domingo, 5 de janeiro de 2014



EPIFANIA DO SENHOR

Com a festa de Epifania, a Igreja celebra a manifestação de Jesus ao mundo. Epifania, palavra de origem grega, significa "manifestação externa, aparecimento". No mundo helenista, a palavra era usada para exprimir a chegada de um imperador em visita aos territórios de seu domínio. O uso tradicional desta palavra, para indicar esta narrativa do nascimento de Jesus, em Mateus, induz a uma interpretação gloriosa deste nascimento.

Mateus apresenta Jesus como a luz e a glória de Deus para o povo de Israel, sendo a Ele que os povos vêm em adoração, em uma perspectiva universalista, a qual está presente também no pensamento de São Paulo, na segunda leitura do domingo da Epifania do Senhor.
A menção da estrela que guia os Reis Magos é uma alusão à estrela de Jacó, que, depois, se transformou na estrela de Davi, com seis pontas e doze lados, associando Jesus ao messianismo davídico. Assim também se dá com o nascimento em Belém, que era tida como a terra de origem de Davi. Todos estes acentos messiânicos o evangelista os fazia para convencer sua comunidade de cristãos originários do judaísmo que, em Jesus, se realizavam as suas expectativas messiânicas, conforme a tradição do Antigo Testamento.
A estrela que guiou os Reis Magos parou num humilde presépio, onde nascera o Menino Jesus e onde Maria e José permaneceram por algum tempo, cuidando, contemplando e adorando o Menino-Deus. A estrela leva a Jesus. O ambiente é rústico, simples e pobre, mas a estrela indica a grandeza do Filho de Deus, que se tornou humano para que nós pudéssemos nos tornar divinos.

Na nossa vida, o Espírito Santo também se faz estrela, conduzindo-nos a Jesus. Que cada um de nós, como os Reis Magos, aprenda a seguir, com admiração, interesse e amor essa estrela que sempre quer brilhar para nós.

Neste nosso primeiro artigo do ano da graça de 2012, quero expressar meu agradecimento a todos os que me acompanham, partilhando a Palavra de Deus, conforme nos exortou o Papa Bento XVI para que usássemos de todos os aeropágos para pregar o Evangelho de Jesus Cristo.
Que tenhamos, nesta solenidade, as atitudes benditas de humildade, solidariedade, alegria, serviço fraterno. Eis a lição que o Cristo do presépio, o Cristo da Epifania, vem trazer para nós. Somente colocando em prática a Sua mensagem é que saberemos construir e merecer a felicidade eterna, que pode ser vivida ainda aqui neste mundo. A estrela para em Jesus. Vamos, como os simples pastores ou como os Reis Magos, seguir essa estrela, que nos faz construir a paz e o amor.
Que no ano de 2012, sejamos mais fraternos, solidários vivendo sempre à luz de Cristo, o Redentor, que se manifesta ao mundo para que, no Seu seguimento, sejamos homens e mulheres mais gente.
Dom Eurico S. Veloso

VIVER A ALEGRIA DA FÉ EM FAMILÍA


É possível ser feliz tendo uma família de Deus. Escrevemos o livro “O segredo da vida conjugal.” Essa obra nasceu de um encontro do qual participamos aqui na comunidade, pregado pelo saudoso padre Léo. Ele falou para os casais e disse que, como consagrados, precisávamos escrever livros sobre a vida conjugal e pregar para os casais.

E hoje vamos partilhar um capítulo de nosso livro: "Deus precisa ter o primeiro lugar na nossa vida".

“Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne” (Efésios 5,21-31). 

Muitas vezes, a palavra "submissa" range por aquilo que vivemos, mas é a Palavra de Deus que diz que a mulher deve ser submissa como esposa. Monsenhor Jonas ensina que ser submissa não é ser menos, não é ser inferior, mas é ser suporte para a missão do outro; e para o lar a mulher precisa ser suporte para o esposo.

Hoje a mulher quer ser independente, vivemos uma onda de feministas; e essa onda deturpada está fazendo com que o homem não tenha o suporte de que necessita da mulher. A mulher tem seu lugar na casa, que é o da ternura.

Antigamente o homem traía a esposa, mas agora o demônio é tão sujo que tenta destruir a família de todas as formas! As mulheres, que eram ternas em casa com o esposo e os filhos, precisaram sair para trabalhar fora e, na independência, muitas [mulheres] perderam a ternura e se afastaram do esposo e dos filhos. Não estou dizendo que a mulher não pode trabalhar, não tem problema trabalhar, mas as coisas precisam ser conversadas, precisa haver diálogo entre marido e mulher.

Depois que nos casamos tudo precisa ser em comum: dinheiro, amigos, senhas. Dividimos até as senhas das contas bancárias, das redes sociais e do e-mail, porque, dentro de casa, não pode haver segredo.

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.”

Você precisa ser terno com sua esposa, você precisa ser protetor, assim como São José o foi para a Sagrada Família, a ponto de colocar a vida em risco para salvar sua família. Você precisa cuidar e proteger sua esposa. Na nossa casa Deus precisa estar em primeiro lugar; o cônjuge deve vir em segundo lugar; os filhos devem vir em terceiro lugar; o sogro, a sogra, os pais e os irmãos devem estar em quarto lugar. Isso não deve ser invertido!

Não podemos dar ouvidos aos ruídos do mundo, precisamos escutar a Deus!

Flavinho e Ana 
Casal de missionários da Comunidade Canção Nova

O SENHOR QUER RENOVAR SUA IGREJA

Sereis batizados no Espírito Santo."

A contribuição que precisamos dar à Igreja é fazer com que esse derramamento do Espírito aconteça e que a promessa de Jesus se realize:

"… descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo" (cf. Ato 1,8).

Nós somos parte da Igreja de Cristo e precisamos fazer de tudo para que a promessa de Jesus aconteça. 

Seu irmão,
Padre Jonas Abib

O QUE ME IMPEDE BUSCAR AS COISAS DO ALTO

Celebrar o ano que passa é relembrar os momentos que passaram e que vão deixar saudade, independentemente se foram bons ou ruins. Nós sempre temos uma boa palavra para dizer nesta época: 'Que o seu ano seja maravilhoso!' É isso mesmo, temos que esperar o melhor!

Deus nos fala por meio das coisas mais simples e pequenas do mundo, e quando nosso coração está aberto, deixamos que a Palavra do Senhor faça morada em nós.

Por que Maria é bendita? Porque ela traz Jesus no coração! Jesus não falava em salas de aula, Ele falava nas ruas de Cafarnaum, e as pessoas ficavam admiradas com as palavras d'Ele e queriam segui-Lo. Queremos começar o ano com vida nova, queremos entrar com pensamentos novos!

Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória. Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria. Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes. Outrora também vós assim vivíeis, mergulhados como estáveis nesses vícios. Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca, nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento. Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos. Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
 (Col 3, 1-17).


Tão rica esta passagem bíblica, por nos propor que busquemos as coisas do alto e que tiremos de nossa vida tudo o que é mau. Em muitas situações, quando percebemos que nós não fizemos o que deveríamos ter feito, é preciso abrir mão das coisas que, muitas vezes, nos distanciam de Deus. É uma oportunidade que temos de deixar toda a fraqueza que há em nós.

Busque as coisas do alto! As coisas do alto nos rejuvenescem! Mas não falo dos exageros, precisamos ter a graça de cultivar os dons do alto. Temos sido bons em nossos pensamentos? Nas nossas atitudes? Mas como aprendemos a ser bons? Rezemos! Nem sempre sabemos reconhecer tudo o que Deus faz por nós, pois, muitas vezes, não deixamos a vida que estamos vivendo. Que dom maravilhoso é o da paciência! Como adquirir esse dom? Muitas vezes, a humildade nos deixa porque deixamos que a vaidade entre em nosso coração. Deus nos convida a segui-Lo, por isso é preciso ir com o coração aberto. Todos os dias, ao acordar, pense, exercite o que você quer de sua vida.
Não escolha o momento para amar, ame em todos os momentos! Mesmo nos momentos difíceis, ame! É um exercício grande que nós fazemos, é um dom de Deus ser bom, pois você O está recebendo. É preciso treinar muito, quem está no caminho de Deus não pode parar nunca!

Quantas pessoas estão guerreando por causa dos bens materiais, pela ganância. Nós precisamos somente do necessário para viver. Como alcançar as coisas do alto? O Reino de Deus começa quando entramos em Sua escola. É preciso conquistá-las [coisas do alto], e deixar as coisas que não valem a pena! O Reino de Deus começa quando levantamos da cama pensando em ser melhores. Comece a fazer isso pelas coisas simples do dia a dia.

Sempre que estiver em momentos difíceis, pense em buscar as coisas do alto. Mas não queira que esta palavra fique apenas na teoria, por isso, não perca tempo amarrado a coisas que não são necessárias! Temos de abrir mão de todas as coisas que têm nos prejudicado. Precisamos ter coragem para sair das palavras e mergulhar nas atitudes!

Em 2014 peça a Deus a graça de ser um discípulo de Jesus. Vá até Ele, mas por aquilo que, muitas vezes, o incomoda muito. Saia desta redoma segura e vá lançar as suas redes em outro mar. É preciso mais! Se estivermos irritados, faremos muito mais, pois vai haver uma vida dentro de nós e não haverá mais tempo para a tristeza. Estamos perdendo tempo com as coisas da Terra e nos esquecendo das coisas do alto!

O Espírito Santo de Deus está concedendo muitos dons sobre nós. É na sua vida que Ele quer realizar maravilhas! Ele quer fazer em nós o que fez em Maria. É fácil viver uma vida medíocre, não se impressione muito com as coisas da Terra.

O amor de Deus não tem preferência, é um amor que dá chances!

Nós também sangramos, quando nos sentimos tristes por aquilo que não fizemos. Não vamos perder tempo com o desnecessário, não esperemos até o dia primeiro de janeiro para fazer o bem. O amor está pedindo urgência em sua vida! É tão bom "nos emprestarmos" para que Deus venha fazer a Sua morada em nós!

Quando você estiver em momentos difíceis, não se desespere. Busque as coisas nobres, busque as coisas do céu; mas não fique pensando de forma ilusória. Deus escolheu você! Não duvide do que Ele pode fazer por você! Pense no seu coração, pense nas coisas que não estão certas em sua vida. Mesmo se o seu coração já estiver em paz, peça, reze, para que ele continue assim! Busque as coisas do alto! Quebre em você a corrente do pessimismo!

Que Deus, hoje, possa encontrá-lo com o coração destrancado. Peça que Ele tire de você tudo que lhe traz tristeza, rancor, mágoa. O amor do céu pede compromisso, tempo e bondade. Não desista, não desanime, Deus está com você! Que 2014 seja uma boa oportunidade de você carregar Jesus em seu coração!
Padre Silvio César, sdb