quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

SÃO BASILIO MAGNO

Hoje, recordamos três nomes e três amigos em Cristo Jesus. Reconhecidos como luminários da Capadócia, região da Turquia, são eles: Gregório, seu irmão de sangue, São Basílio Magno e o amigo São Gregório Nazianzeno. Dois irmãos de sangue, três grandes amigos em Cristo Jesus.
São Basílio Magno nasceu no ano 4 d.C, em Cesaréia, dentro de uma família santa que buscava testemunhar, na própria vida e na formação dos filhos, o grande amor por Cristo e pela Igreja. Foi assim que, ajudado pelo pai, São Basílio Magno recebeu a primeira formação. Depois, passou por Constantinopla, chegando a estudar em Atenas e formar-se em retórica. A essa altura, mesmo tendo um coração bem semeado pelo Evangelho, ele começou a buscar glórias humanas. É importante percebermos isso na história dos santos. Eles não nasceram santos e não foram obrigados a ser santos; aceitaram este desafio, mesmo que houvesse, em algum período, um desvio. Mas a misericórdia do Senhor sempre nos dará uma nova change. Foi o que aconteceu com São Basílico.
Ao conhecer o amigo São Gregório Nazianzeno, São Basílio conheceu Cristo mais profundamente e retomou a amizade com Jesus. Ele, que já era muito culto, direcionou todo o seu potencial para Aquele que é a verdade, o Logus, o Verbo que se fez carne, Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador. Retirou-se por um tempo dali e pôde viver uma vida de muita oração e penitência. Depois, foi inspirado a se aprofundar na vida eremítica e também na vida monástica. Visitou o Egito, Síria, Palestina e estudou ao ponto de, com seu amigo Nazianzeno, começar uma comunidade monástica.
Aconteceu que, diante da realidade na qual o Arianismo – heresia que afirmava que Jesus Cristo não é Deus – confundia muito as pessoas e ainda era apoida pelo imperador do Oriente chamado Valente. Enfim, que confusão doutrinal! Nesta altura, em Cesaréia, São Basílio, em 370 d.C. foi eleito bispo, sucessor de um dos apóstolos. Homem de caridade e de testemunho, ele pôde combater e ver a verdade vencendo o Arianismo. O imperador não colocava medo nesse homem cheio do Espírito Santo. São Basílio também tinha muitas obras, não era apenas um homem de palavras; cidades de caridade surgiram por meio dele.
Ainda padre, ele já era um testemunho reconhecido, uma autoridade não só pela Igreja, mas pela vida. São Basílio Magno deixou uma riqueza de escritos e, principalmente, a certeza de que amigo de Jesus, felizes nós seremos. Em 379 d.C., ele partiu para o céu e intercede por nós.
São Basílio Magno, rogai por nós!

OS 10 MANDAMENTOS PARA ANO NOVO

Sempre que um novo ano começa, nós queremos renovar nossa vida e nossas esperanças. Ano novo é vida nova, mas como devemos vivê-lo? Pensando nisso, enquanto estava rezando e preparando esta pregação, elaborei os 10 mandamentos do Ano Novo:

1 – Viva com fé

2 – Viva com amor

3 – Respeite os outros

4 – Seja otimista

5 – Entenda o valor que você tem

6 – Acredite em você

7 – Vença a inveja

8 – Construa um mundo novo

9 – Não queira levar vantagem em tudo

10 - Vença a preguiça

Devemos viver com fé, porque quem não se entrega a Deus é bobo. A coisa mais inteligente do mundo é você entregar sua vida para o Senhor. Viver com fé não significa ter uma vida sem dificuldades e sofrimentos; ter confiança em Cristo é ter força para viver e enfrentar essas situações.

São João diz que a nossa vitória é ter fé, porque ela vence o mal e todo o sofrimento. Deus é o maquinista do trem da nossa vida, portanto, deixa-O nos levar e nos conduzir. A nossa fé precisa ser abandonada em Deus, porque Ele é o condutor da nossa vida. Assim, devemos deixar o Senhor agir em nós. Não sabemos os desígnios de Cristo, porque não os entendemos nem os compreendemos. Por isso São Paulo diz: devemos dar graças em todas as situações.

Nós não sabemos o que é bom e ruim para nós, porque quem sabe é Cristo; portanto, devemos agradecer na hora da glória e das lágrimas. Em Deus não há maldade, ao contrário, Ele é especialista em transformar o mal em bem, assim como Ele pegou todo pecado do mundo e o transformou em salvação.

Precisamos viver com amor, pois é ele que faz a vida valer a pena. Por isso que o Senhor nos amou muito e não tem amor maior do que aquele que dá vida pelo irmão. O amor é capaz de fazer a diferença.

É preciso respeitar as pessoas e não deixar a alma delas enrugadas, é preciso tratar a todos com grande amor e respeito. É necessário que sejamos otimistas.

O que Deus quer de cada um de nós? Ele nos predestinou para sermos imagem e semelhança do Cristo. Deus Pai quer ver em cada um de nós o Seu Filho amado; portanto, a maior glória que podemos ter é Jesus olhar para nós e enxergar Seu Filho. Não podemos olhar para nós e dizer que não temos valor nenhum, ou seja, devemos acreditar em nós, porque somos Filhos do Pai. O importante é invisível aos olhos, porque o que é visível acaba.

Nunca podemos deixar que a inveja tome conta do nosso coração, porque ela destrói a nossa alma. Não podemos ser pessoas invejosas e querer o que a outra pessoa tem. Para vencer esse mal é preciso agradecer a Deus por aquela pessoa ter conseguido algo. Não deixe que a inveja tome conta do seu coração neste ano. Comece 2014 deixando a inveja de lado.

Nós estamos acostumados a dizer que o mundo não presta, mas muitos de nós não realizam nenhum gesto para mudar o mundo. Às vezes, pensamos que o mundo está podre, mas é o nosso coração que deve estar sujo. Devemos construir um homem bom para ter um mundo melhor.

Não podemos tirar proveito de tudo; é preciso sermos honestos. Muitas vezes, a pessoa não sabe que está sendo enganada, mas Deus sabe.

Para terminar, é preciso vencer a preguiça, um dos setes pecados capitais, porque ela é terrível e tem o poder de destruir. Deus não ajuda preguiçoso, mas sim quem cedo madruga.

Neste ano, peça a Deus a graça de viver todos esses mandamentos.

Felipe Aquino

Não chores pelo que perdeste, luta pelo que tens. Não chores pelo que está morto, luta por aquilo que nasceu em ti. Não chores por quem te abandonou, luta por quem está contigo. Não chores por quem te odeia, luta por quem te quer. Não chores pelo teu passado, luta pelo teu presente. Não chores pelo teu sofrimento, luta pela tua felicidade. Com as coisas que vão nos acontecendo vamos aprendendo que nada é impossível de solucionar, apenas siga adiante.
Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco.


ANTES DE DINHEIRO NO BOLSO, UM PAI PRECISA DE DEUS NO CORAÇÃO

É sempre bom ir a uma festa, participar de momentos importantes, principalmente se soubermos do cardápio que será servido. Estamos vivendo a festa do Natal e, dentro desta festa, há uma outra: a da Sagrada Família, que, como uma moldura de um belo quadro, nos revela o mistério do Natal. 

Deus não quis que o Menino Jesus nascesse de um laboratório nem de uma chocadeira, Deus quis para Ele uma mãe, um pai, uma família. E a liturgia de hoje nos dá, de bandeja, uma coisa que nós amamos: cuidar de quem nós amamos, cuidar de nosso pai, de nossa mãe, de nossa família. É fácil a sabermos qual o "peso" de amor que estamos dando à nossa família, é só ver como estamos cuidando dos mais novos e dos mais velhos. 

Vamos, nesta homilia, falar do Quarto Mandamento da lei de Deus. A primeira leitura fala sobre o respeito do filho para com seus pais. "Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe".

Nenhum pecado dos pais nos dá o direito de os tratarmos como ''ex-pais''. Ainda que seu pai não tenha tido diploma, tenha cometido algum crime, seja o maior dos pecadores, isso não lhe dá o direito de ter vergonha dele, porque, por pior que seja um pai, ninguém pode fazer dele um "ex-pai". A Palavra diz que, quem respeita o pai, independentemente da qualidade deste, terá vida longa. 

"Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive".

Esta palavra ''amparar'' não significa ser uma muleta para seu pai e sua mãe, está falando sobre o acolhimento e o cuidado que você deve ter para com ele. Não adianta querer falar de acolhimento na paróquia se a pessoa não aprendeu isso em casa. Estas coisas não podem ser compradas! Dê sustento, dê apoio ao seu pai, ainda que ele esteja doente, ainda que esteja perdendo a lucidez. Se nós crescêssemos na qualidade do acolhimento dos filhos para com os pais os asilos estariam todos em crise. Mas também como é triste ver que os casados há mais tempo estão perdendo a qualidade do relacionamento dentro de casa, perdendo a sabedoria de ficar velhos! Por isso, muitos filhos dizem: "Vou ficar velho pra viver assim?". Os velhos não estão sabendo ficar sábios, estão cada vez mais de roupinhas curtas, curtindo as baladas, querendo ser adolescentes, trocando a esposa por duas menininhas de 20 anos... Os filhos estão colocando os pais nos asilos porque muitos destes não educaram os filhos com respeito dentro de casa. 
"[...] procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida".

Nada pode justificar a humilhação e o desrespeito de um filho a seus pais. A família é um laboratório; e se seu filho testemunhar, um dia, você humilhando os seus pais dentro de casa, provavelmente ele fará o mesmo quando você ficar velho. Existem pessoas que são uma beleza no trabalho e com os amigos, mas em casa descarregam o pior sobre o pai e a mãe. Toma vergonha na sua cara! 

"Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro". 

Algumas pessoas trouxeram um monte de roupas de várias cores para passar o Ano-Novo, vai até parecer uma escola de samba aqui, mas a leitura já nos dá uma lista de nossas vestes neste fim de ano: "Revesti-vos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência (Cl 3, 12). Quem dera se você se revestisse com essas vestas para passar o Ano-Novo! 

Quer começar o Ano-Novo com uma família renovada? Veja que não estou falando de nova família, não é para você trocar de marido ou mulher, eu estou falando de conversão, de mudança de vida dentro de sua casa. Se você quer entrar o ano com uma família renovada é preciso que você perdoe, pois se não houver o perdão vai ficar tudo do mesmo jeito. 

Que, em 2014, você não tenha o que deseja, mas o que você precisa! A Palavra diz o que você precisa: "Que a Palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós".

Um pai tem que ter muito mais do que dinheiro no bolso, ele tem que ter Deus no coração! É isso que São José tinha, a riqueza da Palavra de Deus e a obediência incondicional a ela. 

Se você quer ser feliz, volte a ser família. Não existe faculdade, mestrado ou doutorado que nos ensinem a ser pai, mãe e filhos. Quer aprender a ser família? Aprenda a pedir e dar perdão. Não importa com o que vai cobrir o seu corpo na passagem do ano, importa o que você vai trazer dentro do coração.
Padre Fabrício 
Sacerdote missionário da Comunidade Canção Nova

É TEMPO DA MISERICÓRDIA

Assim como numa moeda há "cara" e "coroa", em Deus estão juntas a misericórdia e a justiça. E as duas são infinitas. O Todo-poderoso não pode deixar de ser infinitamente misericordioso e também infinitamente justo.

Na primeira vez, o Senhor veio como homem, usando de toda a Sua misericórdia. Estamos no fim dos tempos, estamos no tempo da misericórdia. Deus Pai está com o coração escancarado. Na segunda vez, Ele virá com poder e glória para exercer a justiça: dar a cada um aquilo que merece por seus atos.

O Senhor quer trazer para Si não só você, mas toda a sua casa: é o tempo da misericórdia. Da infinita misericórdia do nosso Deus. Precisamos fazer com que todos os nossos entes queridos entrem na Arca da Salvação, mesmo aqueles que dão muito trabalho. Deus mesmo cuidará de sua conversão, como fez conosco. Fomos atraídos pela Sua misericórdia e foi Ele quem nos transformou.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A CENTRALIDADE DE CRISTO

O Senhor continua derramando graças sobre nós neste momento e também para o próximo ano que está por vir. Que esta ação de graças possa dar um novo sentido à sua vida e que possa operar maravilhas dentro do seu coração, pois Jesus quer fazer maravilhas em nossa vida.

Nesta tarde vamos juntos refletir sobre os ensinamentos de Jesus Cristo no livro bíblico de Atos dos Apóstolos 2,42-45: “Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um”. 

Isso porque os primeiros cristãos e as primeiras comunidades tinham uma fé que os fazia ser conduzidos pelos pastores que o Senhor mesmo havia escolhido. As pessoas tinham a certeza de que, ao ouvirem os apóstolos, estavam escutando as palavras do Senhor, pois elas viviam uma comunhão fraterna, viviam da Eucaristia, das orações, da Santa Missa e do temor pelas coisas de Deus.

A primeira comunidade cristã vivia confiante nas promessas deixadas por Cristo, que, por força do amor, venceu a morte e nos deixou a salvação. É por mérito de Jesus que todos nós hoje fomos salvos! O livro Atos dos Apóstolos nos apresenta uma comunidade fiel a Cristo crucificado e ressuscitado, porque Ele é tudo para nós.

Nós também somos chamados a viver a mesma fé dos primeiros cristãos, portanto, precisamos acreditar que, em Deus, está a nossa salvação. Era uma comunidade de pessoas que tinham sentido na vida.  
O que você viveu neste ano? Foi um ano de conversão e um passo a mais para vivenciar a experiência do encontro pessoal com Jesus. Até mesmo diante das situações de dificuldades, vividas por nós neste ano, precisamos testemunhar o crescimento da nossa fé, porque o Senhor é grandioso e é maior que os montes e as montanhas enfrentadao neste ano de 2013.

Talvez seu coração esteja cheio de feridas e de situações que o fazem desejar que este ano "vá para o lixo". E mesmo que você não tenha percebido que Deus não o abandonou e esteve sempre ao seu lado, é preciso dar este passo rumo à fé. Deus está conosco todos os dias até o fim dos tempos. Precisamos ter a certeza da nossa fé eclesial e pessoal. Precisamos fazer a experiência do poder da oração, porque, quando nos colamos em oração,  nos acalmamos diante dos obstáculos.

Deus quer que tenhamos uma vida em abundância e, para isso, Ele fala conosco, porque continua em nosso meio e comunica Seu amor por meio da Palavra proclamada e do sacramento da Eucaristia. Devemos aprender a crescer na nossa fé para as realidades do mundo e para as questões para as quais o Papa Francisco tem nos convocado. A exemplo do Santo Padre precisamos ser dóceis à Palavra de Deus e que possamos ir ao encontro das diversas realidades guiados por ela.

Como o Santo Padre nos propõe devemos ir ao encontro do outro e praticar a solidariedade, que deve ser marcada pela reciprocidade, comunhão e doação. O Papa está pedindo a nossa ajuda para que implantemos a cultura da solidariedade. Deus é Pai, e nós devemos aprender a ser irmãos, pois precisamos seguir um dos ensinamentos deixados por Deus: "Amarás a teu próximo como a ti mesmo''. Precisamos ter Deus como o nosso maior tesouro, é necessário ajudar as pessoas a assumirem que a centralidade da nossa vida está no Pai.

O tempo é precioso, porque é no tempo que nós declaramos que o Senhor é o nosso maior tesouro
Padre Fernando Santamaria 
Missionário da Comunidade Canção Nova

ESPERA NO SENHOR E RENOVA!

Naquele tempo, havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.

Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele” (Lucas 2,36-40). 
Ao olharmos para Ana, qual é a vontade de Deus para nossa vida em 2014? Deus confirma Suas promessas, Ana, uma viúva que, depois de 7 anos casada, perdera o esposo, e o que ela fez? Essa mulher tinha tudo para se sentir rejeitada, ser um mulher frustrada, brigar com Deus. Contudo, em vez de ficar em casa lamuriando e culpando a Deus essa mulher viveu firmemente na vontade do Senhor, ela vivia no templo. Na vida de Ana se cumpriu o que diz o profeta Isaías 40, 31: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

Os que esperam no Senhor renovarão suas forças, assim como ocorreu com Ana, as promessas alcançarão a sua vida. Sabe por que, muitas vezes, não alcançamos alguma graça? Porque não somos perseverantes! Com muita facilidade abandonamos a vontade de Deus. Você foi perseverante em 2013? Precisamos olhar para Ana e repensar a nossa vida.

Como sentimos falta da sabedoria de homens e mulheres que envelheceram em Deus! Deus espera que, assim como Ana, você renove em suas forças n'Ele, porque viver é lutar. Não tenha medo de ser inteiramente de Deus Pai! Que você tenha olhos para enxergar a vontade do Todo-poderoso. Volte para sua casa e se torne um evangelizador.
 Padre Vicente, SCJ 

O QUE ACONTECEU COM MEUS SONHOS ?



Entusiasmo significa "sopro que vem de Deus". É bem possível que, pela falta de oração, você tenha se distanciado desta alegria que tem sua fonte no Senhor.

Nossos sonhos, inspirações e os suspiros de nossa alma não nascem por eles mesmos, assim como não é possível amar sem cultivar a fonte do amor. Volte-se para Deus, todos os dias, e recomece a sonhar!


Ricardo Sá

COMO SABER SE PERMANECEMOS NO SENHOR ?

Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu" (I Epístola de São João 2,2-6).

Eis como saber se conhecemos o Senhor! Não um conhecer bíblico, simplesmente, mas experimental. É dessa maneira que O conhecemos: quando O experienciamos, respeitando os mandamentos d'Ele. Quanto mais guardarmos os Seus mandamentos, tanto mais cresceremos no Senhor, nas coisas do Alto. 

Você quer sentir, a cada dia, o amor de Deus? Viva os mandamentos divinos, pois "aquele que afirma permanecer n'Ele deve também viver como Ele viveu" (cf. 1Jo 2,6). O tentador nos engana dizendo que Deus é autoritário, mas isso não é verdade. Os mandamentos existem, porque o Senhor sabe de todas as coisas e só quer o nosso bem. Ele só quer que vivamos conforme Ele mesmo viveu. E como não sabemos viver da maneira d'Ele, Ele nos deixou Seus mandamentos. Talvez, para você seja demais viver como Jesus, então viva como a Virgem Maria. Mas, se ainda for muito, viva como São José. 

Monsenhor Jonas Abib

O VALOR DOS OLHOS DE DEUS

você já parou para tomar consciência do seu valor aos olhos de Deus? Não permita que nenhum sentimento de pessimismo tire a sua confiança diante da vida. você tem valor! você é especial! 

Você foi criado a imagem e semelhança de Deus! Em Jo 3,16 lemos: ' Deus amou tanto o mundo que enviou Seu Filho...' . 

O Espírito Santo também habita em você para todos os dias renovar em sua vida a forca de Deus. Desperte a sua fé e viva na grandeza planejada por Deus para sua vida.

Quem vive na benção de Deus não pode mais praticar o mal, mas deseja sempre o bem dos seus semelhantes.

Senhor dá-nos um coração generoso e
inclinado a ajudar o nosso semelhante. e
Afasta de nós o egoísmo e faze-nos solidários.
Amém!

Padre Alberto Gambarini