sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

FILHO ,PERDOADOS -TE SÃO OS PECADOS



"Filho, perdoados te são os pecados."
"Levanta-te, toma o teu leito e anda."

A exemplo do paralitico, muitas coisas não funcionam na nossa vida porque não estamos em bom relacionamento com nosso Pai do céu. Este mau relacionamento com o céu faz com que nos tornemos paralíticos e paralisemos o crescimento de nossa vida. É preciso nos aproximarmos de Jesus para que ele abra novamente o céu fechado com seu perdão para que possamos voltar a viver na felicidade caminhando com nossas próprias pernas.
Além disso, aquele que não quer perdoar vive atacando o outro e é vítima de um ressentimento. E o ressentimento rouba sua alegria de viver. Para voltar a viver com alegria e dignidade há que se perdoar e perdoar o outro. O perdão é a expressão máxima do amor e o amor é que faz alguém viver na paz e na alegria. Somente aquele que está unido profundamente com Cristo é capaz de perdoar. Por isso, devemos nos perguntar se estamos unidos com Cristo ou não. A prova disso é a capacida
de de amar e de perdoar e de se perdoar.
Somos perfeitos em Deus, mas frágeis e suscetíveis aos erros como homens, mas não abracemos a ingratidão. Por hoje Eu digo a você:

SANTO ANTÃO

Pai do monaquismo cristão, Santo Antão nasceu no Egito em 251 e faleceu em 356; viveu mais de cem anos, mas a qualidade é maior do que a quantidade de tempo de sua vida, pois viveu com uma qualidade de vida santa que só Cristo podia lhe dar. Com apenas 20 anos, Santo Antão havia perdido os pais; ficou órfão com muitos bens materiais, mas o maior bem que os pais lhe deixaram foi uma educação cristã. Ao entrar numa igreja, ele ouviu a proclamação da Palavra e se colocou no lugar daquele jovem rico, o qual Cristo chamava para deixar tudo e segui-Lo na radicalidade. Antão vendeu parte de seus bens, garantiu a formação de sua irmã, a qual entrou para uma vida religiosa. Enfim, Santo Antão foi passo-a-passo buscando a vontade do Senhor. Antão deparou-se com outra palavra de Deus em sua vida “Não vou preocupeis, pois, com o dia de amanhã. O dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”(Mt 6,34). O Espírito Santo o iluminou e ele abandonou todas as coisas para viver como eremita. Sabendo que na região existiam homens dedicados à leitura, meditação e oração, ele foi aprender. Aprendeu a ler e, principalmente a orar e contemplar. Assim, foi crescendo na santidade e na fama também.
Sentiu-se chamado a viver num local muito abandonado, num cemitério, onde as pessoas diziam que almas andavam por lá. Por isso, era inabitável. Ele não vivia de crendices; nenhum santo viveu. Então, foi viver neste local. Na verdade, eram serpentes que estavam por lá e , por isso, ninguém se aproximava. A imaginação humana vê coisas onde não há. Santo Antão construiu muros naquele lugar e viveu ali dentro, na penitência e na meditação. As pessoas eram canais da providência, pois elas lhe mandavam comida, o pão por cima dos muros; e ele as aconselhava. Até que, com tanta gente querendo viver como Santo Antão, naquele lugar surgiram os monges. Ele foi construindo lugares e aqueles que queriam viver a santidade, seguindo seus passos, foram viver perto dele. O número de monges foi crescendo, mas o interessante é que quando iam se aconselhar com ele, chegavam naquele lugar vários monges e perguntavam: “Onde está Antão?”. E lhes respondiam: “Ande por aí e veja a pessoa mais alegre, mais sorridente, mais espontânea; este é Antão”.
Ele foi crescendo em idade, em sabedoria, graça e sensibilidade com as situações que afetavam o Cristianismo. Teve grande influência junto a Santo Atanásio no combate ao arianismo. Ele percebeu o arianismo também entre os monges, que não acreditavam na divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Antão também foi a Alexandria combater essa heresia. Santo Antão viveu na alegria, na misericórdia, na verdade. Tornou-se abade, pai, exemplo para toda a vida religiosa. Exemplo de castidade, de obediência e pobreza.
Santo Antão, rogai por nós!

A CURA DAS CARÊNCIAS AFETIVAS


A realidade enunciada neste título é uma circunstância que tem – verdadeiramente – escravizado muitíssimas pessoas em nosso tempo, roubando a alegria e o sentido de suas vidas. São inúmeros os corações, principalmente dos mais jovens, que se têm deixado dominar por inúmeras formas de carências afetivas, as quais não lhes permitem compreender o próprio valor e os tornam verdadeiros “mendigos” de pobres migalhas de afeto.

“As carências são o vazio que ficou no coração, por não ter recebido o necessário amor afetivo no decurso da vida. São um vazio, uma falta de amor: uma verdadeira fome, uma fome de amor” (PEDRINI, 2006, p. 20). Tal definição (de carência) é clara e com precisão nos revela a dinâmica de tal realidade, a qual tem o poder de nos trancafiar em um verdadeiro cárcere emocional.
Em virtude de um intenso processo de domínio por parte das carências, poderá alguém, por exemplo, ter quarenta anos de idade, mas, seus afetos e emoções terem apenas dez. Isso em virtude de não ter recebido o suficiente amor para amadurecer e avançar afetivamente ao longo de sua história. Tal pessoa possuirá uma afetividade imatura e infantil, mesmo diante das muitas décadas que coleciona na existência.
Essa fragilidade pode gerar inúmeros desequilíbrios emocionais, além de causar muitos problemas e desencontros em nossos relacionamentos. Os filhos que não se sentiram suficientemente amados, por exemplo, poderão ter uma grande tendência à rebeldia e a constantes desobediências para com seus pais. Tal comportamento poderá configurar, ainda que de maneira inconsciente, um ato como que de “vingança” da parte dos filhos para com os genitores, isso em virtude de não terem recebido o suficiente amor afetivo que esperavam receber.
Da mesma forma, as carências podem fabricar inúmeros problemas na vida conjugal, pois “o casal carente não se casa para amar, mas para ser amado” (PEDRINI, 2006, p. 20). Seu coração carente só espera receber o amor do outro, nunca sabendo gratuitamente o ofertar. A consequência de tal comportamento será manifestada, mais cedo ou mais tarde, com brigas, cobranças, exigências e chantagens sem igual, tornando assim insuportável qualquer relacionamento e interação.
Quantos não são os corações que se encontram infelizes em virtude de carências e vazios? Quantos olhares não carregam dores e feridas profundas que os marcaram e que ainda os acompanham tornando suas vidas pesadas e sem sentido? Pode ser que você, que agora lê este artigo, identifique alguns destes processos acontecendo em sua história e coração. Saiba que a tudo isso será necessário reagir, não se permitindo por tais realidades escravizar.
A carência percorre as estradas de muitos corações, tornando tristes suas histórias e opacos os seus olhares. A carência não pode nem deve ser suprida, assim ela fabrica escravidão. A carência precisa ser curada e superada! Este será o caminho para uma concreta restauração e libertação afetiva.
Somente o amor poderá curar as carências do coração e não há qualquer esquema ou raciocínio que possa fazê-lo, pois, como dizia o filósofo Blaise Pascal: “Uma gota de amor vale mais que um oceano de inteligência”.
Necessário é se permitir amar tendo também a coragem de ofertar o amor, visto que será isso o que nos restaurará e curará em nossos vazios. Afinal, o processo de cura das carências afetivas só se tornará verdadeiramente possível através do exercício do amor afetivo, constantemente dado e recebido, independentemente do contexto e personagens. É preciso ter iniciativas de amor, as quais, por sua vez, gerarão um propício ambiente de amor, pois, afinal: o “amor atrai o amor” e a atitude de amar sempre dará à luz um ambiente e atitudes de amor, mesmo em circunstâncias de hostilidade e desafeto.
Faz-se extremamente necessário não ter medo de amar e de demonstrar o afeto em qualquer situação; isso sem desequilíbrios, é claro. Tal realidade curará o coração, enchendo-o de luz, esperança e vida nova.
Por Padre Adriano Zandoná
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

TRANSFORMANDO MALDIÇÃO EM BENÇÃO

Falar em transformar as maldições em bênção é aprender a viver sob a graça de Deus, sob Seu amor e sob Seus mandamentos; sempre sabendo que Deus quer nos abençoar e nunca amaldiçoar.

Quando lemos Deuteronômio 28,1 seguintes, vemos estas graças que nos acompanham se obedecermos aos mandamentos do Senhor. Estas bênçãos são irrevogáveis e para sempre. No entanto, quando não as obedecemos, as maldições nos acompanham.
Sabemos que as maldições são os efeitos do pecado, da desobediência a Deus, das contaminações com coisas do maligno, do envolvimento com o ocultismo, feitiçaria, macumbas, espiritismo, magia negra, satanismo e toda a devassidão que isso tudo causa a cada ser humano.

E para transformar essas maldições em bênçãos, devemos aceitar a redenção oferecida por Jesus e nos permitir ser lavados no Seu Sangue redentor, aceitar o perdão de Deus; perdoar nossos erros e os dos outros; ser batizados no Espírito Santo de Deus, renovando nosso batismo n'Ele e começar uma vida nova em Deus. Não é difícil entender como podemos transformar as maldições em bênção, isso ocorre ao obedecermos aos mandamentos de Deus, vivermos Seu amor e amarmos o próximo como a nós mesmos.

Por Padre Vagner Baia
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

CONFIA AO SENHOR, ESPERA NELE , ELE AGIRÁ

Quantas noites perdidas sem sono, revirando-se de um lado para o outro da cama, por causa das preocupações do dia. É justamente nesta hora que é necessário voltar a atenção da mente e do coração para Deus.

Ele nunca se ausenta, está sempre presente com o seu infinito amor. Lembrar da presença de Deus significa experimentar que Ele tem o poder para trazer a paz interior.

Você traz lágrimas nos olhos porque recebeu uma notícia ruim ou perdeu um ente querido? Descubra que será justamente nestas ocasiões, aparentemente impossíveis de ser superadas, que você sentirá como Deus está próximo daqueles que sofrem.

Você está desanimado por uma série de motivos reais ou imaginários? Foi traído por quem você menos esperava? Tenha sempre presente que Deus é o eterno amigo de caminhada, com quem você sempre pode desabafar.

No Salmo 37,5 está escrito: Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá.

Meu amigo, minha amiga, não tenha medo da vida e nem dos problemas. Para saber se uma embarcação é forte é necessário enfrentar uma tempestade.

O poder do Evangelho somente é experimentado quando você passa por uma grande aflição. Neste momento você descobre que Deus é real e age em favor daqueles que n'Ele confiam.

Padre Alberto Gambarini

A DECEPÇÃO NOS FAZ PESSIMISTAS

A decepção cega e nos faz pessimistas. Ela é inevitável, não depende de nós. 
Decepcionamos com pessoas e instituições ligadas a religiões. Alguns acabam se decepcionando com a Igreja e, conseqüentemente, com o Senhor. Isso é terrível, porque daí vem o esfriamento e o afastamento. Precisamos superar esse sentimento, renunciando-o. É preciso que não guardemos esse sentimento no coração. 
Meus irmãos, qual o jeito de sairmos da nossa cegueira espiritual, do pessimismo? É nos voltarmos para Jesus. Não tenha medo, renuncie às suas decepções; peça oração, peça que rezem com você pela cura do seu coração, dos seus sentimentos.
Renuncie e salve a sua alma. 

Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DÊ UMA CHANCE PARA O PERDÃO

É vontade de Deus que nos perdoemos mutuamente. Que nosso amor seja um dreno para retirar todo mal que já nos fizeram e que também já fizemos aos demais, para que sejamos recuperados.
No entanto, nós temos muita dificuldade de perdoar e conceder perdão. Por isso, necessitamos querer e pedir essa graça a Deus. É momento de você, filho, esposa, marido, empregado.... perdoar seu pai, sua mãe, cônjuge, patrão, amigo, entre outros. Perdoar pelas palavras pesadas que eles já lhe disseram ou pelas atitudes que o feriram. Talvez quem o feriu já tenha morrido e você nem teve oportunidade de lhe conceder e pedir perdão. Mas Deus liga o céu à terra, é a hora do perdão. 
Por mais doloroso que seja, perdoe quem quer que seja. Isso é necessário para que você saia de tudo o que está lhe fazendo mal. Deixe Deus realizar isso em você. Dê essa chance a essas pessoas para que Deus possa atingi-las e tirar toda a “infecção” e salvá-las. O perdão é manifestação de Deus que passa em nós e transforma tudo.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

PEÇA INTERCESSÃO DO SENHOR E DO ANJO DA GUARDA

Ore, peça, interceda e tenha certeza de que o próprio Senhor vai fazer com que o anjo da guarda de cada pessoa da sua família entre em ação para trazer a paz, a concórdia, a libertação e a saúde de que precisam.

Quanto à educação de seus filhos, confie-os ao anjo da guarda de cada um deles; peça a esse ser celeste que lhe dê sabedoria para educá-los, e ele irá derramá-la em sua mente e em seu coração. E também vai corrigi-lo em coisas que você não deve fazer. Se você ouvir e obedecer, obterá a sabedoria de que precisa para educá-los.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib

REZA DO TERÇO

Rezar o terço é uma das mais queridas devoções a Nossa Senhora e pode ser rezado de forma individual ou coletivamente.

A oração do terço é o melhor presente que você pode dar a Virgem Maria, a cada conta do terço é como se oferecêssemos uma rosa a Nossa Mãezinha do céu!

Aparecendo em Fátima, ela pediu aos pastorzinhos: “Meus filhos, rezem o terço todos os dias”.

Muitas pessoas colocam o terço como enfeite no quarto, outros o trazem no pescoço ou no carro. Mas possuir ou carregar o terço não basta, o importante é rezá-lo! Quanto maior for a sua fé e perseverança na oração, maiores serão as graças que você receberá!

CONSOLO É O ALÍVIO DE ALGUM TIPO DE SOFRIMENTO

Consolo é o alívio de algum tipo de sofrimento. Mas, onde é que nós encontramos consolo? Sabemos a resposta quanto lemos: 2 Co 1,3 “Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação”. 

Provavelmente todos nós já passamos por alguma situação desesperadora, ou quem sabe você está passando neste exato momento.

Veja, como é bom nestas horas saber que temos um fiel consolador. E não existe, situação pela qual possamos estar passando em que ele não seja capaz de nos consolar, de nos ajudar, de nos dar o seu amor, pois Ele é o Deus de toda consolação.

Confiar nossa vida nas mãos de Deus nos dá a certeza de que não estamos sozinhos para enfrentar todos os desafios que nos são apresentados durante nossa caminhada.

Podem ser problemas financeiros, doença grave, desemprego, angustia, aflições de todas as ordens, Deus tem o poder de nos restaurar e afastar de nós qualquer sofrimento.

E você sabe porque ele faz isto? Primeiro porque ele nos ama, segundo para que possamos consolar outros que estejam passando por tribulações e ainda para nos ensinar que Nele encontramos refúgio e fortaleza.

Todos que confiam sua vida ao Pai do céu traduzem em seu semblante a paz, a alegria e o amor que é próprio de quem não duvida do amor de Deus.

Portanto, não se desespere, entregue sua vida e seus problemas ao nosso Consolador e deixe ele arrancar da sua vida todas as aflições.

Senhor de bondade,
obrigado pelas bênçãos recebidas,
dá-nos o desejo ardente de meditar as tuas palavras
e coloca-las em prática.
Dá-nos ânimo e não nos permita o mal.
Amém!

Padre Alberto Gambarini