sexta-feira, 25 de abril de 2014



Hoje Papa Francisco disse que precisamos pedir ao Senhor a graça da alegria. Para você, em meio as tarefas e preocupações deste dia: o que foi motivo de alegria? Escreva abaixo para juntos louvarmos e agradecermos a Deus.

ORAÇÃO SANTA RITA

Ó poderosa e gloriosa Santa Rita chamada Santa das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança, com toda a confiança em Vosso poder junto ao Coração Sagrado de Jesus, a Vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime o meu coração.
(Faça seu pedido)
Obtenha a graça que desejo, pois sendo-me necessária, eu a quero. Apresentada por Vós a minha oração, o meu pedido, por Vós que sois tão amada por Deus, certamente será atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes e para cantar na Terra e no Céu a Divina Misericórdia.
Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós! Amém.

OS ENSINAMENTOS DA ARIDEZ ESPIRITUAL


A vida espiritual também é permeada por securas, tempo de aridez, falta de gosto, solidão, desânimo... Nesses períodos, somos privados das consolações sensíveis e espirituais, e isso, mesmo que não entendamos, favorece nosso crescimento na vida de oração e na prática das virtudes.

Apesar de muitos esforços de disciplina na vida espiritual, as pessoas não sentem gosto na oração; ao contrário, experimentam nela o cansaço, o desânimo, a ausência da presença de Deus, como se Ele tivesse se esquecido delas, e o tempo parece que não tem fim.

Poderíamos dizer que a fé e a esperança estão adormecidas. A alma parece envolta numa espécie de torpor. É um tempo penoso, visto que não se experimenta a alegria. Mas, ao mesmo tempo, nessa época, Deus trabalha em nós. Jesus mesmo disse que “o seu Pai continua trabalhando”. Deus trabalha sempre em nosso favor, e como já dizia o apóstolo Paulo: “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”.

De modo que esse tempo de secura nos ajuda a nos desprendermos de tudo o que não proclama o senhorio de Jesus em nossa vida, nos ensina e nos educa a buscar Deus por aquilo que Ele é e não por aquilo que Ele pode nos oferecer. Ajuda-nos a viver o abandono e n'Ele nos perder. Elisabete da Trindade, grande mística carmelita, dizia: “É preciso deixar tudo para abraçar Aquele que é Tudo”. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DEVEMOS RENDER GRAÇAS A DEUS

Devemos render graças a Deus, por termos a sua presença constantemente em nossas vidas.

Nossa vida é cheia de lutas. O bem e o mal certamente nos cercam, por isto é necessário termos a segurança na palavra que nos diz, no Salmo 22, 4 : “Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.”

A palavra de Deus nos garante vitória sobre o mal, afirma ainda que teremos paz em Deus independentemente do que estamos passando ou do que ainda virá. E mesmo que tenhamos que passar pelo vale escuro, que podemos interpretar neste momento como tudo aquilo que nos leva ao pecado ou as nossas lutas diárias, problemas financeiros, familiares ou enfermidades, sabemos que Deus está conosco.

Veja, “Tu estás comigo”, Deus está sempre conosco e nós devemos estar com Deus para termos sua proteção. É preciso que encaremos as realidades da vida, a vida não é fácil para ninguém, a angustia, a tristeza, o medo, os perigos, estão em todo lugar, percorrendo todos os caminhos, famílias e corações.

É preciso que afirmemos sempre, eu estou contigo Senhor e Tu estás comigo! Saiba meu querido e minha querida viver na presença de Deus, desta maneira nada vos faltará!

Meu Senhor,
nós vos pedimos, que atendei as nossas súplicas.
Especialmente que neste momento afaste toda e qualquer angustia
que estiver presente em nossa vida, vem em nosso socorro,
apressa-te em nos defender e sê-nos favorável.
Abençoa-nos Senhor, e infunde em nós a tua graça.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

SUBMENTA SEU TEMPERAMENTO AO ESPÍRITO SANTO

Não tenha medo de ter um temperamento difícil, mas também não pare nele. Você tem de se esforçar para ser como Paulo, cada vez mais parecido com Cristo, mesmo que você precise ser violento consigo mesmo. Isso não quer dizer se machucar fisicamente, mas controlar o seu temperamento com todas as suas forças. Deus não vai levar em conta o quanto você conquistou, mas o quanto você lutou.

Davi também era colérico. Os grandes homens de Deus tinham o temperamento difícil: São Francisco de Sales, Dom Bosco, Davi, Paulo etc. Por isso, não desanime; lute!

A atitude de Davi, na primeira leitura, é própria de quem tem um coração mudado. Um coração que o próprio espírito foi modelando no tempo da perseguição, um coração que não odeia o seu inimigo, mas o perdoa. Um coração moldado pelo Espírito. 

Você precisa ter um coração como o de Davi; então, peça ao Senhor a graça de um coração manso e humilde. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova