sábado, 31 de maio de 2014


VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA ,A MÃE DONOSSO SALVADOR

Sabemos que Nossa Senhora foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com esta mensagem de amor, com esta proposta de fazer dela a mãe do nosso Salvador. E ela aceitou. E aceitar Jesus é estar aberto a aceitar o outro. O anjo também comunicou a ela que sua parenta – Santa Isabel – já estava grávida. Aí encontramos o testemunho da Santíssima Virgem – no Evangelho de São Lucas no capitulo 1, – quando depois de andar cerca de 100 km ela encontrou-se com Isabel.
Nesta festa, também vamos descobrindo a raiz da nossa devoção a Maria. Ela cantou oMagnificat, glorificando a Deus. Em certa altura ela reconheceu sua pequenez, e a razão pela qual devemos ter essa devoção, que passa de século a século.
“Porque olhou para sua pobre serva, por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” (Lucas 1,48)
A Palavra de Deus nos convida a proclamarmos bem-aventurada aquela que, por aceitar Jesus, também se abriu à necessidade do outro. É impossível dizer que se ama a Deus, se não se ama o outro. A visitação de Maria a sua prima nos convoca a essa caridade ativa. A essa fé que se opera pelo amor. Amor que o outro tanto precisa.
Quem será que precisa de nós?
Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus, para que sejamos cada vez mais sensíveis à dor do outro. Mas que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se concretize através da caridade.
Virgem Maria, Mãe da visitação, rogai por nós!

O VERBO SE FEZ CARNE

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1, 14).

Jesus habitou no meio de nós por meio de Maria. Ele foi gerado de duas formas: no corpo e na fé. Foi por essa maternidade que Deus permaneceu entre nós!

Nós podemos gerar Jesus em nosso coração e em nossa fé, podemos escutar a Palavra de Deus e colocá-La em prática. Precisamos estar bem atentos, pois Deus nos trouxe à luz! Assim como Maria gerou Jesus, ela também nos gerou! Feliz foi ela que acreditou na Palavra do Senhor! 

O nosso problema é que não acreditamos, não reconhecemos as obras de Deus em nossa vida. Jesus veio trazer o amor do Pai para nós, basta acreditarmos n'Ele!

Estamos vivendo em um mundo, no qual não temos tempo parar rezar nem para fazer contemplação. Estamos na época da superficialidade. O horário nobre da nossa vida é o “agora”. Maria, no entanto, aprendeu a ouvir o Senhor, e nós precisamos aprender isso com ela. Será que conseguiremos entender que Deus tem um plano de amor para cada um de nós? Nós temos de confiar em Deus, pois Maria nos gerou e somos filhos dela.

Está faltando alegria em nossa vida! Às vezes, estamos rezando e caímos em um automatismo; nem percebemos o que estamos rezando, pois o fazemos apenas da boca para fora. Maria é a nossa grande intercessora! Ela, quando disse 'sim' ao Pai, não foi da boca para fora! Ela não passou pela “quarta tentação”, que é duvidar do amor de Deus.

O que Maria tinha no coração? Não sabemos, mas ela conseguiu ficar firme aos pés da cruz; ela foi a única pessoa que acreditou. A única certeza dela era é a fé. Quando cremos, sabemos que o nosso lugar é ao lado do Pai, sabemos que não estamos indo para qualquer lugar. 

Somos os filhos de Maria, e ela nos quer ao lado de Jesus! Quando vivemos uma dor e não compreendemos o que Deus quer de nós, a Mãe nos ajuda a ter confiança no Senhor.

Precisamos pedir a ajuda de Maria, porque ela pode melhorar a nossa vida, pode nos ajudar sempre em nossa caminhada. A Mãe amada sempre nos ajuda; em todas as fases de nossa vida, ela nos compreende. Seja qual for a situação, peça ajuda a Mãe! 
A caminhada de fé, neste mundo, não é fácil, é um processo de conversão diária, para a qual precisamos dar o nosso 'sim' a Deus todos os dias. Ainda não temos a disciplina da oração, mas precisamos dela para nos encher do amor de Deus. 

Nós precisamos expor os nossos sofrimentos a Deus, deixar que Ele cuide de nossas feridas! Nós buscamos a cura para a nossa vida em coisas erradas, mas o único que pode nos ajudar é Deus! Somos luz e sombra, existe um lado dentro de nós que precisa ser curado. Não conseguimos caminhar, pois somos soberbos, por isso a ternura de Deus não chega até nós! A cada dia, precisamos falar com o Senhor, temos de ser ousados e entregar toda a nossa vida a Ele, pois Ele nos chama à eternidade! 

Precisamos rever a nossa vida todos os dias, precisamos rever as nossas opções, porque o mundo nos seduz e nos afasta da presença do Pai. Existem dois caminhos para nos alimentarmos de Deus: a oração e a Eucaristia.

Precisamos testemunhar Jesus ao mundo; assim como Maria se permitiu ser amada por Deus, nós também precisamos acreditar neste amor maravilhoso d'Ele! Que tenhamos a coragem, a ousadia e a transparência de Nossa Senhora!

A responsabilidade é nossa, a atitude é nossa, Ele apenas nos colocou no mundo. Precisamos cultivar a presença de Maria em nossa vida!
Dra. Filomena do Vale 
Médica Pediatra

COMO VIVER A CONSAGRAÇÃO DE MARIA ?

Saiba como viver a consagração total, ou escravidão de amor, a Jesus Cristo e a Virgem Maria.
Como deve viver quem fez a consagração total a Jesus Cristo e a Santíssima Virgem Maria? Como deve ser o dia-a-dia do consagrado a Nossa Senhora? Depois de nos consagrar a Virgem Maria, mesmo depois da preparação que fazemos antes, podemos ficar em dúvida de como viver a nossa consagração. Na prática, o que muda depois que nos consagramos é que confiamos tudo a Jesus Cristo pelas mãos maternas da Virgem Maria. Entregamos a Mãe da Igreja todos os nossos bens materiais e também todos os nossosbens espirituais. Além da entrega desses bens materiais e espirituais, a consagração a Virgem Maria exige de nós práticas exteriores, que são as orações e boas obras, e práticas interiores, que são as nossas atitudes interiores. Antes de falarmos dessas práticas interiores e exteriores, trataremos da consagração como perfeita renovação das promessas do Santo Batismo (cf. TVD 120; 126)
São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, nos ensina que a consagração total a Virgem Maria é uma “perfeita renovação dos votos e promessas do Santo Batismo” (TVD 120). Isso significa que quando nos consagramos a Virgem Maria nos comprometemos a cumprir fielmente as promessas batismais. Renunciamos para sempre a Satanás, às suas pompas e suas obras, e nos damos inteiramente a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria, para O seguir, levando a minha cruz, todos os dias das nossas vidas. Assumimos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador e prometemos nos esforçar para cumprir os Dez Mandamentos da Lei de Deus e os Cinco Mandamentos da Igreja.
Os Dez Mandamentos da Lei de Deus são:
Os Cinco Mandamentos da Igreja são:
1º Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho.
2º Confessar-se ao menos uma vez por ano.
3º Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição.
4º Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja.
5º Ajudar a Igreja em suas necessidades.
Como consagrados a Virgem Maria, devemos cumprir as promessas do nosso Batismo e entregar tudo a Jesus pelas mãos de Maria, assumindo as práticas exteriores e interiores da consagração. Dentre as práticas exteriores ensinadas por São Luís Maria no Tratado (TVD 115-117; 226-256; 266-273), destacamos algumas que julgamos as mais importantes. A primeira delas é o Santo Rosário ou Terço de Nossa Senhora, que é a principal arma espiritual da consagração. As cadeiazinhas ou correntes, que os consagrados trazem no pescoço, ou nas mãos, ou nos pés, ou na cintura, também são muito recomendadas pelo Santo de Montfort. ACoroinha de Nossa Senhora também é muito querida e recomendada por São Luís. Quanto às práticas interiores (cf. TVD 257-265), estas são “muito santificantes para aqueles que o Espírito Santo chama a uma alta perfeição. Consistem, numa palavra, em fazer todas as ações por Maria, com Maria, em Maria e para Maria, a fim de mais perfeitamente as fazer por Jesus Cristo, com Jesus Cristo, em Jesus e para Jesus” (TVD 257).
Assim, para viver bem a nossa consagração a Jesus Cristo e a Virgem Maria, em primeiro lugar precisamos ser fiéis as nossas promessas do Batismo, ou seja, precisamos ser bons católicos, cumprindo os mandamentos de Deus e da Igreja. Além disso, precisamos de práticas exteriores, das quais destacamos o Terço, ou Rosário, e as cadeiazinhas ou correntes. Por fim, as práticas interiores dos consagrados a Nossa Senhora se resumem em fazer todas as nossas ações por Mariacom Mariaem Maria e para Maria, para as fazer de modo mais perfeito por Jesus, com Jesus, em Jesus e para Jesus (cf. TVD 257).
Natalino Ueda 

O CAMINHO DO SENHOR E PERFEITO

O caminho de Deus é perfeito a palavra do Senhor é comprovada, ela é um escudo para todos que nele buscam refúgio” (Salmo 18, 31).
Quando estamos no caminho do Senhor, temos verdadeira felicidade, somos livres e temos o apoio necessário.
Temos um Deus que nos ama e nos retribui conforme a nossa fidelidade. Ele nos treina para sermos fortes para enfrentar as lutas diárias.
A Sua bondade nos ajuda a avançar com passos largos. Recorremos a Ele, todos os instantes, crendo que, no Senhor, somos mais que vencedores. Como nos diz a Palavra: “Ele deu a seu rei grandes vitórias, foi bondoso com Davi, seu consagrado, e com a sua descendência para sempre” (Salmo 18, 51).
Rezemos: “Senhor, conduz a nossa vida para que os nossos planos estejam sempre de acordo com a Tua vontade. Dispõe de nós como melhor te aprouver. Confiamos na Tua bondade e na Tua misericórdia”.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Sanatiago

SUPERANDO A INQUIETAÇÃO

Santa Teresa D'Ávila compôs uma oração que podia bem se chamar "a oração dos valentes guerreiros". 

"Nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus, nada falta! Só Deus basta!"

"Nada te perturbe", essa é a vontade de Deus. Santa Tereza não fez poesia nem romance. Ela era uma mulher que enfrentava problemas nos Carmelos. Ela foi uma valente guerreira que recebeu de Deus a incumbência de fazer a renovação dos Carmelos: ia de mosteiros em mosteiro, enfrentando grandes problemas. 

Foi nessa situação que ela fez esta oração: "Nada te perturbe". Dizia isso para ela mesmo em primeiro lugar e depois para suas irmãs.

"A paciência tudo alcança." A paciência é ativa. Ela é força e coragem. Por ela tudo se alcança.

A paciência é a virtude do guerreiro que quer ser valente, que quer fazer parte da tropa de elite do Senhor. 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

REVISTA-SE DO HOMEM NOVO

Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo” (Efésios 4,23-24).
Hoje, pare um momento e reflita sobre sua vida com Deus. Não se deixe levar por uma vida alheia nem cultive um coração endurecido pelo rancor, pela vingança, pela traição e por tantas outras ações que podem o afastar do Senhor.
Decida-se por uma vida nova e deixe para trás todas as práticas que o afastam de Deus. Afaste-se do homem velho e revista-se do homem novo, pela graça do Espírito Santo.
Peça, hoje, a graça de viver a verdadeira justiça e a santidade de vida na espera do Senhor que vem.
Vem, Espírito Santo, renovar meu viver!
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago