quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

LEVE MARIA PARA SUA CASA

Leve Maria para sua casa como fez José. E você não precisa ter receio, porque amar Nossa Senhora não é nenhum pecado. Quem primeiro a amou foi Deus!
“Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: ‘José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo’” (Mt 1,20). 
Você que na narração do Evangelho, segundo São Mateus, ele nos conta como foi o nascimento de Jesus, a origem d’Ele, e como Maria – grávida por obra e por ação do Espírito Santo – totalmente cheia do Espírito, ela pôde conceber Jesus. 
Mas José não tinha pleno conhecimento daquilo que estava acontecendo com Maria, da obra que Deus estava realizando na vida e no ventre dela, os segredos de Deus que agora se realizavam plenamente na Bem-Aventurada, a sempre Virgem Maria. 
José, por querer ser justo e não querer ver a sua esposa ser difamada e apedrejada, ou seja, ser realmente condenada pelos homens, resolve fazer isso de forma secreta. Ele não foi procurar saber dela o que, de fato, havia acontecido com ela. Mas a Santíssima Virgem Maria, de tão maravilhada daquilo que Deus realizava nela, se recolheu no silêncio da contemplação, para contemplar aquilo que o Todo-poderoso realizava em sua vida. 
Ah, José! Ele teve medo, receio, dúvida, incerteza… Mas a palavra do anjo foi poderosa nesse momento: “Não temas, José! Não tenhas medo de receber Maria, porque o que nela está sendo concebido é obra e ação do Espírito Santo”. Daquela hora em diante, José recebeu Maria em sua casa. 
Deixe-me dizer a você: não tenha também medo de receber Maria. Não tenha medo de amar Maria. Não tenha medo de estar próximo – mas bem próximo mesmo! – e amar, do fundo do seu coração e da sua alma, aquela que Deus escolheu para ser templo da morada do Eterno no meio de nós, templo da morada do Seu Filho no meio de nós. Tudo o que se realiza no ventre da Virgem Maria é obra do Espírito Santo. 
Receba Maria na sua casa. Leve-a para sua casa como fez José. E você não precisa ter receio, porque amar Nossa Senhora não é nenhum pecado. Quem primeiro amou Maria foi Deus! Foi Deus quem a escolheu, foi Deus quem a fez plena do Espírito para poder conceber Jesus. 
Eu hoje, como São José, quero receber Maria. Quero abrir as portas da minha casa, do meu coração e da minha vida para que aquela, que foi escolhida para ser a Mãe de Jesus, também possa ser a minha Mãe. Cuidar de mim, tomar-me em seus braços maternos, me acolher, orientar e conduzir. 
Preparando o Natal do Senhor, eu convido você a receber aquela que trouxe para nós a Luz Eterna, que é Jesus Cristo. Não tenha medo de receber a Virgem Maria na sua casa e na sua vida. 
Padre Roger Araújo

O Anjo anunciou a Maria...
E Ela concebeu do Espírito Santo.
Eis aqui a serva do Senhor ...
Faça-se em mim segundo a tua palavra.
E o Verbo Divino se fez carne ...
E habitou entre nós.
 

VALE A PENA CONFIAR EM DEUS

Colocamos a nossa segurança nos mais diferentes aspectos da vida. Construímos uma família para sair da solidão, buscamos no emprego a manutenção, poupamos pensando no futuro, esforçamo-nos para manter a saúde, confiamos em amigos.... 

E de repente, descobrimos que todas as fontes tem os seus limites. Alguns descobrem que só Deus jamais nos decepciona. Ele é capaz de nos ensinar como construir uma vida cheias de verdadeiros valores.

Para isso basta tomar a decisão de se deixar conduzir pela Sua graça. Como? Basta todos os dias manter contato com Ele. O primeiro modo é o mais íntimo: a oração, Palavra e Eucaristia.

O segundo é jamais perdendo a consciência de que Ele nos acompanha em todas as nossas atividades. Lembre-se: Deus nunca o deixará, nunca o abandonará. O Sl 36,5 tem uma promessa precisa: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá."

Senhor de bondade, nós cremos em vós, mas aumentai a nossa fé. Cuidai de nós e afastai-nos para longe das preocupações. Nós cremos em ti e queremos conhecer-te e amar-te cada vez mais. Nós confiamos em ti e sabemos que só tu tens palavras de vida eterna. Amém!

