quarta-feira, 14 de maio de 2014


SÓ QUEM AMA PODE SER DISCÍPULO DE JESUS !

O Evangelho de hoje aponta para nós qual é a missão do apóstolo  e do discípulo de Jesus: a missão do apóstolo de Cristo é amar!
“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos ” (João 15, 12-13).
Nós, hoje, celebramos a festa do apóstolo São Matias; aquele apóstolo escolhido para suceder Judas Iscariotes, que se tornou traidor do Senhor no colégio apostólico. Eles clamaram a Deus, Pedro tomou a iniciativa de pedir ao Espírito Santo que mostrasse aquele que deveria suceder Judas no número dos apóstolos, naquele colégio das testemunhas da Ressurreição de Jesus, e a sorte, a bênção e a graça caíram sobre Matias. O Evangelho de hoje aponta para nós qual é a missão do apóstolo e do discípulo de Jesus: a missão do apóstolo de Cristo é amar.
Judas traiu o Senhor porque deixou de amar, porque amou mais o dinheiro, porque amou mais a si mesmo do que amou a Deus e a seus irmãos.
Todos nós podemos cair no infortúnio da traição quando esquecemos a nossa vocação, quando esquecemos o mandamento do amor, que Deus colocou em nosso coração. Eu não posso amar mais as minhas coisas, o dinheiro, o prestígio, o privilégio ou qualquer coisa neste mundo mais do que a Deus sobre todas as coisas, e do que os meus irmãos.
O amor é o vínculo da perfeição nos diz a Palavra, por isso essa luta para vivermos o Evangelho de Deus em nossa vida é a luta para vivermos o mandamento do amor. Amor que exige respeitar o outro, querer bem o outro, amor que exige se dar pelo outro mesmo não gostando dele nem se dando bem com ele, mesmo não tendo aquela simpatia ou empatia pelo outro.
O mandamento de amor é a proposta fundamental para nos tornarmos discípulos de Jesus Vivo e Ressuscitado. Movidos por este amor, amando nossos irmãos de caminhada, de fé, ainda que estejam em meio a atropelos e dificuldades, é que levamos adiante a Palavra do Mestre, é que levamos adiante a mensagem do Evangelho. É o mandamento do amor que nos faz apóstolos de Jesus Cristo!
Tanto ódio no mundo, tantas brigas, disputas, competições e pensamentos negativos que movem o coração das pessoas. Que nós não sejamos contaminados por esse fermento da maldade, do ódio, do rancor, do preconceito e da maldade humana que nos impede de amarmos uns aos outros.
O que nós precisamos é fermentar o mundo com o bom fermento de Cristo, o fermento do Seu amor! Como o nosso mundo carece desse amor! E como, muitas vezes, nossas palavras, nossos gestos e nossas atitudes são inflamados por sentimentos que não são os sentimentos de Deus, que não são os sentimentos do amor que Ele tem por nós.
Que o bom Deus e que o bom e o amado Jesus nos ensinem a sermos Seus apóstolos, nos deem a graça de amarmos uns aos outros e, assim, o mundo conhecerá que somos discípulos de Jesus porque sabemos nos amar!
Padre Roger Araújo

OS SEGREDOS DE FÁTIMA

1°, 2°e 3º segredos de Fátima
1º segredo - A visão do inferno: Muitas pessoas não acreditam que existe… Contudo, as crianças videntes ao vê-lo, ficaram impressionadas e apavoradas. Viram homens e mulheres, jovens e velhos, se debatendo num mar incandescente, devorados pelas chamas eternas. Davam gritos terríveis e vociferavam abomináveis imprecações.
A propósito da forte impressão que o Inferno lhe causou, irmã Lúcia escreveu numa carta ao Bispo de Leiria: “Esta visão foi num momento, e graças à nossa boa Mãe Celeste, que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu. Se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor”. Ela explica na carta, que o Inferno é formado por um imenso mar de chamas onde os condenados flutuam e onde as suas almas pecadoras são devorados pelas labaredas eternas, queimando e elevando como fagulhas de um grande incêndio.
Também faz parte do Primeiro Segredo um aviso de Nossa Senhora sobre a Guerra: “A 1ª Grande Guerra Mundial vai acabar… todavia Deus quer a conversão da humanidade, caso contrário acontecerá uma outra guerra muito pior” (…).
2º segredo – É divido em duas partes:
2.1 – Instituição da devoção ao Imaculado Coração de Maria – Nossa Senhora revelou que DEUS quer a instituição da Devoção ao seu Imaculado Coração, através da Comunhão Reparadora. As pessoas em estado de graça, deverão comungar durante 5 (cinco) primeiros sábados de cada mês, seguidamente, rezar um Terço e fazer 15 minutos de adoração ao Santíssimo Sacramento, para consolo e desagravo de todas as maldade, ofensas e pecados que diariamente são cometidos contra o Imaculado Coração de Maria. Aqueles que acolherem a solicitação, não morrerão em pecado mortal e na hora da morte, receberão a visita consoladora da Mãe de Deus.
2.2 – Consagração da Russia ao Imaculado Coração – Ela pediu que todos os Bispos do mundo unidos ao Santo Padre, o Papa, fizessem a “Consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração”.
NOSSA SENHORA prometeu, se atenderem estes dois pedidos, a Rússia se converterá, muitos pecadores farão penitência e o mundo viverá um período de paz. Caso contrário, o mal crescerá, os dirigentes da nação comunista espalharão os seus erros e o materialismo ateu por todas as partes, crescerá a “apostasia” e nascerá a “impiedade”. Acontecerá uma devastadora Guerra Mundial (a Segunda) onde morrerão muitas pessoas e nações serão dizimadas.
3º segredo – A Íntegra do Terceiro Segredo de Fátima
Esta é a terceira parte do segredo revelado no dia 13 de julho de 1917 às três crianças na caverna de Iria, na cidade de Fátima, e transcrito pela Sóror Lucia no dia 3 de janeiro de 1944.
“Escrevo em obediência ao senhor, meu Deus, que me ordena fazê-lo por intermédio de Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Bispo de Leiria e da Santíssima Madre sua e minha”.
“Depois das duas partes que já expusemos, vimos, no lado esquerdo de Nossa Senhora, um pouco mais para o alto, um anjo com uma espada de fogo na mão esquerda; brilhando soltava chamas que pareciam incendiar o mundo; mas se apagavam no contato com o esplendor que Nossa Senhora irradiava com sua mão direita na direção do anjo, que disse, apontando para a terra com a sua mão direita: penitência, penitência, penitência!
E vimos uma imensa luz que é Deus: ‘algo semelhante a como as pessoas se veem quando passam diante de um espelho’. ‘Vimos um bispo vestido de branco e tivemos o pressentimento de que fosse o Santo Padre’.
Também vimos outros bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas subirem uma montanha íngreme, em cujo topo havia uma grande Cruz de madeira simples; o Santo Padre, antes de chegar até ela, atravessou uma grande cidade em ruínas, tremendo e com um passo vacilante, com um semblante pesado de dor e pena, rezando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho; chegando no alto do monte, prostrado de joelhos aos pés da grande Cruz foi morto por um grupo de soldados que dispararam vários tiros de arma de fogo e flechas; e do mesmo modo morreram, uns atrás dos outros, os bispos, os sacerdotes, os religiosos, as religiosas e diversas pessoas do povo, homens e mulheres de distintas classes e posições.
Sob os dois braços da Cruz, havia dois anjos, cada um deles com uma jarra de cristal na mão, com as quais recolhiam o sangue dos mártires, e com ele regavam as almas que se aproximavam de Deus.
Felipe Aquino

