sábado, 21 de dezembro de 2013


COMO DEVO ME PREPARAR PARA O NATAL ?

Tudo na vida tem um real significado e valo
Como devo me preparar para o Natal? Charles Dickens, um famoso romancista inglês, escreveu certa vez o seguinte: “Honrarei o Natal em meu coração e tentarei conservá-lo durante todo o ano”. Penso que ele estivesse certo, pois o Natal precisa novamente ser honrado. E isto com urgência, porque há muito tempo as pessoas foram simplesmente ignorando o real sentido do Natal. O Papa Francisco, durante a homilia da Missa que presidiu no último dia 2, não hesitou em afirmar à humanidade o verdadeiro significado do Natal: “O Natal é mais! Nós vamos por este caminho para encontrar o Senhor. O Natal é um encontro! E nós caminhamos para encontrá-Lo com o coração, com a vida, encontrá-Lo vivo, como Ele é, encontrá-Lo com fé”. O Natal é um encontro. Que bela definição o Santo Padre nos deu! O Natal é um encontro com Jesus, o Menino Deus que traz consigo o segredo da verdadeira paz à alma humana ainda tão agitada. E neste encontro com Cristo, o Sumo Pontífice nos indica a oração, a caridade e o louvor como caminhos para uma boa preparação para o Natal.

Gostaria de deter-me neste primeiro caminho – o da oração - para vivenciarmos o Natal como aquilo que ele verdadeiramente é.

O mundo, nesta época, nos ensina que o Natal consiste em você caprichar na compra de presentes, fazer aquela ceia maravilhosa com ricas iguarias, ter o maior número possível de enfeites natalinos dentro de casa, chamar todos os parentes para uma confraternização social – mesmo que durante os outros 364 dias do ano vocês nem se falem mais! – e dar, além de tudo isso, umas generosas contribuições para as tais “caixinhas de Natal”.

Tudo na vida tem um real significado e valor. O Natal é, sobretudo, o aniversário do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós para nos salvar. E grande parte da nossa sociedade, tão consumista e alienada, simplesmente celebra o aniversário ignorando o aniversariante!
Preparemos o aniversário de Jesus com as nossas orações. Quando eu e você nos decidirmos a viver este Natal em oração, já estaremos começando a experimentar este encontro com o Menino Deus. É através da oração, desta busca de uma maior intimidade com Deus, que adentramos no castelo do Rei dos reis e nos livramos daquelas amarras de ressentimentos e lembranças amargas que nos oprimem e estragam o nosso Natal. Porém, não se iluda, meu irmão! Este “castelo” nos é revelado na pobreza da gruta de Belém, na qual o Trono de Graça se fez simples manjedoura e Aquele que detém todo poder e autoridade nas mãos manifesta-se na fragilidade de uma criança nos braços de Sua Mãe. 

Somente aquele que reza consegue contemplar esses sinais escondidos que o mundo ainda não foi capaz de enxergar. Aquele que se decidir a viver o Natal em oração, com certeza, viverá um Natal mais santo, renovado e feliz. Pois o homem que reza jamais se encontra sozinho. Ele é semelhante àqueles Reis Magos que caminhavam por terras desconhecidas sob a guia de uma estrela. A luz que vinha do Alto os direcionava. O mesmo acontece com a alma orante: ela é sempre conduzida pelo Céu e para o Céu.

Que tal fazermos esta maravilhosa experiência neste tempo? Prepare-se bem para o Natal através da oração. Não deixe para rezar somente no Dia de Natal. Comece antes! Comece agora: um Santo Terço em família, ler na Bíblia as verdadeiras histórias do Natal para seus filhos, participar bem das Santas Missas durante este tempo, fazer uma boa Confissão e, nos últimos dias do Advento, rezar a Novena de Natal com os seus.

Enfim, deixe que a força da oração o guie em direção à gruta de Belém. Ali, você contemplará o Filho de Deus que se fez um de nós, e aprenderá que o Natal é a oportunidade que a humanidade tem de recordar que o verdadeiro amor consiste em doar-se até o fim com humildade e simplicidade. Ali, naquela manjedoura construída pela paz em seu coração, você poderá admirar o sorriso do Menino Jesus. E diante desse singelo sorriso, é impossível que a alma humana permaneça sofrendo na dor e na solidão! 

Desejo a você e a sua família um Natal diferente dos anos anteriores: um Natal preparado em oração, um Natal que marque definitivamente este tempo novo de recomeços e retomadas na sua vida.
Alexandre Oliveira

JESUS É A VERDADEIRA FONTE CURA

Caríssimos, vamos retomar a mesma passagem bíblica, sobre a qual refletirmos na pregação desta manhã: o Evangelho de São Mateus 8, 1-4.

Hoje, ganhamos um personagem que nos ajudará nesta reflexão: o leproso que nos concedeu sete lições para aprofundar a nossa vida na vida de Deus. Vamos retomar as setes lições de cura sobre as quais o bom Deus nos falou nesses versículos de São Mateus:

1- Ir até Jesus

2 -Adorá-Lo

3 -Clamar por Ele

4- Querer o que o Senhor quer

5- Aceitar o Seu toque

6- Confiar na Palavra de Jesus

7- Ser obediente à Igreja d'Ele

Se seguirmos essas lições, eu lhe garanto que vamos receber a cura, pois são caminhos seguros para a nossa cura e para a cura dos nossos.

Nesta época do ano, costumamos realizar encontros de 'amigo invisível' ou 'amigo secreto' e trocar presentes. Então, pensemos nesta história:

Havia um homem com dificuldades para relacionar-se com as pessoas, mas conhecia as Sagradas Escrituras "de trás para frente". Este homem tanto amava a Palavra de Deus que estudava muito a fim de compreendê-la. Ele também tinha suas misérias e não conseguia viver com ninguém, por isso se retirou para uma gruta e lá passou 35 anos. Ele viveu ao lado da gruta de Belém. Este homem é São Gerônimo.
No dia 25 de dezembro, São Gerônimo recebeu a visita de um Menino. No primeiro instante, ele não gostou da visita, porque gostava de ficar sozinho, estudando a Bíblia. O Menino chegou, chamou-o pelo nome e lhe disse que sabia de muitas coisas a seu respeito. Assim, o Garoto o indagou, dizendo que era Seu aniversário e gostaria de ganhar Seu presente.

São Gerônimo não compreendeu, mas o menino disse: "Você está ao lado da gruta onde eu nasci. Eu vim buscar o meu presente". O Menino perguntou o que iria receber, e São Gerônimo foi ofertando a Ele várias coisas, mas não conseguia acertar na escolha do presente.

Assim, Jesus o chamou e, olhando em seus olhos, disse-lhe: "Tudo o que você tem é meu, fui eu que lhe dei todas as coisas ou permiti que você as tivesse, mas há uma coisa em você que não me pertence; então, é isso que eu quero de aniversário. Neste Natal, dê-me de presente o seu pecado, pois é a única coisa que você ainda tem, mas Eu não tenho de você. É só isso que eu quero de presente".

Imagine a cena: o Menino Deus olhando para você, neste momento, e pedindo-lhe um presente de Natal, pedindo a única coisa que Ele deseja de você: o seu pecado.

O Senhor quer mais que enfeites de Natal, Ele quer que a luz d'Ele fique sempre acesa na sua vida. Neste encontro de amigo secreto, em que você sabe que seu amigo é Jesus e sabe qual presente Ele deseja, entregue os seus pecados a Ele e Deus lhe dará a santidade.
Entregue para Jesus seus pecados, suas enfermidades, suas angústias, seus relacionamentos e tudo aquilo que o faz pecar, porque Deus lhe dará a cura de tudo isso.

Jesus é a fonte de todas as nossas curas, porque d'Ele vem o nosso melhor. Como, no Evangelho de São Mateus, o leproso pediu a cura e foi atendido, peçamos também a Deus a nossa cura.

O que o Senhor nos dá não é mérito nosso, mas Ele o faz, porque precisamos d'Ele. Portanto, façamos, neste dia, a nossa lista de presentes, pois somente Jesus é a nossa fonte de cura e de vida em santidade. Entreguemos ao Senhor tudo o que nos aflige, pois Ele nos dará dias melhores.
Padre Márlon Múcio 
Fundador da Comunidade Missão Sede Santos

PELA PALAVRA DE DEUS É CAPAZ SUPORTAR AS FERIDAS DA VIDA


Diga ao Senhor hoje: Senhor, que Sua Palavra possa me ferir, porque só um coração ferido, pela Palavra de Deus, é capaz de suportar as feridas da vida! Que o Senhor fira o seu coração com Sua Palavra santa!

Diga ao Senhor hoje: Senhor, que Sua Palavra possa me ferir, porque só um coração ferido, pela Palavra de Deus, é capaz de suportar as feridas da vida! Que o Senhor fira o seu coração com Sua Palavra santa!
Não falei em segredo, nem em lugar algum escuro da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu sou o Senhor, que falo a justiça, e anuncio coisas retas.
Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.
Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.
De mim se dirá: Deveras no Senhor há justiça e força; até ele virão, mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra ele.
Mas no Senhor será justificada, e se gloriará toda a descendência de Israel”
 (Isaías 45,19-25).
Padre Fábio de Melo
É no Senhor que encontraremos a força e vitória. Viemos ao “Hosana Brasil” celebrar a vitória e, mesmo em meio ao sofrimento, podemos agradecer a Deus. É possível proclamar a vitória mesmo quando a dor se instalar sobre nossa vida.
Toda experiência com Deus se passa quando damos um novo sentido à nossa vida. O que nos converte não é o resultado que encontramos na vida, mas a busca deste Deus, que se revela a nós a cada dia. Cuidado para você não buscar a Deus no lugar errado, são muitos aqueles que estão pregando em nome de Deus.
A imagem não pode ser lugar de adoração, mas sim lugar de devoção. Nós não podemos conduzir o povo a um “deus de madeira”. E o que é um “deus de madeira”? É uma religião que prega a prosperidade, que prega que sua salvação está em pagar o dízimo. No entanto, a salvação não se compra, pois é dom de Deus. De nada adianta você dar o dinheiro e se esquecer de dar o seu coração ao Senhor.
Não importa o que Deus fez em minha vida, e não é porque Ele fez ou não fez algo na minha vida que Ele é Deus. A ação do Senhor, em nós, é levar-nos à liberdade. A espiritualidade é muito mais do que práticas religiosas; ela acontece quando você começa a sentir no coração a libertação de algo que o estava aprisionando. Ser livre não é fácil, mas é preciso ter a liberdade interior.
Jesus dizia que só a verdade pode nos libertar. Se não fizermos uma experiência com Deus, com o Cristo Ressuscitado, o encontro com Deus não acontecerá quando dermos o nosso dinheiro, mas sim quando dobrarmos o joelho e, junto com isso, dobrarmos o orgulho.
Quando Deus acontece verdadeiramente na nossa vida encontramos a liberdade. Eu não falo da liberdade de ir e vir, eu falo da liberdade interior. Só o ser livre é capaz de amar o outro do jeito ele que é, sem liberdade vamos aprisionar o outro na nossa expectativa; sem a liberdade seremos ciumentos.
Só os livres são capazes de ver as desgraças da vida e não culparem a Deus por isso.
A santidade não passa pelo que temos, mas só pelo que Deus pode nos dar. Jesus revolucionou o mundo, Ele olhava nos olhos da prostituta e não via a prostituta, mas sim a mulher. O Senhor olha o coração e não os rótulos.
O Senhor vai lhe perguntar: “Você é livre do dinheiro que você tem?” Até a comida, não somos livres para comer sem moderação. Não dizemos: “Vou cuidar de mim e da minha saúde, vou me alimentar bem”?
Quantas famílias estão sendo destruídas pelo álcool, porque os nossos pais não são livres diante da vodka, não são livres diante da cerveja!
Precisamos ser livres com relação à nossa castidade também, e isso não é simplesmente porque o Papa pediu. Não! É porque seu corpo é território santo. O Cristianismo quer cuidar da sua liberdade interior. Proclame a vitória de Deus em sua vida. Permita que o Senhor apague o cigarro e acenda a luz do Espírito Santo, para que nasça em seu coração o desejo de ser melhor.
Mascarados não entram no céu! Não mude de religião não! Quem disse que você tem de mudar de religião para sua família conhecer a Palavra de Deus?

VINDE A VÓS QUE ESTAIS CANSADOS E FATIGADOS

Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28). 

O Mestre Jesus olha hoje para o meu e para o seu coração. O Senhor conhece o cansaço da nossa alma. O Senhor conhece as fadigas que vivemos nesta vida. O Senhor olha para nossa rotina, para tudo aquilo que vivemos, para nossa correria diária, as quais, infelizmente, muitas vezes, nos deixam oprimidos, cansados e angustiados.

O Senhor tem compaixão de nós e nos mostra o caminho da cura, da restauração e da libertação para o nosso coração. Para isso Ele nos faz um convite. Um convite para que descansemos no Seu Coração.

E o que encontramos no Coração de Jesus? O Coração de Jesus é manso e humilde. A mansidão do Coração de Jesus: um Coração que não se deixa agitar, que não perde a ternura e a sobriedade com os agitos da vida. Um Coração que não perde a direção. A mansidão do Coração do Senhor é repouso para tudo aquilo que vivemos de agitação dentro de nós. Jesus olha para nosso interior e quer curar as angústias da nossa alma.

O Coração de Jesus é humilde, por isso freia o nosso orgulho, a nossa soberba, a nossa autossuficiência. Nós que nos “inflamamos” com qualquer coisa, nós que nos “inchamos”, ficamos revoltados, chateados, irados e magoados. Nosso coração que, muitas vezes, fica traumatizado com as afrontas que recebemos da vida, com as decepções que temos com as pessoas, com as negatividades que acontecem ao nosso lado, com as coisas que não dão certo e não saem do jeito que nós quereríamos… O Coração humilde de Jesus nos ajuda a encontrarmos o nosso lugar, a não nos perturbarmos, a não nos inquietarmos com qualquer coisa.

O Coração manso de Jesus, humilde por natureza, nos aponta o caminho e a direção da paz. Tudo o que nós precisamos neste tempo é encontrar paz e repouso para o nosso coração.

Que Deus hoje cure as nossas aflições, aquiete a nossa alma, vença a nossa rotina e nos dê equilíbrio para que o nosso coração viva a sobriedade. Que Jesus, manso e humilde de Coração, se compadeça de nós e nos dê um coração semelhante ao d’Ele.

Padre Alberto Gambarini

NOSSA CONFIANÇA PRECISA ESTAR EM DEUS





Não podemos reger a nossa vida a partir do que acontece, mas pela Palavra, que nos ensina que Deus conhece todas as coisas e sabe o que é melhor para nós. A Palavra de Deus precisa ser o nosso alimento diário.
Há muitas pessoas que, por ignorância, consultam horóscopos para se direcionar no trabalho, na vida sentimental e até nas mais importantes decisões de suas vidas. Nós, que aprendemos a colocar a nossa confiança no Deus vivo e verdadeiro, necessitamos receber Suas instruções a cada dia, contidas na Sua Palavra. Precisamos nos alimentar dela para nos orientar em tudo o que formos realizar.
Todos os dias, o Senhor está soprando em nossos ouvidos: “Eu jamais te abandonarei, Eu jamais te esquecerei”, acredite!
Deus está com você e está o ajudando até mesmo naquilo que, hoje, se torna impossível aos seus olhos.
Jesus, eu confio em Vós!

“O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ


"O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Deita-me em verdes pastos e guia-me mansamente em águas tranquilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo, a Tua vara e o Teu cajado me consolam. Prepara-me uma mesa perante os meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do SENHOR por longos dias."