sexta-feira, 23 de maio de 2014


Maria é verdadeiramente mãe de Deus por causa de seu relacionamento com Cristo.
Portanto, glorificar o filho homenageia a mãe e honrando a mãe glorifica o filho.

(Bento XVI, homilia, 01/01/2011) (Traduzido por Bing)

O AMOR FONTE DE CURA, LIBERTAÇÃO , RESTAURAÇÃO

O amor de Deus é fonte de cura, de libertação e de restauração, porque ele faz novas todas as coisas! 
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor” (João 15, 10).
Jesus está hoje nos mostrando como é que vamos permanecer unidos a Ele do mesmo modo que Ele permaneceu unido ao amor do Pai. Ele nos ensina que – se guardarmos os Seus mandamentos, se guardarmos a Sua Palavra, se guardarmos os Seus ensinamentos, se colocarmos em prática aquilo que Ele nos ensinou a viver – o Seu amor irá permanecer em nós.  Porque foi isso que Ele fez: Ele guardou, observou e viveu os mandamentos do Seu Pai, por isso, ficou no Seu amor. Quando nós fazemos isso a alegria de Deus toma conta de nós, a alegria plena de Deus toma conta do nosso coração.
A primeira coisa que precisamos fazer é nos deixar ser amados por Deus, porque ninguém vai amar a Deus, ninguém vai amar a Palavra de Deus, ninguém vai amar os mandamentos do Nosso Deus se ele não for tocado pelo Seu amor e o Seu amor não tomar conta da sua vida e do seu coração.
Que nós possamos nos abrir para esse amor profundo e bondoso que Deus tem para conosco e permitir que esse amor invada todas as áreas da nossa vida. Que este amor vá curando os nossos sentimentos, nossos afetos, as nossas intenções, a nossa vontade, que este amor vá modelando o nosso coração, que este amor vá nos ajudando a viver a vontade de Deus em nossa vida.
O amor de Deus é fonte de cura, de libertação e de restauração, porque esse amor do Senhor faz novas todas as coisas! O amor de Deus combate a tristeza que, muitas vezes, quer invadir nossa alma, e vai derrotando o desânimo e tudo aquilo que vem em consequência disso em nossa própria vida. Tomados pelo amor de Deus, somos tomados por uma nova alegria, por um novo ânimo e por uma nova disposição em nossa vida!
Que o amor de Deus hoje nos visite, que o amor de Deus venha ao nosso socorro e ao nosso encontro e nos ajude a viver conforme a vontade do Senhor! Que o amor de Deus seja pleno em nossa vida!
Padre Roger Araújo

MARIA , A MÃE DOS CRISTÃOS

Estamos no mês de maio, mês da Virgem Maria, aquela que veio para viver o plano da nossa salvação.

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus" (Lucas 1, 26-35).

Nossa Senhora é a Mãe dos cristãos, por isso precisamos assumir, junto com ela, a vontade de Deus. O 'sim' da salvação nasceu de uma grande mulher: Maria.

Nossa Senhora é a mulher escolhida, conduzida em tudo pela vontade de Deus. Ele escolheu Maria para concertar o erro de Adão e Eva, ela foi a resposta d'Ele para a nossa vida. Maria foi batizada, no poder do Espírito Santo, para gerar, no ventre dela, Jesus.

Maria, uma mulher simples, que morava em um pedacinho de terra, estava sendo observada por Deus; e nela iria ocorrer a grande efusão do Espírito Santo. O Senhor olhou para a Virgem e viu nela toda a graça! Maria tinha conhecimento da Palavra de Deus, assim se revelou como uma grande mulher, dona de si e disposta a receber os dons do Espírito Santo.

A Virgem Santa nos ensina que não devemos ser pacíficos diante da vontade de Deus. Se você ainda não se abriu à salvação, se não se abriu ao batismo, saiba que o Espírito Santo quer fazer de você um novo homem e uma nova mulher.

Uma vez que Maria é nossa Mãe, ela quer fazer de nós cristãos de oração, de entrega a Deus. Nossa Senhora rendeu-se aos dons do Senhor e deseja que nós também façamos assim! Precisamos ter essa urgência em realizar os planos de Deus.

A Mãe de Jesus quer nos trazer de volta ao amor do Senhor, ao coração de seu Filho, Aquele que deu Sua vida por cada um de nós, para nos resgatar da maneira vã em que vivemos! 
Há muitas pessoas sem meta de vida, pessoas que não têm expectativa de nada, mas a Virgem Maria vem para os fazer acordar para a vida nova. Ela quer ensinar essas pessoas a terem intimidade com a Palavra de Deus, com Jesus. É o Espírito Santo quem nos renova para vivermos o tempo da misericórdia! O Senhor quer realizar em nós um grande avivamento.

Nossa Senhora continua, até hoje, trabalhando para gerar o Espírito Santo em cada um de nós. Ela nos chama à oração, nos convida a rezar. Maria vem anunciar a vida, patrocinar o nosso encontro pessoal com Jesus, ela vem nos ensinar a ter intimidade com o Senhor. Nossa Senhora quer patrocinar, a cada dia, nossa vivência com Ele.

O que você tem feito para se encontrar com a Virgem? O que você tem vivido? Você já se consagrou a ela? Maria quer nos ajudar a ter uma vida pura, um coração puro! Onde ela entra, tudo se realiza. Maria quer purificar a nossa alma, colocar em ordem a nossa vida, a nossa família e a nossa casa.
Enilda Rocha 
Comunidade Canção Nova

APELO Á CONSCIÊNCIA

dv360033“Porque é do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias” (Mt 15,19).
São Francisco de Sales dizia que “o homem é a perfeição do universo; a alma, a perfeição do homem; o amor; a perfei­ção da alma…” Nessa perfeição da alma, criada pelo amor de Deus, está a consciência, a voz cândida de Deus em nosso interior. Ghandi dizia que o único tirano a quem ele se curvava incontinente era aquela vozinha suave que lhe falava ao coração…
Nada existe de mais precioso na vida do homem e da mu­lher do que a própria consciência. Todo aquele que lhe obede­cer será grande e todo aquele que a destruir se autodestruirá. Dói no coração ver por quão pouco se vende em nossos dias a própria consciência! Como dizia o Padre Antônio Vieira: “Con­juga-se o verbo roubar em todos os tempos e modos… É a misé­ria da criatura humana que vende a própria consciência, como Cristo foi vendido pelas trinta moedas de prata. Se o homem soubesse que a sua consciência e impagável, jamais faria negó­cio com ela. Se ele pensasse que a única paz verdadeira, autên­tica e sustentada reside na tranqüilidade de uma consciência pura, ele não a pisaria pelo brilho do metal, pelos prazeres do mundo nem pela satisfação do próprio orgulho. A cada instan­te, faz-se calar brutalmente a voz interior de Deus, pelo canto estridente das sereias do mundo: dinheiro, fama, “status”, esnobação, sexo, comida, bebida, prazeres e mais prazeres… E a pressão é forte a tal ponto que a consciência acaba por calar-­se totalmente, levando seu antigo proprietário àquele estado de embriaguez do espírito caracterizado pelas afirmações que hoje ouvimos: Não existe pecado! Tudo é lícito! Tudo é nor­mal! E proibido proibir! E assim por diante.
O Papa Paulo VI dizia que esse era o pior pecado do nosso tempo.
Quando a criatura não respeita mais sua consciência, en­tão ela não respeita mais a Deus e a ninguém; é aí, então, que todos correm perigo, porque o homem transforma-se no mais perigoso animal irracional, abandonado aos impulsos compul­sivos dos seus sofisticados instintos. A partir daí, todas as suas potências – a inteligência, a vontade, a memória, etc. – são co­locadas a serviço da satisfação dos seus instintos liberados…
É ao que hoje assistimos! Todas as barbáries que presen­ciamos todos os dias e que parecem renovar-se cada vez mais, são os frutos amargos dessa triste e sombria realidade do ho­mem que massacrou a própria consciência e que já não tem mais temor sequer do próprio Deus.
A Gaudium et spes, do Concílio Vaticano II, quando fala da “Dignidade da consciência moral, diz: “Na intimidade da cons­ciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecei; Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei lhe soa nos ouvidos do coração: ‘Faze isto! Evita aquilo!’ De fato o homem tem uma lei escrita por Deus em seu coração. Obede­cer a ela é a própria dignidade do homem, que será julgado de acordo com esta lei. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz (…). Quanto mais, pois, prevalecer a consciência reta, tanto mais as pessoas se afastam de um arbí­trio cego e se esforçam por se conformar às normas objetivas da moralidade. Acontece não raro, contudo, que a consciência erra, por ignorância invencível, sem perder no entanto sua dig­nidade. Isso porém não se pode dizer quando o homem já não se preocupa suficientemente com a investigação da verdade e do bem, e a consciência pouco a pouco pelo hábito do pecado se torna quase obcecada.”
Essas palavras da Igreja, pronunciadas há trinta anos, sob a luz do Espírito Santo, precisam ser profundamente medita­das e acolhidas. Por si mesmas elas nos explicam toda a tragé­dia moral do nosso tempo: corrupções, crimes hediondos, vio­lências, depravações, etc. Sem o retorno ao respeito à cons­ciência não haverá salvação, pois o homem que não respeita a si mesmo e a Deus, não respeita a nada e a ninguém. Só a lei da consciência pode gerar unia nova sociedade, fraterna, limpa, justa e pacífica. Ao invés de apelarmos para que se aumente o número de policiais, para se instaurarem CPI’s, para que se ins­titua a pena de morte, enfim ao invés de buscarmos tantos outros paliativos, é melhor apelarmos para que cada um res­peite à voz sagrada da consciência. Sem isso é utopia querer construir um homem novo e uma nova sociedade.
“Porque é do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias” (Mt 15,19). Não é isso que temos visto a todo o instante? Urge curar o coração do homem e resgatar a sua consciência para se poder curar o mundo.
Prof. Felipe Aquino