SÃO MATIAS TESTEMUNHA DO RESSUSCITADO

Nós estamos em festa com toda a Igreja, pois lembramos a santidade de vida de um escolhido do Espírito Santo para o grupo dos apóstolos. São Matias era um discípulo que acompanhou Jesus no tempo de Seu apostolado e foi tão fiel na vivência dos ensinamentos do Mestre, que tornou-se testemunha de Sua ressurreição.
No livro dos Atos dos Apóstolos, estão registrados os fatos que levaram à escolha de um discípulo que ocupasse o lugar deixado por Judas, o traidor: “…é preciso, pois, que um dentre eles se torne conosco testemunha de sua ressurreição. Apresentaram então dois homens: José chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias” (Atos 1,22-23).
São Matias recebeu em Pentecostes a efusão do Espírito Santo, e tornou-se um apóstolo ardoroso como os demais, testemunha do Ressuscitado. Evangelizou na Palestina e na Ásia Menor, e morreu mártir por apedrejamento.
São Matias, rogai por nós!

JESUS SABE TUDO ATÉ OS NOSSOS PECADOS


Jesus vê os nossos problemas e sente como se fosse Dele. Ele tudo sabe, até os nossos pecados, Ele tudo vê, com olhos de pai, o seu olhar é de compaixão e piedade e esta sempre disposto a nos resgatar. E exatamente por isso alegra-se com a nossa alegria e sofre com os nossos sofrimentos, antes mesmo de nos abrirmos em oração a Ele.


Em João 16, 33 lemos: “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.”, isto significa que Jesus pode acalmar a nossa dor, qualquer que seja ela. A falta de emprego, as desilusões amorosas, a falta de diálogo, a doença, todas as nossas dores e angústias.

O fato é que ninguém está livre das tribulações, mas temos o bálsamo para qualquer dor: Jesus. Se permitirmos Ele transformará dor em alegria, uma pequena palavra dirigida ao Senhor basta para acalmar o nosso interior. É preciso confiar, é preciso buscar a ajuda através da oração, da Eucaristia do diálogo sincero com Deus.

Cristo venceu a dor, não fugindo dela, mas aceitando e enfrentando. Enfrente as sua aflições e tribulações, através da oração você achará a força necessária para vencer.

Meu bom Deus,
muito obrigado pela tua graça, não pagamos nada por ela,
é tudo dom gratuito de tua bondade.
Perdoa a nossa ingratidão e faz-nos sempre carentes de tua ajuda.
Muda a nossa maneira de ser,
reforma o nosso procedimento,
faz-nos instrumentos de tua paz e dá-nos o dom do equilíbrio.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

ORAÇÃO NOSSA SENHORA DE FATIMA




Oração: Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o Santo Rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos. Maria Santíssima, volvei vossos olhos misericordiosos para este mundo tão necessitado de Paz, de Saúde e Justiça. Vinde em nosso auxílio, Mãe dos Aflitos, e Socorrei-nos com Vosso Amor e Piedade.

PEDE Á MÃE QUE O FILHO ATENDE

"
Pede à Mãe que o Filho atende!", expressão simples e profunda da fé, da piedade e da devoção do povo de Deus a Virgem Maria

O povo de Deus que tem sua fé enraizada na piedade popular e na devoção mariana costuma dizer a respeito da intercessão de Nossa Senhora: "Pede à Mãe que o Filho atende!" Aqueles fiéis que têm uma fé simples não questionam essa verdade sobre a intercessão de nossa Mãe Santíssima. O mesmo acontece com as pessoas que vivem a espiritualidade mariana de uma das escolas aprovadas pela Igreja, como a Confraria do Rosário, a Legião de Maria e a consagração a Maria, segundo o método do livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Entretanto, muitas pessoas, de dentro e de fora da Igreja, ainda têm muitas dúvidas sobre a necessidade da intercessão da Mãe de Deus junto ao seu Filho Jesus Cristo. Por isso, seja qual for o grupo do qual façamos parte, devemos nos aprofundar neste tema importante sobre a intercessão da Mãe da Igreja, para dar razões à nossa fé.

A intercessão da Mãe de Deus é muito discreta, porque a sua presença em nossas vidas é muito discreta, silenciosa, por vezes, quase imperceptível. A Virgem Maria é nossa Mãe espiritual e, como tal, está sempre atenta às nossas necessidades, ainda que não percebamos. Foi isso que aconteceu nas Bodas de Caná, quando Jesus realizou Seu primeiro milagre, transformando água em vinho (cf. Jo 2, 1-11). Nossa Senhora percebeu que o vinho, parte essencial da festa de casamento dos judeus, estava acabando e disse ao Filho: “Eles já não têm vinho” (Jo 2, 3). O pedido da Mãe apressou a hora de seu Filho (cf. Jo 2, 4), o início da vida pública de Jesus. Todavia, depois da sua intercessão, Nossa Senhora sai de cena, dizendo aos serventes e a cada um de nós que devemos obedecer a Jesus: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2, 5).

Esta presença de Mãe da Virgem Maria é sempre muito discreta, mas muito eficaz na Igreja e na vida de todos nós. Por isso, podemos nos perguntar: se Nossa Senhora está sempre atenta às nossas necessidades, por que precisamos pedir a ela? A resposta é simples: a Mãe de Jesus é também nossa Mãe e, por isso, ela quer estabelecer conosco uma relação de mãe para com seu filho. Mesmo depois de ouvir a resposta cortante de Jesus, que a chamou de “mulher” (cf. Jo 2, 4), Nossa Senhora sabia que o Senhor a atenderia por ter com Ele uma relação muito próxima, de mãe para com o filho. Por isso, ainda que a resposta do Filho não lhe parecesse favorável, ela disse, confiante, aos serventes que acolhessem às ordens d'Ele (cf. Jo 2, 5). Da mesma forma, por nossa relação de filhos para com nossa Mãe, também somos chamados a acreditar que Nossa Senhora está intercedendo por nós junto ao seu Filho e, com insistência, devemos dirigir a ela as nossas orações, mesmo quando pareça que não há mais solução para nossos problemas e dificuldades.

Numerosos são os sinais que demonstram o quanto a Virgem Maria quer exercer, por intermédio da oração do santo rosário, o cuidado maternal, ao qual o Crucificado nos recomendou, na pessoa do discípulo amado: “Mulher, eis aí o teu filho” (Jo 19, 26). Nos séculos XIX e XX, em várias aparições, a Virgem Maria nos permitiu que sentíssemos a sua presença e proteção e ouvíssemos a sua voz, exortando o povo de Deus a esta forma de oração contemplativa, que é o rosário. De modo particular, pela grande influência na vida dos cristãos e pelo reconhecimento da Igreja, as aparições de Lourdes, na França, e de Fátima, em Portugal, cujos santuários são visitados por milhares de peregrinos todos os anos em busca de conforto e de esperança, demonstram o cuidado materno de Nossa Senhora para com cada um de seus filhos, principalmente pela oração do rosário, e o amor e a devoção destes para com sua Mãe (cf. PAPA JOÃO PAULO II, Carta ApostólicaRosarium Virginis Mariae, 7).

A Virgem Maria está sempre presente em nossas vidas, ainda que quase sempre de maneira discreta e silenciosa, sem deixar de ser uma presença materna amorosa e eficaz. Nossa Senhora está sempre atenta às nossas necessidades, tribulações, sofrimentos, especialmente nos momentos mais difíceis, nos quais muitas vezes nos sentimos sozinhos e abandonados. Por isso, ainda que grande sejam os nossos sofrimentos, angústias, tribulações, podemos nos confiar inteiramente a Virgem Maria e pedir a intercessão dela na certeza de que o Filho a atende. Esta é a expressão simples, mas não menos profunda, da fé, da piedade e da devoção do povo de Deus a Virgem Mãe da Igreja.
Na certeza da presença amorosa e eficaz da Mãe de Deus e na confiança de que ela está atenta aos nossos pedidos, rezemos sempre o rosário, como ela nos pediu em várias de suas aparições no mundo. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!
Por Natalino Ueda

VOCE TEM OUVIDO A VOZ DO BOM PASTOR OU A DO A MUNDO ?

Precisamos da sabedoria, do silêncio interior, da meditação e da contemplação para escutarmos a voz do Bom Pastor, Aquele que nos conduz e não nos deixa perdidos nas estradas da vida!
”As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão” (João 10, 27-28)
Nós continuamos a meditar a figura do Bom Pastor e hoje esse mesmo Pastor nos diz a que as Suas ovelhas escutam a Sua voz, seguem a Sua voz; conhecem a voz do Pastor e vão atrás d’Ele.
Dentro de nós, do coração de cada um de nós, existem muitas vozes gritando, clamando, chamando-nos para fazer isso ou fazer aquilo. Nós precisamos escutar a voz do Bom Pastor, d’Aquele que dá a vida por cada um de nós e não nos deixarmos nos confundir, sermos enganados, iludidos, inebriados; porque, no meio do caminho, é muito fácil nos confundirmos.
Muitas vezes, escutamos o que o outro diz, aquilo que o outro fala, nós damos vozes e atenção a qualquer coisa que escutamos e deixamos de ouvir a voz do Bom Pastor. Deixamos de ouvir aquilo que Jesus quer falar ao nosso coração para escutarmos o que as pessoas estão nos falando.
Às vezes, isso é tão confuso dentro de nós, causa tanta confusão em nosso interior, sobretudo no mundo do “disse não me disse”, no mundo da confusão, da mentira, da futrica, da conversa fiada, das ilusões, sobretudo no mundo em que as pessoas não tomam consciência do que falam (se eu não gosto de alguém ou falo mal dessa pessoa em assim, eu confundo as pessoas com as coisas que falo), que nos deixamos nos enganar. Deixamo-nos seduzir, deixamos que outras vozes confundam o nosso coração!
Aquele que é do redil de Jesus, aquele que faz parte do rebanho de Jesus, não se deixa enganar: escuta, discerne, peneira e conclui – “Isso é de Deus! Isso não é de Deus! Isso faz bem a mim, isso não faz bem a mim!”.
Aquele que é de Deus não toma decisão precipitada, não se deixa levar por suas emoções, pelo calor dos acontecimentos, pelas vozes das emoções que estão ali clamando dentro do coração, com raiva, com medo, tensão e preocupação. Não! Quem é de Jesus acalma o coração, acalenta a alma, procura, no silêncio da oração, escutar a voz de Deus!
Nós nos confundimos e erramos muito no caminho da vida, na estrada que prosseguimos, porque escutamos as vozes confusas que clamam em nós. O que precisamos é da sabedoria, do silêncio interior, da meditação e da contemplação para escutarmos a voz do Bom Pastor, Aquele que nos conduz e não nos deixa perdidos nas estradas da vida! Ao nos deixar guiar pela sabedoria divina, Ele nos conduz pelos prados verdejantes, ainda que tenhamos que passar pela aridez,  pelo vale tenebroso da sombra da morte, nós não temeremos, porque a mão do Senhor, a voz d’Ele há de nos conduzir.
Padre Roger Araújo

MARIA , MULHER TODA DE DEUS

Para compreendermos a Virgem Maria é preciso que eu olhe para aquilo que a Igreja fala. A partir do momento que eu compreendo Maria eu tenho mais intimidade com Jesus, porque Maria revela o Pai. Maria está dentro da história da Salvação. Maria para nós católicos, podemos dizer que Ela é mistério da salvação.Quando olhamos para Maria nós entendemos a graça do Pai. Maria recebeu a graça do Pai e do Espírito Santo. 

Quando eu olho para Maria eu renovo meu mistério sacerdotal. No dia da minha ordenação sacerdotal, eu me consagrei a Nossa Senhora, porque a partir do momento que nos entregamos a Ela, renovamos a fé Trinitária. Maria uni em si todas as razões de fé. Olhar para Maria é simplificar a nossa fé. A prova disso tudo é pela palavra que foi encontrado em um dos nossos concílios: Theotokos ( Mãe de Deus). Em Maria está todo o mistério da salvação porque Ela encontrou graça diante de Deus. O membro que é consagrado, ele está separado de outros e Maria foi essa pessoa que foi separada para ser a Mãe de Jesus Cristo. Como podemos compreender essas coisas? Só pela fé. Muitas vezes precisamos superar a nossa racionalidade e deixar que fé agia dentro de nós. São João Paulo II diz que a fé e a razão tem que andar juntas.

O plano do amor de Deus ultrapassa qualquer entendimento, por isso precisamos superar as nossas razões, sem questionar. A pergunta que Maria faz: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem?” (Lc134) Ela não estava questionando mais apenas queria saber como deveria tomar as atitudes dali para frente.

Quem somos nós para mudar aquilo que Deus quer? Nós não podemos mudar a história da salvação, mas precisamos aceitar o querer de Deus em nossas vidas. A igreja traduz esse querer de Deus para mim e para você através de Maria!

Quando o anjo aparece a Nossa Senhora e diz: “Ave Cheia de Graça” (Lc1,28b). Ela é convidada a um novo tempo. Essa palavras é um momento sublime. E chamando assim, o anjo chama como se fosse o seu verdadeiro nome, mostrando que a Palavra o nome Maria não teria um sentindo, mas sim chama Ela pelo novo nome: Cheia de Graça, e esse era um novo dom, uma nova graça que Ela recebia. Essas expressões que o anjo Gabriel fala a Maria está cheia de sentido:“Alegra-te, cheia de graça!”(Lc1,28) Significa  participar do tempo novo que está chegando, o Messias que iria vir. Quando diz: “O Senhor está contigo!” (Lc1,28b) Ele quis dizer que Ela teria uma missão e o Senhor daria a graça necessária para suportar. E Maria responde: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra.(Lc1,30) Essas palavras significa um sim. Até hoje eu não encontrei em dentro da bíblia uma pessoa tão singela; tão pura e simples como Maria. 

Ser como Maria, toda de Deus, significa arriscar-se!Jogar-se nas mãos de Deus com confiança, não temer. Maria não somente ouvia a palavra de Deus mas a colocou em prática. Abriu o seu interior e deixou Deus entrar! É isso que Ela nos convida hoje, a abrir o coração. Quando Maria recebeu a graça, Ela não quis guardar somente para si, mas Ela saiu de si, foi correndo para a casa de Isabel servir. Ela podeira muito bem dizer: “Eu sou Mãe de Deus, agora podem prostrar-se aos meus pés”, mas não fez isso, e sim Ela se prostrava diante das pessoas para servir com humildade. 
Graças a intercessão de Nossa Senhora eu fui abençoado. Não era para eu ter nascido, a gravidez da minha mãe foi arriscada, porque ela já tinha 42 anos. Vejo que tudo o que me aconteceu foi para dar graças a Deus. Na minha infância eu pensava: “Nossa estou amando mais a Mãe de Deus do que a Deus”, mas eu ouvia no coração: “Não se preocupe porque quando você me ama, você ama a Deus.” Minha mãe me contou que perto da minha gravidez ela estava muito enxada e lá em Caruaru, tem uma imagem de Nossa Senhora da conceição, ela disse para Maria: “Mãe a senhora sabe que estou quase perdendo meu filho, mas deixe ele nascer! Porque pode ter certeza que se ele nascer ele é seu!” E aqui estou. Cada vez que eu falo de Maria eu me emociono. Maria Salomé me disse que eu faria a pregação, nossa eu estremeci, porque eu amo Maria. E eu digo eu não sou idólatra, porque eu sou conhecedor da graça de Deus e da Palavra, e Maria me ensina a ter fé em Deus . A assim como João Paulo II que não teve medo de dizer : “Totus tuus”, eu não tenho medo também de dizer que sou todo de Maria, porque ser de Maria é ser todo de Deus. Jesus é o centro das nossas vidas, Maria é aquela que vai nos levando para o centro. Enquanto eu existir,  não vou me cansar de dizer que eu amo Maria.

A experiência que tive quando fui nos santuários Marianos foi linda. A nossa comunidade sempre viaja. Dizia a Maria que se tivesse a graça de ir viajar, eu queria viajar primeiro para os países Marianos. Dai chegou a menina e disse: “Você vai para Roma”. Depois ela diz: “Não vai precisar ir mais.” Depois ela chegou novamente e disse: "Qual Santuário Mariano o Senhor quer peregrinar?" Eu disse: "Qualquer um!"  Quando estava em Fátima, me emocionei muito na missa porque fui lembrando da minha infância, e quando cantei a música de Nossa Senhora eu quase não conseguir terminar.

