segunda-feira, 9 de junho de 2014


SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

Nascido nas Ilhas Canárias, pertencente a uma grande família de 12 irmãos, o santo de hoje viveu no século XVI. Por motivos de estudo, foi enviado para Coimbra – Portugal, local onde teve o primeiro contato com a Companhia de Jesus e com o testemunho de São Francisco Xavier.
Muitas coisas o levaram a discernir seu chamado à vida religiosa, e aos 17 anos diante de uma imagem de Nossa Senhora, ele fazia o seu compromisso de abandonar tudo e servir a Deus. Anchieta entrou na Companhia de Jesus em 1551, fez um noviciado exigente, e mesmo com a saúde frágil fez os seus votos de castidade, pobreza e obediência, em 1553.
Neste mesmo ano foi enviado para o Brasil, e chegando na Terra de Santa Cruz ele pôde evangelizar. Ainda não era sacerdote. Estudava Filosofia, Teologia, e sempre evangelizando, dando aulas, indo ao encontro dos indígenas. Respeitava a cultura do povo, conheceu a língua Tupi-Guarani para melhor evangelizar. Homem fiel à santa doutrina, à sua congregação e acima de tudo, fiel ao Espírito Santo. Esteve em diversos lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo, Bahia etc. Consumia-se na missão.
José de Anchieta é um modelo para todos os tempos, para uma nova evangelização no poder do Espírito Santo e com profundo respeito a quem nos acolhe, a quem é chamado também a ser inteiro de Jesus.
Considerado o “Apóstolo do Brasil”, José de Anchieta foi beatificado em 22 de junho de 1980 pelo Papa João Paulo II, e no dia 3 de abril de 2014 foi declarado santo por intermédio de um decreto assinado pelo Papa Francisco.
São José de Anchieta, rogai por nós!

SE ALGUEM ESTÁ LIGADO A CRISTO

Uma das maiores dificuldades na convivência com as pessoas é saber perdoar. Facilmente ficamos remoendo mágoas, ódio e tantos outros sentimentos negativos, e assim perdemos a oportunidade de viver na paz desejada por Deus.

Em Colossenses 3, 13, lemos um belo conselho sobre perdão: Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós.

O perdão é uma condição para o cristão. A cruz de Jesus nos faz entender que por mais graves que possam ser os erros das pessoas, o perdão continua a ser o sinal da verdade de nossa fé. O perdão esta no centro da vida cristã.

É fundamental termos um espírito perdoador, como Deus teve para conosco, a fim de que nossos relacionamentos não sejam abalados e até rompidos. O perdão é o remédio infalível para a saúde e felicidade.

Senhor, coloca em nosso coração o desejo de perdão. Que possamos cada dia mais entender que perdoar é divino e o remédio para a felicidade completa, amém!

