sábado, 10 de maio de 2014

MÃE

Mãe, simplesmente mãe.
Mãe carinhosa, mãe dengosa
Mãe amiga, mãe irmã
Mãe sem ter gerado é a mãe de coração
Mãe solidão,
Mãe de muitos, mãe de poucos
Mãe de todos nós, Mãe das mães
Mãe dos filhos
Mãe-pai: duas vezes mãe
Mãe lutadora e companheira
Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe
Mãe dos simples e dos pobres
Mãe dos que nada têm e dos que tudo têm
Mãe do silêncio, mãe comunicação
Mãe dos doentes e dos sãos
Mães dos que plantam e dos que colhem
Mãe de quem nada fez e de quem compra feito
Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobre
Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos guerreados
Mãe que sorri, mãe que chora
Mãe que abraça e afaga
Mãe presente, mãe ausente
Mãe do sagrado, mãe da luz
Mãe de Jesus e mãe nossa.
Mãe, simplesmente mãe.

PAPA DESTACA A IMPORTANCIA DO DOM DO CONSELHO

Na catequese, Papa fala da importância do dom do conselhoDando sequência ao ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo, Papa Francisco falou sobre o dom do conselhoP. Ele destacou que esse dom torna o homem capaz de fazer a escolha certa, no dia a dia, seguindo a lógica de Jesus e do Seu Evangelho.
Cerca de 60 mil peregrinos estiveram na Praça São Pedro para a audiência geral com o Santo Padre, que destacou a importância desse dom para a comunhão entre Deus e o homem. “O conselho é o dom com o qual o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus. Ele nos torna sensíveis à sua voz e orienta os nossos pensamentos, fazendo-nos, assim, crescer interiormente, para não nos deixar agir à mercê do egoísmo e do próprio modo de ver as coisas”.
Para que isso aconteça, Francisco disse ser essencial a oração, pois é ela que faz com que o homem seja dócil à voz de Deus. Dessa forma, deixa-se de lado a lógica pessoal, cheia de limitações, para amadurecer uma sintonia profunda com o Espírito.
“Sempre voltamos ao mesmo ponto. A oração. Rezar é tão importante!”, disse Francisco, afirmando que é preciso rezar não somente as orações que se aprende quando criança, mas também usando as palavras, pedindo ajuda e conselho.
Como todos os outros dons do Espírito, também o conselho constitui um tesouro para toda a comunidade cristã, explicou o Papa. Isso porque é possível escutar a voz de Deus por meio dos irmãos. “É um grande dom poder contar com homens e mulheres que nos ajudam a reconhecer a vontade de Deus na nossa vida!”.
Francisco deu um exemplo de como esse dom funciona na prática, citando uma experiência que teve no confessionário do Santuário de Lujan, na Argentina. Nessa ocasião, havia, na fila, um rapaz que confessou um grande problema. Ele disse que estava, ali, porque sua mãe o havia aconselhado a pedir ajuda a Nossa Senhora.
“Eis uma mulher que tinha o dom do conselho! Não sabia encontrar uma saída para o problema do filho, mas indicou o caminho justo: ‘Vá a Nossa Senhora e ela lhe dirá o que fazer’. Este é o dom do conselho. Não dizer: ‘Mas, isto…’. Deixar que o Espírito Santo fale”.
O Santo Padre destacou que aquela mulher simples deu ao filho o verdadeiro conselho, pois, olhando para Nossa Senhora, o rapaz entendeu o que deveria fazer. “Este é o dom do conselho. Vocês, mães, que têm este dom, peçam-no para seus filhos: aconselhar os filhos é um dom de Deus

ROSÁRIO

Nossa Senhora, em Fátima, pediu que rezássemos o terço para alcançar a paz para o mundo. Se você ainda não o faz... comece. Vera que muitas graças Deus derrama através do Rosário.

O SENHOR É MEU PASTOR NADA ME FALTARÁ


O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Salmos 23:1-6
Curtir ·  ·  

CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA

"Exortamos todos os filhos da Igreja a renovar pessoalmente a sua própria consagração ao Coração Imaculado da Mãe da Igreja, e a viver este nobilíssimo ato de culto com uma vida cada vez mais conforme à Vontade Divina, e em espírito de serviço filial e de devota imitação da sua celeste Rainha."
Paulo VI, Papa, 13 de Maio de 1967

Ô MARIA DOCE MÃE DEJESUS CRISTO PRINCIPE DA PAZ

Ô Maria, doce Mãe de Jesus Cristo “Príncipe da Paz”,
eis a Vossos pés Vossos filhos tristes,
perturbados e cheios de confusão,
pois afastou-se de nós a paz pelos nossos pecados.
Intercedei por nós, para que gozemos a paz com Deus
e nosso próximo, por Vosso Filho Jesus Cristo.
Ninguém pode dá-la, senão esse Jesus que
recebemos de Vossas nãos. Quando nasceu em Belém,
os anjos nos anunciaram a paz.
Quando Ele abandonou-a no mundo,
prometeu e deixou-a como Sua herança.
Vós, ó Rainha da Paz, estabelecei entre nós o reino e reinai com
Vosso filho no meio do Vosso povo, que cheio de
confiança se recomenda a Vcssa proteção.
Afastai para longe de nós os sentimentos de amor próprio,
expulsai de nós o espírito de inveja, maldição, de discórdia.
Fazei-nos humildes na fortuna, fortes nos sofrimentos,
em paciência e caridade, firmes e confiantes
na divina providência.
Abençoai-nos, dirigindo os nossos passos no caminho da paz,
da união e mútua caridade, para que,
formando aqui a Vossa família, possamos no céu bendizer-Vos e
a Vosso divino filho, por toda a eternidade.
Assim seja.

JESUS É A MAIOR PROVA DO AMOR DE DEUS POR NÓS

Jesus não é o condenador do Pai, Jesus é o Salvador, que o Pai maravilhoso nos enviou para nos redimir e para nos salvar!
”Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” (João 3, 16).
A primeira coisa da qual nós queremos tomar posse da Palavra de Deus de hoje é da certeza e da convicção de que Deus nos amou. Sim, realmente o Altíssimo nos amou muito, porque, quando a Palavra diz que Deus amou tanto o mundo, não está se referindo a esse mundo pecaminoso que nos estraga, mas sim ao mundo que somos ”eu e você”, a nós que fazemos parte desse mundo de meu Deus.
Deus não quis ver a Sua obra estragada e perdida; Ele quis resgatá-la tamanho é o Seu amor por cada um de nós. Quando nós tomamos posse do amor que Deus tem por nós, a nossa vida adquire outro sentido e outro sabor! Quando nós temos a convicção do tamanho do amor que Deus tem por nós, a nossa vida assume outra direção. Desse modo, nós sabemos lidar melhor com ela e enfrentar, com outros olhos, a dureza da vida, as decepções do cotidiano, as frustrações com aquilo que quereríamos fazer e não se realizou.
Porque absolutamente nada é mais importante em nossa vida do que esse amor que Deus tem por nós, o qual deve consumir as nossas entranhas. Deve possuir nosso coração e dar direção e meta para a nossa vida: a certeza de que somos amados.
E de que maneira Deus nos amou? Ele nos amou tanto que nos deu Seu único Filho! Sim, Ele nos deu Seu Filho, não para se aventurar no meio de nós, Ele nos deu Seu Filho para nos resgatar e para nos salvar!
Quando eu e você olhamos para Jesus, quando nós encontramos uma cruz, encontramos o Crucificado nela pregado, quando nós encontramos Jesus no Sacrário, quando nós encontramos Jesus na Sua Palavra, nós podemos dizer, melhor ainda, podemos traduzir: Jesus é a maior prova do amor de Deus para comigo, para com você e para com cada um de nós!  Cada gesto de Jesus, cada palavra de Jesus, sobretudo os Seus gestos mais profundos: morrer por nós e ressuscitar para nos dar a vida nova, são os atos profundos do amor de Deus para conosco.
Ali na cruz, Ele estava gritando e expressando com Sua vida o tanto que Deus nos ama. E quando olhamos para esse mesmo Jesus, Nosso Deus amado, encarnado, vivo no meio de nós, estejamo certos de que Ele não está no meio de nós para nos condenar, nem para apontar o dedo para nós, nem para nos dizer que somos errados. Ele está no meio de nós para nos salvar!
Jesus não é o condenador do Pai, Jesus é o Salvador, que o Pai maravilhoso nos enviou para nos redimir e para nos salvar! Quando eu tomo posse da salvação de Jesus em minha vida, o amor de Deus cresce em meu coração, e quando este amor cresce, a minha mente, o meu coração e a minha vida são transformados.
Que hoje eu e você sejamos tocados pela grandeza do amor de Deus por cada um de nós!
Padre Roger Araújo

VIVER A PUREZA É A RESPOSTA DA OBEDIENCIA DE DEUS

O mundo tem feito uma brincadeira cruel conosco, e o diabo tem dado risada da nossa cara, porque foi ele quem pôs o mundo para brincar conosco assim. E nós acabamos perdendo o referencial; não sabemos mais para onde ir.

É preciso resgatar a sua pureza, a sua verdade, porque você perdeu o referencial. É preciso resgatar seus valores, pois você acabou se perdendo, ficou de tal maneira "estragado" pelo mundo, que ele acabou danificando sua mente, sua fantasia, seus sentimentos. 

Quantos rapazes feridos em seus sentimentos, cujos sentimentos não parecem mais de "gente", de homem. Parecem mais sentimentos de "bicho"! Desculpe-me, mas é a verdade.

Quanta menina, coitadinha! E a mulher foi feita com um carinho especial de Deus! Como Ele caprichou no sentimento dela, na capacidade que ela tem de amar. Mas quanta mulher, quanta menina de tal maneira "amarfanhada"! 

Nós acabamos perdendo o referencial, pensando que "o negócio é esse mesmo", ou seja, viver como o mundo vive, na corrupção. Se você perde totalmente suas referências, daqui a pouco já não entende mais nada. O mundo vai "amarfanhando" você. Mas você é gente e, lá no fundo do seu coração, Deus está plantando o bem em meio a essa atrocidade.

O Espírito Santo não "pulou fora" de você. Graças a Deus, Ele está lá dentro de você e é Ele quem começa a gritar, a colocar, dentro de você, uma "fome" de algo que, às vezes, você nem imagina o que seja. Mas, na verdade, é uma fome de Deus.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

CONVIDEMOS NOSSA MÃE, MARIA SANTÍSSIMA PARA SER NOSSA AMIGA

Uma mãe de verdade sempre enxerga além
Há coisas que somente uma mãe é capaz de enxergar e de fazer por um filho. Nem sempre as pessoas com as quais convivemos conseguem perceber o que estamos vivendo, mas não há como esconder da nossa mãe o que se passa, porque ela é capaz de perceber mesmo quando não queremos ou não sabemos o que dizer.
Graças a Deus, todos nós temos uma Mãe que nos acompanha sempre. Quando sentimos medo, ela nos diz: “Não sou eu a tua mãe”? E assim em cada situação ela se faz presente e nos convida a nos colocarmos sob os seus cuidados, porque ela quer cuidar de cada um de nós, da mesma forma como cuidou do Menino Jesus.
Convidemos hoje a nossa Mãe, Maria Santíssima, para ser a nossa companheira, nossa amiga e fazer tudo conosco.
Jesus nos deu Maria como Mãe aos pés da cruz, e na pessoa de São João pediu-nos para levá-la para casa: “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para sua casa” (Jo 19, 26-27).
Obrigada, Virgem Maria, pelos seus cuidados de Mãe na nossa vida.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago