sábado, 22 de fevereiro de 2014


CARDEAL ORANI TEMPESTA ENVIA MENSAGEM AOS BRASILEIRO

O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, durante entrevista à repórter Danusa Rego, neste sábado, 21, enviou sua primeira mensagem ao povo brasileiro, como membro do Colégio Cardinalício.
“Tenho certeza de que esta nomeação do Papa Francisco une ainda mais o povo brasileiro, católicos e os outros irmãos de diversas denominações que comungam conosco e também os que tem boa vontade. Estamos ainda mais unidos para o bem, para a paz, para a fraternidade, como nos pede o Papa Francisco”, destacou o novo cardeal.

FESTA DA CÁTERDRA DE SÃO PEDRO

É com alegria que hoje nós queremos conhecer um pouco mais a riqueza do significado da cátedra, do assento, da cadeira de São Pedro que se encontra na Itália, no Vaticano, na Basílica de São Pedro. Embora a Sé Episcopal seja na Basílica de São João de Latrão, a catedral de todas as catedrais, a cátedra com toda a sua riqueza, todo seu simbolismo se encontra na Basílica de São Pedro.
Fundamenta-se na Sagrada Escritura a autoridade do nosso Papa: encontramos no Evangelho de São Mateus no capítulo 6, essa pergunta que Jesus fez aos apóstolos e continua a fazer a cada um de nós: “E vós, quem dizei que eu sou?” São Pedro,0 em nome dos apóstolos, pode assim afirmar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus”.
Logo, o fundador e o fundamento, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Crucificado que ressuscitou, a Verdade encarnada, foi Ele quem escolheu São Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo com o carisma chamado da infalibilidade. Esse carisma bebe da realidade da própria Igreja porque a Igreja é infalível, uma vez que a alma da Igreja é o Espírito Santo, Espírito da verdade.
Enfim, em matéria de fé e de moral a Igreja é infalível e o Papa portando esse carisma da infalibilidade ensina a verdade fundamentada na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição e a serviço como Pastor e Mestre.
De fato, o Papa está a serviço da Verdade, por isso, ao venerarmos e reconhecermos o valor da Cátedra de São Pedro, nós temos que olhar para esses fundamentos todos. Não é autoritarismo, é autoridade que vem do Alto, é referência no mundo onde o relativismo está crescendo, onde muitos não sabem mais onde está a Verdade.
Nós olhamos para Cristo, para a Sagrada Escritura, para São Pedro, para este Pastor e Mestre universal da Igreja, então temos a segurança que Deus quer nos dar para alcançarmos a Salvação e espalharmos a Salvação.
Essa vocação é do Papa, dos Bispos, dos Presbíteros, mas também de todo cristão.
São Pedro, rogai por nós!

CELEBREMOS A CATEDRA DE SÃO PEDRO E REZEMOS PELO PAPA FRANCISCO

Nós olhamos para o “Pedro” nos dias de hoje, que se chama Papa Francisco, representante para nós da pessoa de Jesus Cristo e sucessor do apóstolo Pedro, aquele a quem cabe governar a Igreja na unidade e na caridade.
”Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mateus 16,18).

A Igreja celebra no dia de hoje a festa da cátedra de São Pedro apóstolo. Essa festa nos ajuda a entender a figura do apóstolo Pedro no colégio dos apóstolos. Os apóstolos receberam do Senhor a missão de levar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os cantos da Terra. Em nome do Senhor os apóstolos são os verdadeiros, reais e únicos transmissores da fé; a fé que nos foi trazida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Entre os apóstolos figura, em primeiro lugar, o apóstolo Pedro, ele não foi o primeiro a ser chamado por Jesus, pois foi André, seu irmão, quem o conduziu para o Senhor.
Mas desde o momento em que Jesus viu Simão [nome de Pedro antes de conhecer Jesus], o filho de Jonas, o Senhor lhe disse: ”Tu és Pedro”, que quer dizer “Cefas“, que quer dizer “pedra”. O Messias já o olhou com um olhar muito especial,  o olhou com um olhar de bondade e misericórdia e confiou a Pedro o primado, ou seja, a primazia, o primeiro entre os apóstolos.
Todas as vezes em que pegamos as citações das Sagradas Escrituras, o nome do apóstolo Pedro vem primeiro. Quando lemos os Atos dos Apóstolos a primeira parte nos mostra a ação do apóstolo Pedro no comando da Igreja nascente de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Evangelho de hoje nos mostra aquilo que Jesus confia a Pedro: as chaves da Igreja, o comando da Igreja, na qual se deposita a fé, não a fé nele [Pedro], mas a fé em Jesus Cristo, da qual o apóstolo Pedro é o depositário.
Quando nós celebramos o primado de Pedro, a escolha de Pedro, como o primeiro entre os apóstolos, por isso nós também celebramos todos aqueles que sucederam o apóstolo Pedro na responsabilidade de conduzir e guiar a Igreja do Senhor. Foram duzentos e sessenta e seis homens [Papas] que, até o momento, tiveram esta árdua, nobre e difícil missão: conduzir a Igreja do Senhor, presidir a única Igreja de Cristo na unidade e na caridade.
Nós olhamos para o “Pedro” nos dias de hoje, que se chama Papa Francisco: bendito o que vem em nome do Senhor, o nosso amado Papa Francisco, representante para nós da pessoa de Jesus Cristo e sucessor do apóstolo Pedro, aquele a quem cabe governar a Igreja na unidade e na caridade. Amemos o nosso Papa, rezemos pelo nosso Papa! Não existe instituição nenhuma na face da Terra que tem a unidade e a universalidade da nossa Igreja, porque não se trata de uma instituição humana, mas divina!
Que Pedro entre nós, hoje, receba nossas orações, o nosso amor e todo o nosso carinho! Salve o Papa Francisco, salve São Pedro a quem o Senhor constituiu o primeiro dos apóstolos!

APÓS CONSISTÓRIO , COLÉGIO CARDINÁLICO SOMA 218

Dos 218 cardeais, 122 são eleitores e 96 não eleitores. Brasil conta agora com 10 cardeais
Após Consistório, Colégio Cardinalício soma 218 cardeaisCom o Consistório convocado pelo Papa Francisco para a criação de 19 novos Cardeais – o primeiro de seu pontificado -, o Colégio Cardinalício fica composto por 218 cardeais, dos quais 122 eleitores e 96 não eleitores.
Brasil tem  10 purpurados
Os novos cardeais são provenientes de 15 países: 4 da América do Norte e Central: Canadá, Nicarágua, Haiti e Antilhas: 3 da América do Sul: Argentina, Brasil e Chile; 2 da África: Costa do Marfim e Burkina Fasso; 2 da Ásia: Coréia e Filipinas.
Com a criação do novo cardeal brasileiro, Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, o Brasil agora tem dez Cardeais:
1. Dom Cláudio Hummes, Prefeito emérito da Congregação para o Clero e Arcebispo emérito de São Paulo;
2. Dom Eusébio Oscar Scheid, Arcebispo emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro;
3. Dom Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo emérito de São Salvador da Bahia;
4. Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;
5. Dom José Freire Falcão, Arcebispo emérito de Brasília;
6. Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo;
7. Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo;
8. Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida;
9. Dom Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo emérito de Belo Horizonte;
10. Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.
Dom Orani, 63 anos, filho caçula de uma família descendente de italianos, nasceu em São José do Rio Pardo (SP). Ordenado sacerdote em 1974, tornou-se bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997 e arcebispo de Belém em 2004. Em 2009, foi escolhido pelo então Papa Bento XVI como arcebispo do Rio de Janeiro, e anfitrião da Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado.

NÃO RETENHA O PECADO

Enquanto guardamos o pecado para nós e ficarmos remoendo o sentimento de culpa, dando justificativas e não tomando a decisão de nos confessar ao Senhor, ele [pecado] continuará em nós. Dessa forma, a verdade não está em nós.

O Senhor nos perdoa, porque faz parte da essência d'Ele ser amor, misericórdia e perdão. E exatamente por essa razão, é só nos aproximarmos d'Ele que essas virtudes já começam a acontecer em nossas vidas. 

Coloque o seu pecado e o seu sentimento de culpa no fogo do amor e da misericórdia de Deus! Às vezes, somos tolos e não nos perdoamos mesmo depois de já termos sido perdoados. Ficamos nos sentindo sujos com o resto do pecado e essa sujeira fica agarrada em nós, enquanto o nosso Deus é amor, misericórdia! 

