terça-feira, 14 de janeiro de 2014


O AMOR DE DEUS AJUSTA NOSSOS ERROS

Papa Francisco explica que o amor de Deus pela humanidade é  eterno e concreto
O amor de Deus ajusta os nossos erros, as nossas histórias de pecadores, porque Ele não nos abandona nunca, mesmo se não entendemos este amor”,, Na Casa Santa Marta. O Pontífice falou do chamado dos discípulos, que mesmo pecadores, foram escolhidos e preparados por Jesus.
“Após esta eleição, cometeram erros, fizeram propostas não cristãs ao Senhor: negaram o Senhor!”, relata  Francisco. Porém, a partir desses erros, Jesus os preparou, destaca o Papa, e mesmo após a Ressurreição, após Pentecostes, esse caminho de preparação foi contínuo.
“E quando as coisas não vão bem, Ele se mistura à nossa história, organiza a situação e segue conosco”, afirma o Pontífice, referindo-se à  genealogia de Jesus. “Nessa lista da história, há pecadores e pecadoras. Mas o que fez o Senhor? Ele corrigiu o caminho, organizou as coisas”, conclui.
Francisco ressalta que o amor de Deus pela humanidade é  eterno e concreto, por isso Ele chama e prepara cada um para caminhar com retidão. “Um amor artesanal, porque Ele  vai construindo a nossa história, vai preparando a estrada para cada um de nós”, afirma  Francisco.
“O nosso racionalismo diz: ‘Mas, como o Senhor, com tantas pessoas no mundo, pensa em mim? Preparou esse caminho para mim?’ Com as nossas mães, com nossos avós, pais e bisavós o Senhor fez assim. É este o Seu verdadeiro amor: concreto, eterno e artesanal.

DEIXE QUE A LUZ DE JESUS BRILHE EM SUA VIDA

Nós queremos ser purificados, nós acreditamos que Jesus pode curar as nossas impurezas e as nossas lepras!
”Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: ‘Senhor, se queres, Tu tens o poder de me purificar”’ (Lc 5, 12).
Aquele leproso mostrou toda a sua confiança naquilo que Deus podia fazer por ele, e só Deus podia fazê-lo! E uma vez que ele reconhece que Jesus é Senhor, ele sabe que Cristo age no poder de Deus e pode limpá-lo.
Meus queridos irmãos, que tristeza vivia aquele homem, imundo por causa daquilo que a lepra fazia com ele! E porque ele estava imundo e, porque ele estava impuro, ele não poderia viver junto das pessoas. O preconceito de todos, a visão de que poderiam ser contaminados e tantas outras coisas deixavam os leprosos marginalizados e distantes da sociedade e das pessoas. Mas esse leproso é um homem ousado, ele desafia todo e qualquer preconceito, ele desafia toda e qualquer lei que o impede de ir ao encontro d’Aquele que poderia fazer algo por ele.
Não basta separar as pessoas, deixá-las no canto, à margem, quando não apontamos o caminho, a direção a elas! E a luz de Jesus brilhou na vida desse homem, é por isso que ele diz: “Senhor, se tu queres, o Senhor pode sim, o Senhor pode me curar!” Ele não O “obrigou”, mas ele mostrou a sua fé e a sua confiança em Jesus, que poderia curá-lo. Por isso, ele [leproso] disse: “Sim, eu quero ser purificado”! E daquela hora em diante a lepra deixou aquele homem.
Você quer ser purificado? Nós queremos ser purificados, nós acreditamos que Jesus pode realmente curar as nossas impurezas, as nossas lepras. É verdade que nós, muitas vezes, andamos bem vestidos, cuidamos de nossa aparência externa, e ninguém vê o nosso lado “podre”, ninguém vê as sujeiras que se acumulam dentro de nós, ninguém vê as maldades que se escondem por baixo de nossas aparências. Esse tipo de coisa é pior do que a lepra daquele homem, porque a lepra dele era visível, todos a reconheciam e sabiam do que se tratava;  a nossa se esconde! E porque a escondemos, não cuidamos delas; e porque não cuidamos dela, a lepra cresce e se torna um mal maior em nossa vida.
Meu irmão e minha irmã, olhemos para o Senhor e também digamos: Senhor, se Tu queres podes me curar, se Tu queres pode me lavar, me salvar, me purificar e me mostrar o caminho da vida. Lava-me, Senhor, das minhas lepras, lava-me dos meus pecados, purifica-me de todas as minhas faltas.
Padre Roger Araújo

O AMOR E O PERDÃO CAMINHAM LADO A LADO

O amor e o perdão caminham lado a lado. A natureza humana e a nossa tendência para o pecado nos levam a agir de forma contrária à vontade de Deus. Muitas vezes não conseguimos encarar os acontecimentos na visão do amor.

O joio que o inimigo semeia no meio dos filhos de Deus é o desamor e a recusa em dar o primeiro passo para perdoar.

O perdão é um ato de vontade e, se não lutarmos para sair de nós mesmos, se não deixarmos de lado o nosso orgulho e formos ao encontro dos nossos irmãos, perderemos tudo e todos. A lei do amor precisa triunfar em nossa vida, em nossa casa, em nossa família. Quantas famílias, casamentos e comunidades cristãs estão sendo destruídos pela falta de perdão.

Precisamos entender: o perdão é a chave que nos devolve a unidade e que nos conduz a uma vida no amor. Não podemos nos deixar levar pelos sentimentos. Os nossos sentimentos nos arrastam e nos levam a fazer o que não devíamos.

Monsenhor Jonas Abib

ORÇAMENTO FAMILIAR : UM PAPO PARA TODOS

Cuidado com o dinheiro que 'escorre pelo ralo'
Começo de ano, sempre há muitas contas para pagar: despesas com a escola, com o carro, com as festas do fim de ano e tudo o que é típico desta época. Problemas à vista? Não, caso você decida organizar suas finanças.
A melhor situação, nesse caso, quando falamos do orçamento familiar, é tratar do assunto em família. Em muitas casas, apenas o marido é responsável por trazer a renda para casa. Em outras, marido e mulher. Mas e os filhos? Onde entram nessa história? Entram exatamente na necessidade de participarem da vida financeira da família, ou seja, desde pequenos, eles podem aprender a poupar, especialmente, saber usar bem o dinheiro.

Alguns passos são importantes para resolver questões financeiras em sua família. Vamos a eles:

1) A família precisa estar envolvida: saber o que gastar, como gastar, quais as prioridades (por exemplo, quitar um carro, uma casa, pagar dívidas pendentes, economizar nos gastos dos passeios, optar por passeios mais baratos ou gratuitos ou mesmo privar-se de algumas coisas faz parte do que chamamos de educação financeira). Ao colocar a família participando, o assunto se torna mais coletivo e compromete a todos em busca de um objetivo comum.

2) O que tenho para pagar? Muitas vezes, as famílias estão com dívidas que são três, quatro ou mais vezes o valor do salário mensal. Logo, há muito mais gastos do que dinheiro para receber. Equilibrar essas despesas é muito importante. Você sabe o que tem para pagar? Tem ideia de quanto gasta no mês? Acha que as suas dívidas estão um pouco exageradas? Coloque tudo no papel. Na internet, você pode encontrar muitos modelos de planilhas ou aplicativos para seu celular, que ajudam você, de forma simples, a controlar tudo isso.

3) Procure eliminar as dívidas: avalie o que tem juros mais altos, se existem contas que podem ser negociadas, procure comprar à vista e pedir desconto (as lojas têm concedido descontos de até 10 ou 12 % quando se opta pelo pagamento à vista em dinheiro ou cartão de débito). Tem pago apenas o mínimo da fatura do cartão de crédito? Procure fazer um esforço, pois os juros são altíssimos e, quando acumulados, aumentam muito seu débito.

4) Faça uma reserva financeira: faça o propósito de guardar parte do seu salário por mês. Assim, você se previne para situações de risco ou mesmo emergências em saúde ou desemprego.

5) Cuidado com o dinheiro que “escorre pelo ralo”:pequenas despesas, presentes, aquele jantar extra, aquela compra que você caracteriza como “eu mereço, porque.....” podem desequilibrar seu orçamento. É claro que podemos ter tais atitudes, mas se já existe um desequilíbrio nas suas contas, vale a pena pensar num presente alternativo, em algo que você sabe fazer ou evitar tais despesas para uma tranquilidade posterior.

6) Não encare isso como um sofrimento: estudos revelam que 15% dos trabalhadores sofrem estresse por problemas na forma de usar seu dinheiro. Logo, se há estresse nesta área, é porque as finanças não foram bem trabalhadas, e os problemas tendem a aumentar. Se houver um sacrifício, hoje, haverá paz amanhã, e isso, certamente, valerá muito a pena.
Que essas dicas possam ajudar você e sua família. Tenha tranquilidade para falar sobre esse assunto com a sua família. Vamos conversar mais sobre isso?
Elaine Ribeiro

JESUS É O CORDEIRO DE DEUS

O Cordeiro que se imola, que se sacrifica, que é Jesus,  é o Cordeiro que vem ao nosso encontro para agir em nossos corações, para tirar o pecado da nossa vida.
“No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”’ (João 1, 29).
Que maravilha João Batista, como mensageiro do Senhor, ele não só apenas nos mostra Jesus, mas também nos diz quem é Jesus! A primeira coisa que João nos diz é que Ele é o Cordeiro de Deus. Você sabe a importância que o cordeiro tem para a cultura judaica, sobretudo, para a cultura religiosa.
Durante a Páscoa costumavam oferecer o cordeiro em sacrifício, o primeiro animalzinho, ainda novinho, era sacrificado em expiação dos pecados; e, muitas vezes, os judeus se acostumavam somente a isto: A acreditar que um ritual fosse capaz de purificar os pecados. Por mais sagrado e valoroso que fosse aquele ritual, e por mais que ele até purificasse os pecados; aquele cordeiro, aquele animalzinho sacrificado, não tinha o poder de tirar o pecado da vida e do coração dos homens. Por isso que Deus não quis mais o sacrifício de cordeiros. Ele enviou o Seu próprio Filho, e o Seu Filho é o único Cordeiro de Deus, que é capaz de tirar os nossos pecados.
Ele se imola por nós, se sacrifica, se oferece por nós, e o Seu ato de se imolar a cada dia vai nos lavando e nos purificando de nos nossos pecados. O Cordeiro que se imola, que se sacrifica, que é Jesus,  é o Cordeiro que também vem ao nosso encontro para agir em nossos corações e para tirar o pecado da nossa vida.
Quando nós proclamamos que Jesus é o Nosso Salvador, que é o Nosso Libertador, a primeira libertação e salvação que Ele opera em nós é nos libertar do pecado que nos escraviza. Para isso a primeira coisa que precisamos fazer é: eu e você precisamos reconhecer que somos pecadores, e uma vez que somos pecadores, recorrermos,  implorarmos e pedirmos ao Senhor e ao nosso Deus, a este Cordeiro abençoado que veio para nos salvar, que nos liberte da escravidão do pecado.
Algum vício, algum pecado mais forte, que já dura tanto tempo que vai nos mantendo cativos, nós não precisamos nos angustiar nem nos prender ao pecado. O que nós precisamos é olhar para Ele, o que nos precisamos é confiar n’Ele e não tirar o nosso olhar d’Ele e ter a certeza de que Cristo é o único Cordeiro, imolado e crucificado, que nos liberta dos nossos pecados.
Jesus, eu sou pecador, eu confio em Vós, e como eu preciso do Senhor, Jesus! Por isso eu peço: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende pena e compaixão de mim!
Padre Roger Araújo

SÓ JESUS TEM A SOLUÇÃO PARA SUA FAMILÍA

Família que reza unida, permanece unida e feliz! Nós, pela nossa força, pelo nosso intuito, pela nossa vontade, somos fracos e caímos com frequência, porque, tantas vezes, confiamos mais em nós mesmos do que em Deus. A solução para a sua família se chama ''Jesus Cristo'', é Ele quem está faltando na sua família!

"À tarde daquele dia, disse-lhes: Passemos para o outro lado. Deixando o povo, levaram-no consigo na barca, assim como ele estava. Outras embarcações o escoltavam. Nisto surgiu uma grande tormenta e lançava as ondas dentro da barca, de modo que ela já se enchia de água. Jesus achava-se na popa, dormindo sobre um travesseiro. Eles acordaram-no e disseram-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Silêncio! Cala-te! E cessou o vento e seguiu-se grande bonança" (São Marcos 4, 35-39).

Esta passagem bíblica é para você! Muitas pessoas vieram para este acampamento pensando: "Será que a minha família ainda tem tempo? Será que já não é tarde demais?" Nunca é tarde para Jesus, não importa se é cedo ou tarde, sempre há tempo para Ele entrar na sua vida!

Este é o "barquinho" da sua família, e se o barco afundar, todos irão afundar juntos! A sua família faz parte da sua vida? Jesus está convidando a sua família a passar para o outro lado; e deixar o lado da frieza e das brigas. Jesus diz para a sua família: "Entra no seu barquinho e vamos para o outro lado!" Você topa passar para o outro lado? Você não tem que questionar Deus, você tem que obedecer, se Ele lhe diz para passar para o outro lado, então vá!

Não importa se, na sua família, parece que Jesus está dormindo; o importante não é, no momento atual, Jesus estar acordado ou estar dormindo, o importante é que Ele está no "barquinho" da sua família! Deus não demora, Ele capricha; então se a graça está demorando a acontecer é porque Ele está caprichando! Note que a onda é muita bonita fora do mar; da mesma forma, existem coisas que só podem ficar para fora, se entrarem na sua família ficarão feias! Em certas "ondas" como estas, muitas famílias estão se afundando. É o momento de "acordar" o Senhor, é o momento de despertar Jesus pela força da oração.

É tempo de despertar Jesus com o poder da oração! As famílias precisam ser salvas! Se você não melhorar, a sua família não vai acordar, só há uma solução para a sua família: Jesus!

Jesus diz para a sua família: "Cala-te!" Pois existem muitas pessoas na sua família que estão falando demais! Falou da sua família está falando de você! O seu casamento pode estar numa ''pindaíba'', mas você vai dizer que o seu casamento está bom, que, com a graça de Deus, ele está melhorando cada vez mais. Resolva o problema dentro da sua casa! Quem fala demais, reza de menos! E quem reza demais, fala de menos! Nós precisamos falar menos, e amar e perdoar mais!

Como diz aquele velho ditado: ''Depois de uma tempestade sempre vem a bonança''. Nós não nascemos para estar na sepultura; e sim no "barco" da família, onde Jesus está! Se Deus tocar uma família, se uma família for salva e receber o Senhor, valerá a pena!
Você precisa dizer a Jesus que a sua família quer a libertação. Se na sua família tem alguém incontrolável, pode deixar que Jesus vai curá-lo! Mas cuidado: tem muita família que perde a graça, porque só reclama.

Igreja é lugar de ''ex'': ''ex-drogado'', ''ex-filho distante'', "ex-chato", etc, porque, para Jesus, nós podemos mudar! Aquele homem possesso, a quem Jesus curou, ficou tão apaixonado pelo Senhor a ponto de querer ir com Ele. No entanto, Cristo quer que ele [possesso] volte para a sua família. Deus é poderoso! Jesus não foi lá somente para libertar o possesso, Ele foi porque viu que aquele homem poderia pregar a Sua Palavra.

Se você tem na sua família, na sua vida, alguém que é alcoólatra, drogado, Jesus está vendo nessa pessoa um grande profeta, um grande instrumento d'Ele para rezar e pregar a Palavra de Deus. Deus não desistiu da sua casa, da sua família. Não desista daquilo de que Deus nunca vai desistir!

Um segredo para que você ter um grande presente na sua casa neste novo ano, o segredo para você ser feliz em sua família em 2014, é você ter em sua casa duas caixas. Você precisa escrever em uma delas as ''alegrias'' e em outra as ''tristezas''. E, ao longo do ano, colocar tudo aquilo pelo que você passou neste ano com a sua família nas caixas; no fim do ano a sua família poderá ser a mais feliz, terá muita coisa para agradecer! Você também terá de abrir a caixinha das tristezas, e aí é que está a surpresa: não haverá nenhuma tristeza, pois você não se lembrará de nenhuma delas.

Se você quer uma família nova, então "cante ao Senhor um cântico novo!". Guarde o que é bom! As coisas não são fáceis, mas guarde o positivo e esqueça o negativo. No fim do ano, você abrirá as caixas e dirá: "Como a minha família é feliz!" Eis que o Senhor fará coisas novas!
Padre Crystian Shankar 

VAMOS REZAR ? COLOQUE SUA INTENÇÃO NO MANTO DE MARIA

Ave-Maria, cheia de graça! 
O Senhor é convosco 
Bendita sois vós entre as mulheres 
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus
Santa Maria Mãe de Deus,
Rogai por nós os pecadores
Agora e na hora de nossa morte. Amém

Dios te salve, María
llena eres de gracia;
el Señor es contigo.
Bendita tú eres
entre todas las mujeres,
y bendito es el fruto
de tu vientre, Jesús.
Santa María, Madre de Dios,
ruega por nosotros, pecadores,
ahora y en la hora de nuestra muerte.

Amén.