terça-feira, 4 de março de 2014


PADRE PIO E VIRGEM MARIA

Não se poderia conhecer quem verdadeiramente é o Santo de Pietrelcina, se não se compreendesse o seu relacionamento especialíssimo com a Virgem Santíssima.

Ao longo de seus oitenta anos de vida, a devoção mariana, vivida como verdadeira "escravidão de amor", marcou todo o seu itinerário desde o seu alvorecer em Pietrelcina, à sombra da imagem na "Madonna della Libera", até o seu ocaso, sepultado como um soldado que empunha a sua "arma", como costumava chamar o santo rosário.

Neste dia de São Pio de Pietrelcina, queremos que sua voz realmente chegue aos quatro cantos da terra e convide todos os homens a conhecerem o amor especialíssimo que devemos ter pela Virgem Maria.

O SEGREDO É VIVER A SINCERIDADE

Como suportar a prova? Pela sinceridade total diante do Senhor. A palavra "sincero" vem de"sem cera". Os antigos gregos e romanos faziam um teatro bem semelhante ao teatro moderno: uma pessoa acabava fazendo vários personagens. Trocavam de personagens apenas trocando as máscaras, que eram feitas de cera.

"Sem cera" quer dizer sem máscara, sem representação. Não podemos representar diante de Deus, precisamos ser sinceros! Temos de ser verdadeiros diante do Senhor, até mesmo diante de nossas fraquezas. São Paulo nos diz isso de uma maneira linda:

"Portanto, eu me comprazo nas fraquezas, nos insultos, nos constrangimentos, nas perseguições e nas angústias por Cristo! Pois quando sou fraco, então é que sou forte" (II Cor 12,10).

Deus é forte em você, por isso, Ele o faz forte. Não tenha medo de ser sincero diante do Senhor, de confessar-Lhe os pecados mais secretos. Não tenha medo do pecado, mas sim de não ser sincero diante de Deus.

Monsenhor Jonas Abib

TRANSFORMADOS PELA EXPERIENCIA DO AMOR

Quero convidá-lo a sair do seu comodismo espiritual. Eu preciso convencê-lo de que Deus tem mais para você! Não podemos parar no que Deus já fez, temos que avançar no que Deus tem para fazer.

“Chegou, pois, a uma localidade da Samaria, chamada Sicar, junto das terras que Jacó dera a seu filho José. Ali havia o poço de Jacó. E Jesus, fatigado da viagem, sentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus: Dá-me de beber.” (João 4,5 – 7) 

A parte que mais me chama a atenção é que este Evangelho coloca um horário: meio-dia. Metade do dia, e esta pregação está no meio do Acampamento de Carnaval. Aí pergunto: O que ainda falta para Deus completar em sua vida, o que ainda lhe falta? 

Essa pregação fala sobre a exigência de Jesus com o amor. Hoje a cultura do amor é a cultura do prazer. As pessoas até pensam: “Amo porque Deus me dá algo em troca”. Se você continuar lendo o Evangelho, vai ver que Jesus pede a essa mulher que lhe dê de beber. Ele pede: "Dá-me de beber"; ela responde: "Como, sendo tu judeu pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?" (Jo 4, 9)Ela se colocou para baixo. Nós também somos assim, muitas vezes, vamos para o acampamento pensando: “Vou pedir, mas Deus não vai dar porque não mereço!” 

Mas Deus não é assim, Ele nos ama quando nós menos merecemos. Quando eu menos mereço é quando Deus mais me ama, quando Ele mais me acolhe. Deus sempre está nos amando. Você, uma vez alcançado pelo amor, já mudou alguma coisa aí dentro? Será que mudou tudo? 

Você já pegou o celular e ligou para aquela pessoa com quem você brigou? Será que você já se reconciliou consigo mesmo? Uma experiência real com Jesus muda nossa vida toda, é como uma bomba atômica que transforma todo nosso interior. E essa pregação é para você dar um passo a mais como aquela samaritana, que, depois do encontro com Jesus, saiu dizendo a todos que O havia encontrado. 

Muitas vezes encontramos Jesus e saímos como se não O tivéssemos encontrado. Cristão não é bobo, é inteligente, portanto, sabe amar, sabe acolher. Existem mulheres que rezam... rezam... o marido está trabalhando e, quando chega em casa, a mulher começa a reclamar: “Está faltando isso, está faltando aquilo...”. Ele chega em casa querendo ouvir uma palavra de amor e não tem. Existem pessoas que não se encontraram com Jesus Cristo e fazem da vida dos outros um inferno. 
Jesus Cristo não teve medo de olhar nos olhos daquela mulher e pedir: “Dá-me de beber”. Por que existem muitos homens vendo pornografia? Porque existem muitas esposas que não têm coragem de olhar nos olhos do seu marido e fazê-lo o homem mais feliz do mundo! Da mesma, muitas mulheres têm se entregado ao adultério porque seu marido não tem a coragem de olhar nos olhos dela e fazê-la a mulher mais feliz do mundo. 

O Papa Francisco tem nos ensinado não com palavras, mas com gestos que o amor muda a história. Há uma foto circulando na internet do Papa beijando um rapaz com o rosto cheio de verrugas. O Santo Padre não quis chamar a atenção para si, mas quis que você olhasse para sua casa e visse que lá tem alguém precisando de um beijo "nas feridas". 

Queremos que nossa família se converta, mas não agimos. A pregação precisa vir para a vida. Muitas vezes, saímos daqui cheios de promessas, e elas podem não se cumprir em um dia, um mês... Mas se o Senhor prometeu, Ele vai cumprir! Não assumimos a nossa fraqueza e fazemos de Deus a "Superliga". O Senhor está escondido no sofrimento, Ele está aí!
Como o Papa Francisco diz: “Amar aquele que não merece!”. É a esses que não merecem que Jesus Cristo pede que você anuncie o Evangelho. Você não deve ficar com raiva no seu coração, com raiva do seu pai, da sua mãe, do seu esposo, esposa. Se você se encontrou com Jesus Cristo, você precisa olhar para as pessoas e dar outra resposta. Para quem você precisa ligar? Deixe seu orgulho e vá ao encontro do outro. Se você sair daqui e não mudar, de nada valeu ter participado desse acampamento! Enquanto você está aqui, o Espírito Santo vai mudando a sua mente e agindo no seu coração. 

Muitas vezes, parece que os sonhos não vão ser realizados, parece que Deus não vai cumprir o que prometeu. A espera dói, mas Deus vai cumprir as promessas d'Ele. Nossos sonhos podem ser maus, mas os de Deus são sempre bons! 

Podemos ter todos os bens materiais, mas se não tivermos Deus vai nos faltar tudo. Qual o sonho que você traz no coração? 

Como dizia o padre Léo: “O sonho de um cristão precisa se transformar num projeto de Deus, assim se torna uma realidade”. Você não pode deixar de sonhar.
Adriano Gonçalves 
Consagrado da Comunidade Canção Nova

O SENHOR ESTÁ SOBRE VOCE

O Senhor está sobre você, olhando para os seus anseios, para as suas necessidades. Você até pode ter se esquecido de ser feliz, de fazer planos para a sua felicidade, mas Deus já está preparando um futuro brilhante para você! Não tenha medo do futuro, não tenha medo do dia de amanhã, não tenha medo de adoecer, de perder suas riquezas. Não se preocupe se seu filho precisar se mudar para longe de você, nem tenha medo de que seu marido (esposa) a (o) abandone. Não tenha medo de como as coisas vão se resolver, pois Deus sabe das lutas que acontecem dentro de você, Ele sabe como você sofre pelas feridas do seu coração. Muitas vezes, o seu sofrimento é por causa das pessoas que você mais ama na vida.

QUE DEUS NOS ENSINE A VIVER A ESPIRITUALIDADE DO DESPRENDIMENTO

Não é uma decisão egoísta, muito pelo contrário, é uma decisão oblativa saber doar a vida por uma causa.
”Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna” (Marcos 10, 29-31).
Continuando o ensinamento de Jesus sobre o discipulado, a maneira de segui-Lo, de se tornar discípulo d’Ele, o Senhor hoje nos ensina, de forma mais aprofundada, como viver o desapego. Porque não se trata somente de apego a coisas materiais, mas também de desapego das pessoas que amamos e queremos bem.
Existem homens e mulheres que decidiram entregar suas vidas por inteiro, a vida inteira no seguimento de Jesus Cristo. Eles sacrificam a sua vida por causa do Evangelho, mas este sacrifício é para ter mais liberdade e disponibilidade para servir ao nosso Deus. Não é uma decisão egoísta, muito pelo contrário, é uma decisão oblativa saber doar a vida por uma causa. São discípulos e discípulos que vivem uma vida totalmente entregue ao serviço do Reino de Deus.
Que Deus suscite esse desejo, essa vontade, esse apelo no coração de muitos jovens, homens e mulheres, para viverem realmente uma vida de doação plena ao Reino de Deus. Mas, mesmo que você não vá para um seminário, para um convento, para uma comunidade ou qualquer lugar como esse, em uma vida mais  entregue ao Reino de Deus, saiba que essa espiritualidade [do desapego e doação] é para ser vivida por todos os discípulos de Jesus.
Em nossa casa, em nossa realidade, porque na vida todos nós passamos por momentos assim: ora vamos ter muito, ora não vamos ter nada, mas isso não pode tirar a paz do nosso coração. Ora nós temos aqueles que amamos bem perto de nós, ora eles vão estar distantes de nós pelas circunstâncias da vida, devido ao trabalho e a diversas situações. Muitas vezes, isso vai acontecer até pela dureza e dor: a morte que leva um dos nossos. O casamento dura a vida toda, mas alguém vai morrer primeiro. Às vezes, os filhos perdem seus pais, ou os pais perdem os filhos; o que você não pode é perder a vida por causa disso.
Confiando a Deus tudo o que nós temos: os bens, a vida que levamos, mas até os nossos que estão ao nosso lado pertencem a Deus, na hora que um for tirado, levado, for participar do Reino de Deus primeiro que nós, ou precisar se mudar ou viajar, que nós não percamos o sentido da vida nem a direção porque alguém foi viver longe de nós.
Que Deus nos ensine a viver a espiritualidade do desprendimento, porque a vida inteira é um constante se desprender e o último desprendimento é a morte, com a qual já não levamos mais nada e vamos inteiros para ser de Deus!
Padre Roger Araújo