Não ande mais com essa sujeira! Lave tudo, tire toda a sujeira e todo o resto do pecado que ficou em você, confessando-se e arrependendo-se verdadeiramente.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O ENCONTRO PESSOAL COM JESUS RESTAURA SUA VIDA

É uma grande graça compartilharmos a Palavra de Deus! “Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. Ele correu adiande, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali. Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador... Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. (Lucas 19,1-10)

Você quer ter a sua vida transformada? Todos os dias, precisamos desejar essa transformação. A Palavra de hoje nos traz a história de um homem que teve o seu encontro pessoal com Jesus. O Papa Francisco, em uma de suas homilias, disse: ''Convido-vos a renovar o encontro com Jesus''.

Essa é a nossa maior missão: ''Procurar e salvar o que está perdido em nós!''.

Zaqueu era baixinho, e procurava uma maneira de ver Jesus. Ele era um publicano, um homem muito rico, mas sua fortuna era por causa da corrupção, porque ele roubava o povo, tinha má fama. Zaqueu procurava saber quem era Jesus, pois havia, em seu coração, uma necessidade muito grande de conhecê-Lo. O cobrador de impostos queria saber quem era aquele Homem que fazia muitas coisas boas. Por isso, não parou nos obstáculos. Muitos de nós, no entanto, paramos nos obstáculos, colocamos empecilhos para nos encontrarmos com a graça de Deus.

O nome ''Zaqueu'' significa ''Deus recorda'', ou seja, o Senhor nunca se esquece dos Seus filhos. Estava escrito, no nome de Zaqueu, que ele jamais seria esquecido por Deus por causa da vida que levava. Se você está em uma situação difícil, você precisa subir na árvore, assim como Zaqueu; se você pensa que a sua vida não vai dar certo pelo seu pecado, você precisa crer que Jesus veio salvar o que está perdido. Se Ele visitou Zaqueu, que era um ladrão, Ele também entrará no seu coração!

Quando falamos de um encontro pessoal com Jesus, O deixamos nos encontrar e afetar a nossa história, influenciar a nossa mente, o nosso pensamento, o nosso coração e todo o nosso ser. Não sei qual é a situação da sua vida, mas não importa, porque Jesus veio curar aquilo que está perdido em você! A alegria é fruto do encontro pessoal com Jesus, não é uma alegria qualquer.

Se você perdeu o sentido da sua vida, se você está na depressão, a solução é ter um encontro pessoal com Jesus. A primeira coisa é deixar-se encontrar com Ele.

Deus o ama, volte para Ele, volte para a casa do Pai! Ele não está interessado na lista dos seus pecados, o que Ele quer de você é o ''retorno''. Talvez, você tenha pecados em sua vida dos quais ainda não conseguiu se libertar, mas Deus o ama e quer o seu retorno. Este encontro precisa ser renovado a cada dia! Temos de deixar que o Senhor adentre em nossa casa, em nosso coração. Uma coisa é certa: quando nos encontramos com Jesus, toda a nossa vida se transforma, assim como a de Zaqueu.

Você não pode começar pelo fim, mas, sim, pelo começo! Jesus quer entrar na sua vida, quer colocar ordem em tudo aquilo que está desordenado; Ele quer entrar nessa bagunça que está em você.

Não existe outro Salvador, Jesus é o único que pode salvá-lo. Acolha-O, abra o seu coração para acolhê-Lo em sua casa, no seu casamento, naqueles problemas que você acredita que não têm mais jeito. Não faça cara feia quando alguém lhe convidar para ir à Missa, pois você se surpreenderá; a sua parte é dizer ''sim'' a Jesus.
Não pense que você nasceu por acaso, porque Deus não erra! Ele o trouxe, pois tem um projeto de amor, de salvação para você, Ele tem a cura daquilo que estava perdido. Por isso, não podemos deixar nunca de crer no fogo abrasador de Cristo. O que torna você uma nova criatura é o amor de Deus.

Uma pessoa que está na vida errada, quando é mudada, é tocada pelo amor de Deus, e acontece uma restauração pelo amor do Pai. O que vai mudar o seu coração é o ''amor de Deus''.

A misericórdia divina não é motivo para que você continue na vida velha, mas para que você saia dela. Jesus não vai entrar em nossa casa para apontar os erros da nossa família, mas para libertar os erros e pecados que têm atrapalhado a nossa vida. Deus não quer ver Seus filhos destruídos, mas, sim, curados e restaurados. O Pai enviou Jesus Cristo para curar a nossa vida!

A misericórdia de Deus é infinita, Ele não o despreza, pois veio procurar e salvar aquilo que está perdido em sua vida!
Salette Ferreira 
Ministra de música e missionária da Comunidade Canção Nova