Padre Alberto Gambarini

CONSAGRAÇÃO IMACULADO DE MARIA


Santíssima Virgem Maria, movido pelo ardente desejo de amar-vos como Mãe querida e promover uma terna devoção ao Vosso Imaculado Coração, digníssimo de todo amor e veneração e tão transpassado de dor pelas blasfêmias e ingratidões dos homens, humildemente me prostro ao vossos pés e consagro ao vosso coração doloroso e imaculado para sempre: meu corpo, minha alma, minha vida, meu coração e todo o meu ser. Aceitai, Mãe amorosíssima, esta consagração e guardai-me sempre em vosso coração materno. Ó, minha terna Mãe, em vós confio, quero amar-vos sempre mais e servir-vos com toda felicidade. Abençoai-me, protegei-me e preservai-me de todo o mal. 
Amém
Padre Juarez de Castro

AJUDEM-NOS !

Há uma Igreja perseguida
A mesma região em que o Verbo se fez carne e onde surgiu o Cristianismo, tornou-se, hoje, um dos lugares mais difíceis para aqueles que professam a fé cristã. Do Egito ao Iraque, do Irã a Israel, incluindo os lugares santos, todos estes locais tornaram-se hostis campos de cristofobia e discriminação, até o ponto em que autoridades destas Igrejas dirigem-se a nós cristãos do Ocidente um brado: “Por favor, ajudem-nos!”. 

Essas foram palavras literais do bispo auxiliar de Bagdá, Iraque, Dom Shlemon Warduni, falando sobre a situação dos cristãos no seu país. Segundo ele e outras muitas autoridades da Igreja Católica de países do Oriente Médio e da Terra Santa, o futuro dos cristãos é obscuro e extremamente incerto na região.

Há anos, estamos acompanhando a crescente tensão na qual vivem os cristãos onde são estes são minoria. E esta realidade não se cinge ao Oriente Médio e longínquo, em países como China e Coreia do Norte, mas está se espalhando também pela África, onde nossos irmãos também passam momentos difíceis devido à violência.
Uma recente publicação feita pela Fundação Pontifícia 'Ajuda à Igreja que Sofre', uma das maiores instituições católicas de auxílio aos cristãos perseguidos e materialmente necessitados, revela que em 20 países, especialmente no Oriente Médio, após dois anos de guerra civil na Síria, a situação cristã só piorou. E mais: a possibilidade do êxodo completo de cristãos da Terra Santa e demais territórios do Meio Oriente é cada vez mais alta. Em poucas palavras, a Igreja no Oriente poderia desaparecer dentro de poucos anos.

Em lugares como o Iraque, Síria, Egito e Turquia, os fiéis fogem da violência ou são forçados a abandonar tudo em suas cidades de origem devido ao constante assédio de grupos radicais ou o ódio contra a fé cristã.

Para os cristãos do Oriente Médio, os eventos da chamada "Primavera Árabe" não vieram de um clima primaveril de convivência. Muito pelo contrário, esta “primavera”, nas palavras do Cardeal libanês Bechara Boutros Rai, tornou-se um “inferno de sangue e fogo em massacres e destruições, precisamente quando o povo aspirava a uma nova vida e a reformas em um universo de globalização”. Por esta situação vivida por cristãos em tantos países do Oriente, podemos estimar que o século XX, provavelmente, deu à Igreja mais mártires do que qualquer outro momento de sua história bimilenar. 

Assombra ainda ver como o derramamento de sangue dos cristãos parece um efeito dominó que se espalha pelo Oriente inteiro, a ponto de vermos, em países como Indonésia, Índia e Paquistão, uma verdadeira onda de atrocidades e marginalização dos cristãos, assim como injustas condenações e mortes cruéis de milhares de fiéis que pagam com sangue o preço da fé. 

Neste dia 9 de dezembro, o Papa Francisco, na homilia de sua Missa diária, na Casa Santa Marta, no Vaticano, concelebrada com o Patriarca Copto dos Católicos de Alexandria, Egito, Dom Ibrahim Isaac Sidrak, pediu uma vez mais pelos cristãos do Oriente Médio: “Rezemos para que, na Terra Santa e em todo Oriente, a paz se eleve de novo após paradas recorrentes e dramáticas, e que, efetivamente, cessem para sempre a inimizade e as divisões", disse o Pontífice.

Francisco, desde que assumiu o pontificado, vem pedindo aos católicos que vivam a solidariedade com aqueles que estão nas periferias da existência. Hoje, nossos irmãos cristãos do Oriente Médio estão naquelas periferias, às quais Francisco se referiu, sofrendo fome, abandono, assassinatos e outras tantas injustiças. Recordemos que muito antes da internet ou das telecomunicações, a Igreja esteve sempre “conectada”, unida pelo mistério da comunhão dos santos e na oração dos fiéis. Isso nos garante que, apesar de tanta dor, o sangue dos mártires continua sendo “semente de novos cristãos” pelo mundo afora. 

Por isso, nós cristãos no país com mais católicos no mundo não podemos ser indiferentes à situação destes nossos irmãos. Lembremo-nos de que a nossa geração poderia ser a última que viu a presença cristã no Oriente Médio. Comprometamo-nos, então, a rezar neste Advento, para que Jesus, que nesta região se fez Menino, conceda a estes cristãos o dom da paz, da unidade e da perseverança. E tenhamos a certeza de que, apesar da distância, nossa oração pode chegar a qualquer lugar do mundo pelas mãos de Maria Santíssima, a Rainha da Paz.
Rafael Tavares
Editor-Chefe da Agência ACI Digital

CRIAI ANIMO,NÃO TENHAIS MEDO

Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus”
Temos, na liturgia de hoje, um convite de Deus muito importante: “alegrai-vos porque vossa salvação se aproxima”. Não é aquela alegria que geralmente as pessoas confundem com euforia, algo efêmero; A nossa alegria é algo perene, é um encontro com uma Pessoa.

Vemos na historia da salvação que Deus sempre buscou estar próximo do seu povo, do ser humano. Nós vemos isto nos livros dos profetas, onde eles - inspirados por Deus - diziam aos que estavam cativos: alegrai-vos a vossa libertação se aproxima. 

Se olharmos a Palavra de Deus, conseguiremos enxergar que a história do povo de Deus é, na verdade, a minha e a sua história. Um povo que lutava e que sofria, murmurava e caia. E não é esta a nossa vida? 

O interessante é perceber que este Deus, com seu amor incondicional, sempre buscou-nos. Antigamente Ele se utilizava dos Profetas para dizer isto a nós, mas na plenitude dos tempos manifestou este amor enviando o Seu Filho Único para morrer em nosso lugar. Ele assume, em Si, a sua e a minha dor, a sua e a minha solidão, o seu e o meu medo. 

Deus venceu o pior dos nossos inimigos: a morte. Deus sabia que este era o inimigo que tiraria toda esperança do homem; mas na cruz Jesus vence a morte, e desta forma, ela já não tem poder sobre nós. 

Na liturgia, encontramos um personagem que dá testemunho do messias, mas que por um momento que ter certeza se Jesus é mesmo este enviado do Pai. E Jesus manda dizer a João que os cegos enxergam, os coxos andam, os surdos ouvem; justamente para dizer destes sinais que acompanharão o messias, de que Deus se compadeceu de seu povo sofrido, aprisionado e humilhado. 
Todos nos somos limitados e dependentes deste amor de Deus, e por isso ele vem ao nosso encontro. Deus vem e nos devolve a dignidade. Se você perdeu a sua dignidade, se está amarrado em alguma coisa, se temos inclusive uma falsa imagem de Deus, vivendo uma religião de medo, de opressão, Jesus vem para nos mostrar a imagem de um deus que não desiste do seu povo.
Mas Deus não só vem fazer isto em nosso favor como também vem pedir que o homem faça o mesmo em favor do seu irmão. Não basta sermos católicos apenas de nome, viver de oração, mas também ir ao encontro dos mais necessitados, dos mais fracos, dos humilhados. O mundo está tomado pela maldade porque nós cristãos não mostramos ao mundo o melhor de nós, não mostramos ao mundo o amor com que Deus nos amou. 

Hoje não basta montar um presépio na sua casa se o seu coração não está disposto a acolher, na manjedoura do seu coração, o amor de Deus que é o Seu Filho Jesus Cristo. 
Padre Leomar de Jesus 
Salvista