domingo, 16 de fevereiro de 2014

COLOQUE EM PRÁTICAS OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

A Palavra de Deus, que meditamos no dia de hoje, nos chama a atenção para observarmos os mandamentos da Lei de Deus, porque só tem vida em Deus aquele que guarda e observa os mandamentos e os preceitos do Senhor. O mundo em que vivemos precisa conhecer a vontade de Deus, e o modo do mundo conhecer a vontade de Deus ocorre quando aqueles que conhecem a Deus e são próximos do Senhor colocam em prática os mandamentos do Senhor.
Por vezes, algumas pessoas têm dificuldade de ver isso e dizem: “Mas eu vou confessar o quê? Eu não tenho pecado! Eu não roubo, eu não mato, eu não cometo adultério”. A nossa noção de observar os mandamentos ou de deixar de observá-los ocorre só quando cometemos coisas grandes demais. E hoje o Evangelho nos chama atenção para isso, que não é bem assim, pois não matamos alguém só quando pegamos em uma arma não! Porque todo aquele que se encoleriza, tem raiva do seu irmão, fica irado contra ele, revoltado, odeia o seu irmão, será réu em juízo. Por isso é necessário não só não matar, mas é necessário ter paciência com o nosso irmão. Todas as vezes em que nós perdemos a paciência uns com os outros a ira toma conta de nós e pecamos contra este mandamento: ”Não matar”.
Dizemos: “Eu nunca cometi adultério!” Ou “Eu não traí a minha esposa” Ou “Eu nunca fiz isso ou aquilo”, mas o Senhor nos diz que todo aquele que olhar para a mulher do próximo com o desejo de possuí-la já cometeu adultério no seu coração [cf. Mt 5, 27-28ss]. Adultério não começa com o ato; o adultério e os pecados da carne começam com os desejos, por isso, não basta não cometer isso ou aquilo, é preciso ter a pureza no coração. O homem não pode olhar para a mulher como um objeto, a desejando, deixando os pensamentos e os devaneios tomar conta da sua mente. Da mesma forma a mulher não pode olhar para outro homem e, simplesmente, desejá-lo, cobiçá-lo e deixar seus pensamentos irem longe.
O mal precisa ser combatido pela raiz, prestemos atenção àquilo que vemos na internet, aos lugares aonde vamos, para que não cresça dentro de nós o desejo e a cobiça. Não, eu não preciso jurar, mas Jesus hoje nos diz: Que o vosso sim, seja ”sim” e o vosso não seja ”não”. Ou seja, não mentir quer dizer ser autêntico, não ter duas palavras, duplicidade naquilo que nós falamos.
Algumas vezes, nos acostumamos com pequenas mentirinhas e achamos que essas pequenas mentirinhas não dizem nada; no entanto, elas vão tirando nossa autenticidade. Nós deixamos de acreditar em pessoas que numa hora dizem uma coisa, noutra hora outra dizem outra coisa. E pior ainda: a pessoa que fala uma coisa para alguém e, para outra, ela diz algo diferente. Ao agirmos assim nós vamos perdendo a nossa autenticidade.
Que Deus, hoje, nos dê a graça de nos revermos por dentro para colocarmos em prática os Seus mandamentos.
O mundo em que vivemos precisa conhecer a vontade de Deus, e o modo do mundo conhecer a vontade de Deus ocorre quando, aqueles que conhecem a Deus e são próximos do Senhor, colocam em prática os mandamentos do Senhor.
”Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás” (Eclo 15, 16).
Padre Roger

FOFOCAS PODEM MATAR.NADA DE FOFOCAS, PAPA PEDE NO ANGELUS

Padre enfatizou que Jesus vai além da necessidade de uma boa conduta externa, sendo preciso olhar o coração do homem e suas intenções

