quarta-feira, 27 de novembro de 2013


MEDALHA MILAGROSA


A Virgem Maria, em pessoa, veio revelar sua identidade através de um pequeno objeto, uma medalha, destinada a todos sem distinção!, foi chamada de medalha milagrosa

A identidade de Maria era objeto de controvérsia entre teólogos, desde os primeiros tempos da Igreja. Em 431, o Concílio de Éfeso tinha proclamado o primeiro dogma de maria: Maria é mãe de Deus.
A partir de 1830, a invocação:

« O’ Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós »

que sobe ao céu, milhares e milhares de vezes repetida por milhares e milhares de corações de cristãos do mundo inteiro, a pedido da própria Mãe de Deus, vai produzir seu efeito!

A 8 de dezembro de 1854, Pio IX proclama o dogma da Imaculada Conceição: por uma graça especial que lhe vinha da morte de seu Filho, Maria é sem pecado desde o começo de sua concepção.

Quatro anos mais tarde, em 1858, as aparições de Lourdes irão confirmar a Bernadette Soubirous, o privilégio da mãe de Deus.

Coração Imaculado, Maria é a primeira resgatada pelos méritos de Jesus Cristo. Ela é luz para nossa terra. Todos somos como a Virgem Maria, destinados à felicidade eterna.

ORAÇÃO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS


SANTA CATARINA LABOURÉ ( NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS)

Celebramos neste dia o testemunho de vida cristã e mariana daquela que foi privilegiada com a aparição de Nossa Senhora, a qual deu origem ao título de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa.
Santa Catarina de Labouré nasceu em Borgonha (França) a 2 de maio de 1806. Era a nona filha de uma família que, como tantas outras, sofria com as guerras napoleônicas.
Aos 9 anos de idade, com a morte da mãe, Catarina assumiu com empenho e maternidade a educação dos irmãos, até que ao findar desta sua missão, colocou-se a serviço do Bom Mestre, quando consagrou-se a Jesus na Congregação das Filhas da Caridade.
Aconteceu que, em 1830, sua vida se entrelaçou mais intimamente com os mistérios de Deus, pois a Virgem Maria começa a aparecer a Santa Catarina, a fim de enriquecer toda a Igreja e atingir o mundo com sua Imaculada Conceição, por isso descreveu Catarina:
“A Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma senhora de beleza indizível; de veste branca, manto azul, com as mãos elevadas até à cintura, sustentava um globo figurando o mundo encimado por uma cruzinha. A Senhora era toda rodeada de tal esplendor que era impossível fixá-la. O rosto radiante de claridade celestial conservava os olhos elevados ao céu, como para oferecer o globo a Deus. A Santíssima Virgem disse: Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem”.
Nossa Senhora apareceu por três vezes a Santa Catarina Labouré. Na terceira aparição, Nossa Senhora insiste nos mesmos pedidos e apresenta um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças. Ao final desta aparição, Nossa Senhora diz: “Minha filha, doravante não me tornarás a ver, mas hás-de ouvir a minha voz em tuas orações”.
Somente no fim do ano de 1832, a medalha que Nossa Senhora viera pedir foi cunhada e espalhada aos milhões por todo o mundo.
Como disse Sua Santidade Pio XII, esta prodigiosa medalha “desde o primeiro momento, foi instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo medalha milagrosa“.
Esta devoção nascida a partir de uma Providência Divina e abertura de coração da simples Catarina, tornou-se escola de santidade para muitos, a começar pela própria Catarina que muito bem soube se relacionar com Jesus por meio da Imaculada Senhora das Graças.
Santa Catarina passou 46 anos de sua vida num convento, onde viveu o Evangelho, principalmente no tocante da humildade, pois ninguém sabia que ela tinha sido o canal desta aprovada devoção que antecedeu e ajudou na proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 1854.
Já como cozinheira e porteira, tratando dos velhinhos no hospício de Enghien, em Paris, Santa Catarina assumiu para si o viver no silêncio, no escondimento, na humildade. Enquanto viveu, foi desconhecida.
Santa Catarina Labouré entrou no Céu a 31 de dezembro de 1876, com 70 anos de idade.
Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947 pelo Papa Pio XII.
Santa Catarina Labouré, rogai por nós!

ABANDONE-SE NAS MÃOS DE NOSSO SNHOR ( SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS )


"Abandone-se nas Mãos de Nosso Senhor" (Santa Teresinha do Menino Jesus)

Há momentos na vida em que o Senhor nos pede somente uma coisa: total abandono à Sua vontade. Deseje ser como um barco de papel, que diante da imensidão do Amor de Deus, vai aprendendo a navegar neste mar de graças com docilidade. Se você não compreende, confie. Se você sofre diante de uma renúncia, confie. Se você espera por algo que ainda não aconteceu, confie mesmo assim. Em tudo é necessário uma decisão da nossa alma pela confiança em Deus. Não tenha medo de "apostar todas as suas fichas" na Força que vem do Alto. Deus é e sempre permanecerá sendo este Pai fiel e cuidadoso. Agradeço a todos pelas orações por mim e pela minha família neste novo tempo que se inicia. Com disposição e alegria estamos sendo enviados para a Canção Nova de Gravatá (Pernambuco) em missão. Tenho a plena certeza de que tocaremos no CÊNTUPLO que Cristo nos reservou como família consagrada a Ele neste lugar. Compartilho com você o link da minha "reflexão de despedida" no "Sorrindo pra Vida" de hoje:http://goo.gl/h2zDCF Manteremos contato pelas redes sociais, meus amigos. No entanto, peço um pouco da vossa paciência, pois nesses próximos dias estarei envolvido com um monte de coisas a resolver e, portanto, minhas postagens serão menos frequentes aqui na página. Obrigado por tudo, meus irmãos
Alexandre O liveira

É PRECISO RENOVAR A NOSSA FÉ

É com o coração que adora o Senhor que devemos nos aproximar da Palavra e do Altar Eucarístico. Como é bom celebrar as vitórias de Deus! Nesse Canção Nova Sertaneja, queremos celebrar também as ações do Senhor no meio de nós. Mesmo que não estejamos com o coração alegre, somos convidados a apresentar ao Senhor as nossas dores, as nossas lamentações, colocar aquilo que temos de bom em sacrifício, em oferenda a Ele.

Devemos celebrar com ardor, com abertura de coração, o Santo Sacrifício. 

Na leitura de hoje, vemos uma grande festa que aconteceu com Judas e seus irmãos, porque eles conseguiram entrar em Jerusalém e reconquistar o Templo que estava destruído. Assim, disse Judas:“Nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o lugar santo e reconsagrá-lo” (1Mc 4,36). Eles ofereceram um novo sacrifício no altar, o qual foi, novamente, consagrado a Deus. O primeiro pensamento de Judas era reconsagrar o Templo que havia sido profanado. 

No Evangelho de hoje, Lucas, de forma muito breve, relata um texto semelhante ao de Judas: “Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: 'Está escrito: Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões” (Lc 19,45-46). 

Participar deste acampamento, na Canção Nova, é deixar que o próprio Senhor reconstrua aquilo que foi profanado, invadido dentro de nós.

Se nós abrirmos nossos ouvidos e nosso coração, o próprio Senhor nos dará a vitória sobre nós mesmos. Precisaremos reconstruir o Templo que somos nós. Como Judas e seus irmãos fizeram, precisamos restaurar nosso interior. Nós precisamos de restauração. A consagração que fizemos quando fomos batizados precisa ser restaurada.
Peçamos ao Senhor que este encontro não seja apenas mais um evento para nós, mas um momento com Deus, pois Ele tem o poder de transformar a nossa vida, o nosso coração. 

Deixemos que o Senhor reconstrua nossa vida para que nosso coração seja o altar que Ele ocupe, seja um trono para receber Jesus.

Deus quer expulsar da nossa vida tudo aquilo que o mundo foi fazendo de nós: uma casa de comércio. Mais uma vez, pela graça do sacramento do batismo, peçamos força para sermos renovados no Espírito Santo. 

Vivemos num mundo industrializado, capitalista, no qual muitos se vendem, têm sua fonte de renda na venda de outras pessoas, no comércio de crianças, de órgãos humanos. A que ponto chegamos! Vender a outra pessoa!

Não podemos deixar apagar aquilo que é de Deus. Não nos deixemos levar por este mundo libertino, mas testemunhemos que somos trabalhadores do Senhor. Deixemos que, neste fim de semana, as palestras caiam no nosso coração e nos restaurem, que o Pai reconstrua o Templo dentro de nós. Tenhamos fé no Senhor, na Igreja, n'Aquele que morreu por nós.
Padre Paulinho 
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

AMAR JESUS SIGNIFICA TRAZE-LO PARA NOSSA REALIDADE

Amar Jesus significa trazê-Lo para a nossa realidade, vivendo segundo os Seus ensinamentos, ajudando o próximo, perdoando os nossos inimigos, exercitando a compaixão e a caridade, com espírito de gratuidade. 

Não é uma tarefa muito fácil, pois temos natureza pecadora, mas é o nosso dever enquanto cristãos, como lemos em Levítico 19, 18b : “... Amarás o teu próximo como a ti mesmo...”.

É preciso exercitar a prática do amor ao próximo todos os dias. Um coração voltado para Deus reflete o bem para a nossa própria vida e na vida do outro. Lembremos sempre, somos imagem e semelhança de Deus que é amor. O amor de Deus e do próximo constituem um só amor, que se ilumina e completa um no outro. Amamos a Deus no próximo e amamos o próximo em Deus. O amor não pode ter divisão.

Amar é entregar-se! Confiar nossa vida nas mãos de Deus nos dá a certeza de que não estamos sozinhos para enfrentar todos os desafios que nos são apresentados durante nossa caminhada. Todos que confiam sua vida a Deus traduzem em seu semblante a paz, a alegria e o amor que é próprio de quem não duvida do amor d’Ele por nós.

Passamos a “nos amar” e isso é fundamental. Só sabe amar aquele que se ama e se aceita como pessoa amada de Deus.
Viver e sentir esse amor nos dá a segurança que precisamos para enfrentar doenças, dificuldades financeiras, problemas familiares e todos os obstáculos que enfrentamos no nosso dia a dia. Além disso, quando estamos plenos do verdadeiro amor somos capazes de propagar este amor ao próximo e ser instrumento de evangelização para transformar vidas.

Senhor,
que saibamos reconhecer o Teu amor no nosso irmão,
faz-nos homens e mulheres novos,
dispostos a amar o próximo sem distinção.
Ensina-nos a ter misericórdia e servir com gratuidade e generosidade.

Amém!

Padre Alberto Gambarini

FAÇAMOS BEM AS PEQUENAS COISAS

O que Deus está nos pedindo a cada momento da nossa vida? Qual é a vontade d’Ele neste momento? Com certeza, ao conhecermos e nos entregarmos à vontade divina conheceremos o verdadeiro sentido da nossa vida.
Não se trata da vontade de Deus de um modo geral, mas em cada momento: quando dormimos, quando levantamos, quando trabalhamos, quando brincamos ou nos divertimos, quando comemos.
Quando realizamos a vontade do Senhor, por amor, todos os nossos gestos têm um sentido redentor; sem contar que pelo modo como vivemos influenciamos a todo o mundo.
Façamos bem as pequenas coisas por amor ao Senhor.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago