quarta-feira, 20 de novembro de 2013

PAPA FALA DOS SACERDOTES COMO INSTRUMENTO DE MISERICÓRDIA DE DEUS

Papa Francisco falou sobre a remissão dos pecados. Ele enfatizou o “poder das chaves”, um símbolo bíblico da missão dada por Cristo aos apóstolos para perdoar. A Igreja, conforme ele destacou, é guardiã deste poder, estando a serviço do ministério da reconciliação.
Papa fala dos sacerdotes como instrumentos da misericórdia de Deus
Papa lembrou que o perdão através da Igreja foi um desejo do próprio Deus/ Foto: reprodução CTV
Francisco lembrou o papel desempenhado pelos sacerdotes, que são instrumentos da misericórdia divina. “O sacerdote, um homem que como todos precisa de misericórdia, é por sua vez instrumento de reconciliação para seus irmãos. Mediante seu ministério, Deus nos dá um abraço que nos regenera e nos permite levantar e retomar o caminho”.
Embora Deus escute cada um em particular, essa confissão junto ao sacerdote é, segundo o Papa, a segurança do perdão de Deus. O próprio Deus, segundo recordou, quis que os que pertencem a Cristo e à Igreja recebessem o perdão através dos ministros da comunidade.
“Através do ministério apostólico, a misericórdia de Deus me alcança, as minhas culpas são perdoadas e me é dada a alegria. Deste modo, Jesus nos chama a viver a reconciliação também na dimensão eclesial”.
Outro ponto destacado pelo Pontífice foi o protagonismo do Espírito Santo na remissão dos pecados. “O Espírito Santo nos traz o perdão de Deus passando pelas chagas de Jesus que Ele quis conservar”.
Essas chagas de Cristo foram destacadas por Francisco como o preço da salvação do homem. Ele encerrou lembrando que Deus nunca se cansa de perdoar, portanto, o homem nunca deve se cansar de ir ao Seu encontro para pedir perdão.

VOLTEMOS A EXERGAR AQUILO QUE PERDEMOS A VISTA

               
Que a nossa fé venha em nosso socorro para abrir “os olhos do nosso coração”, que nós voltemos a enxergar aquilo que perdemos de vista.
“Então o cego gritou: ‘Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!’” (Lc 18,38). 
A Palavra de Deus vem nos chamar à atenção do quanto a cegueira é ruim para nossa vida. Não estou falando da cegueira física, daqueles que nasceram cegos ou que se tornaram cegos por um incidente da vida. 
Muitas vezes, a pessoa que é cega enxerga até melhor do que nós que temos dois olhos bem abertos. Existe uma cegueira espiritual que envolve a nossa mente, o nosso coração, que não nos permite ver as coisas como de fato elas são; aquela cegueira de sermos enganados, iludidos, de vivermos no mundo de fantasias, no mundo que não é real. Aquela cegueira que todo mundo vê onde está o mal e só nós não conseguimos enxergar, aquela cegueira de conseguir enxergar o problema da vida de todo mundo, menos o seu próprio problema. Enxerga os defeitos do vizinho, das pessoas que estão ao seu lado, mas não consegue ver os seus próprios. 
O problema é que nós não nos enxergamos, pois a cegueira nos envolve e não nos permite abrir os olhos. Nós precisamos, hoje, como o cego do Evangelho, gritar com toda a insistência: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim! Abra meus olhos, Senhor, deixa eu enxergar de novo ou deixa-me enxergar aquilo que eu nunca enxerguei. Por favor, Senhor, não deixe que eu morra na cegueira, na ilusão, no engano, na mentira, mas abra os meus olhos para que eu Te veja. Para que eu contemple aquilo que, de fato, sou, aquilo que, na verdade, eu vivo, para que eu saia da vida mentirosa, que, muitas vezes, eu estou submersa nela”. 
Por que este cego foi insistente? Ele disse: “Senhor, eu quero enxergar de novo!”. Jesus lhe disse: “Enxerga, pois, de novo, porque a tua fé te salvou!”. 
Meus irmãos, que a nossa fé venha em nosso socorro para abrir “os olhos do nosso coração”, que nós voltemos a enxergar aquilo que perdemos de vista. 
Às vezes, dentro da nossa casa, nós enxergávamos nossos irmãos, o marido enxergava a mulher e ela o enxergava; antes, eramos capazes de viver com mais simplicidade e pureza. Hoje, no entanto, perdemos essa pureza. Só o Senhor, abrindo os nossos olhos, apontando-nos a direção para que possamos novamente enxergar a estrada da vida, o caminho para a salvação, a seta que nos aponta o caminho para o qual nós devemos caminhar. 
Que a Palavra de Deus anunciada venha trazer a luz da vida, que é Jesus, para abrir os nossos olhos, para que possamos enxergar a verdade que está em nós.
Padre Roger Araújo

O AMOR VERDADEIRO SALVA NOSSA VIDA



Não deixem que tirem de você a sua alegria. Ninguém possui o direito de arrancar este dom maravilhoso que o próprio Cristo infundiu em seu coração. Veja bem: ninguém! Nem aquele que traiu a sua confiança, ou aquele que o criticou, ou ainda aquele que tratou seu gesto de carinho com rispidez e indiferença. Quanto mais pessoas mal-humoradas e "azedas" você tiver ao seu redor, mais você deve se empenhar em sorrir! Combatamos o espírito de desânimo e tristeza que nos ronda com a força transformadora da alegria. A alegria afugenta o mal, meus irmãos! O inimigo não nos quer sorrindo (estejamos bem atentos quanto a isso). Existem pessoas que parecem sempre dispostas a ser "do contra". Por acaso você conhece alguém assim? Aquela pessoa que critica quando todos falam bem de algo, que reclama quando todos estão abençoando, que "fecha a cara" e se exclui quando todos estão felizes e se abraçando? Pois é... Caso você conheça alguém assim, saiba que esta pessoa necessita da sua alegre intercessão por ela. Queira ser o instrumento de Deus para a libertação de muitos que, hoje, se encontram abatidos pelo caminho. Manifeste ao mundo O DEUS QUE É A FONTE DO SEU SORRISO E DA SUA CONSTANTE ALEGRIA. 
Alexandre Oliveira

O SEGREDO DE MADRE TERESA

Olhou-me com dois olhos límpidos e penetrantes. Em seguida, perguntou-me: “Quantas horas reza todos os dias?”. Fiquei surpreso com semelhante pergunta e tentei defender-me, dizendo: “Madre, da senhora eu esperava um incentivo à caridade, um convite a amar mais os pobres. Por que me pergunta quantas horas rezo?”. Madre Teresa tomou minhas mãos e estreitou-as entre as suas, quase para me transmitir o que tinha no coração; depois, confidenciou-me: “Meu filho, sem Deus somos demasiado pobres para ajudar os pobres. Lembre-se: eu sou apenas uma pobre mulher que reza. Rezando, Deus coloca o Seu amor em meu coração, e assim posso amar os pobres. Rezando!”

Nunca mais esqueci esse encontro: o segredo de Madre Teresa está todo aqui. Voltamos a nos ver muitas outras vezes, mas constatei que toda ação e toda decisão de Madre Teresa são maravilhosamente coerentes com essa convicção de fé: “Rezando, Deus coloca o Seu amor em meu coração”.

Retornando de Oslo, Madre Teresa fez escala em Roma. Vários jornalistas se aglomeraram no pátio externo da pobre moradia das Missionárias da Caridade, sobre o Monte Celio. Ela não evitou os jornalistas, mas os acolheu como filhos, colocando na mão de cada um uma medalha da Imaculada. Os jornalistas foram generosos em fotos e perguntas. Uma das perguntas foi um tanto marota: “Madre, a senhora está com setenta anos! Quando morrer, o mundo será como antes. O que mudou depois de tanto trabalho?”. Madre Teresa poderia ter reagido com um pouco de santo desdém, mas, ao contrário, esboçou um sorriso luminoso, como se lhe houvessem dado um beijo afetuosíssimo, e acrescentou: “Vejam, eu nunca pensei em poder mudar o mundo! Procurei apenas ser uma gota de água limpa, na qual pudesse brilhar o amor de Deus. Isso lhes parece pouco?”

O jornalista não conseguiu responder, ao passo que, em volta da Madre estabeleceu-se o silêncio da acolhida e da emoção. Madre Teresa retomou a palavra, dirigindo-se ao jornalista “descarado”: “Procure ser também o senhor uma gota de água limpa; assim, seremos dois. É casado?”. “Sim, Madre”, respondeu. “Diga-o também a sua mulher, e assim seremos três. Tem filhos?”. “Três filhos, Madre”, respondeu novamente. “Diga-o também a seus filhos, e assim seremos seis”.

De Massa Marítima fomos à ilha de Elba, de helicóptero, para um segundo encontro de oração. Durante o trajeto, indicava a Madre Teresa as várias localidades da Etrúria, enquanto ela enviava a cada uma delas o presente de uma Ave-Maria. Em dado momento, um homem, que nos acompanhava no voo, caiu de joelhos a meu lado e disse-me com voz trêmula: “Padre, eu não sei o que está me acontecendo! Mas parece-me que Deus, o próprio Deus, está me olhando por meio do olhar daquela senhora”.

Transmiti as palavras imediatamente à Madre, tão logo foram ouvidas. E ela, com tranquilidade desarmante, comentou: Diga a ele que Deus o está olhando há muito tempo, era ele que não percebia! Deus é amor!”. E, dirigindo-se ao homem, apertou-lhe a mão com afeto e entregou-lhe algumas medalhinhas de Nossa Senhora. Pareciam beijos, que continham o perfume do amor de Deus. Madre Teresa era assim: simples, humilde, límpida, evangelicamente transparente.


Mons. Angelo Comastri
Bispo de Loreto, na época do encontro com Madre Teresa

DEUS CRIOU A FAMILÍA

Deus criou a família e a fez para que seja um refúgio de paz, alegria, equilíbrio em meio a angustia, a falta de esperança e confusão da sociedade em que vivemos. 

É importante que saibamos que o perdão e o respeito são alicerces para uma família tranquila e feliz. O perdão é uma necessidade no relacionamento familiar. Em Romanos 12,21 lemos: “Não pagueis a ninguém o mal com o mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens”.

A maioria das famílias tem problemas, às vezes pequenos, às vezes maiores, mas, por mais graves que possam ser os erros dos nossos familiares o perdão continua a ser necessário. Enquanto esta necessidade não for satisfeita, as situações dos envolvidos só piorará, e não adianta achar que só o tempo curará as feridas, somos cristãos e devemos ter a capacidade de perdoar.

Do que adiantará pagar o mal com o mal? Pedir, dar e aceirar o perdão é vital para a saúde espiritual e emocional de qualquer família. É preciso aprender a aceitar as diferenças, evitar agressões verbais e aprender a ouvir. Uma família deve estar alicerçada pelo amor, aquele que ama procura fazer algo em favor de quem o ama, se primeiramente houver o resgate do amor, será muito fácil perdoar.

Senhor,
assim como nos perdoa,
faça-nos instrumentos de tua paz para perdoar
os irmãos e levar a todos uma palavra de paz e de esperança.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

DEUS JAMAIS DEIXA DE FAVORECER AS ALMAS FIRMEMENTE DECIDIDAS

"Tenho certeza de que Deus jamais deixa de favorecer as almas firmemente decididas a ser d'Ele" (Santa Teresa de Ávila)
O Senhor nos concede a oportunidade de tomarmos a mais sábia das decisões que já tomamos nesta vida: ABANDONAR-SE EM DEUS. Aconteça o que acontecer, meu irmão, perceba que Jesus constantemente tem estendido Sua poderosa mão a você e tem cuidado da sua história. O inimigo de Deus quer a todo custo nos afastar do reto caminho. Estejamos, pois, vigilantes e redobremos as nossas orações. Não pensemos que a nossa eloquência, conhecimento, eficiência ou qualquer aptidão que tenhamos seja aquilo abala os alicerces do inferno. Não, meus irmãos! O que atinge o inimigo e desmascara as suas ações malignas chama-se ORAÇÃO. Um homem que ora torna-se inabalável, prudente, constante, eficaz nas suas ações e sábio nas suas decisões. Deseje e busque de todo o coração viver uma intimidade com Deus. Cristo, hoje, procura por novos amigos. Que tal ser um amigo do Senhor? O primeiro passo que podemos dar está aí, é só tomar posse, ou seja, estender a própria mão e segurar na mão de Deus e começar com Ele um relacionamento de fé, amor e amizade. Aproveite essa maravilhosa graça e agarre na mão d'Aquele que tudo pode e não a solte nunca mais. Deus abençoe o seu dia e a sua semana nesse seu compromisso de amizade com Jesus. 
Alexandre Oliveira

DESPOJEMO-NOS DAS OBRAS DAS TREVAS VISTAMO-NOS DAS ARMAS DA LUZ

Já vimos o que o demônio pode fazer conosco, mas precisamos saber que, ao sermos criados, nós também recebemos a força de Deus, por isso o mal não tem força sobre nós. Mas, se ouvimos as vozes erradas, o demônio age, pois não usamos bem da liberdade que Deus nos deu.

Jesus Cristo regatou a nossa força, estamos em Deus, fomos restaurados
. Então saiba que, aquilo que satanás roubou de Deus, Jesus restaurou para você. Por isso, você tem a força e o poder sobre o demônio. Deixe de lado os trabalhos do diabo e coloque para dentro a veste da salvação, ou seja, coloque a veste de Jesus! Quando estamos com Cristo, o demônio não tem chance! Queridos irmãos, nós caminhamos na força do Senhor e não precisamos ouvir gritos, coloque a veste do Senhor, pois Ele quer cobrir você com o Seu Sangue precioso.

A letra da canção que cantarei diz: “Receba Jesus Cristo... Ele vai governar à sua frente./ Assim como governa o que está nos Céus, como aqui na terra,/ mesmo que você vá às profundezas da morte, Ele te resgata...” 

Devemos caminhar na bondade Deus, ouvindo somente a Ele e não às outras vozes, porque sabemos que, quando ouvimos a Palavra do Senhor, recebemos a santidade e a justiça. Portanto, o nosso olhar para Jesus não deve ser somente na mente, mas sim no coração, pois é nele que Deus coloca Suas raízes em nós. A Igreja nos ensina que, diante de qualquer situação, se deve colocar Cristo, pois o Senhor, que se colocou na cruz, vai revelar Seu poder por sermos filhos de Deus.

Não estou falando em meu nome, mas sim em nome do Pai, não somos coisas baratas, somos filhos de Deus! Ele nos amou tanto, que fez com que Seu único Filho viesse ao mundo e morresse por amor a nós.

Quando nos arrependemos dos nossos pecados, o Senhor vence em nós e nos tornamos vitoriosos. Por essa razão, o demônio está com problemas. Nós recebemos o Espírito Santo, que é como um rio de água viva. Ao sermos repletos por essa água, não precisaremos ser orgulhosos. Nós somos instáveis, precisamos nos controlar! Você não precisa ouvir a tudo o que as pessoas dizem, mas sim o que Deus diz de nós pela Palavra, por meio da qual Ele fala conosco. 


Revistamo-nos do novo Adão, Jesus Cristo, como diz São Paulo, na certeza de que Cristo está em nós e de que n'Ele somos vitoriosos. Tomemos consciência de que somos filhos e filhas de Deus: “Veja que amor Deus por nós, de sermos chamados filhos de Deus”, nos diz em uma de suas cartas.

Quando estamos em Jesus Cristo não há pecado, quando recebemos a comunhão é Jesus quem está em nós, assim nos tornamos o corpo de Cristo.
Saiba que você é corpo de Cristo, contudo ele é não seu, mas sim casa do Espírito Santo. Se você quer romper com o pecado, saiba que Deus é seu Pai, por isso rompa com o "velho Adão". Rompa com o demônio, pois temos um Pai no céu.

Ao perceber que as coisas estão difíceis, peça ao Senhor que o ajude, reze como a oração do Pai-Nosso, quando esta diz: “Venha nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade!” O Senhor nos ouve e se dá a cada um de nós como alimento. Ao nos doarmos para Deus, Ele nos enriquece com a Sua providência.


A conversão é uma viagem, devemos continuar lutando para que possamos conseguir crescer e atingir a estatura de Cristo. O Senhor se humilhou a ponto de se doar num cruz por nós. Amados, saibam que nós não apenas vamos à igreja, mas nos tornamos Igreja, uma vez que somos repletos do Espírito Santo.

O demônio quer confundir as nossas mentes, como a serpente, ele quer nos enganar. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. São Paulo diz, na Carta aos Efésios, que nó precisamos ficar firmes e construir raízes sólidas em Deus.

Quando temos fé em Jesus temos um lugar no céu, pois temos parte do Corpo de Cristo. O demônio é um derrotado, precisamos dar importância somente a Jesus, que, mesmo diante do sofrimento, gritou ao Pai: “Pai, se for possível afasta de mim este cálice”.

Como derrotamos o diabo? Acompanhe: 


Fale a verdade o tempo todo, pois Jesus é a verdade! A segunda arma é a justiça, faça sempre o bem. Terceiro: use o zelo para propagar a paz. A quarta arma para derrotar o mal: se confesse como pecador. Quinta arma: leia a Palavra de Deus diariamente; é a Palavra de Deus que corta a ação do demônio. Precisamos andar com Jesus o tempo todo.

Padre John Baptist Bashobora 
Diretor Espiritual da RCC da Diocese de Uganda/África

EM QUEM CONFIAR ?CONFIA NO SENHOR !

Quantos de nós já experimentamos a terrível sensação de insegurança em determinados momentos da vida ... Quando nada mais parece sustentar nossa caminhada, nós percebemos que sem Deus não é possível ter segurança. 

Em Jeremias 17,7 lemos : “Bendito o homem que e deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor”. Tropeçar na vida, cair, fazer a experiência de queda diante das dificuldades é algo que faz parte da nossa vida. Mas uma coisa diferencia o homem de fé daquele que não possui fé.

A pessoa que possui uma fé verdadeira sabe que, mesmo caindo, pode e deve erguer-se, aprendendo com a queda uma lição de vida. Por mais difícil que seja o caminho que devemos percorrer é preciso ter na mente e no coração de que Deus é sempre a nossa segurança e salvação.

Sem Ele nada somos, sem Ele seremos invadidos pelo fracasso, pelo desanimo, pela insegurança. Lembre-se sempre sozinho nada podemos, mas sustentados pela graça de Deus somos mais que vencedores. Tudo passa. Assim como as alegrias, também as dificuldades, por maiores que sejam. Nada é insuperável para quem sabe lutar e, sobretudo, para quem nunca se esquece da sua origem divina.
Bondoso Senhor, vem em nosso auxílio, aumenta a nossa fé, para que sejamos capazes de sentir cada vez mais sua presença. Amém!


Padre Alberto Gambarini