No meu tempo de seminário, passei por muitas tribulações. Todas as vezes eu me entregava a Nossa Senhora e pedia para ela olhar para mim, me dar forças. A cada dia, vou compreendendo que Maria sempre esteve na minha vida e cuidou de mim. Minha ordenação a diaconato foi na Igreja Nossa Senhora de Fátima e minha ordenação na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, não mereço tanto amor assim, mas só tenho que agradecer!
Todos os dias eu peço para Jesus que eu faça a sua vontade e repito as frase de Maria: “Faça-se mim a Tua vontade!”(Lc1,38a) Deus assim o quis, consagrou e separou Maria para ser a Mãe de Jesus.

Que hoje possamos com o coração aberto dizer como Maria: “Faça-se em mim o Teu querer!” Não tenha vergonha dizer que você é filho de Maria. Não se preocupe com que eu as pessoas vão dizer!
Padre Lucas Fernado 
Comunidade Obra de Maria

DOM DA FORTALEZA AJUDA A VIVER AS PROVAÇÕES

Francisco destacou o exemplo dos santos cotidianos, santos escondidos que levam a vida adiante com a fortaleza do Espírito Santo
 Dom da fortaleza ajuda a viver as provações, diz Papa
O dom da fortaleza foi o tema da catequese do Papa Francisco, nesta quarta-feira, 14. Continuando o ciclo de catequeses sobre dons do Espírito Santo, o Santo Padre enfatizou que a fortaleza nos ajuda a seguir adiante, mesmo quando há dificuldades na vida cotidiana.
Para explicar sobre esse dom, o Papa usou a parábola do semeador. Como o próprio Jesus explica, o semeador representa o Pai, que lança a semente da Sua Palavra, mas, muitas vezes, esta semente encontra um coração árido ou corre o risco de se tornar estéril.
“Com o dom da fortaleza, em vez disso, o Espírito Santo liberta o terreno do nosso coração da tibieza, das incertezas e de todos os medos que possam impedi-Lo. É uma verdadeira ajuda, pois nos dá forças e também nos liberta de tantos impedimentos”.
Francisco disse que, hoje, não faltam situações de perseguição, nas quais o cristão continua a testemunhar sua fé, mesmo que tenha de pagar com a própria vida. Trata-se de algo inexplicável humanamente, uma situação que só se explica com a ajuda do Espírito Santo, que infunde fortaleza e confiança mesmo nos momentos mais difíceis da vida.
“Todos nós conhecemos pessoas que vivem situações difíceis, tantas dores. Homens e mulheres que levam uma vida difícil, lutam para levar adiante a família e educar os filhos. Pessoas das quais não conhecemos o nome, mas que honram nosso povo, nossa Igreja, porque são fortes. Eles conseguem isso, porque têm a fortaleza que os ajuda. São santos cotidianos, santos escondidos em meio a nós com o dom para levar avante seu dever. E nos fará bem pensar nessas pessoas, pois se elas conseguem, por que nós não conseguiremos?”
Porém, o dom da fortaleza não é necessário somente em casos extraordinários, ressaltou o Papa, mas deve alimentar a santidade na vida cotidiana. Ele recordou uma frase do Apóstolo Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece”.
“O Senhor não nos dá uma prova maior do que podemos tolerar. Ele está sempre conosco. Às vezes, podemos estar tentados a nos deixar levar pela preguiça ou pelo desânimo, sobretudo diante dos cansaços e das provações da vida. Nesses casos, invoquemos o Espírito Santo para que, com o dom da fortaleza, possa aliviar o nosso coração e comunicar nova força de entusiasmo à nossa vida”.
Francisco iniciou esse ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo no dia 9 de abril. Desde então, ele já refletiu sobre os dons da sabedoria, entendimento e do conselho