sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

SÃO NICOLAU

O santo deste dia é São Nicolau, muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas. Filho de pais ricos com profunda vida de oração, nasceu Nicolau no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.
São Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Daí que nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.
Sagrado Bispo de Mira, Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado a morte, mas felizmente se salvou em 313, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.
São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Entrou Nicolau no Céu em 324 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegasse ao povo.
São Nicolau, rogai por nós!


A resposta de Deus não vem segundo o nosso tempo, pela pressão da nossa agenda. Deus tem o seu tempo certo de agir. Ele, muitas vezes, protela os nossos sonhos para realizar coisas maiores em nosso favor.



A ORAÇÃO NOS FORTALECE PARA O COMBATE

O demônio se esforça muito em afastar a pessoa da meditação, porque ele sabe que as pessoas perseverantes na oração estão perdidas para ele" (Santa Teresinha do Menino Jesus)

Não somos homens e mulheres que desistem do bom combate da fé! E por que nos empenhamos nisso? Porque sabemos que a figura deste mundo passa e nos está reservada uma coroa de honra e glória na eternidade. No Céu, Cristo aguarda pelos Seus amigos e já não haverá mais choro, dor, sofrimento e enfermidade. Nossa frágil condição terá passado e seremos eternamente felizes em céus novos e uma terra nova. Mas enquanto não chega esse glorioso dia, permanecemos vigilantes na oração, alegres no serviço, fortes na tribulação, fraternos nos relacionamentos e dóceis aos desígnios de Deus. O cristão deve sempre caminhar vislumbrando a feliz eternidade que o espera, mas sem deixar de perceber as necessidades daqueles que o Bondoso Senhor colocou ao seu redor. A caridade que praticamos nesta vida é a matéria-prima que enviamos a Deus para Ele construir a nossa morada lá no Céu. Reflitamos sobre isso! Que Deus abençoe o seu dia e a sua semana. Saiba que oro pela sua perseverança na oração e na caminhada
Alexandre Oliveira

AMAR É CONSTRUIR ALGUÉM QUERIDO



O amor, quando autêntico, é capaz de superar tudo
Normalmente, é no próprio círculo de amizades e nos ambientes de convívio que os namoros começam. Para namorar, você precisa procurar alguém nos lugares onde as pessoas vivem os mesmos valores que são importantes para você. Se você é cristão, então, procure uma pessoa entre famílias cristãs, ambientes cristãos, grupos de jovens etc.

O namoro começa com uma amizade, a qual pode ser um “pré-namoro” que vai evoluindo. Não mergulhe de cabeça num namoro, só porque você ficou “fisgado” pelo outro. Não vá com muita sede ao pote, porque você pode quebrá-lo.

Nunca se esqueça de que o mais importante é “invisível aos olhos”.

Aquilo que você não vê - o caráter da pessoa, a sua simpatia, o seu bom coração, a sua tolerância com os outros, as suas boas atitudes etc. - são coisas que não passam, o tempo não pode destruí-las. 

A sua felicidade não está na cor da sua pele, no tipo do seu cabelo nem na altura do seu corpo, mas na grandeza da sua alma. Ao escolher o namorado, não se prenda apenas à aparência física, mas desça até as profundezas da alma dele e busque lá os seus valores. Há uma velha música, dos meus tempos de garoto, que dizia assim: "Quem eu quero não me quer, quem me quis mandei embora; por isso já não sei o que será de mim agora".

Será que você não “mandou embora” quem, de fato, o amava e poderia tê-lo feito feliz? Lembre-se: paixão não é amor. Se você encontrou uma pessoa que satisfaça os valores “mais essenciais”, não seja muito exigente naquilo que é secundário. Você terá de aprender a ceder em alguns pontos, repito, não essenciais.
Há um ditado que diz: “Quem tudo quer, tudo perde”. Se você for “hiperexigente”, poderá ficar só. Muitas vezes, aquele que escolhe muito acaba sendo o último contemplado. Não force um namoro quando o outro não o quer. Se você forçar a situação, o relacionamento não será maduro nem duradouro. Não tente “segurar” o seu namorado junto de você pelo sexo ou por meio de outras chantagens. Namoro não é momento de viver a vida sexual. Espere o casamento. 

Certa vez, o Governo fez uma campanha para reduzir o número de acidentes de automóveis e usou este “slogan”: “Não faça do seu carro uma arma, a vítima pode ser você!”. Posso plagiar esta frase e lhe dizer com toda a segurança: “Não faça do seu corpo uma arma, a vítima pode ser você!”.

Ao escolher com quem namorar, não deixe de lado alguns aspectos como idade, nível social e cultural, situação financeira, religião etc.

Uma diferença de idade muito grande entre ambos pode ser uma dificuldade séria, especialmente se a mais idosa for a mulher. O amor, quando é autêntico, é capaz de superar tudo, mas isso será uma pedrinha a mais no sapato dos dois.

A diferença de nível social e financeiro também pode ser uma dificuldade a mais, mesmo que possa ser vencido por um amor autêntico entre ambos.

Um rapaz culto e estudado pode ter sérias dificuldades para relacionar-se com uma moça sem estudos. Também a diferença de religião deve ser evitada, pois será um entrave para o crescimento espiritual do casal; especialmente na hora de educar os filhos. Na hora de escolher alguém, você precisa ter claro os valores fundamentais para a sua vida toda. 

Há coisas que são mutáveis, mas outras não o são.Você pode ajudar sua namorada a estudar e chegar ao seu nível cultural – e isso é muito bonito –, mas será difícil fazê-la mudar de religião se ela for convicta da fé que recebeu dos pais.

O namoro existe para que você perceba essas coisas e jamais reclame que se casou enganado. Isso ocorre com quem não leva o namoro a sério. Se você não namorar bem hoje, não reclame, amanhã, de ter se casado mal ou com quem não deveria; a escolha será sua.

Sobretudo, lembre-se de que você nunca encontrará alguém perfeito para namorar, mesmo porque “amar é construir alguém querido, não querer alguém já construído.”
Felipe Aquino

PARA QUEM BUSCA SER UMA PESSOA AUTENTICA E SINCERA



Para quem busca ser uma pessoa autentica e sincera, a primeira coisa que precisa ter em mente é a convicção de não querer viver para agradar a todos. Ninguém agrada a todo mundo, a não ser aquelas pessoas que vivem de fazer o jogo das aparências. O mais importante na vida e nas relações humanas não é agradar as pessoas, mas ser verdadeiro e dar o melhor de si para ser agradável, fraterno, amigo e humano.
Algumas pessoas talvez não irão simpatizar muito com o seu jeito de ser e outras gostariam que fizesse o gosto delas. Mas, não agradar a todos significa duas coisas boas: A primeira é que isto é um caminho para você se manter na base da humildade, não se achar o máximo e nem o perfeito.
A segunda é que isto te ajuda a ser autentico, sendo o que você é em qualquer lugar e não sendo o que as pessoas querem que você seja nas diversas situações. Duas coisas que não fazem muito sucesso: Humildade e autenticidade. Se você trilha por estes caminhos com sinceridade, felizes são os poucos que tem a felicidade de serem seus amigos!

Padre Roger Araújo

A BONDADE DO SENHOR SEMPRE NOS PRECEDE

O Senhor é um Deus atento a todas as nossas necessidades. Como nos diz o salmista: “A palavra ainda não me chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda” (Sl 138,4).
Eu sei que a nossa tendência é de nos preocuparmos com tantas coisas, por isso a nossa confiança no Senhor fica minada, como se os problemas fossem tão grandes, e Deus tão pequeno, impotente para nos socorrer.
Hoje, é um dia de renovarmos a nossa confiança na bondade e nos cuidados do Senhor, que “olha dos céus e vê todos os filhos dos homens. Do alto de sua morada, observa todos os habitantes da terra; Ele, que formou o coração de cada um, está atento a cada uma das nossas ações” (Sl 32,13-15).
“Senhor, nós renovamos a nossa confiança na Tua infinita bondade e no Teu amor, porque és bom para com todos indistintamente.”
Obrigada, Jesus!
Luzia Santiago

COMO EDUCAR UM FILHOPARA NÃO SE TORNAR UM FILHO AGRESSOR ?


Recordo-me dos momentos em que eu brincava de roda com meus vizinhos. Fazíamos uma fila, e duas crianças de mãos dadas representavam uma ponte. Nós tínhamos de passar por baixo dos braços delas, cantando: "três, três passará, derradeiro ficará. Bom vaqueiro, bom vaqueiro, dá licença pr'eu passar com meus filhos pequeninos, pr'eu acabar de criar". Ao parar diante das crianças com os braços em forma de ponte, respondíamos o que elas nos perguntavam. Banana ou maçã? Dependendo da resposta, cada criança ia para um lado; assim, a brincadeira chegava ao fim. 

Desde essa época, eu ficava imaginando o quanto seria bom para os pais terminarem de criar seus filhos. Hoje, a experiência de ser mãe encoraja-me a pedir licença para acabar de criá-los. Pedir licença a quem? Pedir licença para quê? A este mundo descrente, para não sermos engolidos e afetados por nossas negligências. Pedir licença à violência, à falta de tempo para o outro, à intolerância, à impaciência, à falta de comunicação, à falta de afeto, de fé e de atenção. É preciso pedir licença, caso contrário, não saberemos ou não conseguiremos acabar de criar nossos filhos. Portanto, faz-se necessário escolher o melhor lado: banana ou maçã?  

Fazer essa escolha é educar os filhos para que não se tornem adultos agressores. É decidir por um planejamento familiar que promova a vida e diga 'não' à cultura de morte. Contudo, essa opção exige de nós disponibilidade para cultivarmos relações humanas fortalecidas na verdade e no respeito, evitando desgastes perturbadores tanto para os pais quanto para os filhos. 
Cabe à família selecionar quais conteúdos ela gostaria que seus filhos aprendessem, a fim de não se tornarem adultos agressores. Para tanto, o limite precisa ser dado com ternura e serenidade, pois, desta maneira, como pais, possibilitaremos o conhecimento e a compreensão dos filhos com seus próprios sentimentos. A agressividade é um comportamento vivido por pais e filhos devido a vários fatores, quer seja por perdas significativas, falta de atenção e afeto, quer por excesso de reforço negativo; até mesmo pela falta de experiência com Deus.
O organismo humano, controlado aversivamente por esses estímulos, responde, muitas vezes, de igual forma, ora com mentiras, ora com atitudes de furtos ou incomodando socialmente, assumindo uma conduta caótica diante dos conflitos. Provavelmente, já estará instalado, nesse comportamento, a raiva. Ela nem sempre precisa ser repreendida, mas acolhida para que seja trabalhada da melhor forma possível; evitando, assim, consequências danosas, como o próprio comportamento agressor. 
Neste século, estamos vivendo distúrbios comportamentais motivados por vários fatores que demarcam a agressividade. A exemplo do bullying, da violência entre torcidas nos campos de futebol e do que aconteceu em nosso país recentemente, quando os brasileiros se manifestaram diante das suas insatisfações, podemos apresentar um comportamento agressor tanto na infância como na fase adulta.

Nesse momento, não podemos esquecer que o indivíduo saiu de um útero, foi educado em uma família, frequentou uma escola e, muitas vezes, visitou uma igreja. Portanto, uma educação pautada na promoção do indivíduo é responsabilidade de todos: família, sociedade e Estado.

Quando nosso filho demonstrar que precisa de ajuda, pois o seu comportamento está inadequado, deveremos acolhê-los em suas necessidades. 
É possível reestruturar o seu comportamento. Podemos desenvolver em nós algumas habilidades para combater essa situação quando as coisas não vão bem. Outros motivos que concorrem para a existência desse fenômeno é o consumismo, a pressa em satisfazer os desejos, o uso desordenado de jogos e a ausência de autoridade em casa. Conhecer as características da faixa etária do seu filho, também se torna um fator preventivo. Fiquemos atentos às brigas na escola, às dificuldade no enfrentamento dos desafios, ao comportamento de medo e ansiedade, à arrogância, à baixa autoestima e introspecção. É de bom vaqueiro que queremos ser!

Vamos assumir o amor que temos por cada um deles, expressando em gestos e palavras o quanto são queridos por nós. Que eles não são responsáveis pela dureza da vida que muitos pais vivem. Nossos filhos, para não serem adultos agressores, precisarão ter a certeza de que são desejados por nós.
Judinara Braz 

É PRECISO TER CORAGEM PARA VIVER

As vezes as pessoas se jogam em relacionamentos pelo simples medo de ficarem sozinhas. Eu não as julgo e nem condeno a ninguém. Porém, me causa surpresa ao perceber o quanto tem mais gente machucada por relacionamentos mal sucedidos do que as que sofrem um pouco por estarem sozinhas. As vezes faz um bem enorme para a vida e para purificar os sentidos, podermos ficar sozinhos e plenifcarmos nossa solidão. Não estou falando da solidão do abandono, da fuga ou da depressão. Existe uma solidão que acompanha todo ser humano, seja ele casado ou solteiro. A solidão que o permite encontrar se consigo mesmo e com as realidades mais profundas da existência. Não se trata de uma solidão qualquer, é uma solidão fecunda e muita profunda. Ela é própria das pessoas bem resolvidas, reflexivas e que não querem viver a vida de qualquer forma. Esta solidão cura, transforma e permite ao ser humano encontrar sua origem e a razão de sua vida. Esta solidão precisa ser bem direcionada e bem vivida. Não é a solidão dos decepcionados ou magoados. Porém, bem abraçada ela é fonte de cura para nossas decepções e magoas. Num mundo envolto por agitação, muito barulho e com tantas coisas para ocupar nosso tempo, nós nos enchemos de tantas coisas e continuamos vazios. Os relacionamentos não são melhores e mais bem sucedidos, por não sabermos viver nossa intimidade nesta solidão do encontro consigo mesmo. Com isto a beleza do nosso ser fica ofuscada com as marcas das futilidades e estragos da vida. De modo que não apresentamos uns para os outros não o melhor de nós, mas o nosso ser ferido, agressivo, escondido sobre a fantasia da carencia. A solidão fecunda ela nunca é sozinha, ela é sempre acompanhada e iluminada. E preciso ter coragem para viver esta viagem ao nosso ser profundo. Vamos perceber que o nosso interior, se parece com o fundo do mar. Tem muitas coisas velhsa, jogadas e esquecidas, mas as belezas mais profundas estão escondidas ali tambem. São belezas que nem você mesmo conhece.
É que te ensinaram a tanto a cuidar do exterior e da casca, que o seu interior, que esconde sua beleza mais autentica fica a deriva. É uma pena quando alguém se apaixona só pela casca de alguém, porque com todos os reparos e plásticas que se fazem, a casca envelhece e enruga de todo jeito. Procure o seu interior esquecido e deixado de lado. A solidão fecunda, assusta e machuca num primeiro instante, depois ela se torna uma companheira e amiga tão necessária que sentimos demais a sua falta. 

Padre Roger Araújo

FELIZ É QUEM RESPEITA O SENHOR


Feliz é quem ama a Deus, feliz é quem respeita o Senhor. Você que, nos altos e baixos da vida, nunca perdeu o respeito por Ele, saiba que o Pai não abandona nem mesmo aqueles que O deixam.

Parece que, por trás da palavra "mandamento" está uma ordem, mas, na verdade, é por meio dela que somos levados à realização. A Palavra de Deus é graça e vida; conhecendo-a, descobrimos nossas feridas interiores que precisam ser curadas. Viver a Palavra é ser feliz, por isso não temos razões para nos entristecermos nem para temermos ou nos perdermos.

Seguir Deus é ver, no Espírito Santo, o poder do amor, da vida e da salvação. Quem se deixar guiar por Ele verá seus filhos serem recobertos de uma proteção poderosa.

Quando nos unimos ao Senhor, a Sua graça não para em nós, mas se estende aos nossos filhos, independente dos méritos deles. Quando um pai ou uma mãe são pessoas unidas a Deus, o Espírito Santo repousa não somente sobre eles, mas também sobre seus filhos.

Deus move as estruturas a partir da base, dos pequeninos, das pessoas de coração aberto. É assim que Ele muda o mundo e o faz melhor. O que para o Senhor é riqueza, para nós, infelizmente, é diferente. Uma casa pobre com pessoas felizes vale mais para Deus do que uma casa que tem tudo, mas não tem felicidade.

Ser rico é não viver para este mundo, mas sim para a eternidade. A miséria está mais dentro de nós do que fora. É possível tirar uma pessoa da miséria, mas só Deus pode tirar a miséria de dentro dela. Riqueza é ter o necessário para viver com dignidade, e Deus fará vir mais, pois tudo vem quando acreditamos na Sua vontade. Quando as trevas se abatem, a pessoa de Deus torna-se luz para aqueles que precisam dela.

Jesus é misericordioso, Ele não deixa faltar nada para os Seus!

O segredo do coração de Deus é a Sua Misericórdia. Quando uma pessoa descobre o Seu segredo, ela não teme, pois confia n'Ele. Se o Senhor é assim conosco, porque seremos diferentes com os nossos irmãos?

Quem vive o poder da Divina Providência sabe que o Senhor nos ajuda bem mais do que esperávamos. A Providência não é a manutenção da ordem, mas um relacionamento íntimo com Deus. Quando alguém a experimenta, abre-se para a vida, descobre como é maravilhoso viver; e se a vida é boa, temos de vivê-la com bondade.

Quem gosta de nós, não gosta por causa da nossa imagem, mas pelo que somos. Então, sejamos bondosos com as pessoas e teremos sucesso em todos os nossos relacionamentos, em tudo o que fizermos. Quem é bondoso e justo não vacila para sempre.

Nossos maiores inimigos estão dentro de nós. Mesmo feridos e magoados, temos a tendência de qualificar as pessoas, mas, na verdade, elas precisam é de nossas orações para que despertem, antes que alguém caia também sobre elas. Elas não são os nossos maiores inimigos, mas sim a tristeza e a mágoa que temos dentro de nós.

Uma pessoa só nos faz mal se a deixarmos fazê-lo!

O que mais nos prejudica são os pensamentos que temos, não as pessoas. Então, não tenhamos medo, mesmo que o inimigo venha de fora, porque Deus está conosco.

Ninguém nos conhece como Jesus. Só Ele sabe como, realmente, estamos nos sentindo. Só Ele sabe curar nossas feridas interiores.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

A CORAGEM DE MUDAR



Fim de ano é tempo de reflexão e mudança de vida
Chegamos ao fim de mais um ano. Dentro de poucos dias, estaremos celebrando o Natal do Senhor, um tempo de reflexão e mudança de vida. Como você viveu sua fé durante todo este ano? Foi um tempo muito exigente para você? Os meses se passaram tão rápido que você nem viu o ano acabar? Também pode ser que você esteja dando graças por estar acabando este ano, na esperança de que 2014 seja muito melhor do que este que chega ao fim. 

Pegue a sua Bíblia, no Evangelho de Mateus 1,18-24. Leia essa passagem mais de uma vez, faça um momento de silêncio e deixando que essa Palavra caia em seu coração. É um momento importantíssimo, pois você está meditando a Palavra de Deus!

O Evangelho mostra como a novidade do nascimento de Jesus pegou José de surpresa. Sem conseguir entender o que se passava, ele tomou logo sua decisão, deixou que a sua humanidade reagisse na defensiva. Em seus pensamentos, José já havia decidido como tudo deveria ser resolvido, porém, “apareceu-lhe, em sonho, um anjo do Senhor, que lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenha receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo”. Quando o pai adotivo de Jesus acordou, deixou de lado todas as decisões que havia tomado e obedeceu ao anúncio do anjo. José teve coragem de mudar!

Muitas vezes, impedimos que a vontade de Deus se realize em nossas vidas, porque não aceitamos que nossos projetos sejam alterados, que nossas decisões não sejam respeitadas e até brigamos com Deus, quando Ele não nos obedece. Como se até Ele tivesse de nos consultar para saber se pode ou não mudar os projetos que tínhamos feito para a nossa vida ou para esse ano que vai chegando ao fim. José foi dócil, aceitou livremente que os rumos de sua vida fossem conduzidos pelo Senhor.

Pode ser que, na sua avaliação de vida, nesse ano de 2013, você tenha brigado com Deus e com todo mundo para que a sua opinião e as suas decisões fossem soberanas. Entretanto, os acontecimentos e fatos da sua história o conduziram por outros caminhos. Contra aquilo que não podemos mudar, resta-nos acolher! Veja que não estou o convidando a um conformismo passivo. Porém, existem muitas situações que são maiores do que nós! São José não poderia ser obstáculo para o nascimento de Cristo, então acolheu aquela realidade e foi feliz.

A maturidade humana e cristã não reside no fato de atingirmos certo nível de crescimento onde jamais precisaremos reavaliar a vida e abraçar as novidades que nos visitam (algumas muito boas; outras, não tão agradáveis). São José está no Evangelho, ensinando-nos que ser capaz de ponderar e pensar duas vezes antes de agir, é virtude e não fraqueza. Agir no calor dos problemas sempre gera mais problemas. Pensar, meditar e ouvir Deus cria o espaço necessário para gerar uma resposta nova para os desafios que a vida nos traz.

Ajudados pela intercessão de São José, façamos, nesses dias do último mês de 2013, uma reavaliação da nossa vida e das decisões que planejamos tomar. Deixemos que a luz do Cristo que nasce revele os melhores caminhos. Você não está sozinho (a), Ele está com você: Emanuel – Deus conosco!
Padre Fabrício Andrade
Sacerdote da Canção Nova

O DIA A DIA BEM VIVIDO



Tire todas as lições dos acontecimentos vividos
Em Cristo, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e imaculados diante dele, no amor" (Ef 1, 4). Na criação do mundo, descrita com traços de artista pelo Livro do Gênesis (Cf. Gn 1-3), a humanidade e todo o universo foram pensados como comunhão plena entre Deus e toda a Sua obra. Não fomos feitos para a perdição, mas para a felicidade. No final de Sua obra, Deus é visto pelo Autor Sagrado como alguém que se sente contente com o que foi realizado: "E Deus viu tudo quanto havia feito, e era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: o sexto dia" (Gn 1, 31).

A promessa feita, após o pecado de nossos primeiros pais - "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn 3, 15) -, realizou-se no plano eterno de salvação, quando o Verbo de Deus se fez carne no ventre da Virgem Maria, escolhida dentre todas as mulheres, vista com amor infinito pelo Pai do Céu, que a preservou de toda mancha do pecado, aquela que foi saudada com expressões inusitadas: “Alegra-te, cheia de graça!­ O Senhor está contigo” (Lc 1,28). Ao celebrá-la como Imaculada, a Igreja propõe a todos os cristãos um sinal precioso, exemplo maravilhoso do projeto de Deus realizado.

Ser preservada da mancha do pecado original não isentou a Virgem Maria de todas as realidades humanas, vividas de forma excepcional, mas, de verdade, humanas! Nós a vemos solícita na caridade, a perfeição maior da humanidade, indo à casa de Isabel para servir. Em Nazaré, durante os anos da vida oculta de Jesus, conhecido apenas como Filho do carpinteiro, é a mulher da escuta, guardando todos os acontecimentos e meditando-os em seu coração. Em Caná, perfeição tem nome de atenção e solicitude. Na vida pública de Jesus, aquela que buscou viver a Palavra de Deus e se apaixonou pela Sua vontade não faz outra coisa senão agradar a Deus. Aos pés da Cruz, quando uma espada de dor traspassou Sua alma, acolhe com inteireza a realização de sua missão. Só então, percorridas todas as etapas anteriores, a Imaculada estará em oração, com os discípulos de seu Filho, aguardando a vinda do Espírito Santo, cuja força conduz a Igreja pelos caminhos da história.

Ousamos propor um caminho para sermos santos e imaculados, aos olhos de Deus, no amor! É uma estrada (ascese, subida!) para a perfeição, olhando para Maria, já que Deus no-la oferece para descobrirmos como todos nós fomos pensados!

Comecemos pelo discernimento, ao identificar, no meio de tantas outras vozes, aquela que vem de Deus e nos oferece uma missão. Quem descobre seu lugar e estabelece metas com clareza, poderá enfrentar melhor os obstáculos. Trata-se de apurar o ouvido, com a ajuda preciosa do Espírito Santo de Deus que conduz todas as pessoas que se exercitam na estrada da docilidade. Maria, a Virgem da Escuta, Imaculada em Nazaré, bendita entre as mulheres, será sempre a referência perfeita para quem quer percorrer esta estrada.

Perfeição na caridade é a segunda proposta. Não se trata de perfeccionismo, mas muito mais de abertura para aproveitar todas as oportunidades e fazer sempre o bem. Afinal, sabemos que "a caridade cobre uma multidão de pecados" (1 Pd 4,8). Dar o primeiro passo para amar e servir é estrada infalível para a perfeição do amor, o caminho da Imaculada! Trabalhar, correr de um lado para outro, encontrar-se com as pessoas, buscar água na fonte, preparar os alimentos, cuidar da casa... Maria, a Imaculada, foi discípula do próprio Filho. O dia a dia bem vivido, tirando todas as lições dos acontecimentos, é outra indicação a ser acolhida. Não se trata tanto de fazer grandes coisas, mas realizar, com grandeza de alma, todos os passos de cada jornada, sabendo que, a cada dia, basta o seu cuidado (Cf. Mt 6, 34). A atenção a cada pessoa que passa por nós será exercício de equilíbrio e autocontrole, jeito próprio de Maria para viver, caminho de imaculatização.

A Virgem de Caná é a Imaculada que nos conduz ao que é essencial: “Fazei tudo o que ele vos disser (Jo 2,15)!” A vida se torna milagre e o pecado é vencido quando somos capazes de renunciar a nós mesmos e acolher a receita dada por aquela que a oração da Igreja chama de "Sede da Sabedoria". Não é suficiente viver, mas necessário saber viver, descobrindo, na escuta da Palavra de Jesus, a estrada para que tudo se transforme. A aparente falta de graça do cotidiano é preenchida quando os potes são apresentados a Jesus. Dá para oferecer-lhe tudo, sem medo ou receio!

Diante do sofrimento de qualquer ordem que se apresente, há também uma estrada mestra a ser percorrida. Não imaginar que alguém será dele preservado, mas transformar cada dor, por menor que seja, em amor a Deus e ao próximo. A inteireza de pessoas maduras, diante da enfermidade ou das crises diversas que a vida oferece, sem fatalismos, é prova de que está em processo um caminho de perfeição, malgrado todos os limites pessoais. Aos pés da Cruz, a Virgem Imaculada é a mulher de personalidade sólida e madura diante dos desafios. 

A Virgem Imaculada chegou ao Cenáculo, perseverou em oração com os discípulos (At 1, 14), deixou-se envolver mais uma vez pelo dom do Espírito Santo que a tinha coberto com sua sombra (Cf. Lc 1, 35). Aquele que é perfeito e a criou entregou-a à Igreja, Mãe e companheira, figura e modelo da própria Igreja, para ser sinal da vitória sobre o mal e o pecado, até o fim dos tempos, ajudando os cristãos a prepararem a vinda do Senhor: "Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas" (Ap 12, 1). A Imaculada e a Igreja! Que graça imensa participar de tal caminho de perfeição. "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós"!
Dom Alberto Taveira Corrêa

COMO ME CONFESSAR ?

1) Para se confessar bem é necessário preparar-se com uma oração. Em seguida, faz-se um atento exame de consciência a partir da última confissão bem feita. Isso significa confrontar-se com a Palavra de Deus para distinguir as próprias incoerências, os defeitos e as fraquezas em pensamentos, palavras, atos e omissões frente às exigências do Evangelho;

2) Sentir dor e aversão aos pecados cometidos com o propósito de não mais incorrer nos mesmos erros;

3) Confessar ao sacerdote, "embaixador de Deus", todos os pecados graves ou mortais, segundo a espécie e o número; é muito útil confessar-se com frequência, mesmo os pecados veniais, porque se recebe um dom da graça que dá força no caminho de imitação de Cristo;

4) Fazer tudo o que for possível para reparar o mal. A absolvição apaga o pecado, mas não corrige todas as desordens que ele causou. Por isso, perdoado o pecado, o pecador deve ainda recuperar a plena saúde espiritual. O exercício penitencial que o confessor sugere não é dado só para expiação dos pecados cometidos e para reparar eventuais danos causados, mas também como forma de ajuda para iniciar uma vida nova e favorecer a plena reparação da enfermidade do pecado.

Essa reparação é a expressão de uma revisão autêntica da vida, na qual o penitente procura suportar e reparar os efeitos maléficos de suas ações ou omissões, no seguimento de Cristo e em solidariedade com seus irmãos, sobretudo com aqueles diretamente atingidos pelos seus pecados. Ela pode consistir em orações, mortificações e em obras de misericórdia.

Durante a confissão

Depois de preparar-se para a confissão com a oração e o exame de consciência, aguarde pacientemente sua vez, invocando para si e para o próximo a luz do Espírito Santo e a graça de uma conversão radical. Aproximando-se do sacerdote, faça o sinal da cruz. O penitente pode escolher confessar-se com ou sem confessionário, ficar de joelhos ou sentado (onde houver possibilidade).

Então, pode iniciar a confissão dizendo: “Abençoa-me, padre! Eu pequei.” Em seguida, diz com a maior precisão possível o tempo transcorrido, desde a última confissão, seu estado de vida (celibatário, casado, viúvo, estudante, consagrado, noivo ou namorado) e se cumpriu a penitência recebida na última confissão. Pode ainda levar ao conhecimento do confessor os acontecimentos nos quais se sentiu particularmente perto de Deus, os progressos feitos na vida espiritual.

Segue-se, a partir daí, a confissão dos pecados, com simplicidade e humildade, expondo os fatos que são transgressões da lei de Deus e que, intensamente, pesam na consciência. São confessados, primeiro, os pecados graves ou mortais; segundo, sua espécie e número sem perder-se em detalhes e sem diminuir a própria responsabilidade. 

Para obter-se um aumento da graça e força no caminho de imitação de Cristo, confessam-se também os pecados veniais. Em seguida, disponha-se a acolher os conselhos e advertências do confessor aceitando a penitência proposta. O penitente reza o ato de contrição e o sacerdote pronuncia a fórmula de absolvição.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


O TEMPO QUE TEMOS PARA VIVER É HOJE

Certa vez, perguntaram a Madre Teresa de Calcutá qual era o dia mais belo. Sabiamente ela respondeu: hoje.
O tempo que temos para viver é o hoje, e é importante viver esse momento sem perder nenhuma oportunidade para fazer o bem. Com certeza, ao longo deste dia, virão ao nosso encontro as mais variadas situações, desde as mais tranquilas até as mais desencontradas. A nós cabe, diante delas, escolher agir a partir do amor. De uma forma muito simples podemos nos perguntar: “Se fosse Jesus nesta situação, como Ele faria ou responderia? Então, o Espírito Santo virá em nosso socorro, ajundando-nos a agir da maneira correta, porque “Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda terra sua graça” (Sl 32).
Jesus, ensina-nos a viver bem e a fazer o bem a cada instante da nossa vida.
Jesus, eu confio em vós!
Luzia Santiago

DEUS É PODEROSO PARA NOS SALVAR

Há momentos, na vida, que precisamos pedir ao Senhor graças especiais para seguirmos em frente, porque somente as bênçãos habituais parecem não ser suficientes. Com muita humildade e confiança na misericórdia de Deus, precisamos fazer o exercício de nos abandonarmos aos cuidados do Senhor, pois, mesmo que, aparentemente, tudo esteja nublado, o poder do Senhor está agindo na nossa vida, mesmo que não sejamos capazes de percebê-los.
Deixemo-nos, hoje, ser conduzidos por esta palavra: “Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor” (Zc 2,14).
Fica conosco, Senhor, e dá-nos a graça de ficarmos sempre Contigo.
Luzia Santiago

IDE, SEM MEDO PARA SERVIR!

Nas próximas semanas, viveremos a preparação para o Natal. Estamos próximos do Advento. A nós cabe fazer uma reavaliação de tudo aquilo que vivemos; assim, poderemos começar bem este novo tempo.

O Papa Francisco, na ocasião da JMJ 2013, nos deu uma palavra de ordem: “Ide, sem medo, para servir!”.

Ninguém pode fazer alguma coisa se não tiver capacidade para fazê-la. Então, aqueles que se dispõem a evangelizar precisam ter uma experiência com Jesus. O encontro com Ele nos transforma e nos concede um gosto especial por aquilo que é santo. Um encontro que muda a nossa maneira de viver e transforma nossos hábitos. 

Peçamos a Deus a possibilidade de um encontro com Ele. Que o Senhor venha fazer morada em nossa alma. 

Tomemos o Evangelho de Mateus,10: “Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: 'Não ireis pelo caminho dos gentios nem entrareis em cidade de samaritanos, ms ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel. E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre em vossos cintos, nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento. E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.
E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a. E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade'”.

Aqueles discípulos que se encontraram, um dia, com Jesus, ouviram-nO e se apaixonaram por aquilo que Ele pregava. A partir desse encontro, eles seguiram o Mestre. Os discípulos viram muitas curas e libertações. Eles foram testemunhas e pregaram aquilo que viveram. Então, no tempo certo, o Senhor separou 12 de Seus discípulos e os enviou para a missão. 

A exemplo disso, aprendamos que nossa experiência com Jesus e com Sua Palavra não pode ficar restrita a um pequeno grupo ou guardada só para nós. Lembremo-nos das palavras do Papa Francisco: “A fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor”.

Se quisermos ser homens e mulheres de fé, anunciemos a Boa Nova que se faz também por meio de gestos e palavras. Jesus nos pede: “Ide!”. Perceba que é uma ordem, não um pedido para ser realizado somente quando tivermos tempo ou depois de uma tarde de lazer. Essa ordem é para ser vivida a todo momento, em todos os lugares e por todas as pessoas.

O Evangelho é para todos, não somente para aqueles que mais se parecem conosco ou que já estão no nosso grupo de amigos, na Igreja. O desafio do cristão é ser luz, é anunciar por meio de gestos e palavras. Jesus nos pede que saiamos da nossa inércia, do nosso comodismo.

Muitos procuram o Senhor para que Ele cure suas doenças, resolva seus problemas, mas, raramente, buscam uma experiência com Jesus, para se capacitar no serviço da evangelização.

Jesus nos pede para irmos além daquilo que compreende nosso “mundinho”. Precisamos levar a experiência com Cristo para todos os ambientes, e isso fazemos com a nossa simplicidade, com o nosso modo de ser. 
Gandhi disse, certa vez, que não se convertia ao Cristianismo, porque ele não conseguia ver ressonância naquilo que se pregava com aquilo que se vivia. Por isso, precisamos assumir uma postura de quem vive a experiência com Jesus.

Muitas vezes, a nossa conversa e o modo de nos vestirmos não condizem com o nosso desejo de evangelizar em todos os ambientes.

O testemunho do cristão não significa apenas criar um altar em casa, com todos os santos, mas viver como um discípulo de Cristo. De que vale levar uma cruz no peito, mas não levar, no coração, aquilo que Jesus diz?

Deus quer que Sua Palavra alcance a todos. O mundo precisa de Cristo e para isso Ele nos envia às pessoas para evangelizarmos. Cada um de nós é chamado a fazer esse trabalho que nos foi confiado. 

O melhor instrumento para evangelizar um jovem é um outro jovem. Para formar um casal, a melhor ferramenta é outro casal. Todos nós temos condições de evangelizar, mas para isso precisamos nos desinstalar, deixar nosso comodismo. Sabemos que há quem não queira ouvir a Palavra, mas podemos evangelizar com uma boa conversa. 

O Papa nos ensina que o nosso temor não é diferente do temor do profeta Jeremias. Mas, assim como Deus prometeu que estaria com Jeremias, Ele também está conosco, pois aquele que o Senhor escolhe, Ele capacita. 

Se quisermos levar nossos filhos, parentes e amigos para Jesus, precisamos, primeiramente, nos encontrar com Ele. Assim, o nosso trabalho vai contagiar nossos vizinhos, nossos chefes, nossos amigos reais e virtuais – aqueles que fazemos pelo Facebook. Ide, sem medo, para servir.

Não devemos ter medo de evangelizar, porque o Senhor nunca nos deixará sozinhos na missão. Podemos contar com a presença de nossos amigos, nossa comunidade, nosso grupo de oração. Aquilo que fazemos juntos contribui para o propósito a que nos dispomos a fazer. 

O Santo Padre diz que toda a Igreja e todos os santos estão presentes na vida daqueles que se dispõem a assumir o desafio da evangelização. Que possamos assumir essa ordem de ir, sem medo, para servir, pois de graça recebemos e de graça devemos dar. 

Esta é a nossa vocação. Somos anunciadores da Palavra de Deus.
Emanuel Stênio 
Missionário da Canção Nova.

SER AMIGO É O SEGREDO DA VIDA


Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante" (Eclesiástico 6, 14-17).

Amigo não é apenas um conhecido, um colega, um companheiro... Não. Amigo é amigo. Se eu quisesse definir amizade teria de encontrar as palavras certas e o conceito exato, porque amigo não é uma coisa qualquer. É por isso que a Palavra de Deus nos diz que quem encontrou um amigo encontrou um tesouro. 

Um amigo pode nos transformar. E por que nos transforma? Porque antes de tudo o amigo nos ama como somos. O amigo consegue nos corrigir e, muitas vezes, só ele é capaz de alcançar esse feito. O que o pai e a mãe, muitas vezes, não conseguem, um amigo pode conseguir. Ele atinge o coração. Ele e, muitas vezes, só ele tem linha direta com o nosso coração. Ele chega lá, naquele lugar aonde ninguém consegue chegar. E por que ele consegue chegar lá? Repito: porque o amigo nos ama do jeito que somos. É por isso que ele consegue nos transformar. 

O amigo é capaz de dizer as coisas como elas são, ele consegue nos dizer as verdades que não quereríamos ouvir, mas como o amigo é amigo, acabamos ouvindo. Muitas vezes nós nos chateamos com ele por essa razão, nos afastamos dele e ficamos sem nos comunicar com ele... Mas passam as horas, os dias e a gente volta atrás e entende, acolhe, se dobra... e tudo muda. 

Às vezes a gente briga, se revolta... mas porque amigo é amigo, a gente não consegue ficar longe. A amizade é mais forte que a briga e a revolta. E que bom que é assim! Muitas vezes só a amizade é capaz de nos dobrar. Por isso, ter amigos é essencial. 

Ser amigo é o segredo da vida e da vitória. E por que tudo isso? Porque na amizade há amor. Amor puro. Amor desinteressado. Por isso "quem o achou descobriu um tesouro".
Monsenhor Jonas A

JESUS QUER ENCONTRAR VOCE

Hoje é Jesus quem passa e joga o manto sobre cada um de nós para que nos tornemos discípulos d'Ele. Cristo chamou Seus discípulos e pouco tempo depois os mandou, de dois em dois, pregar e realizar curas no nome d'Ele. Ele não deu um longo curso para prepará-los. Jesus teve uma vida pública de apenas três anos. Depois de um ano, mais ou menos, Ele já os estava enviando a pregar e até mesmo a realizar milagres em Seu nome.

O discípulo é aquele que está aprendendo com o seu mestre. Somos discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele jogou Seu manto sobre nós. Em todas as profissões, Deus quer discípulos: médicos, pedreiros, engenheiros, mecânicos, professores, alunos, patrões e operários, empresários, comerciantes, lavradores, fazendeiros, ou seja, em todos os meios e setores, o Altíssimo precisa de profetas.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova