quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


Se alguém te fizer algum mal e você sair falando mal deste mesma pessoa para outros, a sua maldade encobrindo sua ferida, torna-se um mal maior do que a de quem te feriu e ainda revela a sua imaturidade. 
Mas, se alguém te faz um mal, e você não se rebaixa ao mesmo nivel dela, ao ponto de sair falando mal desta mesma pessoa para outros, voce exerce a caridade, cresce na virtude e com o tempo verá sua propria ferida cicatrizando.
Quando voce precisar desabafar e colocar para fora tudo que está te machucando por dentro, que seja com uma pessoa sensata, madura e equilibrada para te ajudar a não envenenar mais ainda o seu coração. Que seja de preferencia uma pessoa que não tenha afinidade ou desafeto com a mesma pessoa que te feriu. 

Padre Roger Araújo

DEUS NOS GARANTE O CONSOLO EM MEIOS AS PROVAÇÕES

A Palavra de Deus tem o poder de nos edificar, construir e consolar. Às vezes, imaginamos a vida de uma pessoa que segue Jesus como uma vida feliz, na qual tudo acontece como ela deseja; no entanto, sabemos que não é assim. A vida é igual para todos, o que muda é a postura da pessoa que crê. Os cristãos, homens de Deus, enfrentam as mesmas dificuldades que todas as outras pessoas; eles erram sim, mas Deus os ensina nos erros.

Nós nos perguntamos o que difere a vida de quem tem fé e de quem não a tem. A diferença é que quem tem fé consegue ver de maneira diferente a situação, pois, de dentro do coração do fiel, vem a força para vencer as dificuldades.

Quando nos deparamos com uma Palavra como esta de hoje, nós nos perguntamos se sabemos viver assim, pois, quando estamos bem, achamos que não precisamos de fé. 

É fácil ser grato a Deus quando tudo vai bem, mas algumas pessoas não sabem viver na abundância, porque se desordenam e se iludem, perdem os amigos por acharem que podem tudo. 

Sabemos viver na penúria sem nos revoltar contra Deus? Vamos pedir ao Senhor a graça de vivermos toda e qualquer situação, seja ela boa ou não. "Dá-nos, Senhor, a graça de entender o que esta Palavra nos diz hoje".

A tentação é covarde, porque se aproxima de nós na hora da penúria para nos fazer pensar que Deus não está conosco. Mas, na hora do sofrimento, o Senhor nos faz passar por períodos de abstinência, e o que era abundante em nossa vida, nos falta. Por isso, temos sempre de nos lembrar que, até nos momentos de abundância, não podemos achar que não precisamos mais d'Ele, não podemos deixar o orgulho nos derrubar. 

Deus nos ensina a viver e coloca-se ao nosso lado em cada momento. Ele nos ensina a viver de maneira correta; a nós cabe aprender a viver na exata condição que temos naquele momento. Nós podemos enfrentar qualquer coisa quando Deus nos dá forças, mas é preciso que a determinação venha do nosso coração para que o milagre aconteça.

Se, nesta manhã, a força de Deus encontrar um coração divino, tudo será possível.

O Senhor nos mostra e nos faz ter clareza do que Ele quer de nós quando O questionamos e nos abrimos para ouvi-Lo. Ele nos enche de forças para que o primeiro passo seja dado. 

Se o amor humano nos conforta, o que não faz por nós o amor de Deus? Ele é o Amor que se manifesta nos momentos que necessitamos, e, em nenhum momento, Ele nos deixa desconsolados. 

Deus não arranca o mal da pessoa, mas arranca a pessoa do mal. O problema continua ali, mas não nos afeta, não nos deprime, pois o nosso coração não se deixa abater como antes, porque Deus nos deu o consolo, nos deu a paz. 

Há coisas que não vale a pena termos, se para tê-las for preciso nos vendermos. Então, precisamos aprender a viver com o que temos em todas as situações, sempre cientes de que as pessoas podem nos tirar aquilo que temos, mas jamais tirarão de nós o que somos.

Quem, mais do que ter, se preocupa em ser, pode perder tudo que reconstruirá seus bens, pois n'Ele tudo podemos! Coloquemos nosso coração em sintonia com Deus e Ele nos dirá o que é mau e o que é bom.

Em todos os momentos que pudermos, vamos elevar nosso pensamento a Deus.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

ORAÇÃO SENHOR CUIDA DO MEU DIA


SENHOR,cuida do meu dia, desafoga a minha cabeça de todos os problemas.E não me deixes o pensamento prender-se a coisas fúteis, ao orgulho, à maledicência, ao pessimismo.
Que o meu trabalho seja construtivo, no qual possa tratar a todos com atenção, com um sorriso nos lábios.Que, onde eu estiver, olhe diretamente nos olhos das pessoas, para senti-las e compreendê-las;que não fale antes da hora, nem seja exigente em demasia, relaxado ou displicente.

Que, especialmente no meu lar, mantenha permanente atitude de compreensão e carinho, calando a palavra que fere, servindo e compreendendo as necessidades dos familiares.
Obrigado Senhor!

O AMOR DE DEUS NOS CURA

O amor de Deus nos cura. A força do amor nos cura. O amor salva, ressuscita, dá vida nova. Um dos momentos mais bonitos em nossa vida é quando reconhecemos o amor de Deus por nós. Mas, para isso, é preciso fazer essa experiência com o amor de Deus.
O que é realmente a cura interior? Afinal, estamos num Acampamento de cura interior. E eu vejo que a cura interior é uma das grandes graças que a Renovação Carismática Católica trouxe para nós. Pois bem, a cura interior consiste em estar aberto para ser amado e para amar.

Os remédios, as terapias, os tratamentos ajudam. Mas não resolvem. O que resolve é a experiência com o amor de Deus. E muitas pessoas, infelizmente, não estão abertas para serem amadas. Eu preciso ter essa compreensão do amor que Deus tem por mim. Deus é Pai com um coração de mãe!

O amor de Deus é um amor de totalidade. Não é um amor “em partes”. O Seu amor é único e precisa ser trabalhado em nosso interior. Certa vez, Madre Teresa de Calcutá, foi pregar num retiro para sacerdotes do mundo inteiro. Ela estava diante de teólogos, homens de grande intelecto, que ficavam surpresos em perceber a autoridade com que ela falava. Uma autoridade na simplicidade. Ela dizia àqueles sacerdotes: “Deus não os chamou para o sucesso, mas para servi-lo com amor e humildade”. Certa vez também, um repórter perguntou para Madre Teresa: “O que é ser santo?” E ela respondeu: “Ser santo é fazer as pequenas coisas com um grande amor”.

Meus irmãos, amar é treino. É a cada dia colocar uma “pitada”. Às vezes Deus nos leva a situações em que dizemos: “Meu Deus! Onde você está?” Mas Deus não nos abandonou. Pelo contrário, Ele está sofrendo conosco. Ele está sempre ao nosso lado.

Às vezes para aprender a amar “tem que ralar”. Como a “mamãe” águia que ensina o seu filhote a voar e o treina, mesmo sabendo que o filhote está apavorado enquanto aprende a voar. O filhote está caindo, pois está aprendendo a voar e, cada vez que ele cai, a “mamãe” águia voa rapidamente e o pega em suas asas. Mas, mesmo em meio ao medo e as quedas do filhote a águia não desiste de treiná-lo.
Talvez hoje você esteja se sentindo como um filhote de águia. Talvez você esteja apavorado em meio ao sofrimento. Mas saiba que isso é necessário, pois, do contrário, nunca amadureceremos! Deus quer te ensinar a “voar”.

Se você me perguntar: “Qual a razão do sofrimento?” Eu não tenho uma resposta para isso. Somente sei que Deus nos ama. E Ele nos dá a força necessária para superar cada sofrimento que surge. Se você acreditar nesse amor, você conseguirá superar todos os obstáculos.

Isaías 49,14-16 diz: “Sião vinha dizendo: ‘O Senhor me abandonou, o Senhor esqueceu-se de mim!’ Acaso uma mulher esquece o seu neném, ou o amor ao filho de suas entranhas? Mesmo que alguma se esqueça, eu de ti jamais me esquecerei! Vê que escrevi teu nome na palma de minha mão, tenho sempre tuas muralhas diante dos olhos”.

A cura é um processo. A cura acontece através de passos. E durante esse processo de cura, nós vamos fazendo a descoberta de que Deus nos ama mesmo com os nossos pecados, traumas, carências etc.

Todos nós temos que dar perdão. Principalmente aos nossos pais. Abra a sua Bíblia no Salmo 22 e vamos ler juntos:

“O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo. Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias”.

O Senhor quer nos levar a fazermos uma experiência com o Seu amor. Ele conhece toda a nossa vida. Veja o que diz o Salmo 138,1-12:

“Senhor, vós me perscrutais e me conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos. A palavra ainda me não chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda. Vós me cercais por trás e pela frente, e estendeis sobre mim a vossa mão. Conhecimento assim maravilhoso me ultrapassa, ele é tão sublime que não posso atingi-lo. Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar? Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos, lá vos encontrareis também. Se tomar as asas da aurora, se me fixar nos confins do mar, é ainda vossa mão que lá me levará, e vossa destra que me sustentará. Se eu dissesse: Pelo menos as trevas me ocultarão, e a noite, como se fora luz, me há de envolver. As próprias trevas não são escuras para vós, a noite vos é transparente como o dia e a escuridão, clara como a luz”.
Quantas pessoas já foram curadas apenas pela leitura da Palavra de Deus! E quando compreendemos que Deus nos ama com esse amor pessoal, único, como essa descoberta é libertadora! Deus só sabe contar até um. O amor que Ele tem por mim é único. O amor d’Ele por você é único.
Se Deus cuida de cada detalhe da criação, Ele não cuidará de cada detalhe da nossa vida? O próprio Jesus afirma que não devemos nos inquietar com o que haveremos de comer e de beber. Deus não apenas nos criou, mas Ele mesmo cuida de cada detalhe da nossa vida. Ele jamais se esquece de você! Ele jamais se esquece do Seu povo.

Abra sua mão direita e coloque a sua mão esquerda sobre ela. A mão direita representa agora a mão amorosa do Pai. A mão esquerda é a sua mão, a sua vida, depositada agora na mão amorosa do Pai. Ele não te criou para te deixar “jogado” no mundo, sozinho. Ele cuida de cada detalhe da sua vida. Deixe a sua mão esquerda relaxar sobre a mão direita. Deixe a sua vida repousar agora na mão amorosa do Pai.

Talvez você tenha se desviado do caminho de Deus. O pecado te desfigurou. Você foi se perdendo pelo caminho. Mas Deus te ama! Ele te conhece. Você não é um “número”, não é mais um nesse mundo. Ele te ama mesmo com seus pecados e com a vida que você traz hoje. Não importa o que você passou, o que você fez, Deus te ama e te conhece pelo nome. Sinta esse amor fluindo. Abra o seu coração e deixe que Ele te ame com esse amor verdadeiro e desinteressado.

Sinta esse amor te tocando desde o ventre materno. Desde o útero de sua mãe. O amor de Deus te liberta das dores que você sentiu já no ventre materno. Ele te cura dos medos, das rejeições, da depressão que sua mãe sentiu.

Ele te cura desde a sua infância. Cura da dor da separação de seus pais, das palmadas, da falta do leite materno, dos castigos que você sofreu quando urinava na cama. O Senhor te ama e te cura de várias situações dolorosas que você viveu na sua infância.

Jesus te cura na sua adolescência. Das cenas terríveis de seu pai alcoólatra agredindo a sua mãe. Da falta de colo, de carinho. Perdoe agora a sua mãe. Perdoe o seu pai.

O Senhor te segurou com Sua mão amorosa durante sua juventude. Todo o abuso que você sofreu em sua sexualidade, em sua afetividade. O Senhor te cura dessas marcas, dessas dores. Veja: você está gravado na palma da mão de Deus! Jesus lava com Seu precioso sangue todo o mal que você foi sofrendo na vida até esse momento. Ele cria uma barreira protetora ao seu redor.

Descanse em Deus. Repouse em Sua mão. Ele te enche de amor. Seja agradecido a Jesus por Seu amor. Agora você pode começar uma vida nova. Uma vida nova através da força do amor.

Deus sopra sobre você o Espírito que dá a vida, que dá o amor. Aquela área que estava seca em seu interior está sendo restaurada agora pela força do amor que Deus tem por cada um de nós. Tome posse dessa graça.

Irmã Maria Eunice

AO LADO DE JESUS CRISTO TODAS AS FADIGASSE TORNAM AMAVEIS

Ao lado de Jesus Cristo, todas as fadigas se tornam amáveis e tudo o que poderia ser mais custoso no cumprimento da vontade de Deus se suaviza. Quem se aproxima de Jesus, encontrará repouso para suas aflições. Jesus veio, certamente, para libertar o ser humano de todo tipo de escravidão, mostrando-se manso e humilde de coração e recusando-se a multiplicar normas religiosas. Jesus reduziu tudo ao essencial: amor e misericórdia. A religião torna-se, assim, prazerosa por respeitar a liberdade e por ser humanizadora.

Para tudo isso se tornar possível, há uma chave principal: o amor, tanto como um dom recebido de Deus, pois ele nos amou primeiro (1Jo 4,19), como uma responsabilidade, a exemplo de Jesus Cristo que se dá a si mesmo a Deus e aos irmãos (Jo 15,12-14; cf. Jo 13,1). Quem ama não sente a lei de Cristo como uma obrigação pesada. Pela experiência sabemos que quando se ama de verdade muitas coisas se tornam fáceis e suportáveis que seriam difíceis e até insuportáveis sem o amor.

RECEBA A VIRGEM MARIA NA SUA CASA HOJE

Nós não estamos sozinhos! Nós temos uma Mãe que nos pega no colo, nos ampara, nos mostra a direção e nos aponta: “Fazei tudo o que meu Filho Jesus vos disser” (João 2, 5). 
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (Lc 1,42-43). 
E com alegria que nos unimos a todos os nossos irmãos latino-americanos, que hoje celebram a nossa Padroeira: Nossa Senhora de Guadalupe, a Virgem  Mãe, a qual apareceu ao índio Juan Diego, representando todas as classes e nações, ao receber a visita da Mãe de Deus e ao receber o consolo do céu por intermédio da Virgem de Guadalupe.
O milagre que aconteceu a Juan Diego e tudo aquilo que Nossa Senhora manifestou a ele, o caminho da libertação que ela mesmo plantou, é um consolo também para nós. A Santíssima Virgem disse a Juan Diego: “Eu sou tua Mãe”. E hoje Maria está dizendo isso a mim e a você também: “Eu sou tua Mãe”. 
Maria é aquela mesma Mãe que visitou Isabel. Maria é a Mãe que já visitou todas as nações. Maria é aquela que é a precursora de seu Filho Jesus. A presença de uma Mãe que vem trazer paz, tranquilidade, consolo e certeza de que nós não estamos sozinhos. A Mãe de Deus está conosco! 
Maria é nossa companheira na jornada. Ela é uma de nós. Mulher, ser humano, viveu, sofreu, passou pelos apertos e dificuldades… Mas ela foi toda de Deus. E hoje, no céu, ela vive para cuidar dos seus filhos, acolhê-los eternamente na morada celeste, junto de seu Filho Jesus. 
Mas Nossa Senhora também caminha conosco nesta terra. Maria é um sinal de esperança, de dias melhores. Ela é um sinal que nos aponta o caminho do céu, o caminho da vitória. 
O que nós precisamos é fazer como Isabel, como fez Juan Diego, como fizeram todos aqueles que tiveram a graça de ser visitados pela Mãe de Deus: abrir as portas, abrir o coração, para que a Virgem Maria venha estar no meio de nós. 
Você não quer receber Maria na sua casa hoje? Você não quer que a Mãe de Deus venha, hoje, ficar com você, ouvir você, estar com você em tudo aquilo que sua casa e sua família vivem? Ela quer dizer hoje para sua casa: “Eu sou tua Mãe”. E você sabe que a presença de uma mãe faz toda a diferença em nossa vida! 
Nós não estamos sozinhos! Nós temos uma Mãe que nos pega no colo, nos ampara, nos mostra a direção e nos aponta: “Fazei tudo o que meu Filho Jesus vos disser” (João 2, 5). 
Ó Mãe santíssima, Virgem Senhora de Guadalupe, todos nós seus filhos latino-americanos nos colocamos hoje em tuas mãos, Mãe querida. Pedimos especialmente que a Senhora cuide do nosso coração, da nossa casa, da nossa família, das inquietações que existem em nosso coração, em nossa alma. Tu és nossa Mãe e nós somos teus filhos.

PRÁTICA CONSTANTE E DIÁRIA DA ORAÇÃO

É uma pena que em nosso tempo a oração ainda não seja uma prática constante e diária. Antigamente as pessoas gastavam horas rezando, enquanto a geração atual ora pouco, e se reza bastante é porque está enfrentando uma grande adversidade e deseja soluções imediatas.

Mas, rezar é mais que pedir pelas nossas necessidades sem nenhum compromisso com Deus. Em João 15,7 está escrito: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.”

A oração deve fazer parte do nosso viver diário. Quando temos comunhão com Deus, obtemos resposta para nossas orações. Permanecer em Deus é estar unido a Ele constantemente, entregando nossa vida toda inteira em Suas mãos, quem está unido a Deus vive de acordo com a sua palavra e guarda os seus princípios.

É interessante que despertemos para a urgente necessidade da oração. A melhor maneira de fazer isto é começar imediatamente, se não consegue com suas próprias palavras que tal começar a meditar a oração do Pai Nossa, ensinada pelo próprio Cristo?

A nossa vitória está na ORAÇÃO! As nossas armas são suficientes o bastante para garantir a paz e a felicidade em nossos lares: a BÍBLIA, o TERÇO, a EUCARISTIA e a CONFISSÃO. Precisamos exercitar a nossa fé, constantemente.

Meu bom Deus,
fortifica o nosso ânimo para que,
tenhamos coragem de por em prática diariamente nossas orações.
Ajudá-nos a fazer o bem e nos afasta do mal
que está sempre à nossa espreita.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

PAPA REFLETE SOBRE O JUIZO FINAL

papa_catequese
Papa Francisco no início da catequese desta quarta-feira, 11 de dezembro / Foto: Reprodução CTV
O juízo final foi o tema , na Praça São Pedro. Nesta que foi a última catequese sobre a profissão de fé dos católicos, o Santo Padre abordou a crença na vida eterna, desmistificando o medo que reveste o ser humano ao pensar no juízo final.
Francisco explicou que pensar no retorno de Cristo e no juízo final é um mistério que causa instintivamente no homem um sentimento de medo e inquietação, mas, na realidade, trata-se de um motivo de consolação e de confiança para os cristãos.
Francisco destacou o consolo e a confiança que devem revestir o cristão ao pensar no juízo final
O abraço de Jesus é plenitude de vida e de amor”, disse o Papa, acrescentando que esta perspectiva do juízo final ameniza todo medo, dando espaço para a espera e uma profunda alegria. Isso porque este será um momento no qual o homem será julgado pronto para ser revestido da glória de Cristo e entrar na comunhão definitiva com Deus.
Um segundo motivo de confiança, segundo o Pontífice, é a certeza de que, no juízo final, o homem não estará só.  Ele lembrou que o próprio Cristo anunciou que quem O seguiu estará junto a Ele.
Outro ponto destacado pelo Santo Padre foi o fato de que Deus não enviou Seu Filho ao mundo para condená-Lo, mas sim para que o mundo fosse salvo por meio de Cristo. Na verdade, segundo ressaltou, o juízo final começa agora, no curso da vida; e é o próprio homem quem condena a si mesmo quando fecha seu coração ao amor de Cristo. Isso porque a salvação é uma abertura a Jesus, que perdoa os pecados humanos quando há arrependimento.
“Avante, pensando neste juízo que começa agora, já começou. Avante, fazendo com que nosso coração esteja aberto a Jesus e à sua salvação, e avante sem medo, porque o coração de Jesus é maior. Avante com esta certeza que nos levará à glória dos céus”.