terça-feira, 18 de março de 2014

PAPA FALA DE CONVERSÃO E ALERTA SOBRE O PERIGO DA HIPOCRISIA

Em homilia, Francisco lembrou que Quaresma é tempo de conversão. Ele alertou os fiéis sobre o perigo de “maquiar-se” de santo, vivendo na hipocrisia
papa_conversãoNa Missa desta terça-feira, 18, Papa Francisco refletiu sobre o tempo da Quaresma, que a Igreja vive à espera da Páscoa. Ele comentou que este é um período para conversão, para ajustar a vida e aproximar-se de Deus. Francisco também alertou os fiéis sobre o perigo da hipocrisia, de querer “mascarar-se” de santo.
Citando a Primeira Leitura do dia, em que Deus chama à conversão duas “cidades pecadoras” (Sodoma e Gomorra), Francisco explicou que isso evidencia que todos precisam mudar de vida. Ele lembrou que a Quaresma é justamente esse “ajuste” de vida, mas Deus quer uma aproximação sincera e alerta sobre a hipocrisia.
“O que fazem os hipócritas? Mascaram-se, disfarçam-se de bons: rezam olhando para o céu, fazendo-se ver, sentem-se mais justos que os outros, desprezam os outros. ‘Mas – dizem – eu sou muito católico, porque meu tio foi um grande benfeitor, a minha família é essa e eu sou…eu aprendi…conheci o bispo tal, o cardeal tal, o padre tal…eu sou’. Sentem-se melhores que os outros. Esta é a hipocrisia”.
Mas o Senhor diz ‘não’ a essa atitude hipócrita, destacou o Papa.  É preciso aproximar-se de Deus para não ser cristão maquiado, que, quando passa essa aparência, vê-se que na verdade não são cristãos.
O Santo Padre retomou a Primeira Leitura e indicou o que é preciso fazer para que isso não aconteça. A resposta vem do próprio Deus: “Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem!” (Is 1, 16-17).
O sinal de que se está no caminho correto é, segundo Francisco, ajudar o oprimido, defender a viúva, cuidar do próximo, do doente, daquele que tem necessidade, como relata a Palavra. O Papa explicou que os hipócritas não sabem fazer isso, porque estão muito cheios de si mesmos para olhar para os outros.
Estas ações não constituem toda a conversão, observou o Papa, porque se converter, de fato, é encontrar-se com Jesus, mas são sinais de que se está com Cristo.
“O sinal de que estamos afastados do Senhor é a hipocrisia (…) O Senhor dê a todos luz e coragem: luz para conhecer o que acontece dentro de nós e coragem para nos convertermos, para nos aproximarmos do Senhor. É belo estar próximo d’Ele”.
“Por que muitos católicos vão facilmente para as seitas? Porque esses que saíram não LERAM o CATECISMO.
Para nós Cristãos Católicos não basta só a bíblia. PRECISAMOS DO CATECISMO! Um complementa o outro...pois se você ficar só na bíblia você vai entrar numa confusão muito grande.
Quer ver uma confusão muito grande? Vou ver o que Deus quer de mim...
Aí você abre (bíblia) e vê escrito: “Corte a tua mão...”
Vai cortar! Vai na confusão pra você ver o que acontece! Não busque a interpretação que a Igreja dá através disso aí pra você ver a confusão que você irá se meter.
Nós cristãos católicos cremos no que os Apóstolos nos ensinaram e que veio de Pedro e hoje está com o Papa Francisco.”
(Padre José Augusto)

REZE O ROSÁRIO TODOS OS DIAS

Para compreender a oração do Rosário, precisamos nos fazer pequenos, pois é a estes que Deus se revelou (cf. Mt 11, 25). São Luís Maria diz que o Senhor não muda seu modo de proceder e, se Ele se revelou aos pequeninos, Ele continuará a se revelar a eles. Peçamos a Nossa Senhora a graça de fazermos parte desse número de servos, pequenos e inúteis, mas que são capazes de compreender a grandeza da oração do Rosário. Que Ela também nos dê a graça de rezar o Terço constantemente, por toda a Igreja, pelos pobres pecadores, pela salvação do mundo, pela vinda do Reino da Virgem Maria e, consequentemente, do Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo.
------
Assim, o Rosário ou Terço é a oração que Deus, por meio da Sua Igreja e de Nossa Senhora, nos tem recomendado com maior insistência para todos em geral, como caminho e porta de salvação: «Rezem o Terço todos os dias» (Nossa Senhora, 13 de Maio de 1917)

A PALAVRA DE DEUS É NOSSA FORÇA


Aquele que afirma permanecer nele deve também viver como Ele viveu.”
 (1Jo 2,6)
Para viver como Jesus viveu é preciso fazer uma experiência com a Palavra, pois ela é nosso alimento e transforma o nosso coração. Por isso, no dia a dia, busquemos conhecer a Bíblia, pois ela renova todas as coisas, é nossa força para combatermos as tentações que nos rodeiam.
Decida-se, hoje, em reservar um momento do seu dia para estar com a Palavra e faça a experiência de rezar em todas as situações com um versículo bíblico.
“Ele é seu auxílio e seu escudo.” (Salmo 115,9b)
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

DEVEMOS ESTAR ATENTOS A UMA PALAVRA FORTE DE JESUS

Em nossa vida cristã temos que estar atentos a uma palavra muito forte de Nosso Senhor Jesus Cristo em Mt 11,29: “Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.”

A falta de humildade nos coloca contra Deus. Porque Ele nos deu Jesus como caminho, verdade e vida é necessário levar a falta de humildade a sério, e lutar para sermos capazes de refletir o amor de Deus em todos os nossos atos.

Como podemos fazer isso?

1. Não esperando receber créditos pelas nossas boas obras. Se ninguém notar não devemos ficar desapontados. E se alguém notar devemos dar o crédito a Deus.

2. Fazendo o sempre o bem, porque Deus tem sido bom para conosco... Quantas pessoas em nossa volta estão quem sabe precisando de alguém que as escute, os as visite em sua doença ou até ajude em alguma necessidade material.

3. Seja um verdadeiro amigo de Jesus, participe da Igreja para alimentar a sua fé. Escute com atenção a Palavra, receba a santa comunhão com a certeza da presença de Jesus, e viva o que celebrou.

Esta é uma maneira simples de viver a humildade e testemunhar que somos realmente amigos de Deus.

Senhor misericordioso, muito obrigado pela tua doutrina maravilhosa. Queremos te conhecer e te amar cada vez mais. Precisamos de sua ajuda, de sua orientação, pois sozinhos nada podemos, fica conosco e nos dê entusiasmo pela vida.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

INCENSO QUANDO PODE SER USADO ?

Incenso pode sim ser usado durante a Quaresma, Advento...
Muitos nos perguntam se o caráter penitencial da Quaresma, comedido do Advento, fúnebre das Missas pelos defuntos... excluem o uso de incenso. Muitos acreditam que sim. Mas não tem nada a ver, pois, ainda que ele solenize, não determina o grau litúrgico da celebração ou atrapalha o espírito da Quaresma e de outras ocasiões. Portanto, é um erro também pensar que solenidade significa somente canto do Glória e paramentos brancos: também há solenidade em outras celebrações, até mesmo numa missa exequial.
O incenso pode ser usado até em Missa simples de dia de semana, "ferial", como é corretamente chamada. Igualmente, não há motivo para não ser usado nos Domingos da Quaresma, do Advento e de Ramos, no Dia dos Fiéis Defuntos e em missas exequiais. O rito antigo até prescreve o seu uso na transladação do Santíssimo Sacramento para o altar na celebração da Sexta-feira Santa. Contudo, isto é uma particularidade da forma extraordinária e ninguém, a não ser o Papa, tem autoridade suficiente para introduzir isto também na forma ordinária.
Enfim, incenso sim para a santidade do Senhor, seja em Missas solenes, seja em missas simples ou quaresmais!

AVE MARIA


Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum; Benedicta tu in mulieribus, Et benedictus fructus ventris tui, Jesus. Sancta Maria, Mater Dei, Ora pro nobis peccatoribus, Nunc et in hora mortis nostrae. Amen.

DECIDA -SE PELO AMOR

Muitos não têm a coragem de amar, porque já sofreram muito, seja na família, no casamento etc. Talvez você já tenha sofrido e, é claro, não quer passar por essa situação novamente. Por isso, deixou de amar para não sofrer. Independente dos acontecimentos, é no amor que está a salvação para você. É no amor-doação que as pessoas com quem você se relaciona serão salvas.

Apesar das decepções e dos problemas familiares, ame. Decida-se pelo amor! Não são apenas os jovens que precisam despertar para o amor; há muito adulto, muita gente casada que precisa redescobrir a graça de amar.

Quantas pessoas guardaram decepções! Quantas pessoas curtiram revoltas no coração! Quantas são vítimas da própria revolta com um pai alcoólatra, irresponsável, ausente, infiel, bruto, autoritário... Quantas pessoas, decepcionadas com a família, já não são capazes de amar.

Amar é vida. Não amar é morte. É preciso reaprender a amar. Problemas existem e adoecem o coração, mas não é por isso que você não vai amar. Deus lhe dá a capacidade de amar, mas se decidir a amar depende de você. Se você se decidir pelo amor, tudo vai mudar na sua vida.

O mundo é de quem ama. Quem não ama permanece na morte.

Monsenhor Jonas Abib

O FERMENTO ESTRAGADO NOS TORNA INCRÈDULOS

Você sabe que o fermento é o que leveda e dá consistência à massa, se o fermento estiver estragado todo o pão vai ser estragado.
”Então Jesus os advertiu: ‘Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”’ (Mc 8, 15).
Meus queridos irmãos e irmãs, a Palavra que Deus hoje nos dirige é para tirarmos do nosso coração o fermento da maldade e o da incredulidade, que não nos deixam entender os sinais de Deus, a manifestação amorosa de Deus por nós.
Deixe-me dizer: Jesus já fez tantos sinais para Seus apóstolos. Quantos cegos, mudos, quantos aleijados, doentes e enfermos o Senhor curou. Quantas vezes o Senhor fez milagres, como o de multiplicar os pães, entre outros. Quantas vezes o Senhor manifestou o Seu poder, como na passagem da tempestade e em tantos lugares.
Se olharmos para a minha vida, para a sua vida e para a de cada um de nós, veremos os sinais do amor de Deus por nós. A não ser que nós sejamos incrédulos demais, a não ser que nós sejamos muito mal agradecidos, para não reconhecermos a mão poderosa de Deus em nossa vida.
É verdade que nós não temos bonança toda hora, é verdade que a vida de nenhum de nós é mil maravilhas. E ainda bem que não é assim, porque senão seríamos como crianças mal acostumadas! A pior criança, o pior filho, é aquele que tem tudo; tudo na mão, tudo pronto; ele não tem dificuldade e esforço nenhum na vida. E que mal acostumado vai ser esse filho! E Deus não nos quer filhos mal acostumados.
É impossível, mesmo para aquele mais sofredor, mesmo aquele que já nasceu sofrendo, ele não conseguir ver, quando ele tem os olhos puros, a bondade de Deus e a manifestação de Deus em sua vida.
Mas muitos dos fariseus não conseguiram de forma alguma enxergar a vontade de Deus; por isso Jesus está hoje nos dizendo para termos muito cuidado para não sermos contaminados por esse fermento. Porque você sabe que o fermento é o que leveda a massa, que dá consistência à massa, se o fermento estiver estragado todo o pão vai ser estragado. Se o fermento que está no meio de nós é um fermento azedo, é o fermento da ingratidão, é o fermento da murmuração contra Deus e contra a Sua Igreja e, assim por diante, deixe-me dizer: nós nos tornaremos cegos e incrédulos às manifestações de Deus em nossa vida.
Que o Senhor, hoje, pela Sua Palavra poderosa, que faz novas todas as coisas, purifique o nosso coração de todo fermento maldito, de todo fermento que entrou em nós e nos deixou pessoas azedas; pessoas que reclamam, murmuram e não sabem reconhecer a manifestação do Senhor no meio de nós.
Padre Roger Araújo