sexta-feira, 4 de abril de 2014

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

    Sagrado Coração de Jesus, entrai na minha casa e acolhei minha família; Sagrado Coração de Jesus, a Ti consagro meu ambiente de trabalho; Sagrado Coração de Jesus, passai pelo quarto do casal que seja 

    Sagrado Coração de Jesus, passai pela sala, para que não entre a maldade e a discórdia; Sagrado Coração de Jesus, passai pela cozinha, para que não falte o pão nosso de cada dia e que sempre haja a disposição de alimentar aqueles que necessitam; Sagrado Coração de Jesus, passai por todos os cômodos;
    Sagrado Coração de Jesus, a minha casa e a minha família Te pertencem!
    Sagrado Coração de Jesus, a minha alma e a minha família Te pertencem!
    Amém!
"Darei para vocês um coração novo, e colocarei um espírito novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne." (Ezequiel 36,26)

O PODER DA ORAÇÃO VENCEU OS INIMIGOS

O tema de hoje está no Salmo 6,10: “O poder da oração venceu os inimigos”. O título deste salmo nos fala do sofrimento. Quem este ano já chorou e já disse: “Eu não estou aguentando mais!”?. Precisamos buscar Deus em nossas orações.

Quando você "perde" um tempo do seu dia para entrar em uma Igreja e adorar a Deus, nem imagina a alegria d'Ele por você O estar adorando. Pode ser que, às vezes, você vá à Igreja, ore e não sinta nada, mas pode ter a certeza de que Deus está tocando você.

Quer que o diabo fique longe de você? Vá ao sacrário! Se você está na correria, só trabalhando e não tem tempo para Deus, tire um tempinho para Ele. Você precisa se preencher mais do Senhor!

Os inimigos não são as pessoas, pois é o diabo quem as atentam para que façam algo errado. Por isso, há a necessidade de nos colocarmos diante do Senhor, diante do Santíssimo. Às vezes, rezamos e não O ouvimos, mas Ele fala no silêncio, Deus ora no silêncio por nós.

Nós precisamos nos colocar na presença de Deus, pois os inimigos estão assistindo às nossas tristezas e angústias. Todo ataque desperta em nós uma reação. O poder da oração vence todos os inimigos, pois Deus acaba com todas as nossas tristezas. Você, que vai à Igreja, mas dorme na celebração da Santa Missa, é preferível que você durma na Igreja do que fora dela.
Quantas vezes você pensou em fazer uma besteira e foi até a Igreja pedir a ajuda de Deus? Nós precisamos nos colocar diante d'Ele, pois, na situação em que o nosso país está, a coisa está insustentável. O Brasil está sofrendo demais; nós vemos a potência que é o nosso país, tudo o que se planta dá frutos, mas os preços são altíssimos! Não há investimentos em nosso país. O povo fica angustiado e a única esperança dele é rezar, pedir a ajuda de Deus! Você não deve rezar somente por você; em suas orações, interceda por um vizinho, por um amigo.

A natureza é um estímulo para a nossa oração, Deus a fez para nós e nós nem O agradecemos! Às vezes, você está angustiado e não olha para o lado para contemplar a natureza. Os nossos inimigos não são as pessoas, mas o maligno que está por trás delas.

A oração que mais agrada a Deus é a Santa Missa, mas você pode rezar onde estiver: no carro, cozinhando etc. Ache motivos para conversar com Deus, reze, agradeça a Ele. Reze mais, vá diante do Santíssimo, vá à Missa, converse com Deus, pois você precisa d'Ele! Reze da maneira que você sabe, agradeça-Lhe pelas coisas pequenas, fale com Ele! O fato de você não sentir nada na sua oração, não quer dizer que o Senhor não esteja fazendo algo por você. Você foi tocado por essa luz invisível que sai do Santíssimo.

A presença de Deus é mais forte do que tudo. Você está sendo guardado por Deus. Na sua adoração, você que é pai ou mãe, fale do seu filho que precisa de uma graça; chore, abre o seu coração para Deus e para a salvação.
Diácono Nelsinho Corrêa

SALVA-ME ,Ó DEUS PELO TEU NOME!

Deus reservou um momento para falar com você, e eu, hoje, sou um instrumento d'Ele para tocar seu coração. O Senhor nos conduz para a experiência de um encontro pessoal com Ele, pois quer se encontrar com cada um de nós.

Essa experiência pessoal com Jesus é transformadora, pois dá sentindo à nossa vida. Somos como uma montanha russa, por isso, diante das dificuldades, dos sentimentos e das frustrações, desejamos nos encontrar ainda mais com Cristo. Mas esse momento de encontro com Ele não deve ser só agora, mas em todas as circunstâncias da nossa vida. Ele está sempre ao nosso lado, recolhendo nossas lágrimas.

Quantas pessoas se encontram em uma situação difícil! Deus quer ser o degrau da nossa santidade. Agradeçamos ao Senhor pela oportunidade que Ele nos dá de O encontrar, porque devemos querer encontrá-Lo em todos os momentos.

Pegue a sua Bíblia e abra-a em Salmos, 54, 3-9: “Salva-me, ó Deus, por teu nome! Pelo teu poder, faze justiça para mim! Ouve, ó Deus, a minha prece, dá ouvido às palavras da minha boca! Os soberbos se levantam contra mim, e os violentos perseguem a minha vida: eles não colocam Deus à sua frente. Porém, Deus é o meu socorro, o Senhor é quem sustenta a minha vida. Caia o mal sobre aqueles que me espreitam! Aniquila-os, Javé, por tua fidelidade! Eu te oferecerei um sacrifício espontâneo, e agradecerei o teu nome, porque ele é bom; porque me livrou das angústias todas, e eu contemplei a derrota dos meus inimigos”.

Davi, no momento da tribulação, começou a rezar para seu Deus, pois O conhecia. Naquele momento, ele estava sofrendo, e o sofrimento era a única coisa que ele tinha para transformar em matéria-prima da sua oração. Tudo o que nos acontece é uma história para a nossa salvação. Para Davi não era difícil rezar e pedir o auxílio do Pai. 

Qual é a sua experiência com Deus? Quem é Ele, de verdade, na sua vida? 
Nós nos perdemos nos momentos de tribulação e sofrimento, então, recorremos ao Senhor. Mas quando a vida está caminhando bem, nós não O procuramos. É preciso buscar sempre um relacionamento com Deus na oração.

Não basta saber que Deus é Pai, é preciso ter um relacionamento de intimidade e diálogo com  Ele. Muitas vezes, encontramos dificuldades em nossa vida; nesta hora, temos de sabe identificar onde está o Senhor. Por que a sua vida de oração não acontece? Esta faz toda diferença, porque é o caminho de conhecimento de Deus. Davi tinha um caminho de oração, por isso saiba a quem recorrer.

Peça a Deus para retirar da sua vida aquilo que ainda é mal e não o santifica. Diga ao Senhor que você não quer outro deus ocupando seu coração, pois Ele é o único Deus da sua vida. Davi sabia rezar quando tudo estava bem ou quando tudo estava dando errado. Por isso, ele rezava este Salmo.

Devemos aprender a rezar durante a tribulação, pois precisamos aprender a rezar com a vida, acolhendo os sofrimentos ao lado do Senhor. Devemos aprender a conviver com a nossa realidade e dizer para Deus que é diante das tribulações que buscamos degraus de santidade.

É preciso enfrentar a vida; não só querer tirar a cruz, portanto, é preciso ser amigo do tempo e enfrentar o dia a dia com coragem. Vamos aprender a viver com as tribulações!

Deus quer se encontrar com cada um de nós e nos salvar, porque Ele nos quer no Céu. Monsenhor Jonas Abib nos explica que, lá no céu, há uma morada com o nome de cada um de nós, mas se não chegarmos lá, nosso lugar ficará vazio. Devemos conquistar o Céu vivendo aqui na Terra, porque ou subimos para junto do Senhor ou descemos para junto do inimigo.

Hoje, temos de nos encontrar com Cristo e deixá-Lo ser o Deus da nossa vida.
Lúcio Domício 
Membro da Comunidade Canção Nova

O SENHOR ESTÁ COMIGO

Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mateus 28, 20).
Em todos os momentos, a certeza que precisa estar em nosso coração é a de que Jesus está sempre presente  em nossa vida. E assim como Ele se aproxima de nós, também nós precisamos nos aproximar d’Ele.
Deixemos que a salvação do Senhor penetre em nossa vida. Para isso, tiremos um momento, no decorrer do dia, para estar com Ele, abrindo-nos ao amor do Pai e ao arrependimento dos pecados.
Mergulhemos na presença de Jesus Eucarístico e assumamos em todos os momentos: “O Senhor está comigo!”.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

DAR TEMPO PARA O TEMPO DE DEUS !

Às vezes me pego brigando com Deus a respeito do tempo…
Que tempo é o meu diante de Deus? Qual é o espaço que ocupo? TEMPO E ESPAÇO. Vocês já pararam para pensar quanta coisa se esconde por detrás dessas duas palavras? Pois eu digo: nessa “duziazinha” exata de letras residem toda a nossa mortalidade, insignificância e efemeridade diante do universo. E, também, podem apostar, toda a nossa grandiosidade.
Tempo e espaço são nossos desafios supremos. Brigamos com eles desde que mastigávamos animais crus em cavernas escuras - e continuamos a enfrentá-los agora que já pusemos os pés na Lua e podemos enviar mensagens instantâneas para qualquer parte do mundo.
Mas o que me fez pensar em coisas tão imensas e complicadas como essas? Às vezes me pego brigando com Deus a respeito do tempo… Quantas demoras. Passado que se torna presente e futuro incerto!
Tempo e espaço. Categorias tão distantes e próximas. Tão incertas e certas! Contrários que se encontram.
Quantas vezes reclamamos de algo ter saído diferente do que queríamos e mais tarde percebemos que foi melhor como aconteceu? Nosso Deus é sábio e quer o melhor para nós, quer que nossa alegria seja completa. O tempo, para Ele, não está limitado no que conhecemos como noção de tempo: passado, presente e futuro. Ele tem planos para a eternidade. O eterno que me espera.
Hoje concluo que é preciso dar tempo ao tempo de Deus! Deus é atemporal! Quer dizer: não tem tempo, é o mesmo ontem, hoje e sempre. Mas, interessante: mesmo sendo atemporal se encaixa no tempo e mexe na história. Localiza-se em meu espaço e me lança no tempo…


