amor nos ama e ama em nós, deixaríamos de mendigar amor. O que mais querer, o que mais almejar, o que mais sonhar do que a certeza de que o Amor nos ama e ama em nós para sempre? Tendo o Amor tão perto e tão certo, somos verdadeiramente livres para viver e amar. Aí, somos livres para responder aos mais loucos chamados de Deus, somos livres para o perdão, para a humilhação, para a paciência e para o serviço. Somos livres de tudo o que foi e de tudo o que será, pois a felicidade é certa e habita dentro de nós.
Cuidai da Promessa em vós
“Eu vim lançar fogo sobre a terra, e quanto eu desejaria que já estivesse aceso!” (Lc 12, 49). Sem dúvida, Jesus se referia ao Espírito Santo, o fogo que desceu em Pentecostes. Desde quando o Pai tirou Abraão de sua terra para constituir um povo, Ele sonhava com a descida do Espírito ao homem. Por isso, Jesus, o Filho de Deus, tanto desejou o Pentecostes, e Seu ministério não foi senão a missão de nos dar o Espírito Santo, o fogo do Céu (cf. Lc 12, 49). O Paráclito é o prometido do Pai (cf. Lc 24,49a; At 1,4.2, 23-39), é a grande promessa feita, desde a antiga aliança, pelos profetas e realizada por Cristo no dia de Pentecostes.
Promessa de Deus, riqueza dos homens. Saiba: Ele está em você e o chama a abrir-se à Sua amizade. Ele está em você, na sua intimidade. Ele conhece tudo e pode tudo. Ele cura, liberta, ensina, ama, é vida em abundância. Converse com Deus, Adore-O em você, conte a Ele suas dores, peça a Ele a proteção. A única coisa que o Senhor no pede: não o contristeis (cf. Ef 4, 30a).
Cristão, em tudo, lembre-se de que Deus está em você. Quão grande mal faz o cristão que não responde a essa terna amizade com amor! Cuidemos do Espírito que habita em nós. Prestemos atenção aos lugares, aos programas, aos lazeres, às palavras, às conversas, às músicas que entristecem o Espírito em nós. Aqui está algo de absolutamente importante: ou amamos o Espírito em nós e descobrimos quão libertador é Seu poder, quão curadora é Sua força e tão sublime e maravilhosa é Sua amizade, ou, embora O possuamos em nós, continuaremos a ser estraçalhados pelo mundo a mendigar qualquer amor por aí.
Já se passaram dois mil anos do cumprimento da promessa em Pentecostes. Porém, muitos são os que continuam aguardando, dizendo que as coisas não são bem assim. O Espírito mesmo é que clama: “Não espere mais; a graça é para todos, abra-se à Minha amizade e conhecerá a verdadeira liberdade de ser filho de Deus.

André L. Botelho de Andrade

SAI DAS TREVAS !

A Palavra nos diz: "Despojemo-nos das obras das trevas", quer dizer, retiremos da nossa vida toda e qualquer obra das trevas. Elas nos perseguem, perseguem você. Não pense que você está seguro, nem por causa da idade, por isso é que precisamos viver o "PHN"(Por hoje, não vou mais pecar). Em qualquer idade ou momento as obras das trevas nos perseguem. Seja esperto, não deixe que essas obras se aproximem de você. 

Você sabe muito bem as coisas que faz de errado, e isso te prende, e essas obras das trevas vão nos enfraquecendo, porque sendo envolvidos pelas obras das trevas, perde a reação. Lembro a história do sapo: Se você pega um sapo e joga na água fervendo, ele dá um salto e escapa daquela água. Se você está em obras das trevas, pule agora! Isso queima a sua salvação eterna. Sai fora imediatamente! 

Portanto Não ao Pecado! Por hoje não

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

TUDO QUE PEDIRDES NA ORAÇÃO RECEBEREIS

Como saber o que nos fala o coração? Como saber se a direção que tomamos na vida é a melhor? Como enfrentar a questão do que devo, posso, fazer agora? O mundo nos ensina: tome o caminho mais curto, para chegar mais rápido. 

E nem sempre esta ...é a decisão acertada. O segredo esta em não fugir de Deus. E para isso é necessária a oração. O papa Bento XVI disse: "Escutar, meditar, ficar em silêncio diante do Senhor que fala é uma arte, que se aprende praticando com constância".

A oração é o pit-stop, a parada naquele poço todo particular que é Jesus. Não é fácil em um mundo tão cheio de apelos ao som, imagens, lazer...fica a impressão que rezar nos faz perder alguma coisa. Se queremos entrar no coração de Deus, encontrar a felicidade e também transmiti-la é necessário ouvir a voz de Deus, chamando-nos, todos os dias, a estar com Ele. Em Os 2,16 esta escrito; “Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração.”

Senhor, sozinhos, nada podemos, mas com o teu amparo, com a tua ajuda, venceremos todas as dificuldades, dá-nos um coração amoroso e cheio de paz. Abençoa-nos e infunde em nós a tua graça.

Padre Alberto Gambarini

SENHOR TOCA MINHA CHAGA

Senhor, toca agora as minhas chagas, arranca toda a situação que me leva á tristeza. Senhor, eu sei que só a Tua cura interior pode resolver o meu problema, sei que o psicólogo, o psiquiatria podem me ajudar, mas sozinhos não resolverão meus problemas.

Sim, Senhor, vem agora em meu socorro me livrar de todo o poder da tentação de esvaziar a minha vida, de não amar, de não viver, de não abençoar.

Senhor conduz-me até as áreas do meu passado ferido quero ser restaurado para viver de maneira abundante.
Comungar o Corpo e o Sangue do Senhor e construir, no hoje da nossa história, céus novas e terras novas que esperamos confiantes. Atualizemos em nós o amor de Cristo em nós.
Curtir ·  ·