segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014


ELE ME FAZ REPOUSAR EM PASTOS VERDEJANTES

Quem disse que não podemos apresentar falhas, que tudo deve sempre dar certo? A vida não é assim. Não existe só o bem e o mal, o certo e o errado, o colorido e o opaco. Existem milhares de situações entre esses extremos e todas elas são de certa forma saudáveis.

Quando tentamos fazer um projeto radical de vida, só com as nossas alternativas podemos estar criando uma prisão de desilusões e incompreensões. Jesus nos dá o exemplo, Ele que é Deus e perfeito, não esperava que todos fossem iguais e perfeitos.

É preciso termos um coração como o de Jesus, que acolhe a todos sem distinção. No Salmo 33, 20 lemos: São numerosas as tribulações do justo, mas de todas o livra o Senhor. É preciso muita força de vontade para superar os obstáculos, para entender a nossa humanidade.

Há, contudo, uma força muito grande que pode aliviar os nossos sofrimentos. Quando estivermos abatidos por falhas cometidas, arrependidos e prontos para o retorno a verdade, lancemos a nossa voz a Jesus e peçamos que nos indique o melhor caminho.

Senhor, dá-nos a alegria de viver.
Tu prometestes que darias o Espírito Santo àqueles que te pedissem.
Nesta hora te pedimos, envia-nos o Santo Espírito,
para que ele nos ilumine,
nos aqueça e nos fortifique. Amém!

Padre Alberto Gambarini

A NOSSA FÉ PRODUZ O FRUTO DA PERSEVERANÇA

As provações, as provocações da vida, não são para nos desviar do caminho, mas ao contrário, é para fortalecer a nossa caminhada, é para nos dar têmpera, para fazer de nós homens e mulheres perseverantes na fé!
Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria, por saberdes que a comprovação da fé produz em vós a perseverança (Tg 1, 2-3)
Quem de nós não é provado, não é tentado nessa vida? Quem de nós que não passa por diversas dificuldades? E às vezes, nós queremos que a nossa fé tire do nosso caminho o sofrimento e a provação. Deixa eu dizer uma coisa no fundo do seu coração: não existe crescimento na fé, não existe amadurecimento na fé, não existe amadurecimento humano, se nós não sabemos superar os sofrimentos e as provações.
Às vezes, achamos que Deus é injusto conosco, porque nos permite passar por tamanha prova e, assim por diante. Acredite meu irmão, tenha muita confiança nessa hora, Deus está contigo, quando você está ali sofrendo, mas está aguentando firme, está dizendo: ”Senhor é difícil, mas pela Tua graça eu sigo adiante!”. As provações, as provocações da vida, não são para nos desviar do caminho, mas ao contrário, é para fortalecer a nossa caminhada, é para nos dar têmpera, para fazer de nós homens e mulheres perseverantes na fé!
Porque meu irmão, minha irmã, você pode seguir as coisas de Deus, mas o prêmio só é concedido àquele que perseverar e, perseverar até o fim. E nós, só vamos adquirindo músculos, resistência nos combates da vida à medida que sabemos lidar com paciência, com as provações e as provocações que a vida nos faz.
Cuidado para não cair no perigo do Evangelho de hoje, onde esses homens com o coração endurecido, os fariseus querem colocar Jesus à prova. Nós não podemos colocar Deus à prova, nós não podemos querer atormentar Deus, nós não podemos querer que Deus nos dê sinais de que Ele nos ama, de que está conosco; porque os sinais de Deus, as provas de Deus estão ao nosso lado. Ele nós ama, nos quer bem e, mesmo nos vendo sofrer, passando pelo vale de lágrimas, como nós muitas vezes passamos, podemos ter a certeza, Deus está conosco!
Mas, enquanto formos gente, seres humanos, a provação fará parte da nossa caminhada, apenas que, a provação para nós não deve ser motivo de tristeza, mas de alegria, porque sabemos que passando por ela a nossa fé cresce, a fé que aumenta produz o fruto maravilhoso da perseverança!
Que Deus nos dê essa sabedoria para que possamos alcançar a perseverança final, e assim entrarmos no Reino dos Céus.
Padre Roger Araújo

PRUDÊNCIA , NOSSO MAIOR BEM

É preciso saber escolher
E se alguém ama a justiça, seus trabalhos são virtudes; ela ensina a temperança e a prudência, a justiça e a força: não há ninguém que seja mais útil aos homens na vida. Se alguém deseja uma vasta ciência, ela sabe o passado e conjectura o futuro; conhece as sutilezas oratórias e revolve os enigmas; prevê os sinais e os prodígios, e o que tem que acontecer no decurso das idades e dos tempos. Portanto, resolvi tomá-la por companheira de minha vida, cuidando que ela será para mim uma boa conselheira, e minha consolação nos cuidados e na tristeza” (Sabedoria 8,7-9).

O mundo de hoje vive uma grande crise de virtudes. Aumenta, de modo assustador, o grande problema dos vícios, sejam eles quais forem: vício de drogas, de entorpecentes, de cigarro, de álcool, entre outros. Esse tipo de conduta atingiu um ponto tão alarmante que, muitas vezes, temos vergonha de fazer a coisa certa. 

Não é permitido mais fazer o certo, pois se você está certo, está errado no conceito do mundo. Além dos vícios físicos, ainda há os vícios da alma. Pensa-se: “Perdoar? Imagine! Eu não preciso de ninguém!”. 

As pessoas acreditam que a virtude deva se dobrar diante do vício, mas é exatamente o contrário que precisa acontecer; o vício deve se dobrar diante da virtude. Por isso, há uma necessidade muito grande da presença das virtudes em nossa vida. 

Hoje, vamos nos aprofundar naquela que é considerada a "mãe das virtudes": a prudência. Não existe nenhuma outra coisa se esta não existe. Pensa-se que prudência é cautela, mas não é isso que as Sagradas Escrituras nos ensinam. Prudência não é simplesmente sinônimo de cautela. 

Ser prudente é ver e perceber aquilo que realmente é importante; é perceber as coisas a partir da luz de Deus e dar a resposta certa no momento certo. Prudência não é medo, é discernimento. Ela não só nos manda ficar, mas também nos manda ir. 

A sabedoria é fruto da prudência, as duas são a mesma coisa. Compreendemos o que é preciso fazer, vamos lá e fazemos. A prudência sabe contornar as situações. 

Vejamos o exemplo da “parábola das dez virgens prudentes”, que se encontra em Mateus 25,1-13: “Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens, que saíram com suas lâmpadas ao encontro do esposo. Cinco dentre elas eram tolas e cinco, prudentes. Tomando suas lâmpadas, as tolas não levaram óleo consigo. As prudentes, todavia, levaram de reserva vasos de óleo junto com as lâmpadas. Tardando o esposo, cochilaram todas e adormeceram. No meio da noite, porém, ouviu-se um clamor: Eis o esposo, ide-lhe ao encontro. E as virgens levantaram-se todas e prepararam suas lâmpadas. As tolas disseram às prudentes: Dai-nos de vosso óleo, porque nossas lâmpadas se estão apagando. As prudentes responderam: Não temos o suficiente para nós e para vós; é preferível irdes aos vendedores, a fim de o comprardes para vós. Ora, enquanto foram comprar, veio o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para a sala das bodas e foi fechada a porta. Mais tarde, chegaram também as outras e diziam: Senhor, senhor, abre-nos! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo: não vos conheço! Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora”.
Essa passagem bíblica nos mostra bem o que é a prudência. Às vezes, mesmo que tenhamos vontade de ser solidários, não podemos dar algo que vai nos faltar. Muitas vezes, damos aquilo que nos é necessário. Prudência é fruto de Deus, é virtude que vem do Alto.

É fácil saber o que tem de ser feito, a que horas fazer e como fazer? Claro que não!

Para cada momento existe uma decisão diferente; não é sempre que damos a mesma resposta. Caso isso esteja acontecendo, está na hora de ser mais prudente e escolher entre o mal e o bem.

Por que as pessoas escolhem coisas ruins, então? A escolha entre o bem e o mal é questão apenas de inteligência, nos lembra Santo Inácio de Loyola. Por isso, escolher entre o bem e o mal é questão apenas de sobrevivência. Mas a vida não está baseada simplesmente na escolha do bem, é preciso saber que nem todo bem nos faz bem, nem todo bem faz bem a todos. Isso é discernimento! É preciso saber escolher entre o bem e o bem devido.

Se olhamos, por exemplo, o açúcar, ele é um bem, mas não faz bem a quem é diabético nem a quem se recupera de cirurgias. Ou seja, nem todo bem nos faz bem o tempo todo. Escolher entre o bem e o bem devido é questão de prudência. 

Para ser feliz é preciso saber romper com o apego às coisas que são incompatíveis com nossa vida. Essa é a vontade de Deus!

Precisamos amadurecer para as escolhas mais difíceis, escolher entre tudo o que é bom e encontrar, na vontade do Senhor, o bem que nos é devido. Acertar nessa escolha é questão de realização. A prudência é a mãe de todas as virtudes, e é nela que nos encontramos com o Senhor. Ser de Deus não é fácil, mas é possível. Peçamos a Jesus Cristo prudência para as nossas decisões. Amém.
Padre Xavier
Comunidade Canção Nova

A TUA MÃO DE PAI


A Tua mão de Pai tão poderoso
É mão que com amor tudo domina
É mão que nos corrige, vigorosa
A Tua mão de Pai terna e bondosa
É mão que nos ampara, carinhosa
É a mais branda mão que nos anima.
Quando vem envolver-me a noite escura
Em Tuas mãos de Pai me refugio
E em total abandono em Ti confio.
Em Tuas mãos de Pai tenho a ventura
De descobrir a Fonte que inebria
O Amor imensurável que sacia...

CREDO


Credo in Deum Patrem omnipoténtem, Creatórem cæli et terræ. Et in Iesum Christum, Fílium eius únicum, Dóminum nostrum, qui conceptus est de Spíritu Sancto, natus ex María Vírgine, passus sub Póntio Pilato, crucifíxus, mórtuus, et sepúltus, descéndit ad ínfernos, tértia die resurréxit a mortuis, ascéndit ad cælos, sedet ad déxteram Dei Patris omnipoténtis, inde ventúrus est iudicáre vivos et mórtuos. Credo in Spíritum Sanctum, sanctam Ecclésiam cathólicam, sanctórum communiónem, remissiónem peccatórum, carnis resurrectiónem, vitam ætérnam. Amen.

PURIFICAI -VOS DO VELHO FERMENTO,PARA QUE SEJAISMASSA NOVA


O fermento é um elemento pequeno, simples, humilde, mas que é capaz de fermentar para o bem ou para o mal toda a massa de farinha de trigo. Ele trabalha silenciosamente e imperceptível, mas o resultado é bem notável.

Jesus nos adverte sobre o “fermento dos fariseus”, que são a falsidade, a maldade, a cobiça, a inveja que existem no coração daqueles que dizem estar perto de Deus, mas vivem longe porque não estão nem aí para a Sua Palavra e os Seus ensinamentos. Somos também fariseus quando cultuamos a Deus apenas com os lábios, sem nenhuma intenção no coração; quando estamos envolvidos somente com os nossos propósitos e não enxergamos os propósitos do coração de Deus; quando não confiamos na sua providência e nos preocupamos mais com o ter do que com o ser e promovemos guerra com os nossos irmãos por conta de coisas que são passageiras na nossa vida, porém desejamos possui-las. Deus nos quer dar um alimento eterno e nós litigamos por uma comida perecível. Portanto, abramos os nossos olhos espirituais para que possamos enxergar tudo com a visão de Deus e não com a nossa mente limitada.

A ALEGRIA DE SERVIR A DEUS

Tudo o que você for realizar, no seu dia, faça-o com  dedicação e amor.
A nossa vida é uma oferta a Deus, por isso façamos tudo com alegria, seja qual for o lugar em que estivermos: no trabalho, em casa, na paróquia ou na comunidade da qual fazemos parte. Como nos diz a Palavra: “Servir ao Senhor com alegria” (Salmo 100 (99) 2a).
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago