sábado, 15 de fevereiro de 2014


MUDANÇA DE ESTAÇÃO

A intensidade dos acontecimentos
A seca e o calor, destes dias, em todo o Brasil, nos fazem experimentar, de maneira mais intensa, o fenômeno natural da mudança de estação. Às vezes, o contraste impressiona. A natureza sabe nos surpreender. De um momento para outro, da angústia se passa para o alívio.

Quando finalmente aparece a estação das chuvas, a natureza reencontra suas energias e se abrem novas possibilidades de lançar as sementes. O que se passa na natureza pode acontecer com a Igreja, pode acontecer com a sociedade. Precisamos estar atentos à “propícia estação”.

Nestes dias, está se completando um ano da renúncia do Papa Bento XVI e da eleição do Papa Francisco. Se acionarmos a memória e olharmos o que se passou, nesse ano, nos daremos conta da intensidade dos acontecimentos e da força que os aglutina como frutos de uma inesperada primavera eclesial.

Basta recordar o impacto positivo provocado pela renúncia de Bento XVI. Sobretudo, a repercussão que teve a eleição do Papa Francisco, com seus gestos iniciais, carregados de simbolismo, sinalizando a retomada do impulso renovador desencadeado pelo Concílio, mas que vinha perdendo força diante das dificuldades de sua implementação.

De fato, dá para dizer que começou uma nova estação para a Igreja. Sobretudo, pela figura, pela força moral e pelo testemunho do Papa Francisco. Ele teve a grande intuição de relançar o projeto de renovação da Igreja, levando em conta o esforço já feito, mas contando também com os ventos favoráveis do momento que a Igreja passou a viver a partir da inesperada renúncia do Papa Bento e também da eleição de Francisco.

Como acontece com a natureza, a força de renovação brota de dentro, mas a colheita depende muito do que o agricultor semear, no tempo oportuno, favorecido pelas circunstâncias, no clima propício de nova estação.

Já passou um ano deste novo ciclo que a Igreja vem vivendo. Aguardam-se para este segundo ano algumas iniciativas de ordem mais estrutural. Elas servirão de alento para mudanças mais significativas da organização da Igreja, visando incentivar sua missão de ser portadora da mensagem evangélica para todas as pessoas, em qualquer situação que se encontrem.

Comparando agora com a situação da sociedade, parece haver um claro contraste. Cabe à sabedoria política orquestrar os acontecimentos, de tal modo que se valorize o que existe de positivo e se coíba o que prejudica o bem comum. O que não se pode é deixar que as coisas aconteçam para, depois, correr atrás do prejuízo. Como na agricultura, se deixamos a natureza por conta própria, o inço acaba tomando conta de tudo.

Como nação brasileira, nesta época de grandes possibilidades de crescimento com maior justiça social, somos chamados a ser bons agricultores. Vamos cuidar das boas sementes e neutralizar o inço daninho. Vamos assumir os valores, vamos coibir os abusos. Não vamos permitir que se transforme em inverno a primavera que recém começou.
Dom Demétrio Valentini
Bispo de Jales

PAPA INDICA CARACTERÍSTICA DA IDENTIDADE CRISTÃ

Santo Padre destacou que cristãos são discípulos que caminham sempre como cordeiros e com alegria
O cristão não está nunca parado, caminha sempre além das dificuldades. É o que afirmou o Papa Francisco, na Missa desta sexta-feira, 14, na Casa Santa Marta. Na festa dos santos patronos da Europa, Cirilo e Metódio, o Santo Padre falou sobre a identidade do discípulo. Ele destacou ainda a necessidade de anunciar o Evangelho com alegria e alertou sobre a tentação de se fazer lobo entre os lobos.
Francisco utilizou as figuras de Cirilo e Metódio para falar da identidade do cristão, destacando que este é “enviado”. Deus, como explicou o Papa, envia os Seus discípulos, pede-lhes que sigam adiante, o que significa que o cristão é um discípulo do Senhor que segue sempre adiante.
“Não se pode pensar em um cristão parado. Um cristão que permanece parado está doente na sua identidade cristã. O cristão é discípulo para caminhar, para seguir. Uma primeira atitude da identidade cristã é caminhar e caminhar, mesmo se houver dificuldades, ir além das dificuldades”.
Um segundo aspecto da identidade do cristão é que ele deve permanecer sempre cordeiro. Segundo o Papa, o cristão é um cordeiro e deve conservar esta identidade, vencendo a tentação de tornar-se lobo. “Porque, às vezes, a tentação nos faz pensar: ‘Mas isso é difícil, estes lobos são espertos e eu serei mais espertos que eles, hein’. Cordeiro. Com a astúcia cristã , mas cordeiro sempre”.
Outra característica da identidade cristã citada pelo Pontífice é o “estilo do cristão”, que é a alegria. Francisco destacou que os cristãos são pessoas que exultam, porque conhecem o Senhor, e a alegria de Jesus está sempre presente, mesmo nas dificuldades da vida. Assim, o Papa disse que não fazem um favor nem a Deus nem à Igreja aqueles cristãos que vivem se lamentando de tudo, tristes, este não é o estilo do discípulo.
“O Senhor, pela intercessão destes dois irmãos santos, patronos da Europa, conceda-nos a graça de viver como cristãos que caminham como cordeiros e com alegria

NÃO SEJA CAUSA DE DESANIMO

Não seja causa de desanimo e desalento para ninguém. Não seja negativista e pessimista nas conversas com os outros. Aquilo que não deu certo para você, não significa que não dará certo para outros. As pessoas precisam de gente que os ajudem a irem para frente e não de correntes que paralisem suas pernas e as puxe para trás. 
Evite palavras pesadas que deixe as pessoas mais tristes e angustiadas em suas aflições e receios. Se voce não pode ajudar o outro a ser melhor, pelo menos não seja o peso para puxa lo para baixo. ( Roger Araujo)

A GRAÇA MAIOR ESTÁ NO NOSSO ALCANCE

O Senhor derramou o Espírito Santo sobre Cornélio, centurião romano, quando este ainda era pagão, e também sobre a família dele, porque ela O acolheu.

Pedro atesta que, de repente, todos ficaram cheios do Espírito de Deus. A evidência para ele, de que essa graça havia ocorrido, foi que todos estavam orando em línguas e profetizando. Pedro precisou expor a situação àqueles que o acompanhavam:"Podemos, por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas, que receberam, como nós, o Espírito Santo?" (At 10,47).

Essa é a graça maravilhosa que Deus tem para a Sua Igreja hoje. O Senhor quer transformar os corações mais endurecidos, as pessoas mais corrompidas, mais estragadas pela sociedade, mais espezinhadas pela vida. Dessa forma, todos ficarão cheios do Espírito Santo!

A transformação da nossa casa acontecerá pelo derramamento do Espírito. Nossa parte é querer e pedir ao Senhor a graça maior: o batismo.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

ORAÇÃO FICA SENHOR COMIGO ( PADRE PIO)


Ficai comigo Senhor, porque vossa presença me é necessária para não vos ofender. Bem sabeis quão facilmente vos abandono.

Ficai comigo Senhor, porque eu sou fraco e preciso da vossa fortaleza para não cair tantas vezes. 

Ficai comigo Senhor, porque sois a minha vida e sem vós me esmorece o fervor.

Ficai comigo Senhor, porque desejo amar-vos muito e estar em vossa companhia.

Ficai comigo Senhor, se querei que vos seja fiel.

Ficai comigo Jesus, porque minha alma com quanto seja pulquérrima, toda via quer ser para vós uma habitação de consolação, um ninho de amor.

Então, ficai Senhor comigo. Busco somente a vós, o vosso amor, a vossa graça, a vossa vontade, o vosso Espírito, porque vos amo e não peço recompensa alguma, senão o aumento de tudo… amar-vos com perfeição por toda a eternidade.

São Padre Pio: rogai por nós!