Não tenha receio de dar tempo para o tempo de Deus.
Adriano Gonçalves

O PECADO

O pecado trás a morteDeus se alegra quando lutamos contra o pecado
“Sendo seus colaboradores, exortamo-vos a não receberdes em vão a graça de Deus” (2Cor 6,1). A graça de Deus é o Seu auxílio a nossa alma. O que nossa alma seria incapaz de fazer sozinha, a graça faz. Ela potencializa a nossa natureza dando a capacidade de fazer o sobrenatural.
A graça de Deus vem em socorro de nossas fraquezas. Não podemos receber a graça de Deus no vazio, deixar-se perder. Na vida espiritual o Senhor dá a graça a todos, mas nem todos a aproveitam e cooperam com ela. Se você colocar a semente numa terra fofa, e cuidar dela, vai dar um pé maravilhoso, mas Deus não irá capinar aquela horta, Deus fará o que você não pode fazer, que é fazer germinar, mas se você guardar a semente e não colocá-la na terra, Ele não poderá fazê-la crescer. Deus não ajuda o preguiçoso, não ajuda aquele que não quer trabalhar, pois Ele sabe que não estamos nos valorizando.
Não podemos deixar a graça passar em vão, pois pode ser que não tenhamos outra chance. “Quem deixa para fazer depois o que precisa fazer hoje, é porque não quer fazer nunca”. Não deixe para depois, não deixe a graça de Deus em vão.
Nós não podemos carregar o pecado na alma, sabendo que estamos em pecado. A conversão é algo para a vida inteira, teremos que trabalhar nossa conversão até o dia de nossa morte, pois Deus nos quer santos, Ele não quer menos do que isso de nós, pois Ele nos fez para a santidade. O pecado destruiu nossa santidade original, mas Deus nos quer santos, temos que entender isso com muita naturalidade, Deus nos criou para sermos santos.
“Procurai a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12,14). Sem a santidade ninguém pode ver a Deus, esse ver a Deus é viver na comunhão com o Senhor. Ninguém pode entrar na comunhão com Ele sem ser santo. A maioria de nós seremos santos depois de passarmos para o purgatório. Deus, na sua bondade, na sua misericórdia, dá uma chance para que sejamos purificados na eternidade. A alma no purgatório é como se estivesse numa cadeia, ela não consegue fazer nada para sua santificação, então quem faz é a Igreja na Santa Missa.
Nós temos essa vida inteira para buscar nossa santificação, nossa conversão, nossa salvação, e a Igreja nos oferece os meios para isso. A Igreja existe para que cheguemos à santidade. Tem pecado que não é fácil de deixarmos, na verdade vamos deixando o pecado na luta (cai, confessa e levanta), e o pecado vai enfraquecendo e Deus vai vencendo.
Duas coisas não podem acontecer na nossa vida espiritual: o desespero e o desânimo. Não podemos nos desesperar nem desanimar de lutar contra o pecado. O Catecismo da Igreja Católica chama o sacramento da confissão de sacramento de cura, cura de depressão, autopiedade, … A Palavra de Deus é intransigente com o pecado, a Palavra de Deus nos exorta, se for preciso vamos até o sangue na luta contra o pecado.
Outro auxilio é a Eucaristia, “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”(Jo 6,56). Precisamos desse remédio todos os dias na luta contra o pecado, se não podemos ir à Missa todos os dias, pelo menos uma vez por semana precisamos ir.
Não vamos desanimar nunca, Deus se alegra quando lutamos contra o pecado.
Prof. Felipe Aquino

SEJA FORTE E CORAJOSO

A Palavra meditada, hoje, está em Deuteronômio 31,6-8:
"'Sejam fortes e corajosos! Não tenham medo, nem fiquem apavorados diante delas, porque o Senhor seu Deus é quem vai com você. Ele não o deixará, e jamais o abandonará'. Então Moisés chamou Josué e, na presença de todo o Israel, disse a ele: 'Seja forte e corajoso! Pois você entrará com todo este povo na terra que o Senhor prometeu dar a seus antepassados, e você repartirá a herança entre eles. O próprio Senhor irá à sua frente. Ele estará com você; não o deixará, e jamais o abandonará. Não tenha medo, nem se acovarde'.
"Por isso, não tenha medo nem se acovarde.” Essas palavras nós não dizemos para quem não corre o risco de se atemorizar e se acovardar, mas sim para quem está desanimando da vida, temendo algo, indeciso pelo receio do que ainda está por vir.

Moisés era fraco e, muitas vezes, hesitante, mas, por sua amizade com Deus, ele vencia o medo e a dúvida. Um dia, por medo, ele fugiu para o deserto, mas, naquele momento, ele encoraja Josué, que também é um ser humano cheio de fragilidades e discípulo de um homem que foi talhado pelo Senhor a partir do medo. Nós estamos falando de pessoas medrosas, cheias de dúvidas, capazes de se acovardar, mas que aprenderam a ter coragem nos sofrimentos da vida.

Coragem é uma coisa que construímos no decorrer da vida; até a pessoa mais tímida e medrosa pode ser corajosa se contar com a força do Espírito Santo.

Hoje, o Espírito de Deus quer revestir você de coragem e, diante de tudo que está por vir, o próprio Senhor lhe diz: “Seja forte e corajoso”.

Você tem problemas para resolver, um trabalho a realizar, algo para ser corrigido ou retirado da sua vida? Seja forte e corajoso! Não se intimide nem tenha medo, porque Deus está com você e, por isso, nada poderá impedi-lo de fazer o que é bom e correto.

O Senhor Deus é o seu guia, Ele mesmo o conduzirá em todo bom propósito e não o deixará nem o abandonará. Não tenha medo nem se acovarde.

Talvez, assim como Josué, você seja escolhido para levar os seus para Deus. Por esse motivo, o Senhor lhe traz essa Palavra e pede que você seja forte e corajoso, porque Ele está lhe dando a incumbência e a capacidade de trazer um povo para Ele.

Você pode achar que não é capaz de fazer o que Deus pede, mas é Ele mesmo quem será a sua força e o guiará nesse caminho. Você terá força e coragem não por si só, mas porque conta com o Altíssimo em tudo, sobretudo na hora da fraqueza.

A sua fraqueza o faz muito mais forte quando você recorre a Deus. O fraco que não recorre ao Senhor é simplesmente fraco, mas aquele que busca n’Ele sua força se torna um verdadeiro milagre, invencível pelo poder do Espírito Santo. Não ceda ao medo nem à covardia. Se você está se sentindo fraco para as lutas do dia a dia, apegue-se ao Senhor.

Cada pessoa tem um motivo que a faz se sentir fraca: uma preocupação, um sentimento de tristeza, um relacionamento, um familiar que está doente, um pecado que está alojado na alma e que se não for cuidado pode adoecer todo o corpo. Diante dessas situações, apegue-se a Deus, reze e siga sendo forte e corajoso.

Muitas vezes, diante de uma situação ruim, você pede que Deus tire o sofrimento do seu caminho, mas Ele não fará isso. O Senhor será a sua força, não resolvendo o seu problema ou o tirando de uma dificuldade, mas sendo Ele mesmo a sua força. Depois que tudo terminar, Ele permanecerá ao seu lado. Se você não for íntimo de Deus e não se colocar sempre em oração, correrá o risco de pensar que Ele não o ama, porque Ele não fará as coisas do seu jeito. O que você precisa entender é que o Senhor sempre ouve a todos, só que ora Ele dá o que Lhe pediram, ora Ele dá algo diferente, que será muito melhor.

Deus, às vezes, nos leva por caminhos de humilhação para aprendermos a ser pessoas melhores e para poder mortificar as forças do pecado que estão em nós. Bendito seja o Senhor por essas humilhações. Ele não as provoca, mas aproveita os golpes das tribulações e da tentação para tirar de nós o homem velho e, no meio de tudo, jamais deixa nos faltar a Sua graça.

Você está sendo golpeado pelo temor e tem vontade de se acovardar? Saiba que o Senhor o está revestindo com a graça divina, para você não fugir nem desistir. Nas horas mais escuras e de maior fraqueza, a força de Deus é mais evidente e o sustenta. A nossa força vem de Deus. A presença d’Ele é o único remédio capaz de acabar com o mal na nossa vida. Com Ele seguimos sem medo e covardia.

Peça a Deus a Sua graça e o Seu Espírito e Ele lhe responderá: “Eu mesmo serei o seu guia. Não vou deixá-lo nem abandoná-lo. Eu irei à sua frente, estarei ao seu lado nessa hora. Não tenha medo e não se acovarde.”

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova.

NÃO TEMAS CRÊ SOMENTE

Meus irmãos, muitas vezes, quando a doença chega à nossa porta, quando a situação econômica é ruim, quando uma desgraça, uma tragédia acontece, somente nessa hora é que o nosso interior se abre e se aproxima de Jesus.

O Senhor não quer nos atender somente porque estamos angustiados. Nós, pessoas humanas, apenas na hora das dificuldades somos quebrantados. Isso é uma graça, pois, na hora do desespero, o nosso orgulho cai por terra e se quebra todo; é quando a angústia, a depressão, a injustiça, a traição nos abate e a dor chega ao nosso coração. Nesta hora, o nosso orgulho vai ao chão e, então, procuramos Jesus.

Nesse momento, o Senhor tem o direito de nos dizer: "Somente nessas horas que você vem até mim?!", mas Ele nos alcança pelo amor; então, a graça é derramada. É isso que devemos fazer: cair aos pés de Jesus. Que bom se tivéssemos mais necessidades para buscar Jesus e deixar de sermos autossuficientes.

Coloque diante de Jesus o seu pedido e deixe que a graça, vinda das Santas Chagas de Jesus, atinja você.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova