quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

TOME POSSE DESTA BENÇÃO...
ESTA É A NOSSA MISSÃO
Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus
também a outras cidades,
porque para isso é que eu fui enviado. (Lc 4,43)

SONHO DE SANTA FAUSTINA COM SAN TA TERESINHA


“Quero anotar um sonho que tive a respeito de Santa Teresinha do Menino Jesus. Eu era ainda noviça e tinha certas dificuldades, que não conseguia superar.
.
Tratava-se de obstáculos interiores, mas que se relacionavam com dificuldades exteriores. Fiz novenas a vários Santos, mas a situação tornava-se cada vez mais difícil.
.
Os meus sofrimentos eram tão grandes que já não sabia como continuar a viver. De repente, veio-me a ideia de rezar a Santa Teresinha do Menino Jesus. Comecei uma novena a essa Santa, pois já antes do ingresso no Convento tinha uma grande devoção a ela.
.
Agora me descuidei um pouco dela, mas, nessa necessidade, novamente, comecei a rezar com todo fervor. No quinto dia da novena sonhei com Santa Teresinha, mas como se ela ainda estivesse na Terra.
.
Ocultou diante de mim a circunstância de ela ser Santa e começou a consolar-me, para que eu não ficasse tão triste por causa desse problema, mas confiasse mais em Deus.
.
Afirmava-me: “Também eu sofri muito”, e eu não acreditava que ela houvesse sofrido muito e disse-lhe então:” A mim me parece nada haver sofrido”.
.

Santa Teresinha
Mas Santa Teresinha respondeu convencendo-me de que sofria muito e disse-me: “Dentro de três dias, a Irmã verá que esse problema será resolvido da melhor maneira”.
.
Quando eu não queria acreditar muito nela, então ela se deu a conhecer, dizendo que era uma santa. Neste momento, minha alma encheu-se de alegria e perguntei-lhe: Você é uma santa”, e ela me respondeu que sim: “Sou uma santa e confie que o seu problema se resolverá no terceiro dia.”
.
E eu disse a ela: “Santa Teresinha, diga-me irei para o céu?” – Respondeu-me: “A irmã irá para o céu”. – “E serei santa?” – Respondeu-me: “ A irmã será santa”.
.
Mas, Teresinha, eu serei uma santa como você, nos altares?” E ela me respondeu: “Sim, você será uma santa como eu, mas deve confiar muito em Jesus”.
.
E perguntei-lhe se meu pai e minha mãe irão para o céu – respondeu-me: Irão. E continuei a perguntar: “E as minhas irmãs e meus irmãos também irão para o Céu? – Respondeu-me que rezasse muito por eles e não me deu uma resposta certa. Compreendi que necessitavam, de muitas orações. (p.71).

DEUS CAMINHA CONOSCO

Para os montes levanto os olhos: de onde me virá socorro? O meu socorro virá do Senhor, criador do céu e da terra.” (Salmo 120,1-2)
Em tudo é preciso um olhar de esperança. Mesmo quando as situações forem difíceis e você não tiver forças para lutar, pare e veja as árvores, as montanhas, os pássaros cantando e toda a criação de Deus. Acredite, você não está sozinho!
Peça a Jesus que o conduza em todos os seus passos hoje e sempre.
“O Senhor guardará os teus passos agora e para todo o sempre.” (Salmo 120,8)
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

NOSSO DEUS NÃO É UM DEUS CASTIGADOR


Preciso lhe explicar que a ligação entre pecado e doença não é aquela que a nossa cabeça nos mostra. Quantas pessoas pensam que estão doentes porque Deus as castigou. Quem nunca pensou que as doenças e males da sua vida e do mundo são frutos do castigo divino?

O nosso Deus não é um Deus castigador! O que acontece é que infelizmente os nossos pecados, muitas vezes, diretamente já nos causam doenças e problemas. Por exemplo, a pessoa que nutre raiva e rancor acaba com seu fígado, seu estômago, seu sistema circulatório. É uma ligação direta, porque não fomos feitos para odiar.

Você entendeu? Não é Deus que nos castigou, mas nós que, ao vivermos sentimentos e atitudes negativas, damos brecha para o inimigo entrar.

Por isso, vamos nos decidir: Pecado na minha vida, nunca mais! Se eu pecar, não vou ficar nenhum dia em pecado. Vou reconhecer logo a minha culpa e vou me apresentar ao Senhor. Vou me apresentar ao meu Deus, meu Senhor, que é amor, misericórdia e perdão. E na hora em que eu reconhecer isso e me apresentar a Ele eu serei perdoado. É claro que se for um pecado grave, será preciso passar pelo sacramento da confissão. Dessa forma, eu tenho não somente o perdão de Deus, mas um "documento" que prova que Deus me perdoou. A confissão garante o perdão que você adquire ao reconhecer seu pecado.

QUEM COMO DEUS ?



Recorramos, hoje, ao Senhor de todo o nosso coração, porque Ele nos fez e somos d’Ele, “formou o coração de cada um de nós e está atento a todas as nossas ações” (Sl 32,15).

De forma alguma deixemo-nos arrastar pelo desânimo, porque Aquele que está conosco – Jesus -, é muito maior do que as nossas fraquezas e combate em nosso favor. “É d’Ele que vem o que nós esperamos” (Sl 61,6b).

Renovemos a nossa confiança na bondade de Deus, porque “Ele é o nosso amparo e o nosso escudo” (Sl 32,20b).

JESUS ESCONDE-ME NA VOSSA MISERICÓRDIA

JESUS ESCONDEI-ME NA VOSSA MISERICÓRDIA

Jesus, escondei-me na Vossa misericórdia e defendei-me de tudo que possa atemorizar a alma; que não se decepcione a confiança que pus em Vossa misericórdia. Defendei-me com o poder da Vossa misericórdia e ainda julgai-me bondosamente.

Diário de Santa Faustina, 1480.

ESPERE NO SENHOR CONFIA NELE

Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: 'Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá”. 

Digo a você que confiei nas palavras dessa leitura, e o Senhor quer que você confie nelas também. Espere no Senhor, confie n’Ele. 
A palavra-mestra é confiar. Diga com fé: “Senhor, eu confio em Vós, por isso eu vou em frente por acreditar que vou ser atendido”.

Não é o Senhor quem nos dá o pão da angústia, isso vem dos próprios acontecimentos e da fragilidade do nosso corpo; mas quando a angústia vem ao nosso coração, o Senhor não se aparta de nós, mas está ao nosso lado, como Mestre, para nos conduzir em nossa tribulação. 

Deus é um maravilhoso pedagogo. Quando estamos na angústia e na aflição, Ele está como um Mestre que nos pega pela mão. 
Hoje, o Senhor está de braços abertos para nos receber. Deixe que Ele faça parte da sua vida, do seu coração, do seu dia a dia. Você foi comprado por um alto preço: o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Acolha o chamado de Jesus, aceite o abraço d'Ele.

Monsenhor Jonas Abib

TENHA CORAGEM

Tenha coragem de tirar as histórias do passado que doem 
e que você carrega até o dia de hoje. 
Nenhuma pessoa pode amar a Deus se não se ama. 
Nenhuma pessoa pode ter um experiência com Deus 
se não for pelo amor a si própria, pelo respeito por si mesma. 
O amor a Deus passa o tempo todo pelo cuidado que
eu tenho com a minha vida, com a minha história.
Como sou capaz de amar o próximo como a mim mesmo
se ainda não me amo?"

* Pe Fábio de Melo *

APRESENTAR -SE

O desafio da fé é justamente o compromisso
Costumamos dizer “amém” no fim de alguma prece ou mesmo para mostrar nosso assentimento quando alguém nos faz alguma proposta ou há uma verdade por nós aceita. O fato de nos apresentarmos a um chamado para uma reunião, um evento ou um compromisso revela também nossa conduta afirmativa em relação a esse fato.