O QUE MELHOR SORRIR OU RESMUNGAR ?

-O que acontece quando você entra nela? Uma menininha logo respondeu:
 A gente vê a cara da gente muitas vezes em todos os espelhos.
- É isso mesmo, disse o vovô. Então, agora eu vou contar uma estória para vocês:Em uma pequena cidade havia um lugar conhecido como a “Casa dos Mil Espelhos”. Um pequeno e feliz cãozinho soube deste lugar e decidiu visitar esta Casa para ver como era. Chegando lá, subiu rápido e feliz a escada acima até a entrada da casa. Olhou através da porta de entrada da casa com suas orelhinhas bem levantadas e o rabinho balançando rapidamente. Para sua grande surpresa, viu outros mil pequenos e felizes cãezinhos, todos com seus rabinhos balançando rapidamente igualzinho o dele. Abriu um enorme sorriso, e viu seu rosto sorridente com mil enormes sorrisos.Quando saiu da casa, pensou:
- Que lugar maravilhoso; voltarei sempre aqui, um montão de vezes!
Nesta mesma cidade, um outro cãozinho, que não era tão feliz como o primeiro, foi também visitar a Casa dos Mil Espelhos. Subiu as escadas e olhou através da porta com um rosto meio triste e bravo para dentro da casa, pois não sabia o que iria acontecer. Quando viu mil olhares tristes e bravos de cães que lhe olhavam, igual a ele, rosnou e mostrou os dentes e ficou horrorizado ao ver mil cães rosnando e mostrando os dentes para ele. Não quis mais ficar ali, ficou com medo e horrorizado. Quando saiu, ele pensou:
- Que lugar horrível, nunca mais volto aqui…
Meus netos, é assim a vida, todos os rostos no mundo são espelhos. Que tipo de reflexo você vê nos rostos das pessoas que você encontra? Se você sorri para os outros, elas sorriem para você, mas se você se zanga com elas, elas também se zangam com você. Então veja que tudo depende de você.
Será que não estamos precisando de mais ”sorrisos”?
Felipe Aquino

O MUNDO PRECISA DE DEUS

O Brasil só vai mudar de situação pelo derramamento do Espírito Santo. Apenas intervenções sociais e políticas não vão resolver – embora, é claro, precisemos delas. Mas para que o país dê uma reviravolta, como é necessário, só pelo poder do Espírito de Deus. 

O Brasil está como está, não só em grandes capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, mas também em nossas cidades. Em todos os lugares têm acontecido verdadeiros estragos na vida dos nossos jovens e adolescentes, seja por meio do álcool, das drogas, do estrago que está sendo feito na sexualidade dos nossos meninos e meninas. 

Meus irmãos, a nossa nação, as nossas instituições só vão mudar pelo Espírito Santo. Se não tivermos cada vez mais homens e mulheres cheios do Espírito Santo, a coisa não vai melhorar.

A nossa nação está se consumindo, estragando-se, e eu tenho a ousadia de dizer que ela está apodrecendo. E como sanar tudo isso? Por essa Palavra que Jesus nos trouxe neste Evangelho:"Venha a mim e beba, e do seu coração correrão rios de água viva". Não estamos falando de santos e perfeitos, mas de todos que creem em Jesus 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

EIS QUE VENHO EM BREVE

Diante dos sofrimentos que você passa hoje ou daqueles por que nós passaremos quando a vinda do Senhor estiver mais próxima – pois ela já está próxima –, Deus não quer que nos desesperemos. O Senhor cuida daqueles que são fiéis a Ele.

"Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor" (I Tes 4, 17-18).

Eu quero que você, assim com eu, deseje ardentemente ver a volta do Senhor. Precisamos desejar estar presentes na segunda vinda gloriosa do Senhor.

São Paulo nos diz na Carta aos Tessalonicenses que quando o Senhor voltar aqueles que morreram em Deus ressuscitarão e aqueles, que estiverem vivos, em um abrir e fechar de olhos terão os corpos transformados em corpos gloriosos e serão todos arrebatados ao céu. Será um grande espetáculo da glória do Senhor.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova