sexta-feira, 11 de abril de 2014


O AUMENTO DA PIEDADE EUCARÍSTICA

Favorecer o aumento da piedade eucarística, para que os fiéis creiam na Missa como renovação e atualização do sacrifício da Cruz, pela qual se tornam presentes, de modo real e substancial, o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda que sob a aparência de pão e de vinho; fomentar a frutuosa, “plena, consciente e ativa participação” (Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium, 14) de todos os batizados na Santa Missa, na Exposição do Santíssimo, na celebração dos sacramentos, no Ofício Divino, e nas demais cerimônias litúrgicas.

Curtir ·  · 

DEUS LHE DEU UM LUGAR


Que maravilha quando a pessoa ocupa o lugar que Deus lhe deu! Como somos felizes ao fazê-lo! Mesmo neste "vale de lágrimas", diante de todas as coisas que acontecem ao nosso redor, em meio a tantas tribulações, é possível ser feliz.

A uma mãe, que passa por tantas tribulações com seu marido e seus filhos, Deus dá forças, a fim de que ela permaneça com aquela família, pois o Senhor precisa dela, ali, para aguentar tudo. E mesmo em meio a tantas tribulações, aquela mulher é feliz. Pode parecer contraditório, mas é verdade.

Deus não quer você infeliz; ao contrário, no plano primeiro do Senhor, você precisa ser feliz com aquela felicidade que Ele reservou para você. Obediência e felicidade são sinônimos. Obedecer a Deus e àqueles que Ele colocou na nossa vida é graça.


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

HOJE É TEMPO DE SER FELIZ!



A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós, será plantação que poderá ser vista de longe...
Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.
Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos nossos olhos e aos olhos dos outros... O mais lindo que as sementes já esta em nos, talvez pequenas sementes de alegria , bondade, caridade, felicidade, paz e outras mais que vão sendo irrigadas e semeadas nos outros corações e que daram frutos em abundancias....
Padre Wagner Baia
É preciso dizer, ainda, com o Espírito Santo: Omnis gloria eius filiae Regis ab intus – Toda a glória da Filha do Rei está no interior (Sl 44, 14), como se toda a glória exterior, que lhe dão, a porfia, o céu e a terra, nada fosse em comparação daquela que ela recebe no interior, da parte do Criador, e que desconhecem as fracas criaturas, incapazes de penetrar o segredo dos segredos do Rei.
(Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem - São Luís Maria Grignion de Montfort)

SEMANA SANTA

Ao contrário do que muitas pessoas habitualmente pensam, a semana santa não é simplesmente um feriado, é ‘a grande semana’ ou ainda a ‘semana maior’ ou como mais conhecemos ‘semana santa’. A semana santa é um período religioso em que celebramos por excelência a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Por essa razão, para os que creem, não se trata de mais um feriado e sim de um momento profundo demeditação e reflexão no mistério da salvação.

Assumamos a nossa fé em Jesus Cristo e vivamos com coerência o nosso catolicismo adentrando neste, que para nós, é o mistério da nossa fé e salvação.

Aqueles que fogem para as praias e os passeios, fazendo apenas um grande feriado; é porque ainda não entenderam a grandeza da Semana Santa e não experimentaram ainda suas graças. Ajudemos essas pessoas a conhecerem tão grande Mistério de Amor.

O cristão católico convicto celebra com alegria cada função litúrgica do Tríduo Pascal e da Páscoa. Toda a Quaresma nos prepara para celebrar com as disposições necessárias a Semana Santa. Ela com a celebração da Entrada de Jesus em Jerusalém (Domingo de Ramos). O povo simples e fervoroso aclama Jesus como Salvador. O povo grita “Hosana!”; “Salva-nos!” Ele é Redentor do homem. Nós também precisamos proclamar que Ele, e só Ele, é o nosso Salvador (cf. At 4,12).

Na Missa dos Santos Óleos a Igreja celebra a Instituição do Sacramento da Ordem e a bênção dos santos óleos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos. Na Missa do Lava Pés na noite da Quinta Feira Santa, a Igreja celebra a Última Ceia de Jesus com os Apóstolos onde Ele instituiu a sagrada Eucaristia e deu suas últimas orientações aos Apóstolos.

Na Sexta Feira Santa a Igreja guarda o Grande Silencio diante da celebração da morte do seu Senhor. Às três horas da tarde é celebrada a Paixão e Morte do Senhor. Em seguida a Procissão do Senhor morto por cada um de nós. Cristo não está morto, e nem morre outra vez, mas celebrar a sua Morte é participar dos frutos da Redenção.

Na Vigília Pascal a Igreja canta o “Exultet”, o canto da Páscoa, a celebração da Ressurreição do Senhor que venceu a morte, a dor, o inferno, o pecado. É o canto da Vitória. “Ó morte onde está o teu aguilhão?”

A vitória de Cristo é a vitória de cada um de nós que morreu com Ele no Batismo e ressuscitou para a vida permanente em Deus; agora e na eternidade.

Esta é a Semana Santa que o mundo precisa celebrar para vencer seus males, suas tristezas, suas desesperanças.

TU ÉS MEU SENHOR

Aproveite está ultima sexta-feira da Quaresma para esvaziar-se de si mesmo, dos excessos e do que não te preenche, para encher-se totalmente de Deus. Se ainda não se confessou, procure a confissão para estar bem preparado para a Páscoa!!! 

PODEMOS ASPIRAR A EXCELÊNCIA DA VIDA ONDE ESTIVERMOS

Em Deus, cuja promessa eu louvo, em Deus confio, não temerei”. (Salmo 55,5)
Em tudo que fazemos e vivemos, onde que estejamos, devemos e podemos testemunhar o grande amor de Deus por nós. Podemos unir o nosso coração a Jesus e oferecer-Lhe todas as coisas por tantas intenções existentes no coração: isso é oração. Com certeza, assim, tudo ganhará um novo sentido e enxergarmos a vida com outra ótica. O nosso tempo e o nosso trabalho renderão e produzirão muito mais.
Peçamos a Jesus a graça de vivermos este dia com o coração unido ao d’Ele.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago