sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

SÃO JOÃO EVANGELISTA

O nome deste evangelista significa: “Deus é misericordioso”: uma profecia que foi se cumprindo na vida do mais jovem dos apóstolos. Filho de Zebedeu e de Salomé, irmão de Tiago Maior, ele também era pescador, como Pedro e André; nasceu em Betsaida e ocupou um lugar de primeiro plano entre os apóstolos.
Jesus teve tal predileção por João que este assinalava-se como “o discípulo que Jesus amava”. O apóstolo São João foi quem, na Santa Ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Mestre e, foi também a João, que se encontrava ao pé da Cruz ao lado da Virgem Santíssima, que Jesus disse: “Filho, eis aí a tua mãe” e, olhando para Maria disse: “Mulher, eis aí o teu filho”. (Jo 19,26s).
Quando Jesus se transfigurou, foi João, juntamente com Pedro e Tiago, que estava lá. João é sempre o homem da elevação espiritual, mas não era fantasioso e delicado, tanto que Jesus chamou a ele e a seu irmão Tiago de Boanerges, que significa “filho do trovão”.
João esteve desterrado em Patmos, por ter dado testemunho de Jesus. Deve ter isto acontecido durante a perseguição de Domiciano (81-96 dC). O sucessor deste, o benigno e já quase ancião Nerva (96-98), concedeu anistia geral; em virtude dela pôde João voltar a Éfeso (centro de sua atividade apostólica durante muito tempo, conhecida atualmente como Turquia). Lá o coloca a tradição cristã da primeiríssima hora, cujo valor histórico é irrecusável.
O Apocalipse e as três cartas de João testemunham igualmente que o autor vivia na Ásia e lá gozava de extraordinária autoridade. E não era para menos. Em nenhuma outra parte do mundo, nem sequer em Roma, havia já apóstolos que sobrevivessem. E é de imaginar a veneração que tinham os cristãos dos fins do século I por aquele ancião, que tinha ouvido falar o Senhor Jesus, e O tinha visto com os próprios olhos, e Lhe tinha tocado com as próprias mãos, e O tinha contemplado na sua vida terrena e depois de ressuscitado, e presenciara a sua Ascensão aos céus. Por isso, o valor dos seus ensinamentos e o peso de das suas afirmações não podiam deixar de ser excepcionais e mesmo únicos.
Dele dependem (na sua doutrina, na sua espiritualidade e na suave unção cristocêntrica dos escritos) os Santos Padres daquela primeira geração pós-apostólica que com ele trataram pessoalmente ou se formaram na fé cristã com os que tinham vivido com ele, como S. Pápias de Hierápole, S. Policarpo de Esmirna, Santo Inácio de Antioquia e Santo Ireneu de Lião. E são estas precisamente as fontes donde vêm as melhores informações que a Tradição nos transmitiu acerca desta última etapa da vida do apóstolo.
São João, já como um ancião, depara-se com uma terrível situação para a Igreja, Esposa de Cristo: perseguições individuais por parte de Nero e perseguições para toda a Igreja por parte de seu sucessor, o Imperador Domiciano.
Além destas perseguições, ainda havia o cúmulo de heresias que desentranhava o movimento religioso gnóstico, nascido e propagado fora e dentro da Igreja, procurando corroer a essência mesma do Cristianismo.
Nesta situação, Deus concede ao único sobrevivente dos que conviveram com o Mestre, a missão de ser o pilar básico da sua Igreja naquela hora terrível. E assim o foi. Para aquela hora, e para as gerações futuras também. Com a sua pregação e os seus escritos ficava assegurado o porvir glorioso da Igreja, entrevisto por ele nas suas visões de Patmos e cantado em seguida no Apocalipse.
Completada a sua obra, o santo evangelista morreu quase centenário, sem que nós saibamos a data exata. Foi no fim do primeiro século ou, quando muito, nos princípios do segundo, em tempo de Trajano (98-117 dC).
Três são as obras saídas da sua pena incluídas no cânone do Novo Testamento: o quarto Evangelho, o Apocalipse e as três cartas que têm o seu nome.
São João Evangelista, rogai por nós!

NO COLO DE MARIA ESTAMOS PROTEGIDOS



O colo da mãe é o aconchego que todo filho precisa, é o lugar seguro que toda criança necessita, principalmente nos momentos difíceis da vida. Quando um filho tem uma necessidade, a mãe é aquela que tudo providencia, que se preocupa com os detalhes e não deixa faltar o necessário. Foi isso que aconteceu nas “Bodas de Caná”. A Virgem Maria viu que ia faltar vinha naquela festa de casamento e o vinho fazia parte das refeições do povo judeu. Faltar o vinho naquele casamento significava faltar o essencial, o necessário, e isso, Maria, que era mãe, não podia deixar faltar. Por isso, ela disse a Jesus que o vinho estava acabando (cf. Jo 2, 3).

Nossa Senhora faz o mesmo conosco, principalmente nos momentos difíceis de nossas vidas. Ela intercede por nós, quando nos falta o vinho da alegria. Quando somos tomados de tristeza, de angústia, de desespero diante dos sofrimentos, ela nos segura pela mão e nos acolhe no seu colo de mãe. Mas, por que muitos não experimentam essas graças em suas vidas?

O segredo para experimentar a presença de Jesus Cristo e o aconchego do colo da Virgem Maria está em acolhê-los em nossas vidas. Nas “bodas” das nossas vidas, somos chamados a convidar Jesus e Maria. Pois, a presença de Cristo e da Virgem são a garantia de que não nos faltará o necessário para o nosso casamento, para as núpcias do Cordeiro, no qual nos uniremos definitivamente com Deus (cf. Ap 19, 9).

Nossa Senhora não se preocupa somente com as necessidades para este mundo que passa, mas também e principalmente, ela se preocupa com o que precisamos para chegar ao mundo que não passa, para alcançarmos o Reino dos Céus. Não espere chegar os momentos de dificuldade, de sofrimento, para colocar-se sob a proteção da Virgem Maria, para aconchegar-se no colo da mãe. Coloque tudo nas mãos da Virgem Maria, todas as suas necessidades, todos seus projetos, todas as pessoas que fazem parte de sua vida.

A consagração total a Virgem Maria, pelo método do Tratado de São Luís Maria, é um meio de entregar tudo nas mãos de Nossa Senhora. Pois, muitos de nós temos de confiar tudo nas mãos de nosso pai, temos dificuldade de entregar tudo nas mãos de Jesus e de nosso Pai do Céu. Como nas “Bodas de Caná”, convidemos a Virgem Maria para fazer parte de nossa vida, de nossa história e, como Jesus na sua infância, nos coloquemos no colo da Mãe. Se entregarmos tudo nas mãos da Virgem Maria e fizermos tudo que Jesus nos disser, como ela nos ensina (cf. Jo 2, 5b), experimentaremos o melhor vinho, que ainda está por vir.

ORAÇÃO PELA FAMÍLIA

Pedimos perdão pelo nosso comodismo, pelas festa pagãs que tivemos em nossos lares, em muitas festas se quer fazemos alguma oração, e mesmo as músicas são pagãs, e muitas vezes escandalosas, pedimos perdão pelo nosso jeito de vestir que é muitas vezes cheio de sensualidade, e não como deve ser as filhas e os filhos de Deus.

Pedimos perdão, pelos filmes que assistimos, sejam novelas, programas de TV que só escandalizam, assim mesmo os livros e revistas que nada contribuem para o nossa crescimento saudável e sadio, ou mesmo espiritual.Senhor, colocamos diante de Ti todos os nosso pecados e, arrependidos, clamamos tua misericórdia.

Senhor em Teu nome abençoa cada membro de nossa família. E liberte nossa casa de toda e qualquer maldição que pesa sobre nos e nossos filhos, seja por causa do ocultismo, espiritismo, evocação dos mortos ou benzimentos que possamos ter passados, e levado nossa família a esta contaminações, conforme esta na tua palavra, estamos renunciando e Ti pedindo perdão. E nos Te louvamos, bendizemos e agradecemos pela vida de cada um deles.
Que nosso coração seja tocado pelo Teu Santo Espírito. Que nossos olhos espirituais se abram e vejam as qualidade daqueles que o Senhor colocou ao nosso lado, e assim, possamos perdoa-lhes com Teu perdão e amá-los com Teu amor, como Tu nos tens amado.Senhor Jesus, sabemos que tens o poder de tornar novas todas criaturas. Por isso te pedimos que Tua mão poderoso venha curar nosso ser, cada membro de nossa família, o interior de cada um de nós, nossa relacionamento tornando tudo novo.
Pedimos que entre no nosso lar e estejas presente em nossa casa, no no coração de cada pessoa que vive conosco, que partilha nossa vida.

Que o esposo saiba assumir a sua posição de chefe do lar, e que saiba amar a esposa e os filhos, que as esposas sejam solícita, amorosas, cheias de graças e virtuosas, como devem ser a santas mulheres, e que os filhos amem seus pais, honrando-os e obedecendo-lhe, porque assim receberão a benção de Deus, terão uma vida longa e feliz.

Que os pais não irritem seus filhos a ponto de torná-los agressivos e desanimados, mas que saibam corrigi-los com amor, conduzindo-os ao Senhor Jesus. Pai Santo, nos Te louvamos e bendizemos, consagramos nossa vida, nosso lar, nossos bens e nossa família a Ti.
Em nome de Jesus te agradecemos, assim como constituístes a família de Nazaré modelo para nos, seja também assim nossa família.AMEM!!!!

Oração pela Família

Senhor, fazei de nosso lar um lugar do Vosso amor.Que não haja amargura, porque vós nos abençoais. Que não haja egoísmo, porque Vós nos encorajais e estais conosco. Que saibamos caminhar para Vós, em nossa rotina diária.

Que cada manhã seja o início de mais um dia de entrega e sacrifício. Que cada noite nos encontremos ainda mais unidos no amor e na paz. Fazei, Senhor, de nossos filhos, o que Vós desejais. Ajudai-nos a educá-los, a orientá-los pelos vossos caminhos.
Que nos esforcemos no consolo mútuo.
Que façamos do amor um motivo para amar-Vos ainda mais,assim como nosso próximo.

Que demos o melhor de nos mesmos uns aos outros para sermos uma família feliz, hoje e sempre. AMEM!!!! (reze um Pai Nosso)
por Padre Vagner Baia

DEUS NOS AMA COM UM AMOR ETERNO

Deus nos ama com um amor eterno. Antes mesmo de nós o conhecê-Lo e amá-Lo, Ele ama cada um de nós com um imenso amor. 

Não é preciso que nos preocupemos em atrair o amor de Deus, a única coisa que é necessária é que cada um de nós responda seu sim a este Deus imenso que derrama amor abundantemente.

Em Jeremias lemos: “Amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor”. Veja, só precisamos responder a este amor e amor só pode ser correspondido com amor, por isso, comece expressando seu sentimento de gratidão por sua vida, com um sorriso espontâneo, um abraço, diga obrigado a alguém, peça perdão por uma ofensa, perdoe.

Tenha coragem para manifestar esse amor eterno de Deus que já existe ai, dentro do seu coração. Transforme o seu coração, muitas vezes complicado e desconfiado em um coração que se joga confiante nos braços do Pai.

Meu Senhor,
nós vos pedimos, que atendei as nossas súplicas.
Especialmente que neste momento afaste toda e qualquer angustia
que estiver presente em nossa vida, vem em nosso socorro,
apressa-te em nos defender e sê-nos favorável.
Abençoa-nos Senhor, e infunde em nós a tua graça.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

VOCE QUE ESTÁ DESANIMADO COM AS SOMBRAS E ESCURIDÃO DA VIDA ?

Você se sempre fraco e desanimado com as sombras e escuridão da vida? Não seja vítima desse sentimento, quando estiver assim, olhe para a Cruz de Jesus. Ele sofreu o peso da cruz para purificar toda a humanidade. Ele nos convida a tomar sua própria cruz e segui-Lo.

O caminho para o calvário de Cristo não foi fácil, também Ele não nos promete que nossa vida será. Ele promete que, se você perseverar fazendo o bem, colherá os frutos da salvação, como lemos em Gálatas 6,9: “Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos”.

Se recordarmos a trajetória de Jesus vamos lembrar que Ele não carregou a própria cruz sozinho, uma pessoa o ajudou a carregar. Peça a Deus que você consiga ajuda de alguém e que você também possa ajudar alguém a carregar sua cruz. Deixe Jesus participar mais da sua vida, ninguém será salvo sozinho.

Meu bom Jesus,
vem em nosso auxílio, aumenta a nossa fé,
e que possamos sentir cada vez mais
a Tua presença em nossa vida.
Amém!

Padre Alberto Gambarini