quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

DIA DOS BEATOS FRANCISCO E JACINTA

20 de fevereiro, dia dos Beatos Francisco e Jacinta – Pastorinhos videntes de Fátima. 

Rezemos;

Jacinta e Francisco, Pastorinhos de Fátima, queremos aprender convosco o caminho que nos leva a uma vida de verdadeira união com Jesus.

Ensina-nos Jacinta, a amar os outros com todo o nosso coração,a reconhecer neles o Amor de Deus e a dar a vida para que nenhum se perca.Ensina-nos a desejar tão intensamente como tu a conversão dos pecadores,a começar por cada um de nós.

Ensina-nos, Francisco, o teu enorme amor, fiel e silencioso, por Jesus. Faz-nos desejar cada vez mais a sua companhia na oração e identificar-nos com a dor do seu Coração ferido pela ingratidão dos homens.

Pastorinhos de Fátima, pela vossa mão queremos entrar cada vez mais no coração de Maria, nosso refúgio, que nos há de conduzir até Deus.

Amem.
Não jurarás falso’, mas ´cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.

LOUVAR O SENHOR EM TODAS AS SITUAÇÕES

“Quem poderá nos separar do amor de Cristo?” A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? O perigo? A espada?” (Rm 8,35)
Mesmo diante das situações mais difíceis que estamos vivendo, é preciso louvar ao Senhor, na certeza de que não somos filhos abandonados. Temos um Pai que olha por nós, que nos ama e quer o nosso bem. Ele é conforto ao coração e força na caminhada. Como a Palavra nos diz: “Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou!” (Rm 8,37)
Peçamos ao Senhor, neste dia, a graça de termos esperança e fortaleza para resistirmos às lutas.
Ó vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

REAL SIGNIFICADO DO APRENDIZADO


Nunca perca a oportunidade de aprender com uma dificuldade. Aprender geralmente é destruir uma visão e construir uma nova perspectiva, um jeito novo de fazer as coisas...

Quando alguém deixa de se questionar sobre os motivos de estar enfrentando um problema... infelizmente, a maioria encontra a resposta do modo errado: culpando o outro. A culpa é do chefe, do companheiro, dos pais, do empregado, de alguém... talvez nunca dele. 

O outro nunca é a resposta para os seus problemas. Se você não aprender com a dificuldade, vai repeti-la ao infinito. Vai trocar de emprego, de companheiro, de empregados... mas, quando perceber, trocou as pessoas e o problema continua o mesmo, e se repete.

As dificuldades são oportunidades de aprendizado, e quando perdemos essa lição a dor se torna inútil.

Para todo problema existe solução. Aliás, essa é uma definição: problema é um acontecimento sempre acompanhado de solução. Quando você não tiver uma solução, será necessário definir qual é o problema.

Você descobre que não tem dinheiro para pagar as contas. Está bem, não ter dinheiro é um problema, principalmente se os credores estão lhe cobrando e os juros aumentando.

A solução certamente se inicia pelo corte de gastos, continua com uma negociação com os credores e alguma ação para ganhar mais dinheiro. No final, houve aprendizado nessa situação que parecia ter apenas um lado negativo. Você:

- Aprendeu a gastar de acordo com os seus rendimentos
- Aprendeu a ser humilde para negociar com os credores
- Aprendeu a ganhar mais...

A solução sempre existe! E, na maior parte das vezes, a pessoa sabe qual é. O difícil é ter a coragem de realizá-la.
Nunca perca a oportunidade de aprender com uma dificuldade. Aprender geralmente é destruir uma visão e construir uma nova perspectiva.

E, principalmente, tenha certeza de que o problema será resolvido. Se você tiver alguma dúvida, pense desta maneira: se morresse agora, qual seria a evolução do problema? Percebeu? Ele será resolvido de alguma maneira.

A única coisa que não funciona é jogar no outro a responsabilidade de suas dificuldades.

O ódio bloqueia a criatividade e só piora as coisas. As pessoas que alguém chama de inimigos são os melhores mestres que a vida nos oferta por ajudar-nos a aprender as lições de crescimento.
Eles nos mantêm acordados para poder evoluir. Depois que você resolve uma dificuldade, agradece a essa pessoa por ensinar-lhe uma lição.

Interessante que Deus nos dá oportunidade a cada dia de começar um novo aprendizado, e ter oportunidade de vencer
Nova etapas da vida....pois cada dia é uma nova oportunidade.

(Roberto Shinyashiki)

O PRIMEIRO PASSO PARA O PERDÃO

Há necessidade de confessarmos os nossos pecados para sermos perdoados. 

O início do processo da confissão dos pecados está no reconhecimento de nossas falhas. Infelizmente, é difícil para nós reconhecer os nossos pecados. Damos muitas desculpas. Outras vezes, ficamos com vergonha, temos medo de contar nossas falhas. 

Confessar significa colocar às claras, dar testemunho, reconhecer as nossas faltas. Quando reconhecermos nossos erros e nos arrependermos deles, a misericórdia do Pai nos alcançará.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

NÃO TEMAMOS A VINDA DO SENHOR

Ao ouvimos falar da vinda do Senhor, nós tememos, porque nos parece que Jesus virá para destruir e acabar com tudo. Temos a concepção errônea de que Ele retornará para julgar e castigar as pessoas, por isso temos medo de nos encontrar com Ele. 

Não, irmãos, não devemos temer! O que o Senhor fará é uma grande limpeza em nossa casa, porque Deus ama Seus filhos.E a cada dia estamos mais próximos de Sua vinda!

Não devemos pensar que Deus está com raiva, pelo contrário, Ele está insatisfeito com o mal no mundo. Ele não pode mais suportar essa sujeira, porque nos ama e ama o mundo que criou. Na verdade, quem trouxe toda essa sujeira para o mundo não foi Deus Pai, mas satanás, o grande inimigo do Senhor e também nosso. O maligno tem usado de todos os meios para sujar nosso mundo.

Infelizmente, como aconteceu com nossos primeiros pais, muitos caíram em tentação. Não deixamos de ser culpados, e nossa culpa é ter caído em tentação. O mal e a sujeira entraram em nossas casas, em nossas famílias, em nós, enfim, no mundo. E Jesus, que veio pela primeira vez para nos trazer a salvação, está prestes a vir pela segunda vez, agora para fazer uma grande limpeza por amor à sua casa e aos seus filhos. Daí a necessidade de vivermos profundamente a Palavra de Deus.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Porque o pobre, o indigente, o faminto, o necessitado, este, sim, é que tem lugar de honra no coração de Deus!
”Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? Mas vós desprezais o pobre!” (Tg 2,5-6
Meus queridos irmãos e irmãs em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a Palavra de Deus hoje nos chama à atenção para uma dureza nas comunidades cristãs desde os seus primórdios: a distinção de pessoas, a discriminação que, muitas vezes, há entre pobres e ricos. Porque a Palavra de Deus, inclusive, de uma forma muito explícita, clara, mostra que se chega um rico, uma pessoa de posição social elevada, uma pessoa importante, ela tem lugar de destaque, ela tem lugar reservado no banco da igreja e, muitas vezes, nos primeiros lugares. Mas se chega um pobre coitado, já olham com desprezo, olham de outro jeito e assim por diante.
Nossa cabeça, muitas vezes, olha o ser humano pela aparência, a nossa cabeça, ou seja, o nosso coração ainda não convertido a Deus, porque o Senhor não vê a aparência e sim o coração! Mas nós, infelizmente, gostamos demais das aparências e é óbvio que damos muito mais atenção a quem está bem vestido, a quem tem mais e a quem pode fazer mais por nós. Sim, isso acontece em nossas igrejas, em nossas comunidades, isso acontece no meio de nós, e é tão duro ver isso!
Nós estamos em um ano eleitoral e, muitas vezes, políticos que nunca aparecem na igreja, no dia em que aparecem têm o primeiro banco e fazem a leitura da Missa. Enquanto que aqueles que estão ali, muitas vezes, participando o ano inteiro da comunidade, nunca são vistos.
Nós, muitas vezes, gostamos mesmo de valorizar e de receber vantagens; mas só recebe vantagem, só recebe bênção aos olhos de Deus e, sobretudo, a bem-aventurança eterna, aquele que olha para o pobre, o sofredor, aquele que não tem ”voz nem vez”. E mesmo que apareça um pobre e tire a atenção da comunidade, ninguém pode desprezá-lo, ninguém pode tratá-lo com desdenho, ninguém pode ignorá-lo. Porque o pobre, o indigente, o faminto, o necessitado, este, sim, é que tem lugar de honra no coração de Deus!
Que Jesus não precise nos repreender como hoje repreendeu a Pedro, dizendo-lhe: ”Vai para longe de mim satanás, você não pensa como Deus, mas como os homens”, porque o apóstolo não quis saber dos sofrimentos pelos quais Cristo iria passar; ele só queria saber dos milagres de Jesus. Assim como muitos de nós também gostamos de ser de Deus, de seguir a Deus quando experimentamos os milagres, as graças, as bênçãos; mas quando estamos nas provações, no sofrimento, na penúria, nós dizemos: ”Não, isso não é de Deus!”.
Que Deus afaste este pensamento maligno da sua cabeça e do seu coração, que Deus afaste do seu pensamento e do seu coração toda e qualquer tentação de julgar, desprezar e discriminar os mais pobres!
Padre Roger Araújo