sexta-feira, 18 de abril de 2014

DOR DO FILHO DOR DA MÃE


Dor de filho dor de Mãe, quantas Maria encontramos no mundo de hoje. Mas Mãe Santíssima foi a escolhida com seu Sim. Mas não podemos esquecer destas mães de hoje, sofredoras, vendo tudo que acontece com seus filhos e fica impotentes diante de alguma situação. Paz e Bem. 
Nesta semana pensemos tanto na dor de Jesus e dizemos para nos mesmos: isto é por mim. Mesmo que eu fosse a última pessoa do MUNDO, ele teria feito. Ele fez isso por mim. Beijamos o crucifixo e dizemos: 'por mim, Obrigado Jesus, por mim." Papa Francisco.

VITÓRIA TU REINARÁS


Como é importante neste dia assumir a salvação e trazer no coração a gratidão por tudo aquilo que por nós fez o Senhor. Ele levou sobre si os nossos pecados, Ele pagou o preço do nosso resgate que não foi por coisas perecíveis mas no preço do seu sangue. Obrigado Senhor Jesus, pelo Teu grande amor. A salvação é para todos, toda humanidade hoje é redimida, inclusive os que não crêem! Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vós bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!

AS CELEBRAÇÕES DO TRÍDUO PASCAL CONTÉM NUCLEO FUDAMENTAL DA FÉ CRISTÃO

A especial de Sexta-Feira Santa conversou com o padre Tarcísio Speanner, do Mosteiro Belém, da ordem de Santa Cruz em Guaratinguetá, interior de São Paulo. Experiente em praticas de retiros e formação espiritual, ele nos apresentou na entrevista  os pontos principais da vivência do Tríduo Pascal, iniciado na noite da Quinta- Feira Santa com a celebração da Missa da Instituição da Eucaristia.
Padre Tarcisio enfatizou que o Tríduo Pascal contém o núcleo fundamental da fé cristã e a atualização da Páscoa de Cristo no meio de nós. Os fiéis são convidados a renovarem o seu amor para com Deus, porque celebramos a grande demonstração do amor de Deus para conosco. É a grande hora de Jesus, em que Ele reabre para nós o caminho do Céu.
Na Quinta-Feira Santa com a Missa em memória da Última Ceia, recordamos aquilo que o povo judeu fazia, celebrando sua páscoa imolando o cordeiro pascal. Os cristãos, tem agora em Jesus a Páscoa definitiva, em que Ele não imola mais animais, mas Ele mesmo se imola para nos salvar dos nossos pecados. Neste dia se recordam os grandes presentes que Jesus  nos concede com a Missa do Lava-pés, em que Ele institui o mandamento do amor sem medida. A instituição da Eucaristia, em que Ele mesmo se torna o nosso alimento e a instituição do Sacerdócio, os continuadores da missão de Jesus em nosso meio.
Na Sexta-Feira, somos convidados a viver um grande silêncio, para contemplarmos a morte de Jesus. Um dia de luto, de vivencia da paixão de Cristo. Um tempo propício para fazermos memória de tudo aquilo que aconteceu com Nosso Senhor, em seus últimos passos de sua vida terrestre. Não é um dia triste, mas um dia de meditação e oração.
O jejum e a abstinência nos ajudam a vivenciarmos a intensidade de significados que este dia nos convida a viver. Na celebração da paixão de Cristo, vamos adorar a cruz redentora de Jesus. Nós contemplamos Jesus crucificado, vencendo o pecado e a morte que derrotaram Adão e Eva no Paraíso.
No Sábado Santo se celebra a Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, nos ensina Santo Agostinho. É muito importante se celebrar a Ressurreição do Senhor em clima de espera, de expectativa. Os elementos da celebração desta noite são repletos de significados. A celebração da luz nos introduz na luz nova do Ressuscitado que ilumina a nossa vida e de toda humanidade. A celebração da palavra com pelo menos nove leituras traz para nós uma síntese da nossa história de Salvação iniciando com a criação do mundo, até a nova criação realizada na Ressurreição de Jesus. A celebração do Batismo nesta noite, nos faz renascer para uma vida nova em Jesus e por fim na Eucaristia estamos unidos a Cristo Vivo e Ressuscitado no meio de nós.
Padre Tarcisio nos recorda que o Domingo da Páscoa é o grande dia da nossa vida. É o dia de celebrarmos a vida nova que Cristo resgatou para vivermos a intensidade do mistério pascal em nossa vida
Padre Roger Aarújo



JESUS NOS DÁ DEMOSNTRAÇÕES CLARAS DO SEU PODER E COMPAIXÃO

Jesus nos Evangelhos nos dá demonstrações claras do seu poder e de sua compaixão. Você deve se lembrar da passagem do filho da viúva de Naim. Era um jovem morto que já estava sendo levado para ser enterrado, humanamente nada poderia ser feito, mas Jesus movido de compaixão com aquela mãe pediu que não mais chorasse. 

Em Lucas 7, 14 lemos o que Jesus fez a seguir: “E aproximando-se, tocou no esquife, e os que o levavam pararam. Disse Jesus: Moço, eu te ordeno, levanta-te.” O amor de Cristo, fez pulsar novamente o coração do jovem morto e ele foi entregue a sua mãe.

A lição mais bonita que podemos tirar deste Evangelho e que quando Jesus está presente em nossa vida, tudo é possível, é só uma questão de deixar o Senhor se aproximar e nos tocar.

Talvez você esteja precisando ressuscitar para esta vida nova que Cristo nos convida, talvez precise ressuscitar o seu casamento, a vida dos seus filhos. Aprenda a ouvir a voz do Cristo que te diz: levanta desta vida sem sentido, levanta desse desanimo, dessa falta de caridade. Coragem, em Cristo somos mais que vencedores!

Bondoso Senhor, muito obrigado pelas alegrias e dificuldades deste dia. Ficai sempre conosco e daí-nos a vossa salvação. Aumentai a nossa fé e não nos permitais o mal. Amém!

PONHA-SE DIANTE DA CRUZ

Nós estamos tocando na realidade fundamental do Cristianismo. O Senhor teria muitos meios para nos salvar, mas Ele quis fazê-lo por meio da cruz.

Naquele tempo, os gregos buscavam a sabedoria, pois para eles essa virtude resolveria tudo; já os judeus buscavam a lei. Deus, ao contrário, não quis salvar o mundo pela sabedoria nem pela lei, mas pela "loucura" (aos olhos do mundo) da cruz.

"Em verdade, ele tomou sobre si as minhas enfermidades, e carregou os meus sofrimentos: e eu o reputava como um castigado, ferido por Deus e humilhado".

Dessa forma, temos, aqui, a verdade fundamental do Cristianismo: Jesus assumiu todos os nossos pecados e os pregou na cruz. Ele pagou as nossas dívidas [pecados]! Jesus Cristo pagou nossa dívida com Seu Sangue na cruz, como alguém que assume a dívida dos outros.

"Foi levado como cordeiro e morto como ovelha; libertou-nos das seduções do mundo, como outrora tirou os israelitas do Egito; salvou-nos da escravidão do demônio, como outrora fez sair Israel das mãos do faraó; marcou nossas almas como sinal do Seu Espírito e os nossos corpos com Seu Sangue". (trecho da homilia sobre a Páscoa, de Melitão de Sardes, bispo
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova