terça-feira, 8 de abril de 2014

Não é uma decoração que devemos colocar sempre nas igrejas, no altar. Não é um símbolo que nos distingue dos outros. A Cruz é o mistério, o mistério do amor de Deus, que humilha a si mesmo, se faz ‘nada’, se faz pecado. Onde está o teu pecado? Mas não sei, eu tenho tantos aqui’. Não, o teu pecado está ali, na Cruz. Vai procurá-lo ali, nas chagas do Senhor, e o teu pecado será perdoado. O perdão que Deus nos dá não é cancelar uma dívida: são as chagas de seu Filho na Cruz, elevado na Cruz. Que Ele nos atraia para Ele e que nós nos deixemos curar”.
_Papa Francisco

O NOÉ DO FILME NÃO É O NOÉ DA BÍBLIA


Estreou, há poucos dias, nas telas do cinema do Brasil, o filme 'Noé'. A película gerou muita expectativa pela divulgação e pelos atores que atuaram na produção. Eu não sou crítico de cinema nem especialista no assunto, mas, como se trata de um filme com temática bíblica, sinto-me na obrigação de manifestar minha opinião sobre o que observei quando assisti a ele. 

Do ponto de vista teológico, bíblico e doutrinário, o filme é uma frustração do começo ao fim. Ele não se preocupa, em nenhum momento, em ser fiel à narração bíblica ou se aproximar dela. Pelo contrário, procura distorcer e apontar uma visão de fé totalmente contrária à visão judaico-cristã. Uma mistura de concepções filosóficas anticristãs, tentando levar as pessoas a uma concepção de Deus e da revelação divina totalmente deturpada. Por isso, é importante afirmar que o Noé do filme não é o Noé da Bíblia nem o Criador, apresentado pelo filme, corresponde ao Deus da revelação bíblica. 

O texto sagrado nos apresenta Deus como aquele que sempre toma a iniciativa de salvar ou purificar a criação como obra de Suas mãos. A missão de construir uma arca não é fruto de um delírio, de sonhos ou de alucinações de Noé. Deus foi ao seu encontro e lhe confiou esta missão. Noé personifica os homens tementes ao Senhor desde a criação do mundo. Ele não é um alucinado, muito menos um fanático religioso sem consciência e sem maturidade, como deseja apresentar o filme. A arca, diferente da Torre de Babel, não nasce de nenhuma pretensão humana, mas é uma iniciativa divina para renovar a humanidade. 

Um dos ingredientes de mau gosto do filme é querer apresentar a figura de anjos decaídos como grandes bonecos de pedra, feitos com alta tecnologia digital, como os defensores de Noé, guardiões da arca e combatentes contra os pretensos invasores dela. Essas criaturas, na concepção do filme, ajudam Noé na construção da arca. Os elementos são sem fundamentos e distorcem o sentido da revelação bíblica. Nenhum anjo decaído ajudou Noé nem pode ajudar nenhum de nós. Ele não teve o auxílio desses fantasiosos guardiões. A luz, a força e o auxílio que conduzem Noé é a mão de Deus, Criador de todas as coisas. 

A visão hedonista do filme apresenta um dos filhos de Noé como um jovem impelido a possuir a mulher de qualquer um a qualquer custo. Noé, como um obcecado religioso, opõe-se ao fato de seu filho ter uma esposa. Ainda pior: quando sua nora engravida, dentro da arca, Noé, em nome de Deus, fica irado com a gravidez dela e se propõe matar a criança se ela for uma menina. O texto bíblico é muito claro ao dizer que Noé entrou na arca com sua mulher, seus três filhos e a esposa de cada um deles. E eles, depois, iriam povoar a terra. 

O filme tem muitas outras coisas de mau gosto e interpretações sem nenhum fundamento religioso ou bíblico. Penso que o autor da obra poderia ter respeitado, pelo menos, o essencial da narração do texto bíblico e criado muitas coisas belas a partir daquilo que foi inspiração bíblica para criar o filme. 

A verdade é que o longa-metragem é uma afronta e uma distorção da beleza da revelação divina. Ele não merece ser visto nem apreciado por quem tem a Bíblia como um Livro Sagrado, fonte da revelação divina e inspiração primeira de fé. Existem filmes mais sérios e de roteiros mais qualificados.
Padre Roger Araújo
Missionário da Comunidade Canção Nova


"Quando as nossas mãos tocam uma substância aromática, perfumam tudo o que tocam. Façamos passar as nossas orações pelas mãos da Santíssima Virgem. Ela as perfumará!"
John Vianney
(São João Maria Batista Vianney)

TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO

O significado da TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO é de ação de graças pela Eucaristia e pela Salvação que celebramos nestes dias do Tríduo Pascal.

♪♫ "Deus de Amor, nós te adoramos neste Sacramento,
Corpo e Sangue que fizeste nosso alimento.
És o Deus escondido, vivo e vencedor,
A teus pés depositamos todo nosso amor.

Meus pecados redimistes sobre a Tua Cruz,
Com Teu Corpo e com Teu Sangue, ó Senhor Jesus!
Sobre os nossos altares, vítima sem par,
Teu Divino sacrifício queres renovar.

No Calvário se escondia Tua Divindade,
Mas aqui também se esconde tua humanidade:
Creio em ambas e peço, como o bom ladrão,
No Teu Reino, eternamente, Tua Salvação.

Creio em Ti ressuscitado, mais que São Tomé.
Mas aumenta na minha alma o poder da fé.
Guarda a minha esperança, cresce o meu amor.
Creio em Ti ressuscitado, meu Deus e Senhor!

Ó Jesus que nesta vida pela fé eu vejo,
Realiza, eu Te suplico este meu desejo:
Ver-Te, enfim, Face a Face, meu Divino Amigo,
Lá no Céu, eternamente, ser feliz Contigo." ♪♫

A MISERICÓRDIA DE DEUS É MAIOR DO QUE QUALQUER PECADO

A graça do perdão de Deus, a graça da misericórdia de Deus, perdoa qualquer pecado por mais duro e por maior que ele seja! 
”Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra” (João 8,7).
Que cena maravilhosa é essa da passagem bíblica! No primeiro momento ela parece ser dura para nós: uma mulher pega em adultério é apresentada diante de Jesus. Primeiro, vemos a má intenção que tiveram aqueles que a levaram; pois o que eles queriam, na verdade, não era condenar a mulher, mas colocar Jesus em apuros. A lei mandava apedrejar quem fosse pego em flagrante adultério.
No entanto, Jesus, o Senhor da vida, prega o perdão, prega a misericórdia. E agora? Ele vai se opor à lei dos judeus, se opor à lei de Moisés? Jesus simplesmente se abaixa e começa a escrever algo no chão; alguns padres da Igreja dizem que Ele estaria escrevendo os pecados cotidianos que os homens cometem. Mas, o mais importante é o silêncio que o Senhor provoca, é o silêncio que tem que ser provocado dentro de nós, para que possamos refletir um pouco mais sobre a nossa vida antes de atirar a pedra ou pensar na vida dos outros.
E o que acontece é justamente isso, porque Jesus levanta e diz: ”Aquele que não tiver pecado que se já o primeiro a atirar uma pedra”. A começar pelos mais velhos, um por um foi se retirando.
Sabem, meus irmãos, não é nosso dever, não cabe a nós atirarmos pedras em ninguém. O nosso dever é apontar o caminho da vida, da misericórdia e o caminho da salvação. Podemos até ajudar os outros a refletirem sobre o que têm feito em sua vida, mas, primeiro, pensemos na nossa!
A pior escuridão é aquela em que nós reconhecemos os erros dos outros pecadores, os pecados dos outros e não temos a capacidade de reconhecer os nossos próprios pecados! Jesus é bondoso para com essa mulher, a acolhe no Seu coração; no Seu jeito de profeta, de Messias, Ele provoca uma reflexão no coração dos outros para que ninguém faça mal a ela. Por isso Ele mesmo diz: ”Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais” (João 8, 10-11).
A graça do perdão de Deus, a graça da misericórdia de Deus, perdoa qualquer pecado por mais duro e por maior que ele seja! A mesma graça da misericórdia de Deus nos chama a não nos enveredarmos novamente pelos caminhos do pecado e do erro para que não nos aconteça coisa pior.
Não existe coisa pior do que voltar à vida velha, ao pecado velho, ao “angu” velho; não existe coisa pior do que voltar para a vida passada! Somos tentados e chamados a fazer isso, mas, o importante a cada dia é lavarmos o nosso coração para que a vida nova de Deus esteja em nós. E mesmo que caiamos em pecados ou em erros maiores do que outrora, maior é a misericórdia de Deus! Não tenhamos medo de recorrer a essa graça; nós só podemos ter medo de morrer no pecado e permanecer nele!
Que Deus nos lave e nos purifique de todas as nossas faltas!
Padre Roger Araújo

NÃO TEMAS

Quantas vezes perdemos as rédeas dos problemas, e como consequência criamos bloqueios emocionais que impedem uma solução adequada. Aí entram em cena a ansiedade, depressão, sentimento de culpa, complexo de rejeição, raiva, amargura… dificultando mais ainda a possibilidade de enfrentar a situação. 

Não se trata de cair na atitude simplista de dizer “errei porque sou humano”, “eu não mereço esta situação, vou desistir de tudo” ou culpar alguém. É preciso ter presente que somos seres em constante mudança.

Não importa se estas mudanças surjam de questionamentos interiores, relacionamento marido e mulher, pais e filhos, parentes, namoro, ambiente profissional, igreja, com as pessoas em geral, ou ainda de algum vício, doença ou da própria morte. Em qualquer um dos casos é necessário aprender a lidar com o conflito, tendo sempre presente a misericórdia de Deus.

Existe saída? Sim. Basta à disposição para aprender a lidar com as crises de acordo com os ensinamentos de Jesus. “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.”(Jo 16,33b).

A palavra chave é: Coragem. Não desistir de si mesmo, das pessoas ou da própria vida. O importante é não ter medo de lidar com os problemas e nem de errar na busca da solução. Uma coisa é certa: Deus jamais nos abandona, Ele nos entende e somente Ele tem o que realmente necessitamos.

Meu bom Deus,
muito obrigado pelos bens que nos destes.
Perdoa-nos por não enxergarmos as Suas maravilhas,
abrandai o nosso coração e
fazei-nos enxergar as suas bençãos sempre abundantes.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

CONHEÇO SEUS SOFRIMENTOS, POR ISSO DESCI PARA LIBERTA-LO

Vamos meditar a Palavra de Deus: ''Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome.” Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui!” respondeu ele. E Deus: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus. O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos''(Êxodos 3,7).

Deus passa à frente, Ele tem conhecimento sobre tudo o que acontece com os pequeninos, pois Seu olhar está sobre o Seu povo.
Se estamos passando por problemas, o Senhor quer fazer, na nossa vida, uma ação de graças. O olhar de Deus está sobre nós e, seja qual for a situação pela qual estejamos passando, Ele nos libertará. Deus quer fazer, em nossa vida, uma obra nova e libertadora. Ele ouve tudo, a atenção do Pai está sobre nós!

O Senhor tem um interesse particular por cada um de nós, por isso o Seu olhar não se desvia de nós. Já nós somos diferentes, porque basta uma pequena intriga para nós nos desviarmos do caminho de Deus.

O Pai ouve o grito de desespero de Seu povo e toma a frente. Ele sabe o que temos vivido, sabe das nossas dores e conhece cada um de nossos sofrimentos. Deus sabe exatamente o que fere o nosso coração e intervém na nossa vida, na nossa família. Ele nos resgata para estarmos perto d'Ele. Deus cuida de nós!

É preciso, verdadeiramente, acreditar que é possível! Ele não tem um projeto de sofrimento para a vida de ninguém, mas sim um plano perfeito de salvação. É importante, no entanto, que nós confiemos n'Ele.

Não tenho dúvidas de que somos tentados a nos entregar às tristezas e a perder a fé. Quantos, em nossa família, já desviaram seus olhares por coisas que gostariam de conquistar?Somos tentados o tempo todo, mas precisamos confiar mais em Deus. Passaremos por dificuldades? Sim, mas com Ele nós atravessaremos o vale e sairemos seguros.

Deus não vê só os nossos sofrimentos; Ele desce até nós, coloca-se junto de nós, toma a iniciativa e decide-se pela nossa salvação. Ele se importa sempre com Seus filhos.

A Palavra do Senhor não está falando de um povo perfeito, mas de um povo pobre. Aqui, vemos como Ele se importa com os pobres, pois Ele lhes faz uma promessa. O Senhor tem um olhar maravilhoso sobre os humildes. 

Estamos vivendo o tempo da Quaresma, momento em que somos convocados a ter novas iniciativas, novas decisões que nos levam a caminhar com esse povo.

Jesus nasceu em um manjedoura, viveu com os pobres e comunicou o Reino de Deus para eles. Depois, Ele disse: ''Eu vim para os pobres, eu sou remédio para os doentes e força para os fracos''. Na nossa atualidade, Ele veio para aqueles que não têm casas, que estão nas ruas. Jesus veio para pecadores, para aqueles que se encontram longe do Pai.
 Muitas pessoas possuem tudo, mas têm a pobreza de não possuir Deus. E permanecer longe d'Ele é uma pobreza ainda maior! Aproveitemos este tempo de Quaresma para colocar a nossa vida em Deus. Não deixemos de acreditar que Ele pode intervir em nossa vida. Não paremos de lutar, não deixemos de pensar que o olhar do Senhor está sobre aquelas pessoas que estão no caminho errado. Famílias destruídas, não deixem de lutar!

A Quaresma é tempo de voltarmos os nossos olhos para os mais necessitados, é tempo de revisão, de nos preocuparmos em ter o olhar de Deus sobre esse povo enfraquecido, e de saber que Jesus tomou a Sua Palavra por eles.

O nosso fim não é aqui, mas no Céu. É Deus quem nos eleva, nos exalta! Por tantas vezes, ouvi muitos dizerem: ''Este mundo não tem mais jeito!''. Mas Deus está aqui, Ele nos salva, nos liberta!

Quando paramos para imaginar o que é o Céu, na nossa simples imaginação, já dá para experimentarmos algo maravilhoso. Não podemos nos desviar, é preciso que permaneçamos firmes no caminho do Reino. 

Tudo o que passamos, nesta terra, não é para nos desanimar, mas para que, cada vez mais, possamos nos segurar em Deus. Mas não podemos, em nenhum momento, perder esse olhar divino, para que não percamos a esperança.

O Senhor está ao lado de cada um de nós. Ele quer, Ele faz, Ele realiza. Faça a sua experiência de fé!
Otacílio Martins 
Missionário da Comunidade Canção Nova

A NOSSA ESPERANÇA ESTÁ EM JESUS

Só em Deus repousa, ó minh’alma, pois dele vem minha esperança” (Salmo 62,6).
No início deste dia, olhe para o céu, de onde vem a sua esperança, e, com o coração confiante, entregue a Deus toda a sua vida. Pergunte-se: “Por quais realidades estou passando?”.
Seja qual FOR a situação em que você se encontre – a perda de alguém querido, as dificuldades no trabalho ou no casamento –, tenha a certeza de que, no Senhor, terá força e apoio.
“Confia sempre nele, ó povo, diante dele derrama teu coração.” (Salmo 62,9)
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

Ó JESUS CRUCIFICADO

Ó Jesus Crucificado que, com infinito amor, quisestes sacrificar a vida pela nossa salvação; aqui viemos para agradecer-Vos tão grande bondade, mediante nossa entrega, arrependimento e conversão.
Pedimos perdão pelas culpas que cometemos contra a justiça e a caridade fraterna.
Queremos, como Vós, perdoar, amar e acudir às necessidades de nossos irmãos.
Dai-nos força para carregar a cruz de cada dia, suportando com paciência os trabalhos e enfermidades.

Amigo dos pobres, dos enfermos e dos pecadores, vinde em nosso socorro! E, se for para nosso bem, concedei-nos a graça que instantemente Vos pedimos...
Ó Jesus Crucificado, Caminho, Verdade e Vida, prometemos fiéis ao Vosso amor, seguir-Vos hoje e sempre, a fim de que, purificados pelo Vosso preciosos Sangue, possamos partilhar convosco das
eternas alegrias da Ressurreição! Assim seja.

SENHOR, EU VOS AGRADEÇO POR TERDES MORRIDO NA CRUZ PELOS MEUS PECADOS! MEU JESUS, MISERICÓRDIA!

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

MANEIRAS DE INCENSAR



No rito romano, a maneira da incensação possui algumas regras práticas e poucas, mas que merecem ser respeitadas. Primeiramente, quando se incensa faz-se reverência antes e depois da incensação, menos ao altar e às oblatas. Quem é incensado também faz reverência profunda.
Com três ductos do turíbulo incensa-se: "o Santíssimo Sacramento, as relíquias da santa Cruz e as imagensdo Senhor expostas à veneração pública, as oblatas para o sacrifício da Missa, a cruz do altar, o Evangeliário, o círio pascal, o sacerdote e o povo.