Era costume, no meio judeu, levar uma criança para apresentá-la no templo, consagrando-a a Deus, quando esta era o primeiro filho homem nascido de um casal. Isso aconteceu com o Menino Jesus. Sucede conosco também o mesmo no batismo, fazendo o rito de consagração como entrega a Deus da vida de uma criança ou de um adulto, com base em sua fé religiosa.

O desafio da fé é, justamente, o compromisso de fidelidade. Há quem se apresente, oferecendo-se a Deus, numa vida consagrada, seguindo o que Ele indica para nosso próprio bem. Mas, devido às propostas diferenciadas, aos limites e entraves pessoais, à fraqueza da fé e outros motivos, começa a voltar atrás na oferta de si. Em vez de renovar a própria entrega, a pessoa vai tirando o que ofertou a Deus.

Às vezes, o fingimento de ter fé leva a pessoa a praticar atos religiosos, mas sem querer seguir os ensinamentos divinos propostos pela comunidade religiosa. Há quem queira religião a seu modo, sem liame com a comunidade de fé nem compromisso pessoal de seguir a ética e a moral, contrariando sua própria fé.

Jesus fala sobre o amor a Deus, o qual exige o cumprimento de Seus mandamentos. São João Evangelista lembra: "Quem diz que conhece a Deus, mas não cumpre os seus mandamentos, é mentiroso, e a Verdade não está nele... o amor de Deus se realiza de fato em quem observa a Palavra de Deus” (1 João 2,4.5). Quem quer viver a fé conforme o Mestre não tem medo de se apresentar sempre como seguidor da pessoa d'Ele e de Seus ensinamentos. Mais: ensina também aos outros o que Ele indica, conforme a missão dada por Ele.

Depois do ato ou compromisso de fé, caracterizado no batismo, a pessoa vai mostrar sua coerência na fidelidade do seguimento ou discipulado. Não tem vergonha de testemunhar sua escolha de vida. Em todas as realidades, circunstâncias e vocações, mostra a que veio com sua fé. Baseada nela, mostra a fidelidade na vida honesta, na promoção do bem do semelhante, no compromisso com a proposta de vida cristã aos outros, no encaminhamento da família conforme os ditames do Evangelho, na ajuda à promoção da justiça e da boa política na sociedade. Não tem medo de se apresentar como pessoa do bem, coerente com a verdade e na luta pela dignidade da vida e da pessoa humana.

O Filho de Deus nos mostra que Sua apresentação no Templo marca Sua presença em nossa história como quem resgata a aliança de amor entre o divino e o humano, na oblação do amor, que faz gerar vida plena para todos.
Dom José Alberto Moura, CSS
Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

JESUS QUER ENTRAR EM SUA CASA

Chegando Jesus, naquele lugar, e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: ‘Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa’” (cf. Lc 19,5).
A nossa casa é o lugar onde recebemos pessoas importantes para nós. Do mesmo modo que abrimos as portas dela para receber nossos amigos, convido você a abrir o seu coração para receber Jesus, o nosso Divino Amigo. Ele quer entrar, hoje, no nosso coração e ficar conosco.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

SALVE RAINHA


Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, Vida, doçura e esperança nossa, Salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste Vale de Lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa, Esses Vossos olhos misericordiosos
A nós volvei! E depois desse desterro,
Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre, Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce Sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Dios te salve, Reina y Madre de misericordia, vida, dulzura y esperanza nuestra:Dios te salve. A ti llamamos los desterrados hijos de Eva; a ti suspiramos, gimiendo y llorando en este valle de lágrimas. Ea, pues, Señora abogada nuestra, vuelve a nosotros esos tus ojos misericordiosos y, después de este destierro, muéstranos a Jesús, fruto bendito de tu vientre. ¡Oh clementísima! ¡oh piadosa! ¡oh dulce Virgen María!
- Ruega por nosotros santa Madre de Dios,
Para que seamos dignos de alcanzar las promesas de nuestro Señor Jesucristo. Amém