segunda-feira, 16 de junho de 2014

O sofrimento não pode nos fazer desistir - Pe. Fábio de Melo - Direção E...

POBRES PAGAM OS DANOS DOS CORRUPTOS

Papa  Francisco falou do pecado da corrupção e destacou o serviço como único caminho para vencer esse pecado
homilia papa
Francisco destacou a necessidade de serviço aos outros como forma de vencer a corrupção / Foto: L’Osservatore Romano
A corrupção dos poderosos acaba sendo paga pelos pobres, os quais, pela ganância dos outros, acabam sem aquilo de que precisam e têm direito. Nesta afirmação, o Papa Francisco centralizou sua homilia, nesta segunda-feira, 16, na Casa Santa Marta. Ele destacou que o único caminho para vencer o pecado da corrupção é o serviço aos outros, algo que purifica o coração.
Francisco refletiu sobre otrecho bíblico que conta a história de Nabot, proprietário de uma vinha que recusou vendê-la ao rei para não se desfazer da herança de seus pais. Por sua recusa, Nabot foi vítima de uma armadilha e acabou sendo condenado à morte. Então, o rei tomou posse da vinha como se nada tivesse acontecido. Segundo Francisco, essa é uma história que se repete continuamente entre quem detém o poder material, o poder político ou o poder espiritual.
“Precisamos dizer a verdade: a corrupção é um pecado comum,  ‘acessível’, que comete aquela pessoa que tem autoridade sobre os outros, seja econômica, política ou eclesiástica. Todos somos tentados à corrupção. É um pecado, porque, quando uma pessoa tem autoridade, se sente poderosa, se sente quase Deus”.
E quem paga o preço da corrupção, segundo o Papa, é o pobre. Ao falar de políticos corruptos ou econômicos, quem paga o preço são os hospitais sem remédios, os doentes que não têm a cura, as crianças sem educação.
“Eles são os modernos Nabot, que pagam a corrupção dos grandes. E quem paga a corrupção de um prelado? As crianças, que não sabem fazer o sinal da cruz, que não sabem a catequese, que não são protegidas. Pagam os doentes que não são visitados, os presos que não têm atenção espiritual. Os pobres pagam. A corrupção é paga pelos pobres materiais e espirituais”.
Na contramão disso, Francisco ressaltou que o único caminho para sair da corrupção, para vencer a tentação desse pecado é o serviço, porque a corrupção vem do orgulho e da soberba, e o serviço humilha. Trata-se de uma caridade humilde para ajudar os outros.
“Hoje, ofereçamos a Missa por esses tantos e tantos que pagam a corrupção, que pagam a vida dos corruptos. Esses mártires da corrupção política, econômica e eclesiástica. Rezemos por eles. Que o Senhor nos aproxime deles. Que o Senhor esteja próximo deles e lhes dê força para seguir adiante em seu testemunho”.

A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO

Derramarei o meu espírito sobre todos os viventes” (Joel 3,1)
O caminho com Jesus passa pela vida pública d’Ele; depois, pela Paixão, que é a maior prova de amor do Senhor por nós, e a Ressurreição, a alegria da Páscoa, quando Ele se mostra vivo no meio de nós.
Nesse tempo, precisamos estar como os discípulos em Jerusalém, à espera da promessa do Pai. Como está na Palavra: “Não vos afastei de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual me ouviste falar, quando eu disse: ‘João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo’” (Atos 1, 5).
Peçamos, hoje, ao Senhor, que sejamos cheios do Espírito Santo, como os primeiros discípulos, para escutar a Sua Palavra, para não vacilar, para viver a verdadeira liberdade e alegria de filhos amados.
Com muita simplicidade de coração, rezemos ao longo de todo este dia: “Vinde, Espírito Santo!”
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR

É sempre bom e conveniente rezarmos pelas famílias! Rezemos esta oração colocando cada membro da família sobre a proteção do Senhor!

Senhor, faz de nosso lar um ninho do Teu amor. Que não haja amargura, porque Tu nos abençoas. Que não haja egoísmo, porque Tu nos animas. Que não haja rancor, porque Tu nos perdoas. Que não haja abandono, porque; Tu estás conosco. 

Que saibamos caminhar para Ti em nossa rotina diária. Que cada manhã seja o início de mais um dia de entrega e sacrifício. Que cada noite nos encontre ainda mais unidos no amor. Faz, Senhor, da nossa vida, que quiseste unir, uma página cheia de Ti. Faz, Senhor, dos nossos filhos o que Tu anseias. Ajuda-nos a educá-los e orientá-los pelos Teus caminhos.

Que nos esforcemos no consolo mútuo. Que façamos do amor um motivo para amar-Te mais. Que possamos dar o melhor de nós mesmos para sermos felizes no lar. Que, ao amanhecer o grande dia de ir ao Teu encontro, nos concedas estarmos unidos para sempre a Ti. Amém

Padre Alberto Gambarini

A MINHA ESPERANÇA ESTÁ NO SENHOR

“Feliz o homem que põe no Senhor sua esperança” (Salmo 40, 5).
No inicio deste dia alegre-se em Deus que escuta a sua oração. O Senhor é fiel e misericordioso com você. Ele te protege do mal e vem em auxilio as tuas necessidades.
A tua segurança está no Senhor, acredite que Ele cuida de todas as situações que você esteja passando, confie e não tema, pois a sua esperança é Deus.
Hoje, para um momento e faça a sua oração pessoal entregando a sua vida, sua família, seu trabalho e todas as situações que te preocupam, e confia que o Senhor está cuidando de você.
“Esperei firmemente no Senhor e ele se inclinou para mim, atendendo a minha súplica” (Salmo 40, 2).
Jesus ensina-me a confiar no Senhor ao longo deste dia.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

FILHOS , PERDOEM OS VOSSOS PAIS

Há filhos que precisam perdoar seu pai, sua mãe. Pode ser que estes continuem no erro, pode ser que o pai permaneça no vício do álcool, que seja brabo, adúltero, que tenha abandonado a família. e todos essas atitudes ferem os filhos! Por isso, esse é o momento de os filhos perdoarem seus pais até mesmo pelas palavras duras que eles já lhes disseram. 

Talvez, seus pais já tenha morrido e você nem teve a oportunidade de lhes pedir perdão pelas palavras duras, mas Deus, que liga o Céu à Terra, lhe diz que essa é a hora do perdão. Por mais doloroso que seja, perdoe seu pai e sua mãe.

É necessário o seu perdão para que haja uma “drenagem”, para que saia tudo aquilo que está estragado na sua família. Deixe Deus realizar isso em você, na sua casa. Dê essa chance para seu pai e para sua mãe, deixe Deus atingi-los, tirar deles toda “infecção” e salvá-los. O perdão é a maior manifestação de Deus, que passa por nós e transforma tudo.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

10 DICAS PARA VIVER A CASTIDADE NO NAMORO