Com dois ductos incensam-se as relíquias e imagens dos Santos expostas à veneração pública, e só no início da celebração, quando se incensa o altar." Lembremo-nos que as imagens de Nossa Senhora e outro Santo que contenham a imagem de Jesus Menino são incensadas com três ductos.

Um uso comum, mormente quando se usa casula gótica (com mangas amplas) é que o diácono, o cerimoniário ou um acólito segure a casula, evitando que ela se queime. A maneira mais prática e funcional é segurar a parte da frente puxando-a levemente para trás. De modo que não deforme a casula. O santíssimo sacramento é incensado de joelhos.

NOSSA VIDA INTEIRA É UM PROCESSO DE CURA INTERIOR

Deus sabe o quanto você foi machucado e sabe como curá-lo
Ninguém se coloca sob o sol sem se queimar. Se tomarmos sol em excesso, vamos sofrer as consequências dele. Com Deus acontece algo semelhante, pois ninguém se coloca na presença d'Ele sem ser beneficiado por Suas graças. As marcas da presença do Todo-poderoso também são irreversíveis para a nossa salvação. Quando nós nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo, Ele nos dá liberdade. Nunca o Senhor pensou em nos trazer para perto d'Ele a fim de tira algo de nós, muito menos para limitar a nossa liberdade. Se Ele não quisesse a nossa liberdade, por que teria nos criado livres?

Nossa liberdade ficou comprometida por nossa própria culpa, porque quem peca se torna escravo do pecado. Pelos erros e pelos vícios que entram em nossa vida, ficamos debilitados. O Pai nos deu Cristo para nos libertar daquilo que nos amarra. Deus nos mostra quais caminhos podemos seguir, mas a liberdade de escolher é nossa. O desejo do Senhor é nos libertar de toda angústia, de toda opressão. O desejo d'Ele é nos ver felizes.

Em Gálatas 5,1 lemos: "É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão". Cristo nos amou, morreu numa cruz por nossa causa, para que não fôssemos escravos do pecado. O Ressuscitado nos libertou de todo mal, de toda armadilha do inimigo para que permanecêssemos livres. Contudo, ninguém é livre na maldade. Uma vez que o Espírito Santo nos visita, não há brechas para o pecado.

Quem conhece as coisas que há no homem senão o espírito do homem que nele reside? (cf. Coríntios 2,10-16). Assim também ninguém conhece as coisas de Deus senão o Seu Espírito.

Ninguém pode saber o que há em nosso interior se não abrirmos a boca e dissermos o que pensamos. Quando rezamos, Deus Pai nos refaz e o Espírito Santo nos cura e liberta. Rezar é ficar nu na presença de Deus, é abrir-se a Ele. Quando rezamos, colocamo-nos na presença do Altíssimo, nos expomos e somos curados. Quando tiramos a roupa diante do espelho, vemos o que queremos e o que não queremos. Na hora em que estamos rezando, caem as nossas vestes espirituais; assim, vemos aquilo que queremos e o que não queremos. Tudo que fazemos de mau volta para nós no momento da oração. No momento em que o Senhor nos mostra quem somos, Ele também nos mostra quem Ele é. Se Ele nos revela uma coisa que não está boa, é porque precisamos consertá-la. 

Na oração nós aprendemos a ouvir o Senhor. Não existe ninguém que, tendo rezado, Deus não o tenha respondido. E se Ele não lhe responde diretamente, vai fazê-lo por meio de uma pessoa ou de um fato, mas Ele responde. Nós precisamos aprender a ouvi-Lo na oração, para conhecermos os planos que Ele tem para nossa vida.

Nós precisamos, na oração, pedir ao Espírito Santo que nos faça descobrir o que está ruim dentro de nós. Deus sabe o quando fomos machucados e sabe como nos curar.

A nossa vida inteira é um processo de cura interior. Enquanto estivermos com os pés nesta terra, nossa vida será um processo de cura interior. Nós temos de nos apresentar diante de Deus. O Todo-poderoso tem um plano para nossa vida, um plano de amor, de realização e de felicidade para nós. Se não abrirmos o nosso coração para a oração, correremos o sério risco de morrer sem conhecer o plano que Deus tinha para nós.
Márcio Mendes