domingo, 24 de novembro de 2013

RESTOS MORTAIS DO APÓSTOLO SÃO PEDRO

Pela primeira vez, na história da Igreja, os restos mortais do apóstolo São Pedro foram expostos na praça de São Pedro, no Vaticano, por ocasião da santa missa de conclusão do "Ano da Fé", instituído pelo Papa emérito Bento XVI! Como não amar essa Igreja, a esposa de Cristo, regada pelo sangue dos mártires e com alicerce nos apóstolos? Como não amar o corpo místico de Cristo, a única e verdadeira Igreja, Católica, Apostólica e Romana, cuja universalidade abarca homens e mulheres de todos os tempos, nesses 2000 anos de caminhada? Ao Santíssimo Senhor Jesus Cristo, REI DO UNIVERSO, Deus Santo, Deus Forte e Deus Imortal; Ao Deus invisível, mas real, toda honra e glória, pelos séculos dos séculos, amém!


CRISTO REI

A Igreja canta, neste dia, na sua oração: "Cristo Rei, sois dos séculos Príncipe, Soberano e Senhor das nações! Ó Juiz, só a vós é devido julgar mentes, julgar corações".
Muito significativo para nós este dia em que proclamamos em alta voz: Jesus Cristo é o Rei no Universo, da Igreja e de nossas vidas. Nada e ninguém pode tirar isto de nós! Mas será que a nossa vida diz e expressa que Jesus é o Rei e o Senhor, Aquele que tem a realeza e supremacia sobre nós? Pergunta que cabe a cada um de nós responder ao próprio Jesus.
Contudo, queremos entender o significado desta festa para a Igreja.
Hoje, último domingo do Ano Litúrgico, celebra-se a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Desde o anúncio do nascimento do Senhor, o Filho unigênito do Pai, que nasceu da Virgem Maria, é definido "rei" no sentido messiânico, ou seja, herdeiro do trono de David, segundo as promessas dos profetas, para um reino que não terá fim (cf. Lc 1, 32-33). A realeza de Cristo permaneceu totalmente escondida até aos seus trinta anos, transcorridos numa existência comum em Nazaré. Depois, durante a vida pública, Jesus inaugurou o novo Reino, que "não é deste mundo" (cf. Jo 18, 36) e, no final, realizou-o plenamente com a sua morte e ressurreição. Ao aparecer ressuscitado aos Apóstolos, disse: "Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra" (Mt 28, 18). Esta autoridade brota do amor, o qual foi plenamente manifestado por Deus no sacrifício do seu Filho. O Reino de Cristo é dom oferecido aos homens de todos os tempos, para que todo aquele que acredita no Verbo encarnado "não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16).
A realeza de Cristo, que nasce da morte no Calvário e culmina no acontecimento dela inseparável, a ressurreição, recorda-nos aquela centralidade, que a ele compete por motivo daquilo que é e daquilo que fez. Verbo de Deus e Filho de Deus, primeiro que tudo e acima de tudo, «por Ele — como em breve repetiremos no Credo — todas as coisas foram feitas», Ele tem um intrínseco, essencial e inalienável primado na ordem da criação a respeito da qual é a suprema causa exemplar. E depois que «o Verbo se fez homem e habitou entre nós» (Jo 1, 14), também como homem e Filho do homem, adquire um segundo título na ordem da redenção, mediante a obediência ao desígnio do Pai, mediante o sofrimento da morte e conseqüente triunfo da ressurreição.
Por isso, precisamente no último Livro da Bíblia, o Apocalipse, o Senhor proclama: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim" (Ap 22, 13).
Falando de algo pessoal. Será que você tem deixado o Cristo ser o Senhor e o dono de sua vida, de sua vontade? E até que ponto você tem deixado Aquele que é o centro, o Rei e tem o controle de todos as coisas, dirigir sua vida? Isso não nos constrange, mas nos leva a refletir qual o lugar que temos dado ao Senhor em nossa vida.
Que você tome a linda decisão de assumir em suas ações, sua vida e, principalmente, sobre sua vontade o Cristo, que é Rei e Senhor.

GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mun¬do, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o santo, só vós, o Senhor, só vós, o altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

ENCÍCLICA LUMEN FIDEI 2013

O amor não pode reduzir a sensação de que vai e vem. Toca, até mesmo nossa afeição, mas para abri-lo para um ente querido e iniciar um caminho, que é um encerramento saindo no auto e vai em direção a outra pessoa, para construir uma relação duradoura; amor procura a União com o amado. Gira para fora, em seguida, em que sentido o amor que ela precisa de verdade. Só porque é fundada sobre o amor de verdade pode continuar ao longo do tempo, superar o momento efêmero e permanecer forte para suportar um caminho comum. Se o amor não tem nenhuma relação com a verdade, está sujeita a mudança de sentimentos e não passa no teste do tempo. Em vez disso, amor verdadeiro unifica todos os elementos da nossa pessoa e torna-se uma nova luz para uma grande e cheia de vida. Amor sem verdade não pode fornecer uma ligação sólida, falhará para trazer o "eu" para além do seu isolamento, ou para libertá-lo do momento fugaz para construir suas vidas e dar frutos." (Encíclica "Lumen Fidei", 2013)

ORAR SEM CESSAR

Muitas vezes, achamos que nossas orações não estão sendo ouvidas, por isso queremos desistir de rezar. Mas não é este o caminho eficaz; o segredo é “orar sem cessar” (I Ts 5,17). Na hora oportuna, o socorro divino virá.
Isso aconteceu com Tobit, um homem temente a Deus, que fazia o bem e foi provado, mas, no tempo do Senhor, foi visitado pelo Arcanjo Rafael: “Eu sou Rafael, um dos sete anjos que assistimos diante da claridade do Senhor e entramos na Sua presença”.
Supliquemos ao Senhor que envie um bom anjo para nos conduzir sãos e salvos, para nos socorrer em todas as nossas necessidades.
São Rafael com Tobias, São Gabriel com Maria, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós estas vias.
Luzia Santiago

HOJE O SENHOR QUER ENTRAR NA SUA CASA



Assim como Zaqueu, abra as portas do seu coração para que Deus entre nele e faça morada. 
“A salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.”
Meus queridos irmãos e irmãs, a Palavra de Deus nos apresenta Zaqueu, um cobrador de impostos que, com certeza, não era bem visto pelas pessoas, pois em sua profissão, muitas vezes, fraudava, era injusto com o povo na cobrança dos tributos. Por isso não era um homem bem quisto por todos naquela época. 
Nem por isso Zaqueu deixou de procurar Jesus. Ele sabia que seria muito difícil aproximar-se do Senhor. Primeiro, por causa de sua condição moral, pois via que era mal visto e poderia não ser aceito pelo Senhor; depois, por seu limite físico: Zaqueu era muito baixo, e a multidão que se aproximava de Jesus era muito grande.
Veja a esperteza de Zaqueu! Ele passou por cima de seus próprios limites e subiu em cima de uma árvore. Ele pisou em cima daquilo que era sua “falta de condição moral” para se aproximar do Senhor, pois queria vê-Lo. E antes que Zaqueu O tivesse visto, Jesus já o tinha tinha visto. O Senhor já tinha visto que aquele coração precisava de Sua presença, e é Ele próprio quem toma a iniciativa: “Zaqueu, hoje mesmo quero estar na sua casa”.
Foi assim que o cobrador de impostos desceu depressa da árvore e recebeu Jesus com muita alegria. O Senhor, entrando na casa dele, disse: “Hoje mesmo a salvação entrou nesta casa”. Jesus também quer entrar na sua casa, na sua vida, na sua família. Não importa a sua condição, a sua situação, não importa se na casa que você vive as pessoas cometem pecados, erros ou se não estão vivendo de acordo com a vontade do Senhor.
Se você tem disposição para acolher o Senhor, hoje, Ele quer entrar na sua casa, Ele quer morar onde você mora. Assim como Zaqueu, abra primeiro as portas da sua casa, abra as portas do seu coração para que Deus entre nele e faça morada.
A diferença, a sacudida que você está precisando vai acontecer quando você abrir suas portas para que Jesus entre e faça a diferença no meio dos seus. Acolha-O, acredite n’Ele!
O Senhor não faz distinção de pessoas. Talvez, essa ou aquela pessoa não entre na sua casa, mas Deus faz questão de entrar e morar nela
Padre Roger Araújo