sábado, 4 de janeiro de 2014

Primeiro Sábado do mês e do Ano:dedicado ao IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA!

Primeiro Sábado do mês e do Ano:dedicado ao IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA!
"Meu Imaculado Coração triunfará!"
Junto a Nossa Senhora vencemos todo o mal!

-O MARIA DOCE MÃE DE JESUS CRISTO


Ó, Maria, doce Mãe de Jesus Cristo, o, Príncipe da Paz, eis a vossos pés vossos filhos tristes, perturbados e cheios de confusão, pois afastou-se de nós a paz por causa dos nossos pecados. Intercedei por nós para que gozemos a paz com Deus e com nosso próximo, por vosso Filho Jesus Cristo Ninguém pode dá-la, senão este Jesus que recebemos de vossas mãos. Quando nasceu em Belém, os anjos nos anunciaram a paz e quando Ele abandonou o mundo, no-!a prometeu e deixou-a como Sua herança. Vós, o, Bendita, que trazeis sobre os vossos braços o Príncipe da Paz, mostrai-nos este Jesus e deitai-o em nosso coração. Ó, Rainha da Paz, estabelecei entre nós o vosso reino e reinai com vosso Filho no meio do vosso povo que, cheio de confiança, se recomenda à vossa proteção. Afastai para longe de nós os sentimentos de amor próprio, expulsai de nós o espírito de inveja, de maldição e de discórdia. Fazei-nos humildes na fortuna, fortes em paciência e em caridade nos sofrimentos, firmes e confiantes na Divina Providência. Abençoai-nos dirigindo os nossos passos no caminho da paz, da união e da mútua caridade, para que, formando aqui a vossa família, possamos no céu bendizer-vos e a vosso divino Filho por toda a eternidade. Assim seja.
 

FIRMES NA ESPERANÇA ,CONSTRUIREMOS A PAZ

Todo novo tempo é um desafio e uma nova esperança. Entramos em um novo ano, quando tudo nos leva a dar uma resposta concreta às coisas que nos propusemos a fazer e que ainda permanecem vivas em nosso coração. Pensemos em tudo o que vivemos sem perder de vista uma nova oportunidade para retomar a nossa vida e cultivemos a esperança do novo. É assim que acontece ao nascer cada novo dia: o sol renasce e volta a clarear, fazendo a vida brotar e a natureza florir. Cultivemos a certeza de prosseguir, abraçando, hoje, o que virá, com um firme propósito de sempre fazer o bem.
Como é bom contemplar a vida com o desejo de construir um mundo de paz! Acreditemos que em Deus as nossas escolhas, decisões e até nossos pequenos gestos fazem grande diferença para a nossa existência e para a dos outros, e o lindo é que, mesmo os tempos sendo difíceis, há muitos lutando com esperança pelo bem um dos outros.
Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, insiste na necessidade de promovermos a “cultura do encontro”, única forma de superar a “cultura do descartável” e construir sobre os alicerces da justiça e da paz. Em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, o Santo Padre nos disse: “Fraternidade, caminho para a paz, dom que cada homem e mulher carrega consigo enquanto seres humanos, filhos de um mesmo Pai. Diante de tantos dramas que atingem a família humana como a pobreza, a fome, o conflito e a desigualdade, a fraternidade é fundamento e caminho para a paz”.
O valor essencial da paz não é algo que se alcança de uma hora para outra, mas deve ser para nós um projeto de vida a ser vivido, dia após dia, com coragem e amor. Jesus, o Autor da paz, é o único capaz de nos conceder a graça de sermos homens e mulheres de esperança, por isso, construtores dessa paz. Ele nos garantiu: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração” (Jo 14, 27).
Este é o tempo para fazermos os nossos propósitos, com a graça de Deus, porque “os propósitos de cada um de nós vão garantir o futuro da humanidade, pois quando cultivamos a esperança e a paz, em nossos relacionamentos e decisões, edificamos sobre a ação do Espírito Santo, capaz de renovar todas as coisas e fazer do velho algo novo”.
Que o Espírito Santo nos oriente e nos conduza no caminho da paz.
Luzia Santiago

A VIDA CRISTÃ

A vida cristã é muito mais que um conjunto de mandamentos e preceitos, é uma verdadeira união com Cristo. Deus deseja esta comunhão íntima com Ele, e é nesta intimidade que reside toda a força e toda a paz de que precisamos. 

Jesus mandou que permanecêssemos Nele, que é a Vida, e a razão é muito simples como lemos em João 15,5: “Porque sem Mim nada podeis fazer”. 
Jesus nos dá a liberdade de cultivar diariamente, a todo instante se possível, a intimidade com Ele, depositando n'Ele toda a nossa vida, todo o nosso ser, todas as nossas preocupações, alegrias, tristezas.

Uma coisa é certa, Jesus só poderá carregar o nosso fardo se estivermos em comunhão com Ele, se permanecermos n’Ele e Ele em nós. Infelizmente, deixamos os dias, os meses, o ano passar, temos somente pressa para as coisas do mundo, por vezes, o nosso amor às coisas passageiras ainda é maior que o nosso amor pelo Senhor.

Mas, o Senhor é paciente e continuará a nos esperar somente por amor. Não rasgue apenas as vestes, mas o coração se abra ao amor incondicional e tenha a felicidade que não passa com Aquele que tudo pode transformar.

Meu bom Deus,
gostamos de te ouvir através de tuas santas palavras,
queremos ter sabedoria em nossos relacionamentos e
impregnar de paz todos os ambientes que frequentarmos.
Que tenhamos palavras sábias capazes de evangelizar a todos.
Que sejamos portadores da tua paz e do teu amor.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

QUE DEUS PURIFIQUE AS NOSSAS INTENÇÕES

Que Deus purifique as nossas intenções e o nosso coração de toda malícia, que nos impede de conhecer as coisas como, de fato, são.
“Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas” (Mt 21,27). 
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo quiseram colocar Jesus numa situação muito difícil! Quiseram saber de onde vinha a autoridade de Cristo. Quando perguntaram isso ao Senhor, eles, na verdade, sabiam de onde vinha a autoridade d’Ele, mas se comportaram com astúcia e malícia. Quiseram simplesmente colocar Jesus numa situação de aperto e não verdadeiramente saber de onde brotava essa autoridade. 
E Jesus, então, responde à astúcia humana com a sabedoria divina. Ele responde com uma pergunta à pergunta que Lhe é feita; parecendo aquele método chamado de “ironia socrática”, no qual alguém lhe pergunta algo e você o responde com uma outra pergunta. Isso é feito – e não é porque não queremos responder  – para que nós mesmos entendamos se a resposta daquilo que perguntamos ou questionamos não está dentro de nós mesmos, se realmente estamos perguntando com a profundidade que merece a resposta da pergunta que fazemos. 
É por isso que Jesus pergunta: “De onde é que vem o batismo de João? Ele vem do céu ou vem dos homens?” E aí os doutores da Lei ficaram encurralados, porque se dissessem que vinha do céu, por que então não acreditaram em João? Mas se dissessem: “Ah! Mas esse batismo vem dos homens”, os judeus e o povo que reconheciam João como um profeta poderiam apedrejá-los. Então responderam: “Nós não sabemos de onde vem aquela autoridade de João”. Jesus então disse: “Eu também não vos responderei com que autoridade eu faço todas essas coisas”. 
Porque sabe, meus irmãos, a astúcia do nosso coração não convence o coração de Deus. Nós podemos ser fracos, ignorantes, podemos não conhecer bem as coisas, podemos até ter dúvidas, incertezas, mas só não podemos ser maldosos e maliciosos, só não podemos deixar que a astúcia, aquela que se esconde por detrás da verdade, nós só não podemos nos esconder atrás dela e não reconhecer, de fato, a ação de Deus no meio de nós. 
Jesus repele, expulsa e não vai de forma alguma compactuar com aqueles que se aproximam d’Ele com maldade no seu coração. Que Deus purifique as nossas intenções, que o Senhor purifique o nosso coração de toda malícia e de toda maldade, que nos impedem de conhecer as coisas como, de fato, elas são. 
Lá dentro da nossa alma temos respostas para muitas coisas, mas preferimos muitas vezes fingir que não as sabemos ou não as conhecemos para nos comportarmos como vítimas. Os judeus – doutores da Lei e fariseus – assim o fizeram, e Jesus respondeu a eles na mesma moeda. 
Padre Roger Araújo