"Fofocas podem matar. Nada de fofocas", pede Papa no Angelus
No Angelus deste domingo, 16, Papa Francisco comentou a atitude de Jesus em relação à lei judaica, destacando o significado do pleno cumprimento da Lei e da justiça superior. O Santo Padre enfatizou a necessidade de todos se reunirem em torno do mandamento maior de Deus: o mandamento do amor.
As reflexões partiram do Evangelho do dia, em que se esclarece o objetivo de Jesus: levar à plenitude os mandamentos que Deus havia dado a Moisés, o que requer uma justiça superior.
Como exemplo, ele lembrou o que Jesus disse sobre o quinto mandamento, “Não matarás”. Jesus recorda que também as palavras podem matar, disse o Papa.
“As fofocas podem matar. É tão bruto fofocar. No final, enche o coração de amargura e envenena também nós (…) Portanto, não só não se deve atentar contra a vida do próximo, mas também não lançar sobre ele o veneno da ira. Jesus propõe a quem O segue a perfeição do amor: um amor cuja única medida é não ter medida, ir além de todos os cálculos”, disse o Papa.
Francisco explicou que, a partir disso, é possível entender que Jesus não dá importância simplesmente à observância disciplinar e à conduta externa, mas é preciso ir à raiz da lei, com foco na intenção e no coração do homem. Este é o lugar do qual se originam as ações boas ou más.
“Para ter comportamentos bons e honestos não bastam as normas jurídicas, mas são necessárias motivações profundas, expressão de uma sabedoria oculta, a Sabedoria de Deus, que pode ser acolhida graças ao Espírito Santo”.
Concluindo as reflexões, o Santo Padre lembrou que, à luz destes ensinamentos de Jesus, cada preceito revela seu pleno significado como exigência de amor.  Assim, todos devem se reunir no maior mandamento: amar a Deus com todo o coração e o próximo como a si mesmo.

SANTA MARIA , RAINHA DOS CÉUS

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, por mercê do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. 

Amém.

ONDE ESTÃO AS PESSOAS ILUMINADAS ?

O mundo está carente de pessoas que brilham
Que pena ver, todos os dias, pessoas que vivem obscuras e perdidas nas próprias trevas, deixando-se vencer pela escuridão, imaginando ter encontrado a luz. No dia a dia, misturam-se luzes e trevas, ambas se confundem. Os bons costumes, o respeito, o carinho, a atenção, a honra, a dignidade, tudo isso aparece misturado com falta de respeito, de pudor, de libertinagem, de falsidade e de negação dos verdadeiros valores.
Lamentavelmente, os mais variados meios de comunicação têm se pautado por uma enxurrada de comportamentos escandalosos levando nossa juventude para o relaxamento e a degradação humana e religiosa. Convence muito mais uma cena, uma palavra, um gesto de alguém na telinha ou de um amigo no Facebook do que uma vida de doação e exemplos.

Devo reconhecer que também existem pessoas iluminadas que se destacam em qualquer lugar que chegam. O olhar alegre, as atitudes que encantam, as palavras que tocam fundo, a palavra certa para a pessoa certa.

São pessoas que tratam todos com o mesmo respeito, que têm um coração aberto e acolhedor sempre, que buscam o bem do outro antes do próprio. Pessoas iluminadas por valores humanos e cristãos, que nunca se deixam vencer pela atração da moda, do consumo, do ódio, da vingança, das coisas efêmeras do cotidiano. Como precisamos destas pessoas que não só tem luz própria, mas que buscam a fonte da verdadeira Luz!

O mundo está carente de pessoas que brilham e iluminam pelo seu ser e estar no mundo. Poderia dizer que o mundo está gritando de fome e sede de anjos, não no céu, mas aqui na terra. Anjos de carne e osso, transmitindo otimismo, garra, entusiasmo, gosto de viver, amor e atenção, sem medo de enfrentar os desafios que o maligno semeia, dia e noite, no coração, principalmente dos jovens.

Existem estes anjos, talvez o nos que falte seja enxergar e reconhecer esses exemplos. Como seria diferente se tivéssemos a coragem de imitá-los. Tenho a certeza de que o mundo seria melhor. É mais fácil imitar as futilidades, seguir a correnteza dos maus costumes, do modismo sem controle, do liberalismo, do “tanto faz como tanto fez”.

Infelizmente, as maiores vítimas disso tudo são os jovens e os adolescentes, quando não crianças de colo. Que tristeza ver crianças e adolescentes mandando nos pais! Pais que perderam toda a autoridade diante dos filhos, filhos matando os pais, e estes sem saber o que fazer com os filhos. Já passou a hora de acordar e verificar quais valores estamos transmitindo desde o ventre materno. Que exemplos estão sendo dados aos filhos, netos, sobrinhos desde a infância? O que estamos fazendo para a formação do caráter e do sentido de viver em sociedade? É preciso verificar o quanto antes o que contribui com a internalização dos verdadeiros valores e não com o que contribui na formação de adultos vazios, sem personalidade, sem pudor, sem sentimento, sem perder a dimensão sobrenatural da vida.

"Obrigado, Senhor, por ter colocado na minha vida tantas pessoas iluminadas, de têmpera firme, de personalidade decidida, de educação invejável, de fé inquebrantável! Afasta de mim os tolos, os falsos, os mal-humorados, os aproveitadores, os donos da verdade. Peço a Tua luz, Senhor, para que jamais deixes de iluminar a todos que encontrar pelo caminho da vida."

Uma abençoada e iluminada semana para você e sua família!

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá (PR)

O PODER DA ORAÇÃO

O demônio se esforça muito em afastar a pessoa da meditação, porque ele sabe que as pessoas perseverantes na oração estão perdidas para ele" (Santa Teresinha do Menino Jesus)

Não somos homens e mulheres que desistem do bom combate da fé! E por que nos empenhamos nisso? Porque sabemos que a figura deste mundo passa e nos está reservada uma coroa de honra e glória na eternidade. No Céu, Cristo aguarda pelos Seus amigos e já não haverá mais choro, dor, sofrimento e enfermidade. Nossa frágil condição terá passado e seremos eternamente felizes em céus novos e uma terra nova. Mas enquanto não chega esse glorioso dia, permanecemos vigilantes na oração, alegres no serviço, fortes na tribulação, fraternos nos relacionamentos e dóceis aos desígnios de Deus. O cristão deve sempre caminhar vislumbrando a feliz eternidade que o espera, mas sem deixar de perceber as necessidades daqueles que o Bondoso Senhor colocou ao seu redor. A caridade que praticamos nesta vida é a matéria-prima que enviamos a Deus para Ele construir a nossa morada lá no Céu. Reflitamos sobre isso! Que Deus abençoe o seu dia e a sua semana. Saiba que oro pela sua perseverança na oração e na caminhada.

TODOS NÓS TEMOS A LIBERDADE DE ESCOLHA

Todos nós temos a liberdade de escolha. “Tudo lhe é permitido, porém nem tudo lhe convém”, diz a Palavra de Deus. Mas será que Ele não poderia ter eliminado aquilo o que é mal? Não seria mais fácil para nós? Talvez você deva estar pensando: a nossa vida seria um paraíso!

Nosso Deus não é um ditador que impõe o que devemos ser ou fazer. Ele é um Deus que nos ama, apesar de todas as nossas fraquezas e pecados. Ele deseja que também sejamos fiéis ao seu amor, de forma gratuita. Ele nos quer livres, pois essa é a condição básica para que o amor pleno aconteça.

Somos responsáveis pela nossa felicidade e podemos, também, ajudar a construir ou destruir a felicidade de outras pessoas. Muitas vezes não temos noção do quanto uma palavra “bem dita” ou “mal dita” tem força.

Nesse sentido, precisamos nos empenhar em transmitir boas mensagens, levando a luz verdadeira para todos. Vamos propagar e viver as Palavras Benditas do Santo Evangelho, como nos diz São Mateus 6, 33: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo”.

A chave que abre a porta do seu coração está em suas mãos. Deixe Jesus entrar, convide-o para participar de sua vida. A partir dessa experiência, você será uma luz nas trevas e as suas palavras, repletas da sabedoria divina, terão o poder de transformar a tristeza em alegria, o desespero em esperança.

Senhor põe em nosso coração a vontade de seguir os teus caminhos, pois sabemos que o restante nos será acrescentado. Amém!

Padre Alberto Gambarini