Padre Alberto Gambarini

JESUS , NA EUCARISTIA , É UM PRIVILÉGIO

A Eucaristia transforma o nosso coração para sermos, no mundo, sinais do próprio Cristo. 
De tempos em tempos, precisamos atualizar o sistema operacional do nosso smartphone ou notebook. Este procedimento é importante para que nossos aparelhos não fiquem ultrapassados; assim, conseguimos obter melhores recursos para os usarmos. Tudo que fica desatualizado, mais cedo ou mais tarde, precisa ser revisto e melhorado.
Em nossa vida espiritual também acontece o mesmo processo: é preciso atualizarmos espiritualmente nossa alma para que possamos viver melhor a nossa fé. Essa atualização espiritual é um procedimento constante e ininterrupto. Encontramos, na Eucaristia, a plena atualização de amor que nosso coração necessita para viver com intensidade cada momento da vida
A Eucaristia atualiza a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso é um privilégio para nós fazermos parte do banquete do Senhor, onde o pão e o vinho, frutos da terra e do trabalho do homem se tornam o Corpo e Sangue do Senhor. Mistério da nossa fé, onde anunciamos a Morte do Senhor e proclamamos a Sua Ressurreição. 
Celebrar a Eucaristia é celebrar o Cristo vivo, presente no meio de nós, que manifesta Sua presença amorosa na comunidade reunida, na Palavra meditada, refletida e partilhada; no pão e no vinho, que se tornam Seu Corpo e Sangue, alimento para nossa vida e cura para nossa alma.
Ao nos aproximarmos da Eucaristia, aproximamo-nos do próprio Cristo, que se doa, entrega e nos faz pessoas novas em Seu amor misericordioso. Ao comungarmos o Corpo e Sangue do Senhor, o próprio Cristo, comprometemo-nos com a construção de um mundo novo, pautado nos princípios evangélicos, de um Reino de paz, de justiça e fraternidade. 
A Eucaristia transforma o nosso coração para sermos, no mundo, sinais do próprio Cristo. É Cristo em nós para que sejamos Cristo no mundo. Na comunhão eucarística, não comungamos sozinhos, de modo individualista, mas em comunidade. O mesmo Jesus que eu recebo meus irmãos e irmãs também O recebem. Cristo em todos e todos em Cristo. Por isso mesmo, a Eucaristia é comunitária, sinal de unidade, amor e participação ativa e consciente no mistério celebrado.
A cada comunhão eucarística devemos ser, no mundo, pessoas novas em Cristo Jesus.Comungar não é simplesmente uma aventura espiritual isolada, mas sim, comunitária.Com toda a assembleia formamos um único corpo que tem no Cristo o seu coração. Diante de tão grande privilégio, sejamos, no mundo, sinais de Eucaristia: amemos, partilhemos, doemos, levemos uma palavra de esperança, anunciemos o Evangelho com a vida e palavras.
Comungar o Corpo e o Sangue do Senhor e construir, no hoje da nossa história, céus novas e terras novas que esperamos confiantes. Atualizemos em nós o amor de Cristo em nós. 

Padre Flávio Sobreiro

ANGELUS

Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo! amém...
O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave-Maria, cheia de graça!
O Senhor é convosco
Bendita sois vós entre as mulheres
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus
Santa Maria Mãe de Deus,
Rogai por nós os pecadores
Agora e na hora de nossa morte. Amém
Eis a escrava do Senhor.
Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave-Maria, cheia de graça!
O Senhor é convosco
Bendita sois vóis entre as mulheres
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus
Santa Maria Mãe de Deus,
Rogai por nós os pecadores
Agora e na hora de nossa morte. Amém
E o Verbo divino encarnou.
E habitou no meio de nós.
Ave-Maria, cheia de graça!
O Senhor é convosco
Bendita sois vóis entre as mulheres
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus
Santa Maria Mãe de Deus,
Rogai por nós os pecadores
Agora e na hora de nossa morte. Amém
Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos.
Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

LEVANTAI- VOS DO VOSSO ABATIMENTO

Levantai-vos do vosso abatimento! É uma ordem. É o Senhor nos dizendo: “Levante-se, meu filho, do seu abatimento”. 

"Judas e seus irmãos viram que a situação era grave e que as forças inimigas acampavam dentro de suas fronteiras. Sabendo também como o rei havia ordenado de tratar o povo para destruí-lo e exterminá-lo, disseram uns aos outros: Levantemos nossa pátria de seu abatimento e lutemos por nosso povo e nossa religião"(I Macabeus 3, 42-43). 

E é por isso que você precisa realizar essa ordem do Senhor, porque, em primeiro lugar, precisamos ser levantados. O que acontece conosco é o que aconteceu com aquele jovem, citado no Evangelho (cf. Lucas 7, 11-17), que estava sendo levado para ser enterrado. Sua mãe era viúva. Jesus chega, toca no esquife – o que era proibido – e ordena ao jovem: ‘Eu te ordeno, levanta-te!’ 

Hoje, o Senhor está dizendo para cada um de nós: ‘Meu jovem, meu eleito, meu amado, meu escolhido, levante-se dos seus abatimentos porque tenho um número grande de pessoas neste país e neste mundo que precisam de você'!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova