sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

SÃO PEDRO DAMIÃO = DOUTOR DA IGREJA

São Pedro Damião acreditava que a renovação de qualquer instituição passa, primeiramente, pela renovação pessoal
São Pedro Damião, Bispo e Doutor da Igreja. Nasceu em Ravena, Itália no ano de 1907. Marcado desde cedo pelo sofrimento porque perdeu os seus pais, foi morar e viver com seu irmão. No amor e no acolhimento, São Pedro Damião pode discernir a sua vocação.
Oração e penitência, algo que sempre acompanhou a vida de Pedro Damião; e algo que também precisa nos acompanhar constantemente.
São Pedro Damião discerniu sua vocação à vida religiosa e entrou para a Ordem dos Camaldulenses, no mosteiro de Fonte Avellana, na Úmbria, onde religiosos austeros levavam vida de eremitas.
Diante das regras e do que ele via e percebia, era preciso uma renovação a começar por ele. Ao se abrir a ação do Espírito Santo, ao ser obediente às regras, outros também foram se ajuntando a Pedro Damião, fundaram outros mosteiros e deram essa contribuição.
A renovação de qualquer instituição passa pela renovação pessoal, e também é válido para os tempos de hoje. As reclamações, as acusações, as rebeliões nada renovam, mas a decisão pessoal, a abertura a Deus, isso sim, pode provocar, como provocou na vida e na história de São Pedro Damião, uma renovação.
Deus pediu mais, e ele foi servir de maneira mais próxima a hierarquia da Igreja, sendo conselheiro de um Papa. Foi Bispo de Óstia, lugar perto de Roma, e também foi escolhido como Cardeal. Algo que marcou a sua história

Por mais fortes que parecemos ser, a verdade é que somos seres frágeis e limitados. As vezes preferimos esconder sobre a mascara do orgulho ou da auto suficiência, nossas necessidades e limites. Nós gostamos de falar vantagens e contar estórias ufanistas.
Não, se trata de nos comportamos como "coitadinhos" e querer que todo mundo tenha pena da gente. Nós, precisamos, as vezes ser mais fortes do que temos condição de ser. Mas, não tenhamos medo de reconhecer o nosso limite, incapacidade e impotência para certas situações da vida.

Não queira bancar ser um super herói ou aparentar que estar sempre tudo bem. Peça conselhos. Busque ser ouvido por quem possa te ouvi. Chore, quando precisa chorar. E não queira ser sempre uma fortaleza. Crescemos muito mais, admitindo nossos deficiências e limites, do que aparentando ser o que não somos! (Roger Araujo)

SANTO ANJO

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, Se a ti me confiou a piedade divina. sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina. Amém.

Santo Ángel del Señor, mi celoso guardador, pues que a ti me confió la providencia divina, hoy y siempre me riges, me guardes y me gobiernes. Amén.

Angelo di Dio, che sei il mio custode, illumina, custodisci, reggi e governa me, che ti fui affidato dalla pietà celeste. Amen
Papa Farancisco

DEPRESSÃO, UM ESTADO DO SER


Acredita-se que a prevalência de depressão atinja de 5% a 10% da população mundial e que somente de 1% a 3% recebam tratamento.

As mulheres são mais suscetíveis a ter depressão do que os homens, numa proporção de 3:1, admitindo-se que essa prevalência atinja de 5% a 12% das mulheres e de 2% a 3% dos homens. Essa diferença pode ser relacionada às influências hormonais sobre o metabolismo psíquico feminino.

Essa enfermidade não respeita pessoas, atingindo a qualquer um, com ou sem uma causa definida, com intensidade variada, fato que, muitas vezes, dificulta o diagnóstico. Algumas vezes, ela vem mascarada por sintomas cardiológicos como angústia e opressão no peito, situação que faz os pacientes procurarem os cardiologistas. Não é o coração físico sofrendo, mas o emocional, o espiritual.

Muitos ainda não acreditam que a depressão seja uma doença, acham que é uma alteração própria da idade ou ainda fruto de invenção da indústria farmacêutica para vender medicamentos. Grande engano este, pois a depressão é tão antiga quanto Adão e Eva no Paraíso, pois no livro de Jó, capítulo 3:24,26, encontramos uma descrição que nos faz lembrar de um paciente deprimido: “Por alimento tenho soluços, e os gemidos vêm-me como água. Sucede-me o que mais temia, o que mais me aterrava acontece-me. Vivo sem paz e sem descanso, eu não repouso: o que vem é agitação”.

A depressão não respeita pessoas com fé, atingindo crentes e não crentes, ou melhor, ela não respeita ninguém, atinge políticos, líderes mundiais, atletas, celebridades, autores, músicos e até santos católicos, como aconteceu a São João da Cruz ou mesmo a Santa Teresinha do Menino Jesus, no leito de morte.

A palavra "depressão" pode ter inúmeros sentidos, como por exemplo: estar para baixo, estar “down”, triste. Em navegação, depressão significa a distância angular de um objeto celestial no horizonte. Em geologia, a depressão é um local baixo ou oco. 

Nos Estados Unidos, em 1929, o “crash” da Bolsa de Valores determinou o período da Grande Depressão econômica, que se alastrou pelo mundo todo nessa época. Evidentemente, nesse período negro da história econômica mundial, muitas pessoas sofreram de depressão mental, decorrente das perdas econômicas.

Aqui no Brasil também passamos por muitas crises econômicas que acarretaram inúmeras perdas, que levaram a graves depressões no sistema econômico financeiro e com grandes consequências sociais. Vocês se lembram do início do governo Collor? Do confisco das nossas economias? Quantas e quantas pessoas não ficaram em depressão grave por isso? Quantos não adoeceram? Quantos não se suicidaram?

A depressão é um estado de existência marcado por uma sensação de sermos empurrados para baixo, oprimidos, afetando-nos física, psíquica e espiritualmente. Em outras palavras: essa doença não é um estado da mente, mas um estado do ser.

A depressão, porém, pode não ser o fim do caminho! Surpreendentemente, é possível tratá-la como um sinal de esperança! 
Dr Roque Savioli

MAGNIFICAT


O Poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu Nome
A minha alma engrandece o Senhor, exulta meu espírito em Deus, meu Salvador.
Porque olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu Nome Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o temem.
Manifesta o poder de seu braço, dispersa os soberbos, derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes.
Sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada.
Acolhe Israel seu servidor fiel a seu amor, como havia prometido aos nossos pais em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
Glória ao Pai, ao Filho, ao Espírito Santo como era no princípio, agora e sempre. Amém.

OS INIMIGOS DA NOSSA SANTIFICAÇÃO

Treinemos no exercício sobrenatural do domínio próprio
Temos à nossa espreita um inimigo poderoso, que se opõe ao nosso desejo de encarnar com perfeição a doutrina de Cristo: a soberba, que cresce quando não procuramos descobrir, depois dos fracassos e das derrotas, a mão benfazeja e misericordiosa do Senhor. Então a alma enche-se de penumbras - de triste escuridão -, e julga-se perdida. E a imaginação inventa obstáculos que não são reais, que desapareceriam se os encarássemos simplesmente com um pouco de humildade. 
A soberba e a imaginação levam às vezes a alma a enveredar por tortuosos calvários; mas nesses calvários.

Outro inimigo hipócrita da nossa santificação: pensar que esta batalha interior tem que se dirigir contra obstáculos extraordinários, contra dragões que respiram fogo. É mais uma manifestação de orgulho. Queremos lutar, mas estrondosamente, com clamores de trombetas e tremular de estandartes.

Devemos convencer-nos de que o maior inimigo da rocha não é a picareta ou o machado, nem o golpe de qualquer outro instrumento, por mais contundente que seja: é essa água miúda, que se infiltra, gota a gota, por entre as fendas do penhasco, até arruinar a sua estrutura. O maior perigo para o cristão é desprezar a luta nessas escaramuças que calam pouco a pouco na alma, até a tornarem frouxa, quebradiça e indiferente, insensível aos apelos de Deus.

Ouçamos o Senhor, que nos diz: Quem é fiel no pouco, também o é no muito, e quem é injusto no pouco, também o é no muito. É como se Ele nos lembrasse: luta a cada instante nos detalhes aparentemente pequenos, mas grandes aos meus olhos; cumpre com pontualidade o dever; sorri a quem precise, ainda que tenhas a alma dorida; dedica sem regateios o tempo necessário à oração; acode em auxílio dos que te procuram; pratica a justiça, ampliando-a com a graça da caridade.

São estas e outras semelhantes as moções que sentiremos cada dia dentro de nós, como um aviso silencioso para que nos treinemos no desporto sobrenatural do domínio próprio. Que a luz de Deus nos ilumine e nos leve a perceber as suas advertências; que nos ajude a lutar, que esteja ao nosso lado na vitória; que não nos abandone na hora da queda, porque assim nos encontraremos sempre em condições de nos levantarmos e de continuar combatendo.

Não podemos parar. O Senhor pede-nos uma luta cada vez mais rápida, cada vez mais profunda, cada vez mais extensa. Estamos obrigados a superar-nos, porque, nesta competição, a única meta é chegar à glória do céu. E se não chegarmos ao céu, nada terá valido a pena.
Sao Josemaria Escrivá

SENHOR HOJE PEDIMOS A GRAÇA DA LIBERTAÇÃO DA DEPRESSÃO

Senhor hoje pedimos a graça da libertação da depressão por nós e por aqueles cujos nomes neste momento lembramos...
(diga os nomes...)

Em nome de Jesus liberta-me Senhor da depressão.
Em nome de Jesus liberta-me da angústia.
Em nome de Jesus liberta-me da ansiedade.

Senhor que o Teu poder libertador, livre e liberte o espírito da depressão retirando todas as amarras e todas as formas de manifestação da angústia. Cure Senhor onde esse mal se instalou, arranque pela raiz esse problema, cure as lembranças dolorosas, os traumas, ressentimentos e as marcas negativas.

Senhor Deus, que a alegria transborde profundamente em meu ser. Com Teu poder e em nome de Jesus, refaça minha história, meu passado e meu presente. Livra-me Senhor de todo o mal, e que nos momentos de solidão, de descanso e de rejeição, eu seja curado e libertado na Tua presença.

Eu renuncio no poder libertador de Nosso Senhor Jesus Cristo, ao medo, à incerteza, à desesperança e me apego em Teu poder Senhor, em Tua graça, em Tua bênção.

Dai-me Senhor a graça da libertação da depressão.
Dai-me Senhor a graça da libertação da angústia.
Dai-me Senhor a graça da libertação da ansiedade.
Amém.

EUCARISTIA, REMEDIO PARA DOENÇA ESPIRITUAL

O remédio para acabar com as doenças espirituais que nós, infelizmente, adquirimos é a Eucaristia. É o próprio Corpo e Sangue, Alma e Divindade do Nosso Senhor Jesus Cristo, remédio eficaz para o corpo e para a alma. Ao comungar o Corpo do Senhor descontaminamos nosso corpo e alma: nossos pensamentos, sentimentos, idéias e fantasias serão purificados. A descontaminação acontece pela Eucaristia.

Além de recebermos Jesus Eucarístico, é preciso adorá-Lo no Santíssimo Sacramento. Seja adorador! Se, por vários motivos, você não puder permanecer por muito tempo em adoração, passe pelo menos cinco minutos por dia diante de Jesus no sacrário. 
Adorar ao Senhor é reconhecê-Lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto" (Lc 4,8), diz Jesus, citando o livro do Deuteronômio (6,13).
Monsenhor Jonas Abib