quarta-feira, 9 de abril de 2014


MARIA CONHECE NOSSAS NECESSIDADES



Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro"
Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus

CRISTO É A LUZ QUE ILUMINA A NOSSA VIDA !


Se hoje eu e você reconhecemos quão cegos andamos nesta vida, nos aproximemos de Jesus, aquele que é a Luz do mundo, e peçamos que Ele abra os nossos olhos e nos permita ver aquilo que a vida inteira não enxergamos.

”E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego” (João 9,6).
Este quarto domingo da Quaresma nos dá a graça de refletirmos sobre a luz e a cegueira. Primeira coisa, quem nasce cego ou torna-se cego, a grande dificuldade é não enxergar a luz; ele pode tocar, pode apalpar e perceber as coisas, mas lhe falta a luz da visão; a luz para enxergar o que acontece no dia a dia e assim por diante.

Certamente este não é o maior dos males e não é nenhum grande problema para a humanidade, porque há muitos cegos que têm uma visão interior muito mais profunda euma percepção das coisas, da vida e do mundo muito mais ampla do que nós que, muitas vezes, com dois olhos enxergamos só o que queremos e o que não devemos e não enxergamos o interior das coisas, da alma e a profundidade da vida.

Hoje, quando Jesus cura esse cego, Ele veio mostrar a situação interior em que se encontra a humanidade, na qual predomina uma verdadeira cegueira, na qual não somos capazes de enxergar a Luz de Deus, a bondade de Deus e a verdade onde a verdade se encontra. Não existe mal espiritual mais sério para um filho ou para uma filha de Deus ser cego ou tornar-se cego espiritualmente falando. Porque, quando a cegueira envolve o nosso ser, nós só conseguimos enxergar as coisas de forma limitada ou, muitas vezes, só aquilo que queremos enxergar. E assim nós não somos capazes de ver a mão de Deus, a ação de Deus agindo, também não somos capazes de enxergar a profundidade das coisas; vemos as coisas de forma superficial.

Quando estamos envolvidos por essa cegueira, não somos capazes de enxergar uns aos outros, a importância do outro em nossa vida, aquilo que o outro significa para nós; enxergamos a vida a partir de nós e somos o centro do mundo.

Esse tipo de cegueira é uma coisa terrível, porque quando nos tornamos cegos vamos nos atropelando uns aos outros, passamos em cima das pessoas e não enxergamos quem está do nosso lado, nem quem está à nossa frente. A cegueira nos leva a nos machucarmos uns aos outros e não nos dá a possibilidade e a sensibilidade de perceber o alcance daquilo que falamos ou fazemos para as outras pessoas.

Do outro lado, nós contemplamos Jesus, que veio para iluminar a humanidade, veio para abrir os olhos daqueles que estão cegos. Se hoje eu e você reconhecemos quão cegos andamos nesta vida, nos aproximemos de Jesus, aquele que é a Luz do mundo, e peçamos que Ele abra os nossos olhos e nos permita ver aquilo que a vida inteira não enxergamos; nos permita ser mais sensíveis a tantas realidades ao nosso lado e, acima de tudo, a enxergarmos onde está a Sua vontade e a Sua mão que conduz este mundo.

Padre Roger Araújo

MARIA DESATADORA DE NÓS


Maria Desatadora dos Nós, fonte riquíssima de graças e de bondade, socorrei-me; auxiliai-me nos intrincados problemas da minha vida, Santa Esperança e Sublime Conselheira das famílias.
Prostrado aos teus pés, venho suplicar-te ó Virgem Imaculada, que desate os nós da minha vida que tanto me flagelam…(pede-se a graça)

Refugio-me sob a tua imensa misericórdia e abrigo-me sob o teu manto, cheio da mais viva confiança de que serei atendido em minhas humildes súplicas.

Livrai-me das tentações e alcançai o perdão dos meus pecados junto a teu Amado Filho Jesus.

Nunca me desampare, Mãe medianeira e intercessora.

Amém

O QUE IMPORTA É O CORAÇÃO

Aos que afirmam que "o que importa é o coração", vale lembrar que aqui não cabe a aplicação deste princípio, pois isso implicaria colocar-se em contraposição com grandes parte das normas litúrgicas da Santa Igreja, bem como com os diversos sinais e símbolos litúrgicos (paramentos, velas, flores, incenso, gestos do corpo, etc), que partem da necessidade de se manifestar com sinais externos a fé católica a respeito do que acontece no Santo Sacrifício da Missa, bem como manifestar externamente a honra devida a Deus. A atitude interna é fundamental, mas desprezar as atitudes externas é um erro.
Os gestos externos sem a disposição interior são um erro (farisaísmo); a disposição interior sem a atenção aos gestos externos também é um erro, pois se contrapõe à elementos fundamentais da Sagrada Liturgia
Pois está presente verdadeiramente no Santíssimo Sacramento do Altar, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, nas aparências do pão e do vinho, como afirma o Catecismo da Igreja Católica (Cat.), nos números 1374-1377. Ele se faz presente durante a Santa Missa, que é a renovação do Seu Único e Eterno Sacrifício, consumado de uma vez por todas na cruz e tornado presente no altar, pelas mãos do sacerdote (Cat. 1362-1372; 1411).
O conjunto desses sinais e símbolos configura a beleza requerida na Liturgia, como escreveu o próprio Santo Padre Bento XVI,a sua Exortação Apostólica "Sacramentum Caritatis"):
"A verdadeira beleza é o amor de Deus que nos foi definitivamente revelado no mistério pascal. A beleza da liturgia pertence a este mistério; é expressão excelsa da glória de Deus e, de certa forma, constitui o céu que desce à terra. (...) Concluindo, a beleza não é um factor decorativo da acção litúrgica, mas seu elemento constitutivo, enquanto atributo do próprio Deus e da sua revelação. Tudo isto nos há-de tornar conscientes da atenção que se deve prestar à acção
litúrgica para que brilhe segundo a sua própria natureza."
“Unum facere et alium non omittere”, Fazer uma coisa e não omitir a outra. Ou seja, observar as normas litúrgicas e obedecê-las não é algo que está divorciado com o coração. É necessário escolher as duas coisas. Obediência das normas e soprar sobre estas normas, que são letra morta, o Espírito com o qual elas foram elaboradas. O espírito que é uma verdadeira tradição espiritual da Igreja. Por isso, essa dicotomia é uma falsa alternativa. Seria como pedir a uma pessoa que escolhesse entre o corpo e a alma, dizendo a ela ou ela fica com a alma ou ela fica com o corpo. A única resposta possível é dizer: eu não escolho, eu fico com os dois. Eu fico com a norma litúrgica e fico com o coração." (Pe. Paulo Ricardo)

COMUNHÃO

Para receber a Eucaristia,é preciso que se faça UMA HORA de Jejum antes da santa Comunhão.Nesta hora só podemos beber água,ou algum remédio.
Ao ir para a Santa Missa,vista-se com roupa adequada,pois irá estar na casa de Deus,e participará de Mistérios santíssimos! Moisés ao ver a Sarça Ardente ,retirou suas sandálias em sinal de respeito pelo sagrado!
Na santa Missa,estamos na presença de Jesus Eucarístico!

ESPIRITO DE DEUS REPOUSA SOBRE MIM


Ele está sobre mim assim como estava sobre Jesus, com asas abertas. Foi justamente isso que aconteceu no batismo de Cristo. O Espírito estava ali com asas abertas, pousando, como se Ele estivesse chocando sobre Jesus. Esse mesmo Espírito repousa sobre nós e podemos cantar: Espírito de Deus repousa sobre mim e, assim, caminhando eu vou. “Caminhando” quer dizer caminhar efetivamente, ou seja, viver, trabalhar com o Espírito de Deus repousando sobre nós.

Monsenhor Jonas Abbib

NÃO PERCAM A ESPERANÇA VOLTE A VIDA

O que tem matado a sua vida? É o modo como você vive sua afetividade, sua sexualidade? Quem sabe você entrou no alcoolismo e, todo fim de semana, acaba "enchendo a cara"? Você, rapaz, está nas drogas? É um ódio que não passa, pela mãe, pelo pai ou quem sabe pela namorada? O pecado está matando você?

"Quem está em pé, cuidado para não cair!", diz a Palavra de Deus. Todos estamos sujeitos à queda. O inimigo nos odeia, é como um leão que ruge, que nos rodeia. Você pode dizer: "Graças a Deus, não estou assim!", mas me deixe lhe dizer uma coisa: só cai quem está em pé. Meu filho, minha filha, voltem à vida! O próprio Senhor profetiza: "ossos ressequidos, voltem à vida!".

Peça: "Espírito Santo, vem sobre mim, retira-me da morte, eu quero e preciso estar vivo".

A melhor maneira de continuar em pé é profetizando sobre os mortos. Você sabe muito bem que, nos lugares que você frequenta, existe uma multidão de mortos. São "ossos espalhados e ressequidos". Os melhores evangelizadores dos jovens são os jovens, mas pais e muitas famílias também precisam de profetas, e eles não têm mais esperança de que as coisas possam mudar.

Reze: "No meio da desesperança eu sou esperança! Por isso, eu quero estar vivo. Espírito Santo, ressuscita-me! Eu quero, Senhor, profetizar"A
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova